segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Novo ciclo

Pelo que espreitei na primeira jornada, se o  Benfica e o Porto só jogam aquilo que mostraram no início deste novo ciclo, não será estultícia  antever carreiras curtas na  Europa e a possibilidade do  Sporting e do Braga estarem na luta pelo título...
Bom, resta sempre a possibilidade da pressão sobre os juízes...

domingo, 18 de agosto de 2013

Memória da tiragem do sal à moda antiga...


Está a decorrer no Núcleo Museológico do Sal, uma Safra à Moda Antiga.
Esta recriação da recolha de sal por métodos artesanais faz parte das minhas memórias de infância, pois durante muitos anos, lá pelos idos anos 60 do século passado, acompanhei muitas vezes a minha mãe e a minha avó Rosa Maia, tiradeiras de sal - elas iam trabalhar no duro e eu, criança, ia brincar aos marnotos.
Recorde-se, que na altura as salinas constituíam uma actividade económica relevante na Figueira da Foz.
Como acabou de me dizer a minha mãe, quando lhe pedi para colocar aqui a foto dela a tirar o sal, para dar-me  conta da dureza desta lide, "o sal era branco, mas fazia o coração preto".
O Pedro Agostinho Cruz, fez esta manhã um trabalho fotográfico da iniciativa promovida pelo Núcleo Museológico do Sal. Para ver clicar aqui.  

A minha colaboração com a candidatura "SOMOS FIGUEIRA" - (a partir de agora, a sério...)


Lançamento, no CEMAR, do Programa do Instituto Hidrográfico para o Surf...

No dia 20 de agosto, terça-feira, pelas 18:30, irá decorrer no Centro de Estudos do Mar (CEMAR), Figueira da Foz, uma apresentação sobre o site de previsão das condições do surf “Qual é a tua Onda?”.

Esta apresentação será conduzida pelo Diretor-geral do Instituto Hidrográfico, Contra-almirante António Silva Ribeiro e pelo Cte Santos Fernandes da Divisão de Oceanografia e tem como objetivo divulgar o site, dando oportunidade à comunidade surfista intervir apresentando as suas sugestões para o melhoramento deste serviço.


Convida-se então todos interessados a estarem presentes nesta apresentação no CEMAR, Rua Mestre Augusto Fragata, 8 – Buarcos- Figueira da Foz.

Bom domingo

sábado, 17 de agosto de 2013

Pedro Lomba: "Já não volto a fazer estes briefings"...


Por outras palavras: vão bardamerda, táaa?..

O país real e o Pontal...

Entretanto, ontem, no Pontal,  Pedro Passos Coelho, esteve igual a si próprio: não teve honestidade intelectual, nem coerência e nem foi rigoroso!
Ok. Não é isso que se espera no Pontal. Mas, ao menos, alguém viu entusiasmo, mobilização e festa?..
Viu-se, sim, foi um Passos Coelho que vive aterrorizado com a elementar obrigação de ter de cumprir a Constituição!
"Eu tenho de ser transparente, eu não posso garantir que não haja do ponto de vista constitucional riscos que não se possam materializar. Se eles se materializarem alguns dos resultados que conseguimos até hoje poderão estar em causa e poderemos andar para trás".
Passos Coelho, recorde-se, estava a discursar  três dias depois de o Presidente da República ter enviado para o Tribunal Constitucional para fiscalização preventiva o diploma do Governo sobre a requalificação da função pública.
Para Passos Coelho, que não teve a coragem de propor uma revisão constitucional que legitimasse a sua política, "o problema é o Tribunal Constitucional que não compreende  a política fora-da-lei do seu Governo"...
Resumindo, concluindo e abreviando,  que não tenho paciência para mais: tudo não passou de propaganda manhosa com penteado e voz de barítono.

Autárquicas 2013 em S. Pedro (VII)

foto sacada daqui

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Silly Season nas autárquicas figueirenses... (II)

foto original sacada daqui



Todos os anos, também na Figueira, a Silly Season ataca os meios de comunicação social, fomentando a ideia que nada de “importante” se passa durante o mês de Agosto. A quase limitação do ciclo informativo aos faits divers tem na origem a ideia instalada que as notícias mais light ainda vendem mais do que a facada e a socialite.
Em ano de autárquicas, a história contraria esta versão, pois Agosto é um dos meses predilectos para todo o tipo de jogadas políticas.
Dado que por aqui, mesmo em Agosto, continuamos atentos, fica o alerta ao senhor presidente, presente e futuro, para o seguinte:  “devolver a excelência de outros tempos” à Figueira, não é assim tão fácil. Nos próximos 4 anos, exige-se  mais, muito mais...

Um dia a Figueira vai mudar...

foto de Pedro Agostinho Cruz, sacada daqui
A Figueira é uma cidade linda.
Ainda há pouco tempo, com a transmissão da etapa da Volta a Portugal que  passou por cá,  tivemos oportunidade de ver em directo na RTP1 imagens “fantásticas” – como diria o José Cid – daquela que já não é a Rainha das Praias de Portugal, mas continua uma cidade de uma beleza imensa.
Apesar dos atentados que sofreu nos últimos 40 anos, o potencial está cá. 
Infelizmente, porém, temos sido uma cidade acomodada e distraída, portanto, vulnerável e  desprotegida  ao oportunismo do “forasteiro” de oportunidade que sabe aproveitar a ocasião...
Somos, também, uma cidade onde o  improviso e o desleixo têm tido terreno fértil para fazer o seu caminho.
Mas, um dia haveremos de acordar.  Quando isso acontecer  - quando acordármos -, a cidade irá ser outra.
Mas, isso só acontecerá quando o Povo fizer perceber  aos políticos  locais que é ele que determina, o que quer e como quer.
Aí, sim, as coisas mudam mesmo, caso eles  não queiram perder  o emprego...

Cenas de verão...

a princesa da matamba

Isabel dos Santos é uma investidora muito respeitada em Portugal por imensa gente bem, pelos media e até plas autarquias: (na Figueira da Foz, por exemplo, a simples menção do seu santo nome bastou para que, em assembleia municipal, se aprovassem alterações ao PDM para exclusivo benefício da Lusiaves, empresa na qual tem, naturalmente, uma participação).


Via O Sítio dos Desenhos 

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Mais papas e bolos?...

Anda para aí uma onda de euforia. 
Falam do crescimento, da recuperação económica, da diminuição do desemprego, dos sinais de luz ao fundo do túnel. 
Espero que seja verdade... 
Espero que isto não seja tudo fogo de vista e que no final do próximo dia 29 de Setembro, a luz não torne a apagar-se, isto é, termos de continuar a empobrecer para salvar Portugal. 
Entretanto, leiam este texto de Gustavo Cardoso
Ou já esquecemos que a destruição da economia nacional, levada a cabo com entusiasmo, transformou o mercado laboral numa autêntica selva, bem ao gosto dos espíritos neoliberais que por aí rosnam. 
O desemprego de longa duração nunca foi tão elevado. Por isso, é natural que as pessoas tenham começado a aceitar o que aparece, sendo que o que aparece é trabalho mal remunerado, sem direitos, e em condições sub-humanas (como acontece na agricultura, o sector económico que mais emprego produziu nos últimos dois anos, quase sempre precário ou sazonal). Receio bem que os pequenos sinais recentemente detectados de crescimento no emprego e na economia, tenham em boa parte que ver com a aproximação das eleições autárquicas e o consequente acelerar de obras e da logística da propaganda eleitoral. 
Portanto, creio que ainda é cedo para festejar...

Ministros da propaganda

(imagem de autoria desconhecida, sacada daqui)

Publicidades enganosas..


Em tempo.
... de facto, cá pela Figueira, em 2013,  não nos podemos queixar da falta de alternativas...
Continuamos a falar de "publicidade enganosa"...

Percebe-se que a crise é grave e profunda, quando um blogue como este, em meados de Agosto, continua a manter a audiência em alta. Portanto...


Agostinho Branquinho, “o homem certo, no lugar certo”...


O actual Secretário de Estado da Segurança Social, “sem falsas modéstias, o homem certo no lugar certo”,  foi consultor do Hospital de São Martinho, em Valongo, cujo patrão foi agora pronunciado por corromper funcionários da Administração Regional de Saúde do Norte.

Amanhã há cinema ao ar livre


terça-feira, 13 de agosto de 2013

Ainda sobre a estátua do Cónego Melo...

(Centro de trabalho do PCP, 11/8/1975) 

Um dos grandes dramas do nosso tempo...


O texto é de 2009. 
O seu autor é Henrique Neto. 
Segundo Henrique Neto, "o poder não tem pensamento e quem pensa não tem poder."  

Para efeitos eleitorais às vezes é preciso ser demagógico...

“Os dois campos de futebol de piso sintético -- um para futebol de 11 e outro para futebol de 7 -- na envolvente do Estádio Municipal José Bento Pessoa (no antigo vulgarmente intitulado campo de treinos da Naval 1.º de Maio), deverão estar prontos a ser pisados por jovens jogadores do concelho já a partir da primeira semana de Setembro, embora os trabalhos de requalificação e melhoramento do espaço terminem na última semana de agosto.”


Que grande confusão!..

Quiseram-nos   vender a ideia do ciclo virtuoso,  mas, estamos é na presença de um verdadeiro ciclo vicioso...
A cerca de um mês e meio das eleições autárquicas, continuamos sem saber se alguns dos principais candidatos, de alguns dos mais importantes municípios do país podem ir a votos  ou não!..
É o espelho de quem produz a legislação em Portugal:  o PS e o PSD que produziram e aprovaram esta peça notável da nossa democracia.

Convite do Presidente da Câmara...


segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Silly Season nas autárquicas figueirenses...

Vamos ao seu encontro”. É este o lema da sede de campanha da candidatura de Carlos Tenreiro à presidência da Junta de Freguesia de Buarcos, inaugurada na passada sexta-feira. Carlos Tenreiro decidiu ter uma sede móvel, nomeadamente uma caravana, como forma de simbolizar bem aquilo que será esta candidatura e aquilo que aquela equipa fará nos próximos quatro anos: ter criatividade, iniciativa e, acima de tudo, estar o mais próximo possível de toda a comunidade da freguesia, independentemente da sua localização geográfica. Saúdo a iniciativa e tenho a certeza de que esta criativa sede de campanha vai ser muito benéfica para a relação dos candidatos com toda a população. (Texto e foto: daqui.)

Em tempo
Ora cá está uma candidatura autárquica que quer trazer uma lufada de ar fresco...
Já agora um pedido: no primeiro jantar-comício não borrem a pintura, sirvam outro prato... 
Uma caldeirada, por exemplo. Feijoada à transmontana é que não...

E Mário Soares não diz nada?.. E Seguro não diz nada?.. E os Socialistas do PS não dizem nada?..

“Em Maio deste ano a maioria socialista da Câmara de Braga, liderada por Mesquita Machado, aprovou a instalação da estátua de Monsenhor Eduardo Melo Peixoto, mais conhecido como cónego Melo. Isto depois de a proposta ter sido rejeitada em 2002, seis anos antes da morte do clérigo (em 2008). A ideia de uma estátua que homenageie o cónego tem sido promovida desde essa altura por um conjunto de 40 cidadãos de Braga, que não só financiaram a estátua - desenhada pelo arquitecto Fernando Jorge - como também a sua instalação na rotunda.
Na altura da aprovação desta obra, Mesquita Machado considerou que o cónego Melo foi "um bracarense dos sete costados" e que "tudo o resto deve ser abstraído". Vítor Sousa, candidato do PS à câmara de Braga, preferiu não comentar, dizendo ao i que "não alimenta polémicas".
Já a coligação PSD /CDS absteve-se na votação de Maio, justificando a sua decisão com "uma questão de princípio". "A autarquia autoriza mas não tem nenhum envolvimento directo na iniciativa. Entendemos que é uma iniciativa que não iríamos desenvolver, mas também não íamos obstaculizar" disse Ricardo Rio, vereador e candidato à presidência da Câmara pela coligação PSD/CDS/PPM.”

Jornal i

A minha colaboração com a candidatura "SOMOS FIGUEIRA" (VII)


domingo, 11 de agosto de 2013

Clube Mocidade Covense elegeu novos Corpos Gerentes

O Clube Mocidade Covense, fundado em 9 de Abril de 1939, apesar de ter já um  grande percurso de existência, estava a atravessar nos últimos tempos um período de alguma estagnação.
Esta manhã, pelas 11 horas, um  grupo de sócios inconformado com a actual situação, reuniu-se em Assembleia Geral, onde foram eleitos os  Corpos Gerentes para o biénio 2013/2015. A saber.
De realçar o gesto do ex-vice-presidente da direcção anterior, Fernando Santos, que se responsabilizou pela liquidação do saldo negativo herdado – cerca de 600 euros.
Na oportunidade,  outros associados também se disponibilizaram para ajudar monetariamente a Colectividade. 

Foi ontem inaugurada no Parque de Merendas, na freguesia de S. Pedro, a “Feira do Mar e Terra”

O certame conta com 60 stands de artesanato e gastronomia e uma exposição com centenas de fotografias.
O presidente da câmara, João Ataíde esteve presente na abertura deste evento. 
Na foto de José Vidal o presidente da edilidade figueirense está a prestar declarações à jornalista do Diário de Coimbra, Bela Coutinho.

X&Q1180


As subvenções não são um direito adquirido

Como muito bem lembra a Clara no Expresso. Pelo menos, não são um direito maior e adquirido que os 10% que querem roubar a quem recebe 601 euros por mês. Nesse sentido, é defensável que todos os políticos fiquem sem a sua subvenção pelo exercício de cargos partidários e recebam apenas a reforma que resulte dos seus descontos.
E podem começar por cortar aos que fizeram negócios com o BPN, por exemplo, o Senhor Presidente e o Senhor Ministro. Sim, esse mesmo, o que comprou, para ele a um euro, mas que para a sua “empresa” comprou a 2,2. Um excelente gestor, estou certo. Tão excelente que até é nomeado Ministro.
Pelos Machete’s deste país, acabe-se com a subvenção, com efeitos retroactivos, dos políticos.

Portinho da Gala

Foto de Pedro Agostinho Cruz, sacada daqui

"Swaps" ou o lado negro da força

Poderiam ser citadas  inúmeras passagens deste texto de leitura obrigatória de Pedro Santos Guerreiro.
Ficam estas.

“O relato é feito amiúde por "arrependidos" que largam o vício do dinheiro. Sim, do dinheiro: a banca de investimento paga os salários mais altos do mundo empresarial. Os salários não, os prémios. Prémios que dependem de desempenho. Desempenho que depende de angariar lucro. Lucro que depende muitas vezes de transaccionar risco para os clientes. O português João Ermida deixou de ganhar milhões por ano no Santader porque já não suportava olhar-se ao espelho e publicou um livro expiando os seus pecados. O americano Greg Smith escreveu uma carta memorável, "Porque estou a sair da Goldman Sachs", retrato cru de uma organização disposta a sacrificar os interesses de clientes no vórtice da obcecação pelo seu próprio lucro.”


“Os Pais Jorges são peões minúsculos no tropel deste processo. A sua entrada no Governo até podia ser boa pela razão que leva empresas de "software" a contratar "piratas": pelo que sabem. O senhor estatelou-se em mentiras e foi cuspido, num processo político e mediático que dispersa a nódoa, destruindo peões e a imagem dos partidos, mas desinteressado do essencial: a preservação das acções políticas de devedores compulsivos e financeira de credores ardilosos que gerou este escândalo e gerará o próximo. O regime transformou-se num esquema.”

CDU alerta para problemas ambientais no concelho

O PEV – Partido Ecologista “Os Verdes”, em conjunto com activistas e candidatos da CDU, realizou no passado dia 8 de Agosto, uma jornada de observação de problemas ambientais no concelho da Figueira da Foz. Esta iniciativa contou com dirigente nacional de “Os Verdes”, Miguel Martins, Ana Barata, candidata do PEV à Câmara Municipal da Figueira da Foz (CMFF) nas listas da CDU, António Baião, cabeça de lista à CMFF pela CDU e demais candidatos desta coligação aos vários órgãos autárquicos da Figueira da Foz.
Neste roteiro ambiental a delegação visitou as dunas da praia de Quiaios, presenciando a emissão de efluentes a céu aberto sem tratamento, com um odor nauseabundo, muito próximo da depressão intra-dunar com sinais claros de eutrofização. Face a estas descargas o PEV irá questionar a breve prazo o ministério que tutela a área do ambiente.
Posteriormente a delegação esteve simbolicamente nas imediações do aterro sanitário da Figueira da Foz, que já deveria estar com as duas células completamente seladas, situação que ainda não se verifica na totalidade.
A jornada ambiental terminou na praia da Costa de Lavos, onde se observou os sinais e os impactos da erosão costeira, que para além terem reduzido o areal da praia nos últimos anos, tem colocado em perigo e em sobressalto a população local, conforme foi referido pelos habitantes da Costa de Lavos.

foto e texto sacado daqui