Expresso, no passado dia 20:
"Eanes falta à homenagem mas Manuela Eanes vai.Manuela Eanes e os dois filhos vão assistir à homenagem ao ex-Presidente da República, organizada por um grupo da sociedade civil. O general António Ramalho Eanes disse ao Expresso que não estará presente porque entende que tudo o que fez foi cumprir o seu "dever de cidadão e militar".
Público, no passado dia 22:
"António Ramalho Eanes vai, afinal, estar presente na homenagem que, na próxima segunda-feira, 25 de Novembro, lhe vai ser feita no auditório da antiga FIL, em Lisboa."
segunda-feira, 25 de novembro de 2013
Portugal "de vento pela popa"...
Da geração "à rasca", vamos evoluir para a geração "rasca": "são os chamados “nem-nem”. Jovens entre os 15 e os 34 anos que não têm emprego, não estudam, nem estão em formação. De 2008 para cá, há mais 92 mil nesta situação."
Os que duvidamos e os cépticos...
«Sabemos hoje que as normas e critérios morais podem mudar de um dia para o outro e que tudo o que resta é o mero hábito de exaltar e sustentar alguma coisa. Muito mais de fiar serão os que duvidam e os cépticos, não porque o cepticismo seja uma coisa boa, ou a dúvida, saudável, mas porque estão habituados a examinar as coisas e a formar a sua própria opinião. Mas os melhores de todos são os que têm uma única certeza: que aconteça o que acontecer, enquanto vivermos, teremos de viver, tendo-nos por companheiros a nós próprios».
HANNAH ARENDT, Responsabilidade e Juízo (Dom Quixote)
domingo, 24 de novembro de 2013
O segundo mandato do dr. João Ataíde começou mal: em pouco mais de um mês já gastou vários créditos...
![]() |
| foto sacada daqui |
João Ataíde, o independente reeleito numa lista do PS, tomou posse em 19 do mês passado.
Na tomada de posse, o presidente da Câmara da Figueira da Foz
afirmou ter como intenção, nos próximos
quatro anos, “prosseguir a consolidação financeira, manter a eficiência, rapidez e transparência dos serviços municipais, intervir no espaço público e nos equipamentos, melhorar a qualidade de vida no concelho e incrementar o desenvolvimento”.
Em pouco mais de um
mês, porém, já deu três tiros importantes no porta aviões: uma das duas reuniões mensais passou a ser realizada à porta
fechada; o caso do estacionamento pago no Hospital da Figueira da Foz; e, agora (mais uma, recorde-se...), polémica no CAE que envolve directamente o seu vereador de confiança – o dr.
António Tavares.
Tenho acompanhado a actual polémica no CAE, via internet e pelos jornais.
Das pessoas envolvidas, apenas conheci o dr. António Tavares, com quem convivi antes
de ser vereador a tempo inteiro.
Depois deste introito, destaco dois comentário de Pedro Silva (que não
conheço de lado nenhum), pois apontam factos concrectos. Quem quiser ler todos os restantes
comentários, apenas tem de clicar aqui:
1 - “Há por aqui pessoas que ou não sabem o significado de
"barricar" ou estão muito mal informadas. A Ana Borges, perante uma
situação que considerou ilegal, chamou a polícia quando dois funcionários, com
ordem da CM, se preparavam para mudar as fechaduras, estando ela em casa. Com a
chegada da PSP, e com a Ana Borges no exterior da casa, os funcionários,
confrontados com a possibilidade de estarem a cometer um acto ilícito, foram-se
embora.
Voltaram mais tarde, desta vez acompanhados pela PSP, e
mudaram e soldaram a fechadura do portão de acesso à casa, sempre com a Ana
Borges no exterior da casa.
Isto são factos. Não porque ouvi dizer, mas porque, ao
contrário do Rui Beja, estive lá e vi. A não ser que o significado de barricar
tenha entretanto mudado, os factos que vi com os meus olhos não correspondem ao
acto de barricar. Portanto, Rui Beja, as informações que o chefe lhe indicou
são (mais uma vez) falsas.”
2 - “A CMFF poderia ter
denunciado o protocolo com a corpodehoje até 60 dias antes da sua renovação
automática a 21 de Setembro. Se não o fez foi porque não tinha motivos para
tal, o que eu interpreto com "satisfação pelo trabalho realizado até
então". Facto: as eleições autárquicas realizaram-se a 29 de Setembro.
Facto: dias depois das eleições foram retiradas áreas artísticas à corpodehoje
(leiam o comentário do Ricardo Lima e ficam a saber em que mãos caiu o Teatro).
Facto: a denúncia do protocolo foi votada por unanimidade numa reunião de
câmara à porta fechada. Facto: foram dados 5 dias (cinco!!!) à Ana Borges para
sair da casa. Facto: foi vedado o seu acesso ao CAE e ao seu gabinete.
O modus operandi é de
muito baixo nível. É vergonhoso e desumano. O mal, esse, já está feito, e não
há tribunal que o corrija.”
Posto isto, aguardam-se factos por parte da outra parte envolvida - a Câmara Municipal da Figueira da Foz, via vereador dr. António Tavares.
Ou se será que vamos ficar, outra vez, pela terra de ninguém, que é aquela zona da vida figueirense onde se refugiam aqueles que querem sobreviver?..
Ou se será que vamos ficar, outra vez, pela terra de ninguém, que é aquela zona da vida figueirense onde se refugiam aqueles que querem sobreviver?..
sábado, 23 de novembro de 2013
O "puto"!..
![]() |
| foto Pedro Agostinho Cruz |
"Na nossa actividade operacional existem pessoas que são o prolongamento daquilo que fazemos.
Hoje é o dia de homenagear essa mesma gente.
Chamam-se JORNALISTAS.
Personalizando no Pedro Cruz através de uma obra da sua arte, sorte a esses que também fazem parte de nós."
Página dos BOMBEIROS MUNICIPAIS DA FIGUEIRA DA FOZ, no Facebook
Protocolos camarários
A responsável pela escola de dança do Centro de Artes e
Espetáculos (CAE) foi dispensada no início do mês, ao cabo de dois anos de
colaboração.
Ontem, com a presença de um advogado da autarquia, cumpriu-se a ordem
camarária: com a PSP presente foi
mudada a fechadura da Quinta das Olaias.
O vereador António Tavares esclareceu que o protocolo,
válido por um ano e renovado por períodos idênticos, foi “denunciado (pela
câmara) por incumprimento de objetivos”.
Entretanto, a escola de dança, frequentada por cerca de 40 alunos,
continua a funcionar.
Falta saber, até ao momento, o que tem Ana Borges a dizer.
VAGAMENTE RELACIONADO COM O ASSUNTO.
João Ataíde na ultima reunião camarária.
"Julgo que a Naval 1.º de Maio tem um défice muito
grande na sua gestão", disse João Ataíde, explicando que está em vigor um
protocolo de 7.500 euros/mês, actualmente a ser usado como compensação/acerto
de contas (a Naval a dever cerca de 120 mil euros à autarquia, e a autarquia,
em apoios, a dever cerca de 90.000 euros ao clube) levantando-se a questão de
denunciar ou não esse protocolo.
E concluiu: "Não podemos protelar muito mais
tempo".
Se a Câmara tiver um critério uniforme na sua acção, não poderá
estar em causa a formação e a prática desportiva de centenas de miúdos
figueirenses?..
Isto pergunto eu, com os nervos...
Já agora, que vem a talhe de foice, outro pormenor: quando é que a Câmara olha para outros Clubes do concelho, com olhos de ver, que mantêm escolas de formação desportiva a funcionar, há longos anos, apenas com a carolice e a dedicação dos seus dirigentes, sócios e amigos, sem apoios da autarquia liderada há quatro anos por João Ataíde?
Exposição, na Sociedade de Geografia de Lisboa, sobre o "Barco-do-Mar"
Organizada pelo Arq.
Carlos Mateus de Carvalho (do Conselho Consultivo e Científico do CEMAR-Centro
de Estudos do Mar) e no âmbito da celebração do Dia Nacional do Mar 2013
(Praia de Mira e Sociedade de Geografia de Lisboa), foi inaugurada no dia
19.11.2013, encontrando-se desde então patente em Lisboa no edifício da SGL
(Rua das Portas de Santo Antão, 100), uma exposição alusiva ao
"Barco-do-Mar", ou "Barco-da-Arte", o barco de pesca
tradicional utilizado na "Arte" (actualmente designada
"Arte-Xávega"), e às variantes da sua decoração ao longo do litoral
ocidental português.
Estará patente ao público até ao dia 29 de novembro.
Esta embarcação, também designada por
"barco-do-mar" ou "barco-da-arte", é utilizada por comunidades piscatórias na
pesca de cerco e alar para terra (conhecida por arte-xávega) entre a Costa da
Caparica e Espinho.
A mostra é constituída por um significativo conjunto de
modelos de “barcos-de-mar” de coleções de diversas instituições.
A saber: o Museu de Marinha (Coleção Seixas) e o Centro de
Estudos do Mar e de entidades particulares, Arq. Carlos Carvalho e Arq.
Fernando Simões Dias; a mostra é enriquecida com desenhos ilustrativos de um
estudo do Arq. Carlos Carvalho sobre as diferenças deste tipo de embarcação
consoante a respetiva praia onde operam.
[do Programa do Dia Nacional do Mar 2013]
PODER E AUTORIDADE
"Nas aulas de ciência política de Francisco Lucas Pires aprendia-se, via Max Weber, a distinguir poder de autoridade. Ontem, nas escadarias da Assembleia da República, uma manifestação pacífica - sim, pacífica - de milhares de cidadãos que exercem funções policiais acabou por exemplificar a distinção. Poder e autoridade ficaram separados por uns lances de escada. A circunstância de alguns daqueles cidadãos terem acedido a um patamar superior possui um simbolismo que não deve ser desprezado. E ainda mais simbólico foi o facto de, como maior ou menor exaltação (própria do humano, do demasiadamente humano), não ter havido violência. O que pretendo significar é que a autoridade do Governo perdeu-se entre a base e o primeiro patamar daquela escadaria. Pacificamente. A do Presidente da República, perdida desde Julho, acentuou-se com uma coisa nunca vista nestes quarenta anos de regime: o inusitado pedido público da sua demissão por parte de um seu antecessor. Em suma, somos pastoreados por poderes representativos sem sombra de autoridade. Se calhar não merecemos melhor."
Portugal dos pequeninos
Portugal dos pequeninos
sexta-feira, 22 de novembro de 2013
Entendo bem Mário Soares!..
"Estamos a caminho de uma nova ditadura", disse
ontem à noite em Lisboa Mário Soares.
O mal das pátrias permanece além da morte. O bem enterra-se com elas.
O 25 de Abril permitiu que ande por aqui.
A nossa Pátria, em
oito séculos de história, portou-se quase sempre mal com as suas gentes.
Reconheçamo-lo...
Quem somos nós para o contestar?..
Nos dias que passam, a injustiça, o silêncio, o medo e a
fome aumentam neste velho País.
Sente-se e, por vezes, ouve-se, aqui e ali,
como ontem aconteceu em S. Bento, um
soluço que risca o frio muro da tristeza – o que, mesmo para gente com muita lata, mas pouca vergonha, não deixa de causar incómodo.
Mas, o pano de fundo é desolador: Portugal, quase moribundo
e arfante, parece estar a morrer devagar.
Quem disse que o Rui tinha desaparecido, pelos vistos, estava enganado...
"O partido socialista encontra-se em campanha eleitoral, com dois candidatos de peso: o recandidato João Portugal, deputado da A.R. e novo vereador sem pasta de João Ataíde, e Tiago Castelo Branco, chefe de gabinete do mesmo Presidente da Câmara...
Reparem: João Ataíde permitiu que o seu chefe de gabinete se envolvesse num confronto eleitoral com um seu vereador! E sabem como é feita esta campanha?! Pagando quotas a centenas de militantes! Nem um pingo de discussão política, o que conta é arranjar dinheiro para pagar quota ao rebanho que vota no cacique que lhe prometa mais cargos, favores ou uma qualquer sinecura...
O partido socialista acabou... Mas há questões prementes a colocar: que interesses patrocinam estas campanhas?! O que é que recebem em troca? Tiago Castelo Branco está a utilizar o seu cargo camarário como argumento eleitoral? E João Portugal, continua a utilizar o telefone da Assembleia da República para arrebanhar os militantes do PS figueirense?! Mas digam-me: este PS tem salvação? Este é o melhor dos mundos rosas possíveis?!"
"Já Miguel Almeida, após a estrondosa derrota de Setembro passado, regressou à liça dando uma entrevista a um jornal local; nesta, Almeida garante que tem vontade de se voltar a recandidatar...
Reparem: este homem, que passou um ano em campanha eleitoral; que contactou centenas de figueirenses nas visitas que fez a praticamente todas as instituições e grandes empresas do concelho; que gastou milhares de euros numa campanha milionária onde prometeu tudo a todos; vem agora garantir que quer recandidatar-se, apesar de ter tido um dos piores resultados da história autárquica do PSD! Miguel não está agarrado ao poder como uma lapa?! É este o amor que Almeida tem ao PSD, desejar a reedição de uma derrota anunciada? É este o melhor mundo laranja possível?!"
Rui Beja
Reparem: João Ataíde permitiu que o seu chefe de gabinete se envolvesse num confronto eleitoral com um seu vereador! E sabem como é feita esta campanha?! Pagando quotas a centenas de militantes! Nem um pingo de discussão política, o que conta é arranjar dinheiro para pagar quota ao rebanho que vota no cacique que lhe prometa mais cargos, favores ou uma qualquer sinecura...
O partido socialista acabou... Mas há questões prementes a colocar: que interesses patrocinam estas campanhas?! O que é que recebem em troca? Tiago Castelo Branco está a utilizar o seu cargo camarário como argumento eleitoral? E João Portugal, continua a utilizar o telefone da Assembleia da República para arrebanhar os militantes do PS figueirense?! Mas digam-me: este PS tem salvação? Este é o melhor dos mundos rosas possíveis?!"
"Já Miguel Almeida, após a estrondosa derrota de Setembro passado, regressou à liça dando uma entrevista a um jornal local; nesta, Almeida garante que tem vontade de se voltar a recandidatar...
Reparem: este homem, que passou um ano em campanha eleitoral; que contactou centenas de figueirenses nas visitas que fez a praticamente todas as instituições e grandes empresas do concelho; que gastou milhares de euros numa campanha milionária onde prometeu tudo a todos; vem agora garantir que quer recandidatar-se, apesar de ter tido um dos piores resultados da história autárquica do PSD! Miguel não está agarrado ao poder como uma lapa?! É este o amor que Almeida tem ao PSD, desejar a reedição de uma derrota anunciada? É este o melhor mundo laranja possível?!"
Rui Beja
PS:
“Se não apoiasse o João Portugal é que teria de justificar: endoideci”
– disse Carlos Monteiro, segundo Figueira na Hora!..
Empark – o sócio espanhol da Figueira Parques
Pela sua vasta experiência e pelo seu volume de negócios em 5 países - Espanha, Portugal, Andorra,
Reino Unido e Turquia - , a Empark é uma das grandes empresas internacionais na
área da mobilidade urbana e – segundo o site da empresa - líder em Espanha e Portugal.
Os parques de estacionamento de aeroportos e hospitais são os seus negócios mais significativos.
Da sua carteira de negócios fazem parte 54 parques de estacionamento nos aeroportos de
Madrid-Barajas, Stansted (Londres), Lisboa, Barcelona, Porto, Edimburgo, Faro,
Palma de Maiorca, Málaga e Tenerife, entre outros.
Mas, a Empark também tem uma
apetência especial pelos parques de estacionamento hospitalares, tendo como
clientes hospitais importantes - Madrid, Ramón y Cajal e Doce de Octubre.
Contudo, os seus interesses comerciais passam também por estações de comboio (Fertagus), terminais de ferry (Barreiro, Montijo e Seixal) e nos portos de Sevilha, Las Palmas e Palma de Maiorca.
Contudo, os seus interesses comerciais passam também por estações de comboio (Fertagus), terminais de ferry (Barreiro, Montijo e Seixal) e nos portos de Sevilha, Las Palmas e Palma de Maiorca.
De Espanha, como diz o Povo, “não costuma vir nem
bom vento, nem bom casamento”.
Façamos votos para que o Povo, desta vez,esteja completamente enganado.
Façamos votos para que o Povo, desta vez,esteja completamente enganado.
quinta-feira, 21 de novembro de 2013
É pá, tou mesmo nervoso...
Fiquei tão nervoso com a quase invasão do Parlamento pelos manifestantes e ando tão preocupado com
os 80 mil euros investidos pela Câmara Municipal, via Figueira Parques, no
Parque de estacionamento pago do Hospital da nossa cidade, que se tivesse agora 40 cêntimos disponíveis, ia ver o mar na minha bicicleta, mas estacionava uma horita o meu veículo no
parque a pagar, só para contribuir para amenizar o défice nas contas da autarquia figueirense...
Oito anos à espera de justiça!..
Quatro pessoas que ficaram feridas em 2005, na sequência do
rebentamento de uma granada no espectáculo de fogo-de-artifício na noite de S.
João em 2005, esperam há mais de oito anos pela indemnização. O Tribunal
Administrativo e Fiscal de Coimbra (TAFC) condenou a Figueira Grande Turismo
(FGT) a pagar-lhes mais de 72 mil euros, mas a empresa municipal recorreu da
sentença, acto que tem efeitos suspensivos, disse fonte ligada ao processo.
O estacionamento pago no Hospital da Figueira e os problemas que temos e iremos ter naquela zona da freguesia de S. Pedro. Que serão certamente agravados quando o tempo estiver propício para ir à praia...
Entrada e saída norte. Do lado de fora, são visíveis dezenas de carros estacionados no exterior.
Saída para poente. Dá para uma rua da freguesia de S. Pedro, com piso em estado miserável. No verão, são milhares os visitantes que todos os dias por aqui circulam, pois dá acesso às magníficas praias da Cova-Gala e ao Parque de Estacionamento que serve a praia limítrofe. Ironia das ironias: a Câmara não tem dinheiro para repor o piso de uma via pública, mas a poucos metros, via Figueira Parques, uma empresa municipal, gastaram-se e arranjaram-se 80 mil euros para investir num estacionamento privado!..
Finalmente, fica a imagem do parque de estacionamento que serve a Praia do Hospital. Esta foto, como todas deste post, foram tiradas por mim esta manhã. Fica o esclarecimento, pois estamos bem fora da época estival, como a temperatura bem demonstra.
Blatter e a "Pepsi", foram nos últimos dias os alvos do ódio dos portugueses...
Mas, Mário Soares continua a não brincar em serviço.
"É preciso acabar com este governo e com este presidente da República"
Ontem no CAE no decorrer da sessão comemorativa do 4º. aniversário das 5ªs. de Leitura, que por acaso foi numa 4ª.
Richard Zimler, via FIGUEIRA NA HORA:
"Vi-me obrigado a falar da crise em Portugal porque o personagem principal, o inspector da Judiciária, viu o seu salário cortado em 20%", explica.
"Em Portugal, em vez de se promover pessoas competentes, sensíveis e generosas, faz-se o contrário. Nos EUA é igual, só assim se percebe que George W. Bush chegasse a Presidente, quando daria um excelente recepcionista de hotel, com aquele sorriso. E Mandela, em Portugal estaria provavelmente a limpar o chão de uma fábrica de cortiça, nunca uma pessoa assim carismática chegaria a presidente do país".
"Vi-me obrigado a falar da crise em Portugal porque o personagem principal, o inspector da Judiciária, viu o seu salário cortado em 20%", explica.
"Em Portugal, em vez de se promover pessoas competentes, sensíveis e generosas, faz-se o contrário. Nos EUA é igual, só assim se percebe que George W. Bush chegasse a Presidente, quando daria um excelente recepcionista de hotel, com aquele sorriso. E Mandela, em Portugal estaria provavelmente a limpar o chão de uma fábrica de cortiça, nunca uma pessoa assim carismática chegaria a presidente do país".
quarta-feira, 20 de novembro de 2013
Meritório Apoio do Instituto Hidrográfico à Arte-Xávega, no Dia Nacional do Mar 2013
"Com a colaboração do CEMAR - Centro de Estudos do Mar (Praia de Mira e Figueira da Foz) e, também, de algumas companhas da "Arte" da Beira-Litoral que para a afinação desse programa igualmente contribuíram (nomeadamente o Senhor José Vieira, da companha do Barco "Alexandre Vieira", da Praia de Mira, ou o Senhor Armando Caiano, da companha do Barco "Voz do Mar", da Costa de Lavos-Figueira da Foz, etc.), o Instituto Hidrográfico da Marinha Portuguesa lançou agora, gratuitamente, na internet, num verdadeiro exemplo de serviço público, o seu "Programa Informático de Previsão de Condições Meteo-Oceanográficas para a Pesca de Arte-Xávega" ["Qual É a Tua Onda… na Arte-Xávega"] (© IH, 2013-…). E escolheu a Praia de Mira para fazer a cerimónia da sua sessão formal de lançamento.
Pela parte da nossa associação científica privada sem fins
lucrativos, dotada de estatuto de utilidade pública, o CEMAR - Centro de
Estudos do Mar orgulha-se de também ter colaborado para a criação deste produto
de grande utilidade, e de grande mérito, que os Pescadores agora ficam a dever
à Marinha Portuguesa. Este Laboratório
do sistema científico do Estado português que é o Instituto Hidrográfico da
Marinha de Guerra Portuguesa criou agora um produto que é um verdadeiro exemplo efectivo, real, eficaz (e não simplesmente folclórico, ritual,
formal ou bizantino) de disponibilização
pública do conhecimento científico ao serviço da sociedade portuguesa, da
actividade produtiva, e da identidade social e cultural local (desde já, desde
Espinho até à Praia da Vieira, e, em breve, também alargado à Costa de
Caparica)."
Um mail recebido do CEMAR que Outra Margem divulga com todo o gosto.
Uma intenção de cariz neoliberal...
![]() |
| foto Figueira na Hora |
Eng. Daniel Santos, hoje na sua crónica semanal no jornal AS BEIRAS:
“A garantia de estacionar num parque de um estabelecimento de saúde por razões que tenham a ver exclusivamente com ela é um dever do Estado, assente na receita proveniente do bolo geral dos impostos que os cidadãos já pagam. Acresce que os utentes do SNS pagam taxas moderadoras recentemente agravadas.
“A garantia de estacionar num parque de um estabelecimento de saúde por razões que tenham a ver exclusivamente com ela é um dever do Estado, assente na receita proveniente do bolo geral dos impostos que os cidadãos já pagam. Acresce que os utentes do SNS pagam taxas moderadoras recentemente agravadas.
Pode então inferir-se que o estacionamento pago no parque do
Hospital Distrital da Figueira da Foz, para além dos problemas operacionais já
tornados públicos, constitui uma dupla (ou tripla?) tributação.
Não é despiciendo que subsista à solução uma intenção de
cariz neoliberal que é a de dissuadir os cidadãos de acederem aos serviços de saúde
a que têm constitucionalmente direito. Porque, para tal, já pagam impostos e outras
taxas.”
Aldeia da Cova-Gala
![]() |
| Como um dia disse Sebastião Salgado: "Uma boa foto é aquela que não precisa de legenda". Foto Pedro Agostinho Cruz Texto daqui |
O seu nome não vem no mapa nem a terra tem qualquer
referência, de área ou de população, nas enciclopédias. E, embora real, porque
existe, vive e pulsa, parece não ter tido passado, nem presente. Contudo, não é
terra morta que se possa assim, tão facilmente, ignorar.
Chama-se Gala. É uma aldeia de pescadores. Ou melhor: pouco
mais é do que uma rua, que vai da Estrada ao Mar, e tem casas de um lado e do
outro. Ao fundo e antes das dunas, que a separam do grande areal da praia,
junta-se intimamente – quer dizer: sem uma nítida separação – a um lugar que
tem o nome de Cova, embora a designação não seja exacta ou própria: as duas
terras estão ao mesmo nível – o das águas do mar, quando estas andam calmas ou
só bramem na ressaca.
Muito embora sem nome no mapa, a Gala está bem situada. Fica
do lado sul da foz do Mondego. E, como as terras que seguem um rio até ao mar,
é um prolongamento do Cabedelo – ou seja, aquele cabo de areia que se forma à
barra dos rios. Do lado norte, há uma cidade e essa vem registada nos mapas de
terra e nas cartas de mar – chama-se Figueira da Foz.
terça-feira, 19 de novembro de 2013
E pronto...
Agora, resta ao Blatter dar o prémio ao Messi, para mostrar, de uma vez por todas, a bosta que a FIFA é...
PUBLICIDADE INSTITUCIONAL
Venceremos?..
Hoje, o país está vidrado no futebol.
Segundo A Bola, “o dia amanheceu nublado em Estocolmo, com a
Seleção Nacional remetida à tranquilidade da unidade hoteleira onde se encontra
instalada para o decisivo encontro desta noite frente à Suécia (19.45 horas).”
Pronto, podemos estar sossegados e descansados.
Eu, aliás, já estava.
Na minha relação com o futebol, em 2013,
domina a apatia de quem, nesta altura da
vida, se sente – e se sabe - a salvo de
emoções extremas.
Esta selecção de
Paulo Bento ainda não me cativou.
Se for ao Brasil, óptimo.
Se não for, a vida
continua.
Não vejo em Paulo Bento uma qualquer ideia futebolística e, muito
menos, discursiva, que me empolgue.
Não vejo nesta selecção de futebol, algo que me possa elevar às alturas de uma
entrega passional, nenhuma adesão a uma "sensibilidade
estético-futebolística", como
aconteceu com os “Magriços”, em 1966.
Agradeço a Paulo
Bento e a esta selecção, neste meu tempo
que passa, a serenidade de uma vida destituída de pressões e de paixões futebolísticas.
Não que os possa culpar por tudo. Mas têm ajudado.
Subscrever:
Mensagens (Atom)















