As pessoas sensíveis não são capazes
De matar galinhas
Porém são capazes
De comer galinhas
O dinheiro cheira a pobre e cheira
À roupa do seu corpo
Aquela roupa
Que depois da chuva secou sobre o corpo
Porque não tinham outra
O dinheiro cheira a pobre e cheira
A roupa
Que depois do suor não foi lavada
Porque não tinham outra
"Ganharás o pão com o suor do teu rosto"
Assim nos foi imposto
E não:
"Com o suor dos outros ganharás o pão."
Ó vendilhões do templo
Ó constructores
Das grandes estátuas balofas e pesadas
Ó cheios de devoção e de proveito
Perdoai-lhes Senhor
Porque eles sabem o que fazem.
Sophia de Mello Breyner Andresen
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Nota de rodapé, neste momento talvez necessária:
Neste poema “As pessoas sensíveis”, de Sophia de Mello Breyner Andresen , de que gosto especialmente, está bem presente a denuncia da opressão, dos opressores e dos hipócritas que “roubam” o trabalho dos outros.
Foca a situação dos trabalhadores que secam a roupa no próprio corpo "porque não tinham outra" e acusa os exploradores.
Na primeira quadra, numa expressão repleta de ironia, coloca em evidência a duplicidade das pessoas que se dizem "sensíveis" por serem incapazes de matar galinhas (ou qualquer ser indefeso), mas estão sempre prontas para as comer. Na segunda estrofe, a denúncia da exploração dos mais pobres e miseráveis é evidente: o dinheiro "cheira a pobre e cheira / À roupa do seu corpo".
Na terceira estrofe, há o recurso à citação bíblica "Ganharás o pão com o suor do teu rosto" que se opõe a "Com o suor dos outros ganharás o pão".
Numa verdadeira negação exploração, afirma haver homens que "com o suor dos outros" ganham "o pão". São esses, como diz na quarta estrofe, os "verdadeiros vendilhões do templo", como na alegoria bíblica.
Partilho a ironia final do poema: "Perdoai-lhes Senhor / porque sabem o que fazem".
Este poema continua actual e exprime com rigor a luta pela justiça e pela verdade, luta essa que não é de hoje, não é de ontem nem é de amanhã: é de sempre. Numa linguagem directa e clara, alerta o homem para a necessidade de adquirir uma verdadeira consciência da sua relação com a natureza e de luta contra todas as formas de escravidão. Rejeita a fatalidade dos seres e acredita na força da verdade contra a opressão e contra a situação de submissão que divide o mundo em duas grandes classes: dos poderosos exploradores e dos fracos explorados.
António Agostinho, o autor deste blogue, em Abril de 1974 tinha 20 anos. Em Portugal havia guerra nas colónias, fome, bairros de lata, analfabetismo, pessoas descalças nas ruas, censura prévia na imprensa, nos livros, no teatro, no cinema, na música, presos políticos, tribunais plenários, direito de voto limitado. Havia medo. O ambiente na Cova e a Gala era bisonho, cinzento, deprimido e triste. Quase todas as mulheres vestiam de preto. O preto era a cor das suas vidas. Ilustração: Pedro Cruz
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