quinta-feira, 30 de julho de 2009

ZONA LIVRE - crónica de hoje no RCFM

Em declarações a um jornal de Coimbra, hoteleiros e comerciantes da Figueira da Foz, lamentaram-se no princípio desta semana, de não haver memória de uma segunda quinzena de Julho tão fraca. As coisas estão de tal maneira complicadas, que os hoteleiros e comerciantes da nossa cidade, prevêem reunir-se durante esta semana, tendo na agenda precisamente a “fraca época balnear”.

Portugal, é um país em crise e a Figueira não foge ao panorama geral.
As causas são muitas e variadas. Mas, há pequenas coisas que fazem pensar.
Li recentemente no Jornal de Notícias, que o areal mais frequentado de São Pedro – uma freguesia com cerca de 5 km de praias - não tem vigilância.
Isto, no mínimo, é surpreendente, pois esta praia é agradável, e quando está baixa mar forma-se uma lagoa muita boa para as crianças brincarem.

Na Cova-Gala, frente ao mar, no Largo Alfredo Aguiar de Carvalho, o veraneante depara-se com um cenário estranho: olhando para a esquerda, para sul do quinto molhe, verifica que o areal não é vigiado, mas é muito mais frequentada do que o do lado, o que fica a norte do quinto molhe, que é vigiado.
Registe-se, que para esta época balnear, esta praia, situada entre o Molhe Sul e o Parque de Campismo da Orbitur, foi melhorada com novos acessos (passadeiras de madeira), o que criou condições excelentes para a sua frequência.

Ao que o JN apurou no local, a 19 de Julho passado, três pessoas foram puxadas pela corrente do mar, tendo sido ajudadas por surfistas que se encontravam no local e pelo banheiro que estava de serviço no Parque de Campismo da Orbitur.
A crise, no nosso país e no nosso concelho, é real. Mas, há coisas de difícil compreensão.
Numa praia com excelentes condições, onde se investiu significativamente para proporcionar melhor acessibilidade aos utilizadores, para os incentivar a ir lá, esqueceu-se uma coisa fundamental para quem frequenta esta praia: a segurança.

2 comentários:

o cu de judas disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Olímpio disse...

Não vou entrar pela parte técnica da questão,pois não tenho conhecimento das razões de ter ou não ter apoios aos banhistas,mas uma coisa é certa,as praias da Cova gala são mesmo um encanto.Eu sou um profundo amante do prazer do mar e este ano já senti que não era necessário Armação de Pêra,tal foi a temperatura da água e o mar batido sem ser perigoso.A Cova gala tem ali um pequeno paraiso,onde as crianças são felizes por não correrem riscos de maior.Devia ter ido á mais de 3o anos para esta bela freguesia,mas tenho aproveitado a sua solidariedae e o seu belo mar.No resto tenho pena de não saber a ter opinião.