segunda-feira, 17 de junho de 2013

Europa (Turquia, Portugal, Turquia, Portugal, Turquia, Portugal, Turquia, Portugal, Turquia, Portugal, Turquia, Portugal, Turquia, Portugal...)


Modéstia à parte, a minha homenagem...



Será que percebi bem?.. A RTP só veio por causa de Santana?..

Ipsis verbis

Citando um grande pensador português, Agostinho Silva, aqueles que “nada entenderam do passado, nada podem sonhar para o futuro”.

Em tempo.
Miguel Almeida, ontem,  na apresentação pública da sua candidatura à Câmara Municipal da Figueira da Foz.

Egoismo

"Egoismo não é viver como nós desejamos, é exigir aos outros que vivam como nós desejamos. E o altruísmo é permitir aos outros viver como lhes aprouver, sem se imiscuir nas suas escolhas. O egoismo visa constantemente criar à sua volta uma uniformidade total. O altruísmo considera que uma diversidade infinita é uma maravilha: aceita-a, aprova-a e nela se compraz. Não é egoísta aquele que pensa por si. Quem não pensa por si, não pensa, pura e simplesmente."

Oscar Wilde

domingo, 16 de junho de 2013

Tragédia grega?..

Em 30 anos, a empresa pública grega de rádio e TV (ERT) nunca apresentou contas certificadas. Os partidos do Bloco Central de lá encharcaram-na de militantes. Na informação, serviu governos, incluindo o actual. Quando começaram as privadas, procurou competir no mesmo campo de conteúdos. Perdeu. 

Eu gostava de estar optimista com o futuro da Figueira...

Só a possibilidade de,  em setembro próximo, poder  abrir-se  uma janela de oportunidade,  que trouxesse ar novo e fresco a esta nossa  Figueira,  seria positivo e um bom sinal.
Estamos a pouco mais de três meses de eleições autárquicas e nada que aponte nesse sentido vislumbro no horizonte...
Razoável,  já seria, ao menos, que quem vier a ser  escolhido  pelos cidadãos,  cumprisse com o que vai  prometer  na campanha eleitoral.
Razoável, já seria, ao menos, que,  no  tempo que decorre até 29 de setembro p.f.,   fosse estabelecido de forma clara e transparente  (e depois fosse  cumprido)  um compromisso claro com os figueirenses.
Desde a minha juventude, de forma sentida e profunda, tento mover-me dentro dos princípios  de uma cultura democrática. Esta foi sempre a minha maneira de estar na vida. Por isso, nunca consegui militar por muito tempo em núcleos de interesses de grupo e pessoais.
Tenho  respeito por mim  próprio e pelos outros. Evidentemente, sempre na base de uma cultura de verdade e  honestidade na acção. Daí,  não suportar tentativas de embuste como o SOMOS FIGUEIRA.

Gosto de conviver, mas não sou de convívio fácil. Para mim, o convívio tem de assentar a partir da  igualdade na dignidade e na liberdade, na tolerância, no respeito por cada vida humana.
A vida tem de ser vivida com dignidade. É isso que nos distingue da barbárie.
Por isso, nunca suportei que apontem, com  uma mesquinhez tacanha, baterias aos mais fracos da população, com um discurso moralista à Estado Novo.
Não sejamos hipócritas: as verdadeiras fraudes, as verdadeiras  fugas ao fisco, a dos grandes grupos profissionais e empresariais,  continuam por aí… Intocáveis.

Mas, foquemo-nos na actualidade.
De há dois anos a esta parte, estamos a assistir e somos vítimas,  do núcleo duro que tomou em mão a gestão política do nosso País  (de que as figuras visíveis são o primeiro-ministro  e o ministro das finanças),  que declarou uma guerra de destruição maciça à economia, ao trabalho e à dignidade da nossa vida.
Só alguém com uma cultura de base muito pouco democrática, para não dizer mesmo anti-democrática, pode compreender, aceitar,  pactuar e colaborar com este plano de desvalorização do trabalho e perseguição aos mais vulneráveis, mantendo intocáveis os grandes interesses e as excepções aos cortes.
Qualquer cumplicidade pontual, estratégica, ou de oportunidade,  com o núcleo Passos –Gaspar, jamais será por mim percebida,  aceite e muito menos apoiada.

Já agora e para terminar: aderir,  no momento presente,  a um partido, no caso o PS, que pode muito bem, num futuro relativamente próximo,  vir a coligar-se com este  CDS, que já leva  dois anos de cumplicidade com esta tragédia económica e social, por exemplo, para mim, é um atentado irremediável  à consciência cívica de quem o faça ou venha a fazer.
A não ser que, cultos, argutos e  inteligentes como são, já tenham visto aquilo que eu, pobre e tacanho mortal,  ainda não consegui perceber neste PS de Seguro:  que a cultura de base deste "novo rumo" é um caminho de reabilitação para a tal democracia de qualidade.

Bom domingo

sábado, 15 de junho de 2013

Tenham um bom fim de semana

"a agricultura parece que está viva" 
"ESCLARECIMENTO|
O direito à greve para mim é sagrado, mas os trabalhadores deviam ter o cuidado de não prejudicar ninguém com as suas greves, optando, por exemplo, por fazer greve nos dias de folga ou nas férias - estabelecidos os serviços mínimos em todos os sectores porque ao fim de semana também quero ir à bica e passear no Colombo. Os professores, por exemplo, por que não esperam que termine o ano lectivo, para exercer o seu direito? Não vêem que estão a dar maus exemplos àqueles que têm o sagrado dever de educar?
O direito de manifestação é garantido, mas por que não se manifestam também nas suas casas? A Constituição não diz que é obrigatório o direito de manifestação ser cumprido no meio da rua, pois não? E o perigo dos ultravioletas? E o risco de ficar debaixo de um carro?
O direito de expressão para mim é inalienável, mas não é forçoso que seja sempre exercido em português. Há outras línguas, caramba! Por que não se exprimem em aramaico ou sumério? Com respeito, claro.
E assim sucessivamente. Mé."

Retirado daqui

Todos acabamos por ser vítimas de esteriótipos

As Górgonas são figuras mitológicas, terríveis, com serpentes enredadas na cabeleira.
Fiz  esta associação por causa da imagem diabólica e perversa que querem  passar de mim.
Permitam que responda.
Quando queremos identificar uma pessoa, difícil de detalhar e compreender, a melhor maneira é encontrar uma definição que simplifique as coisas.
Começou há muito tempo...
Primeiro, era «sempre do contra».
A certa altura passou a achar-se que «eu era perverso».
As pessoas dadas ao epigrama, aos aforismos, que não são exactamente maneiras convencionais de ver as pessoas e o mundo, são tidas por perversas.
Perversidade no fim de contas é o que não é convencional. Então, a civilização é uma perversidade!
A pureza verdadeira é o homem das cavernas.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Che Guevara


Festejemos a data de nascimento do CHE - 14-06-1928.

Um Homem com um enorme coração, que apenas queria mais justiça no mundo.
A sua morte veio dar mais vida e força à sua mensagem.
Hasta Siempre!..

Pedro Santana Lopes

"... onde vi, até hoje, o ministro da Educação ser mais assertivo foi com um seu ex-colega de Governo que estava de saída." 

Daqui

Muito bem: eles que limpem a própria merda…

O PS, a CDU e o Bloco de Esquerda recusaram fazer parte das comissões instaladoras das freguesias que viram o território alterado no âmbito da reorganização administrativa. O executivo da Junta de Buarcos também não se faz representar.
A decisão foi anunciada na conferência de líderes da Assembleia Municipal (AM) da Figueira da Foz. Esta posição da esquerda transfere o ónus político para os autores da proposta conjunta aprovada pela assembleia em outubro último, que se saldou pela eliminação de quatro freguesias (S. Julião, Brenha, Santana e Boda do Campo) e alterações geográficas noutras quatro.”

A vida continua

Nenhum dia é igual ao outro.
As pessoas continuam a surpreender-me. 
Contudo, hoje estou particularmente bem disposto.
Sinto-me cada vez mais paciente.
Com as pessoas.
Com a Figueira.
Com a minha Aldeia.
Até com o estado do tempo neste mês de junho.
Não consigo  é arranjar paciência para esta classe política do mais do mesmo.
Continua a inércia. A receita é sempre a mesma.
Em todos os partidos. Da direita à esquerda.
A malta, nota-se, anda desmotivada.
E,  os escassos que se manifestam,  fora das capelinhas partidárias, não têm efeito absolutamente nenhum: andam a pregar no deserto.
Pior:  ainda têm  de gramar com o sorriso cínico e jocoso da classe política e "mordidelas" dos “cães de fila”.
Tenho pena  por constatar que o sentimento vigente é de que não há nada a fazer.
Não se vislumbra uma luz ao fundo do túnel.
Os políticos não  são todos iguais, mas quando é que  a justiça  chama a contas os responsáveis do estado em que nos encontramos?
Como entender, que  haja pessoas sem possibilidades financeiras,  até para enterrar um familiar?
Como entender,  que a comunicação social  dê tempo de antena àqueles que nunca tiveram dificuldades na vida e ainda dão palpites sobre como sobreviver neste país?
Estou farto  destes gajos todos. Já nem consigo ver televisão e  ouvir rádio.
E  cada vez tenho menos paciência para olhar para os jornais.

Gostavas de ter o Gaspar em presidente da câmara?..

Se assim o quiseres,  vota PSD + CDS nas próximas autárquicas.
Se não queres, é fácil: não votes nestes partidos.
Nas próximas autárquicas, a 29 de Setembro, não vou votar em Gaspar para presidente da Câmara.
Mas, isso sou eu. Cada um é que sabe da sua vidinha…

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Cabras na cidade?.. Credo!.. Cimento, cimento, cimento…cimento...

Num texto magnífico, hoje publicado no jornal AS Beiras, que eu li na edição papel e vou tentar trazer aqui um resumo tanto quanto possível fiel, fiando-me na minha memória, Rui Curado da Silva lembra “que nos anos 60 do século passado a Figueira teve o privilégio de ter o aquitecto Alberto Pessoa e o paisagista Ribeiro Telles a pensar a cidade”.
Imaginaram “2 corredores verdes a acompanhar 2 pequenos cursos de água com origem na Serra. Um,  atravessava as Abadias, terminando no rio; o outro, corria até ao mar, atravessando o Vale da Ponte do Galante”.
No mesmo texto que estou a tentar resumir de memória, Rui Curado da Silva ressaltava que “os espaços verdes, em que a natureza trabalha por sua conta,  são naturais e comuns em  cidades alemães e na Europa do norte”.
Aqui na Figueira, ao que parece, outro dia foi um escândalo, para  certas pessoas, ver cabras a pastar nas Abadias!..
“Curiosamente – continuando a  citar de memória Rui Curado da Silva – houve quem se escandelizasse com as cabras, mas aprovou a urbanização e o hotel que assassinaram o corredor verde do Galante”.

Em tempo.
Polémicas à parte,  quando é que a  nova e moderna unidade hoteleira de quatro estrelas, com vistas para o mar e com a praia no outro lado da rua entra em funcionamento?
Com cerca de cinco dezenas de metros de altura, o edifício impõe-se à paisagem urbana da marginal oceânica, pelas dimensões e pela arquitectura.
A estalagem de 4 estrelas está mesmo a fazer falta, pois com a desmesurada procura que por aí anda, carradas de hóspedes (hoje, chama-se cliente a este tipo de freguesia…) poderão ser devidamente albergados e deliciar-se com a panorâmica sobre a marginal da cidade, a cavalo em 50  andaresque  deve ser  formidável, não nego, pelo menos enquanto  não há  mamarrachos iguais a empecê-la.
O mais será uma questão de gosto urbanístico. Ou de falta dele.

E se te olhasses ao espelho?..

Passos critica troika por dar “espectáculo público” com divergências internas...

Em dia de Santo António

Ó Santo António, meu velho,
Sei que gostas de animais
Pede lá ao coelho
Que não nos roube mais

Anda daí bailar
Nesta noite de folia
Ma não queiras p'ra teu par
O marido da Maria

És um santo popular
Tens fama de casamenteiro
Serás capaz de casar
O Portas trampolineiro?

Já não posso mais rimar
Estou muito mal disposto
Avistei ali o Gaspar
Vem aí mais um imposto
...


Daqui

"Já está habituado a dificuldades..."

Pedro Santos é o novo treinador da Naval.

O dia é de sardinhas mas a dieta tem sido outra...


Marcação da data das autárquicas 2013

“Maioria PSD/CDS quer eleições autárquicas a 22 de Setembro”.
“O PS prefere a data de 13 de Outubro, assim como o BE…”
 “O PCP considera que o dia 6 de Outubro seria a data ideal, já que no dia 13 muito católicos se deslocam em peregrinação a Fátima…”
“Para o PEV,  qualquer um dos dois domingos de Outubro é uma boa data…”

Daqui

Santana amigo, no domingo o povo da Figueira vai estar contigo...

Uma das observações interessantes que se podem tirar, desde já,  das próximas eleições autárquicas, na Figueira,  é que os partidos no poder caíram em descrédito.
O candidato Miguel Almeida tenta a todo o custo apresentar-se como candidato apartidário, apagando,  na medida do possível,  o apoio do PPD/PSD (o seu partido desde pequenino…) e o CDS/PP.
Nos dias que correm,  é vulgar ouvir as pessoas a criticarem os partidos como se eles fossem a raiz de todos os males.
É natural que isto aconteça.
Quer o PSD de Passos Coelho,  quer o CDSS de Paulo Portas,  depois de ganharem as eleições legislativas fizeram tudo ao contrário do que tinham prometido.
Há cerca de 2 anos, que me lembre, talvez um dos únicos militantes do PSD que não tenha alinhado muito nisto foi Santana Lopes e, por acaso, ou talvez não, foi rapidamente colocado na Misericórdia de Lisboa.
Mas, voltando à Figueira.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

E pronto...

António Baião é o candidato à Câmara Municipal da Figueira da Foz pela CDU.
 Silvina Queiroz encabeça a lista à Assembleia Municipal.

Via Figueira na Hora

Antes de mais, deixe-me congratulá-lo pelo seu inegável bom gosto humorístico...


Ministro da Economia escangalha-se a rir com gozo ao Ministro das Finanças...

Porque sim e porque não..

Há dinheiro para pagar os subsídios de férias aos trabalhadores dos organismos públicos?
Claro que há.
Mas paga-se quando vence?
Claro que não.
Porquê?
Porque sim
Porque não
E pronto.

Prémio de Caricatura para Fernando Campos


A Caricatura acima de Fernando Campos (OUTRA MARGEM orgulha-se de contar com a colaboração do artista figueirense desde 2006) foi Prémio Especial do Júri "Correia Dias", no XV Salão Luso-Galaico de Caricatura/Douro 2013. 
Ao certame concorreram 74 trabalhos de 40 artistas. 
Parabéns.

Cova-Gala: novo fôlego (II)

Depois de um período de indefinição directiva o "Grupo Desportivo Cova-Gala está vivo e bem vivo”.

ASSEMBLEIA GERAL

Presidente: Fernando Costa
Vice-Presidente: António Agostinho

DIRECÇÃO
Presidente: Fábio Silva
Vice-Presidente: Pedro Mano

CONSELHO FISCAL
Presidente: João Camarão
Vice-Presidente: Rui Camarão

Não sei se alguém já sonhou algo igual…


Em tempo.
O efeito impediu-o de realizar algumas atividades do dia-a-dia, como ir buscar o jornal ou andar de mota, e comparecer em eventos familiares em que o “homo-erectus” não se sentisse constrangido.

O mundo está perigoso

Aos 29 anos, Edward Snowden (ex-colaborador da CIA, namorada bonita, casa no Havai) tramou a sua vida: divulgou documentos que demonstram que o governo americano vigia tudo o que são comunicações eletrónicas não só entre os seus cidadãos, mas em todo o mundo, através de contas pessoais em coisas tão "inocentes" como Google, Facebook ou Skype.

Confiar na sorte

Por vezes, dou por mim a pensar que, certos figueirenses, olham a Figueira, como eu jogo no euromilhões: deixo a mão ser comandada por essa outra qualquer coisa que me é alheia.
Até hoje, os números por mim escolhidos não têm sido mais que sequências frustradas, semana após semana, ou quando me lembro de tentar a sorte.
No entanto, nas vezes que jogo, tenho esperança que esses palpites  me levem  um dia a um porto desconhecido.
Abastado, sem dúvida alguma.
Temos de continuar a confiar na sorte.
Como eu entendo certos figueirenses…

Reabriu o café Nau

Depois de alguns meses encerrado, reabriu na passada terça-feira a “velha Nau”, um dos  cafés míticos da Figueira da Foz.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Nelson Mandela, mais do que um Homem maior do que a vida, um monumento à dignidade humana e à capacidade de resistir à injustiça


Desilusão…

Na Figueira, não vivemos tempos nada optimistas.
Os tempos estão difíceis  para gente que queira teimar em confiar no futuro.
A Figueira é pior que  “merda de cão”, que é coisa que,  aliás,  abunda nos passeios…
Só quando a Figueira está claramente a cheirar mal é que, então, o figueirense olha para as cartas que tem e, mesmo assim,  pensa que pode ser que o baralho lhe traga qualquer coisita...
Sempre foi assim: nunca mexemos uma palha para modificar o rumo do jogo.
Mais uma vez,  uma verdadeira alternativa autárquica para a Figueira ficou adiada...
Face aos cenários previsíveis -  uma coligação de direita, camuflada de Somos Figueira!.., e uma direita conservadora do PS -  os figueirenses não terão direito a uma verdadeira alternativa...
A meu ver, era inadiável, necessário, útil, imprescindível e urgente uma coligação de esquerda: CDU + BE + Cidadãos Independentes.
Eleger um vereador, pelo menos, dependia de nós...
Não quiseram…
Isso, vai  continuar  a pagar-se caro…
Mas, um dia isso vai acontecer… 

No bom caminho

“Tavares já é militante do PS”, é notícia hoje no jornal AS Beiras.
“Sentia alguma injustiça da parte de alguns militantes do PS, partido para que trabalho há muitos...”, disse o vereador.

Em tempo.
Esta notícia, para além de contrariar o cenário pessimista que – não eu... - muitos vinham pintando sobre os partidos na Figueira, demonstra que o nosso suposto atraso cultural não é mais do que uma mera falácia.
Esta  preciosa notícia faz-me acreditar que o nosso concelho, afinal, está no bom caminho...

Nem mais..

O Grupo Desportivo Cova-Gala foi o grande vencedor do Torneio de Iniciados Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz que se realizou no fim-de-semana passado no Centro de Estágio Rosa Náutica


1º Grupo Desportivo Cova-Gala/2º Grupo Desportivo Samora Correia 
3º União Desportiva da Gândara/4º Atlético Clube Montemorense 

Outros pormenores aqui.