António Agostinho, o autor deste blogue, em Abril de 1974 tinha 20 anos. Em Portugal havia guerra nas colónias, fome, bairros de lata, analfabetismo, pessoas descalças nas ruas, censura prévia na imprensa, nos livros, no teatro, no cinema, na música, presos políticos, tribunais plenários, direito de voto limitado. Havia medo. O ambiente na Cova e a Gala era bisonho, cinzento, deprimido e triste. Quase todas as mulheres vestiam de preto. O preto era a cor das suas vidas. Ilustração: Pedro Cruz
quarta-feira, 2 de abril de 2008
Figueira, terra perigosa para jornalistas
Este, não foi o único...
Há mais quem seja "suavemente avisado".
Assim, será possível "jogar" limpo? ...
Liberdade. Liberdade ....
Se fosse em Cuba, caía o Carmo e a Trindade ...
Aí este neoliberalismo retrógado ...
Quase 34 anos depois do 25 de Abril de 1974!
(O 25 de Abril foi um acontecimento incómodo. Ele vem encontrar-nos em perfeita sintonia com a rotina instalada, gerada por anos de vivências impostas, de pressões interiorizadas, de frustrações fomentadas, de vidas vigiadas, de negação da cidadania, de silêncios, de prisões. O regime era proibitivo, castigador, ameaçador, violento, desumano, castrador. Por isso, apenas nos era permitido estar de acordo. Daí, a incomodidade de um acontecimento que nos despertou para uma outra realidade emergente, para uma realidade por fazer, para uma realidade a exigir o nosso compromisso com uma participação activa e reflexiva na construção de um outro País, que havia sido suspenso há muitos anos. A Revolução dos Cravos foi, neste sentido, um gesto histórico incómodo pelo “desassossego provocado”. Fomos chamados à discussão, às análises críticas, à participação activa e esclarecida, à militância política ou ideológica, à opção, à adesão ou à rejeição, ao combate, à mobilização em torno de um projecto nascente. E isto incomoda, porque nos força à reflexão e à vigilância permanentes, porque nos exige um olhar atento e descobridor de intenções e caminhos. Teria sido “mais gratificante”, “mais confortável”, a permanência na submissão e no silêncio, talvez. Teria sido mais cómodo o nosso pensamento ter continuado a sua ausência, a sua aposentação compulsiva e “consentida”. Sartre exprimia-se deste modo: “O quietismo é a atitude das pessoas que dizem: os outros podem fazer aquilo que eu posso fazer”).
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3 comentários:
Se uma data incomoda muita gente..um mar de coisas incomoda muito mais...
bjo carinhoso
Mas esse Paulo não tem tido outras fases existênciais com a mesma conversa? Não será apenas a golpada publicitária?
lpada publicitária???? Ó meu deus , devo ter um prazer nesse tipo de publicidade que nem imagina!
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