Pelo que espreitei na primeira jornada, se o Benfica e o Porto só jogam aquilo que
mostraram no início deste novo ciclo, não será estultícia antever carreiras curtas na Europa e a possibilidade do Sporting e do Braga estarem na luta pelo
título...
Bom, resta sempre a possibilidade da pressão sobre os
juízes...
segunda-feira, 19 de agosto de 2013
domingo, 18 de agosto de 2013
Memória da tiragem do sal à moda antiga...
Está a decorrer no Núcleo Museológico do Sal, uma Safra à Moda Antiga.
Esta recriação da recolha de sal por métodos artesanais faz parte das minhas memórias de infância, pois durante muitos anos, lá pelos idos anos 60 do século passado, acompanhei muitas vezes a minha mãe e a minha avó Rosa Maia, tiradeiras de sal - elas iam trabalhar no duro e eu, criança, ia brincar aos marnotos.
Esta recriação da recolha de sal por métodos artesanais faz parte das minhas memórias de infância, pois durante muitos anos, lá pelos idos anos 60 do século passado, acompanhei muitas vezes a minha mãe e a minha avó Rosa Maia, tiradeiras de sal - elas iam trabalhar no duro e eu, criança, ia brincar aos marnotos.
Recorde-se, que na altura as salinas constituíam uma actividade económica relevante na Figueira da Foz.
Como acabou de me dizer a minha mãe, quando lhe pedi para colocar aqui a foto dela a tirar o sal, para dar-me conta da dureza desta lide, "o sal era branco, mas fazia o coração preto".
O Pedro Agostinho Cruz, fez esta manhã um trabalho fotográfico da iniciativa promovida pelo Núcleo Museológico do Sal. Para ver clicar aqui.
Lançamento, no CEMAR, do Programa do Instituto Hidrográfico para o Surf...
No dia 20 de agosto, terça-feira, pelas 18:30, irá decorrer no Centro de
Estudos do Mar (CEMAR), Figueira da Foz, uma apresentação sobre o site de
previsão das condições do surf “Qual é a tua Onda?”.
Esta apresentação será conduzida pelo Diretor-geral do
Instituto Hidrográfico, Contra-almirante António Silva Ribeiro e pelo Cte
Santos Fernandes da Divisão de Oceanografia e tem como objetivo divulgar o
site, dando oportunidade à comunidade surfista intervir apresentando as suas
sugestões para o melhoramento deste serviço.
Convida-se então todos interessados a estarem presentes
nesta apresentação no CEMAR, Rua Mestre Augusto Fragata, 8 – Buarcos- Figueira
da Foz.
sábado, 17 de agosto de 2013
O país real e o Pontal...
Ok. Não é isso que se espera no Pontal. Mas, ao menos, alguém viu entusiasmo, mobilização e festa?..
Viu-se, sim, foi um Passos Coelho que vive aterrorizado com a elementar obrigação de ter de cumprir a Constituição!
"Eu tenho de ser transparente, eu não posso garantir que não haja do ponto de vista constitucional riscos que não se possam materializar. Se eles se materializarem alguns dos resultados que conseguimos até hoje poderão estar em causa e poderemos andar para trás".
Passos Coelho, recorde-se, estava a discursar três dias depois de o Presidente da República ter enviado para o Tribunal Constitucional para fiscalização preventiva o diploma do Governo sobre a requalificação da função pública.
Para Passos Coelho, que não teve a coragem de propor uma revisão constitucional que legitimasse a sua política, "o problema é o Tribunal Constitucional que não compreende a política fora-da-lei do seu Governo"...
Resumindo, concluindo e abreviando, que não tenho paciência para mais: tudo não passou de propaganda manhosa com penteado e voz de barítono.
sexta-feira, 16 de agosto de 2013
Silly Season nas autárquicas figueirenses... (II)
![]() |
| foto original sacada daqui |
Todos os anos, também na Figueira, a Silly Season ataca os
meios de comunicação social, fomentando a ideia que nada de “importante” se
passa durante o mês de Agosto. A quase limitação do ciclo informativo aos faits
divers tem na origem a ideia instalada que as notícias mais light ainda vendem mais do que a facada e
a socialite.
Em ano de autárquicas, a história contraria esta versão,
pois Agosto é um dos meses predilectos
para todo o tipo de jogadas políticas.
Dado que por aqui, mesmo em Agosto, continuamos atentos, fica o alerta ao senhor presidente, presente e futuro, para o seguinte: “devolver a excelência de outros tempos” à Figueira, não é assim tão fácil. Nos próximos 4 anos, exige-se mais,
muito mais...
Um dia a Figueira vai mudar...
![]() |
| foto de Pedro Agostinho Cruz, sacada daqui |
A Figueira é uma cidade linda.
Ainda há pouco tempo, com a transmissão da etapa da Volta a
Portugal que passou por cá, tivemos oportunidade de ver em directo na RTP1
imagens “fantásticas” – como diria o José Cid – daquela que já não é a Rainha
das Praias de Portugal, mas continua uma cidade de uma beleza imensa.
Apesar dos atentados que sofreu nos últimos 40 anos, o potencial está cá.
Infelizmente, porém, temos sido uma cidade
acomodada e distraída, portanto, vulnerável e
desprotegida ao oportunismo do “forasteiro”
de oportunidade que sabe aproveitar a ocasião...
Somos, também, uma cidade onde o improviso e o desleixo têm tido terreno
fértil para fazer o seu caminho.
Mas, um dia haveremos de acordar. Quando isso acontecer - quando acordármos -, a cidade irá ser
outra.
Mas, isso só acontecerá quando o Povo fizer perceber aos políticos
locais que é ele que determina, o que quer e como quer.
Aí, sim, as coisas mudam mesmo, caso eles não queiram
perder o emprego...
a princesa da matamba
Isabel dos Santos é uma investidora muito respeitada em Portugal por imensa gente bem, pelos media e até plas autarquias: (na Figueira da Foz, por exemplo, a simples menção do seu santo nome bastou para que, em assembleia municipal, se aprovassem alterações ao PDM para exclusivo benefício da Lusiaves, empresa na qual tem, naturalmente, uma participação).
Via O Sítio dos Desenhos
Via O Sítio dos Desenhos
quinta-feira, 15 de agosto de 2013
Anos 70 do século XX...
Fotografia de Alfredo Cunha, divulgada no Facebook, com a seguinte legenda:
quarta-feira, 14 de agosto de 2013
Mais papas e bolos?...
Anda para aí uma onda de euforia.
Falam do crescimento, da recuperação económica, da diminuição do desemprego, dos sinais de luz ao fundo do túnel.
Espero que seja verdade...
Espero que isto não seja tudo fogo de vista e que no final do próximo dia 29 de Setembro, a luz não torne a apagar-se, isto é, termos de continuar a empobrecer para salvar Portugal.
Entretanto, leiam este texto de Gustavo Cardoso.
Ou já esquecemos que a destruição da economia nacional, levada a cabo com entusiasmo, transformou o mercado laboral numa autêntica selva, bem ao gosto dos espíritos neoliberais que por aí rosnam.
O desemprego de longa duração nunca foi tão elevado. Por isso, é natural que as pessoas tenham começado a aceitar o que aparece, sendo que o que aparece é trabalho mal remunerado, sem direitos, e em condições sub-humanas (como acontece na agricultura, o sector económico que mais emprego produziu nos últimos dois anos, quase sempre precário ou sazonal). Receio bem que os pequenos sinais recentemente detectados de crescimento no emprego e na economia, tenham em boa parte que ver com a aproximação das eleições autárquicas e o consequente acelerar de obras e da logística da propaganda eleitoral.
Portanto, creio que ainda é cedo para festejar...
Falam do crescimento, da recuperação económica, da diminuição do desemprego, dos sinais de luz ao fundo do túnel.
Espero que seja verdade...
Espero que isto não seja tudo fogo de vista e que no final do próximo dia 29 de Setembro, a luz não torne a apagar-se, isto é, termos de continuar a empobrecer para salvar Portugal.
Entretanto, leiam este texto de Gustavo Cardoso.
Ou já esquecemos que a destruição da economia nacional, levada a cabo com entusiasmo, transformou o mercado laboral numa autêntica selva, bem ao gosto dos espíritos neoliberais que por aí rosnam.
O desemprego de longa duração nunca foi tão elevado. Por isso, é natural que as pessoas tenham começado a aceitar o que aparece, sendo que o que aparece é trabalho mal remunerado, sem direitos, e em condições sub-humanas (como acontece na agricultura, o sector económico que mais emprego produziu nos últimos dois anos, quase sempre precário ou sazonal). Receio bem que os pequenos sinais recentemente detectados de crescimento no emprego e na economia, tenham em boa parte que ver com a aproximação das eleições autárquicas e o consequente acelerar de obras e da logística da propaganda eleitoral.
Portanto, creio que ainda é cedo para festejar...
Publicidades enganosas..
Em tempo.
... de facto, cá pela Figueira, em 2013, não nos podemos queixar da falta de
alternativas...
Continuamos a falar de "publicidade enganosa"...
Agostinho Branquinho, “o homem certo, no lugar certo”...
O actual Secretário de Estado da Segurança Social, “sem falsas modéstias, o homem certo no lugar certo”, foi consultor do Hospital de São Martinho, em
Valongo, cujo patrão foi agora pronunciado por corromper funcionários da
Administração Regional de Saúde do Norte.
terça-feira, 13 de agosto de 2013
Um dos grandes dramas do nosso tempo...
O texto é de 2009.
O seu autor é Henrique Neto.
Segundo Henrique Neto, "o poder não tem pensamento e quem pensa não tem poder."
Segundo Henrique Neto, "o poder não tem pensamento e quem pensa não tem poder."
Para efeitos eleitorais às vezes é preciso ser demagógico...
“Os dois campos de futebol de piso sintético -- um para
futebol de 11 e outro para futebol de 7 -- na envolvente do Estádio Municipal
José Bento Pessoa (no antigo vulgarmente intitulado campo de treinos da Naval
1.º de Maio), deverão estar prontos a ser pisados por jovens jogadores do
concelho já a partir da primeira semana de Setembro, embora os trabalhos de
requalificação e melhoramento do espaço terminem na última semana de agosto.”
Via Figueira na Hora
Que grande confusão!..
Quiseram-nos vender a ideia do ciclo virtuoso, mas, estamos é na presença de um verdadeiro ciclo vicioso...
A cerca de um mês e meio das eleições autárquicas,
continuamos sem saber se alguns dos principais candidatos, de alguns dos mais
importantes municípios do país podem ir a votos
ou não!..
É o espelho de quem produz a legislação em Portugal: o PS e o PSD que produziram e aprovaram esta peça notável da nossa democracia.
segunda-feira, 12 de agosto de 2013
Silly Season nas autárquicas figueirenses...
“Vamos ao seu encontro”. É este o lema da sede de campanha da candidatura de Carlos Tenreiro à presidência da Junta de Freguesia de Buarcos, inaugurada na passada sexta-feira. Carlos Tenreiro decidiu ter uma sede móvel, nomeadamente uma caravana, como forma de simbolizar bem aquilo que será esta candidatura e aquilo que aquela equipa fará nos próximos quatro anos: ter criatividade, iniciativa e, acima de tudo, estar o mais próximo possível de toda a comunidade da freguesia, independentemente da sua localização geográfica. Saúdo a iniciativa e tenho a certeza de que esta criativa sede de campanha vai ser muito benéfica para a relação dos candidatos com toda a população. (Texto e foto: daqui.)Em tempo.
Ora cá está uma candidatura autárquica que quer trazer uma lufada de ar fresco...
Já agora um pedido: no primeiro jantar-comício não borrem a pintura, sirvam outro prato...
Uma caldeirada, por exemplo. Feijoada à transmontana é que não...
E Mário Soares não diz nada?.. E Seguro não diz nada?.. E os Socialistas do PS não dizem nada?..
“Em Maio deste ano
a maioria socialista da Câmara de Braga, liderada por Mesquita Machado, aprovou
a instalação da estátua de Monsenhor Eduardo Melo Peixoto, mais conhecido como
cónego Melo. Isto depois de a proposta ter sido rejeitada em 2002, seis anos
antes da morte do clérigo (em 2008). A ideia de uma estátua que homenageie o
cónego tem sido promovida desde essa altura por um conjunto de 40 cidadãos de
Braga, que não só financiaram a estátua - desenhada pelo arquitecto Fernando
Jorge - como também a sua instalação na rotunda.
Na altura da
aprovação desta obra, Mesquita Machado considerou que o cónego Melo foi
"um bracarense dos sete costados" e que "tudo o resto deve ser
abstraído". Vítor Sousa, candidato do PS à câmara de Braga, preferiu não
comentar, dizendo ao i que "não alimenta polémicas".
Já a coligação PSD
/CDS absteve-se na votação de Maio, justificando a sua decisão com "uma
questão de princípio". "A autarquia autoriza mas não tem nenhum
envolvimento directo na iniciativa. Entendemos que é uma iniciativa que não
iríamos desenvolver, mas também não íamos obstaculizar" disse Ricardo Rio,
vereador e candidato à presidência da Câmara pela coligação PSD/CDS/PPM.”
Jornal i
domingo, 11 de agosto de 2013
Clube Mocidade Covense elegeu novos Corpos Gerentes
O Clube Mocidade Covense, fundado em 9 de Abril de 1939,
apesar de ter já um grande percurso de
existência, estava a atravessar nos últimos tempos um período de alguma estagnação.
Esta manhã, pelas 11 horas, um grupo de sócios inconformado com a actual
situação, reuniu-se em Assembleia Geral, onde foram eleitos os Corpos Gerentes para o biénio 2013/2015. A saber.
De realçar o gesto do ex-vice-presidente da direcção anterior,
Fernando Santos, que se responsabilizou pela liquidação do saldo negativo herdado –
cerca de 600 euros.
Na oportunidade, outros associados também se disponibilizaram
para ajudar monetariamente a Colectividade.
Foi ontem inaugurada no Parque de Merendas, na freguesia de S. Pedro, a “Feira do Mar e Terra”
O certame conta com 60 stands de artesanato e gastronomia e uma exposição com centenas de fotografias.
O presidente da câmara, João Ataíde esteve presente na abertura deste evento.
Na foto de José Vidal o presidente da edilidade figueirense está a prestar declarações à jornalista do Diário de Coimbra, Bela Coutinho.
As subvenções não são um direito adquirido
Como muito bem lembra a Clara no Expresso. Pelo menos, não são um direito maior e adquirido que os 10% que querem roubar a quem recebe 601 euros por mês. Nesse sentido, é defensável que todos os políticos fiquem sem a sua subvenção pelo exercício de cargos partidários e recebam apenas a reforma que resulte dos seus descontos.
E podem começar por cortar aos que fizeram negócios com o BPN, por exemplo, o Senhor Presidente e o Senhor Ministro. Sim, esse mesmo, o que comprou, para ele a um euro, mas que para a sua “empresa” comprou a 2,2. Um excelente gestor, estou certo. Tão excelente que até é nomeado Ministro.
Pelos Machete’s deste país, acabe-se com a subvenção, com efeitos retroactivos, dos políticos.
"Swaps" ou o lado negro da força
Poderiam ser citadas inúmeras passagens deste texto de leitura
obrigatória de Pedro Santos Guerreiro.
Ficam estas.
“O relato é feito amiúde por "arrependidos" que
largam o vício do dinheiro. Sim, do dinheiro: a banca de investimento paga os
salários mais altos do mundo empresarial. Os salários não, os prémios. Prémios
que dependem de desempenho. Desempenho que depende de angariar lucro. Lucro que
depende muitas vezes de transaccionar risco para os clientes. O português João
Ermida deixou de ganhar milhões por ano no Santader porque já não suportava
olhar-se ao espelho e publicou um livro expiando os seus pecados. O americano
Greg Smith escreveu uma carta memorável, "Porque estou a sair da Goldman
Sachs", retrato cru de uma organização disposta a sacrificar os interesses
de clientes no vórtice da obcecação pelo seu próprio lucro.”
“Os Pais Jorges são peões minúsculos no tropel deste
processo. A sua entrada no Governo até podia ser boa pela razão que leva
empresas de "software" a contratar "piratas": pelo que
sabem. O senhor estatelou-se em mentiras e foi cuspido, num processo político e
mediático que dispersa a nódoa, destruindo peões e a imagem dos partidos, mas
desinteressado do essencial: a preservação das acções políticas de devedores
compulsivos e financeira de credores ardilosos que gerou este escândalo e
gerará o próximo. O regime transformou-se num esquema.”
CDU alerta para problemas ambientais no concelho
O PEV – Partido Ecologista “Os Verdes”, em conjunto com
activistas e candidatos da CDU, realizou no passado dia 8 de Agosto, uma
jornada de observação de problemas ambientais no concelho da Figueira da Foz.
Esta iniciativa contou com dirigente nacional de “Os Verdes”, Miguel Martins,
Ana Barata, candidata do PEV à Câmara Municipal da Figueira da Foz (CMFF) nas
listas da CDU, António Baião, cabeça de lista à CMFF pela CDU e demais
candidatos desta coligação aos vários órgãos autárquicos da Figueira da Foz.
Neste roteiro ambiental a delegação visitou as dunas da
praia de Quiaios, presenciando a emissão de efluentes a céu aberto sem
tratamento, com um odor nauseabundo, muito próximo da depressão intra-dunar com
sinais claros de eutrofização. Face a estas descargas o PEV irá questionar a
breve prazo o ministério que tutela a área do ambiente.
Posteriormente a delegação esteve simbolicamente nas
imediações do aterro sanitário da Figueira da Foz, que já deveria estar com as
duas células completamente seladas, situação que ainda não se verifica na
totalidade.
A jornada ambiental terminou na praia da Costa de Lavos,
onde se observou os sinais e os impactos da erosão costeira, que para além
terem reduzido o areal da praia nos últimos anos, tem colocado em perigo e em
sobressalto a população local, conforme foi referido pelos habitantes da Costa
de Lavos.
foto e texto sacado daqui
Subscrever:
Mensagens (Atom)
















.jpg)








