quarta-feira, 12 de junho de 2013

Porque sim e porque não..

Há dinheiro para pagar os subsídios de férias aos trabalhadores dos organismos públicos?
Claro que há.
Mas paga-se quando vence?
Claro que não.
Porquê?
Porque sim
Porque não
E pronto.

Prémio de Caricatura para Fernando Campos


A Caricatura acima de Fernando Campos (OUTRA MARGEM orgulha-se de contar com a colaboração do artista figueirense desde 2006) foi Prémio Especial do Júri "Correia Dias", no XV Salão Luso-Galaico de Caricatura/Douro 2013. 
Ao certame concorreram 74 trabalhos de 40 artistas. 
Parabéns.

Cova-Gala: novo fôlego (II)

Depois de um período de indefinição directiva o "Grupo Desportivo Cova-Gala está vivo e bem vivo”.

ASSEMBLEIA GERAL

Presidente: Fernando Costa
Vice-Presidente: António Agostinho

DIRECÇÃO
Presidente: Fábio Silva
Vice-Presidente: Pedro Mano

CONSELHO FISCAL
Presidente: João Camarão
Vice-Presidente: Rui Camarão

Não sei se alguém já sonhou algo igual…


Em tempo.
O efeito impediu-o de realizar algumas atividades do dia-a-dia, como ir buscar o jornal ou andar de mota, e comparecer em eventos familiares em que o “homo-erectus” não se sentisse constrangido.

O mundo está perigoso

Aos 29 anos, Edward Snowden (ex-colaborador da CIA, namorada bonita, casa no Havai) tramou a sua vida: divulgou documentos que demonstram que o governo americano vigia tudo o que são comunicações eletrónicas não só entre os seus cidadãos, mas em todo o mundo, através de contas pessoais em coisas tão "inocentes" como Google, Facebook ou Skype.

Confiar na sorte

Por vezes, dou por mim a pensar que, certos figueirenses, olham a Figueira, como eu jogo no euromilhões: deixo a mão ser comandada por essa outra qualquer coisa que me é alheia.
Até hoje, os números por mim escolhidos não têm sido mais que sequências frustradas, semana após semana, ou quando me lembro de tentar a sorte.
No entanto, nas vezes que jogo, tenho esperança que esses palpites  me levem  um dia a um porto desconhecido.
Abastado, sem dúvida alguma.
Temos de continuar a confiar na sorte.
Como eu entendo certos figueirenses…

Reabriu o café Nau

Depois de alguns meses encerrado, reabriu na passada terça-feira a “velha Nau”, um dos  cafés míticos da Figueira da Foz.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Nelson Mandela, mais do que um Homem maior do que a vida, um monumento à dignidade humana e à capacidade de resistir à injustiça


Desilusão…

Na Figueira, não vivemos tempos nada optimistas.
Os tempos estão difíceis  para gente que queira teimar em confiar no futuro.
A Figueira é pior que  “merda de cão”, que é coisa que,  aliás,  abunda nos passeios…
Só quando a Figueira está claramente a cheirar mal é que, então, o figueirense olha para as cartas que tem e, mesmo assim,  pensa que pode ser que o baralho lhe traga qualquer coisita...
Sempre foi assim: nunca mexemos uma palha para modificar o rumo do jogo.
Mais uma vez,  uma verdadeira alternativa autárquica para a Figueira ficou adiada...
Face aos cenários previsíveis -  uma coligação de direita, camuflada de Somos Figueira!.., e uma direita conservadora do PS -  os figueirenses não terão direito a uma verdadeira alternativa...
A meu ver, era inadiável, necessário, útil, imprescindível e urgente uma coligação de esquerda: CDU + BE + Cidadãos Independentes.
Eleger um vereador, pelo menos, dependia de nós...
Não quiseram…
Isso, vai  continuar  a pagar-se caro…
Mas, um dia isso vai acontecer… 

No bom caminho

“Tavares já é militante do PS”, é notícia hoje no jornal AS Beiras.
“Sentia alguma injustiça da parte de alguns militantes do PS, partido para que trabalho há muitos...”, disse o vereador.

Em tempo.
Esta notícia, para além de contrariar o cenário pessimista que – não eu... - muitos vinham pintando sobre os partidos na Figueira, demonstra que o nosso suposto atraso cultural não é mais do que uma mera falácia.
Esta  preciosa notícia faz-me acreditar que o nosso concelho, afinal, está no bom caminho...

Nem mais..

O Grupo Desportivo Cova-Gala foi o grande vencedor do Torneio de Iniciados Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz que se realizou no fim-de-semana passado no Centro de Estágio Rosa Náutica


1º Grupo Desportivo Cova-Gala/2º Grupo Desportivo Samora Correia 
3º União Desportiva da Gândara/4º Atlético Clube Montemorense 

Outros pormenores aqui.

Provedor da Misericórdia da Figueira dispensa presença de candidatos no Santo António

O provedor da Misericórdia – Obra da Figueira dispensa a presença dos candidatos às próximas eleições autárquicas nas festas de Santo António, organizadas pela instituição.
“Além dos devotos de Santo António, que nunca faltaram, de quatro em quatro anos, em tempo de eleições, aparecem os “de votos”, cuja presença oportunista dispensamos de boa vontade”, disse Joaquim de Sousa.
“Como há vários anos que vou aos festejos de Santo António, também acho que ele tem razão”, respondeu Miguel Almeida, candidato da coligação “Somos Figueira”. João Ataíde, candidato do PS, optou por não pronunciar-se sobre o assunto.


Via  AS BEIRAS

CDU vai apresentar candidatura


domingo, 9 de junho de 2013

Sabe bem estar vivo

Estar vivo,  é ter a capacidade de  conseguir continuar a manter a possibilidade de surpreender  e a surpreender-se todos os dias.
Todos vivemos momentos de  desânimo e de  tristeza.
Mas, mesmo nesses momentos mais difíceis,  estar aberto e disponível  à surpresa é fundamental.
Obriga a um esforço redobrado, temos de  persistir em  acreditar que a vida vale a pena, que  a vida continua a ter  sentido e  objectivo.

Sem isso,  ficamos obcecados pelo controlo de tudo o que se desenrola à nossa volta…

OBVIAMENTE...

...  o maior adversário deste governo PSD/CDS é a lei.
Obrigado dr. Marques Mendes pela lembrança...

É SÓ DEIXA-LOS POUSAR


"Alguns dos que mais rasgaram as vestes quando, em protesto contra os desvios políticos e programáticos no PSD, coloquei o símbolo do partido de pernas para o ar (na realidade eram eles que o viravam do avesso...), hoje fazem campanhas eleitorais fugindo como o Diabo da cruz de serem identificados pelo símbolo do PSD e pelas suas cores. Não posso deixar de notar a ironia do destino, assim como a sólida verdade... de que o material tem sempre razão."

Cova-Gala: novo fôlego

Depois de um período de indefinição directiva o "Grupo Desportivo Cova-Gala está vivo e bem vivo”: Fábio Silva vais ser o novo presidente.
Para a próxima época o clube da margem sul vai contar com seis equipas e cerca de 120 atletas.
A saber:  Traquinas, Benjamins, Infantis, Iniciados, Juvenis e Seniores.
Rui Camarão será o treinador dos seniores. O plantel será composto na sua maioria por atletas que já passaram pelo clube, explicou Fábio Silva: “Rui Camarão é o meu treinador. Ganhei com ele e vamos voltar a ganhar. O plantel será formado por jogadores que já passaram pelo Cova-Gala, e claro por jogadores da Terra. É um regresso a casa.”
Para além das naturais dificuldades financeiras as instalações do clube têm necessidade de algumas obras devido aos danos causados pelo temporal de 13 de Janeiro passado, nomeadamente "o arranjo da iluminação, o muro norte e a bilheteira”.

Bom domingo

sábado, 8 de junho de 2013

Esta não, camarada, esta não...

"Somos contra a limitação de mandatos, seja qual for a interpretação que dela se faça", diz o líder comunista Jerónimo de Sousa.

Álvaro Magalhães está triste pelo afastamento da Naval dos campeonatos profissionais…

«Não sou eu que vou explicar. Penso que a nível desportivo, atletas e treinadores tiveram um bom comportamento. Conseguimos manter a equipa duas vezes na mesma época, após nos terem sido retirados pontos. Só o presidente pode explicar o que se passou», disse o técnico, juntando: «É uma situação triste, sobretudo para a cidade que não merecia perder a sua equipa. Custa assistir a um cenário destes num clube com história.» 

Via A BOLA

O estado da Figueira?.. Também, mas, a meu ver, mais do que isso: o estado de Portugal…

Hoje de manhã, no espaço de breves minutos,  pedem-me um euro -  porque está no desemprego (sem subsídio)…
Pouco depois - pedem-me um cigarro…

Enfim, ainda bem que continua a chover...


Assim, sempre vai sendo possível "tapar  o fracasso com a chuva"...

Avenida 12 de julho, Gala, Figueira da Foz


Paulo Morais…

“Se as pessoas tivessem ideia da forma como estão em permanência a ser roubadas não só ia ter manchetes todos os dias como íamos ter revoluções todos os dias. O chumbo de quatro normas do Orçamento pelo Tribunal Constitucional terá representado um buraco de mil milhões de euros. Isso foi só o que o Estado português pagou a mais pelas PPP rodoviárias num ano. Nem foi o que pagou, foi o que pagou a mais”.
O vice-presidente da Transparência e Integridade diz que um de quatro políticos foi corrupto no caso dos submarinos
A entrevista era para ter sido feito às 11h do dia seguinte, mas Paulo Morais teve de mudar os planos por mais uma vez ter sido chamado como testemunha num processo. É assim desde que se tornou uma das principais vozes contra a corrupção em Portugal. Vice-presidente da Associação Transparência e Integridade - pela qual não recebe nada, nem sequer ajudas às deslocações - lançou há uma semana o livro "Da Corrupção à Crise". Já perdeu a conta às chamadas que recebeu de políticos indignados com o que diz. Às vezes, desliga-lhes o telefone.
Mas, "há políticos honestos?"
"Há, claro que há. Eles dividem-se em três grupos: os corruptos são uma minoria - serão 10% e 15% - só que é uma minoria que manda na maioria do dinheiro. Depois, há do outro lado da vida pública, um pequeno grupo de resistentes. No meio há uma quantidade imensa de cúmplices que são medrosos, têm medo de perder as poucas migalhas que têm pelo facto de serem políticos. Dá um estatuto social nalguns locais, uns bilhetes para o cinema e para o teatro, consegue-se mais depressa fazer obras na casa da sogra."
Para ler a entrevista, clicar aqui.

ONTEM FOI APROVADA, POR UNANIMIDADE, UMA RECOMENDAÇÃO DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA PARA O GOVERNO PORTUGUÊS NO SENTIDO DA SALVAGUARDA E VALORIZAÇÃO DA PESCA PORTUGUESA DE "CERCO E ALAR PARA TERRA" LEGALMENTE DESIGNADA "ARTE-XÁVEGA"

Tanto quanto se sabe, foi a primeira vez que, na área da Agricultura e Pescas, uma medida teve aprovação por unanimidade na Assembleia da República Portuguesa.
Tudo isto só foi possível devido à movimentação, em primeiro lugar, dos próprios pescadores — que são quem, agora, tem o mérito e merece o louvor principal (por, finalmente, terem conseguido unir-se, a nível de Portugal inteiro, e terem criado a Associação Portuguesa de Arte-Xávega - APX, coordenada por José Vieira e com sede nacional na Praia de Mira) —, e, em segundo lugar, à Câmara Municipal de Mira (que, para além de ser aquela que em Portugal sempre tinha feito tudo, desde há décadas, por este tipo de pescadores, desde o útil, como uma Lota, até ao simbólico, como um Monumento com Estátuas de Bronze, foi aquela que, agora, em 2012-2013, os recebeu, os enquadrou e os ajudou a organizarem-se para este combate vitorioso). E merece também louvor a maneira como a proposta parlamentar inicial do PS foi avançada, e discutida, e aberta a consensos e diálogos, e a maneira como os grupos parlamentares dos outros partidos políticos apresentaram depois as suas próprias propostas, e as discutiram, e a maneira como todos concordaram em baixar à comissão especializada onde veio a ser possível o diálogo e o consenso final (quando, por fim, depois destes meses, mantendo-se os pontos da sua proposta de que o grupo parlamentar do PS nunca abdicou, e sendo isso aceite pelos outros partidos políticos, foi possível aprovar uma forma final com total consenso e unanimidade, num exemplo meritório de união, clarividência e elevação parlamentar).
Estas medidas imediatas — regime derrogatório, alargamento da rede de infraestruturas, e sobretudo criação de um REGIME DE EXCEPÇÃO —, agora recomendadas pela Assembleia da República ao Governo português, em 07.06.2013, fazem todo o sentido. Elas significam a possibilidade de venda do pescado do primeiro lanço de pesca, sem ter que ser rejeitado para o mar já morto (mesmo que seja pequeno), a possibilidade da venda directa em simples "cabaz de peixe"(considerada como modernidade, num espírito de "small is beautiful"), a criação de mais lotas locais para a "Arte-Xávega" semelhantes à lota construída pela Câmara Municipal de Mira desde 2008 na Praia de Mira. E, sobretudo, elas significam o mais importante de tudo: a aplicação à "Arte-Xávega" de um regime de excepção transitório (enquanto durar a vigência da Comissão ministerial de Acompanhamento da Pesca com Arte-Xávega, e em termos semelhentes ao que já acontece com alguns outros tipos muito específicos de pequenas pescas, na Europa, e até mesmo em Portugal [rio Minho])… para assim se dar tempo a que, entretanto, o Governo português solicite e consiga da União Europeia um regime de excepção definitivo, por razões culturais e históricas, que possa finalmente salvar, e levar ao Futuro, esta prática cultural ancestral portuguesa, esta emblemática"Arte" daqueles que são "os mais pobres dos pobres" e que faz parte do Património Cultural Marítimo e da Identidade Nacional de Portugal.
Estas medidas, poderão ser as que vão contribuir para aquilo que, neste momento, era o mais essencial e urgente: salvar, no presente imediato, este valor ancestral e colectivo, tão emblemático de Portugal; mas que, desde há tanto tempo, se encontrava tão ameaçado e tão indefeso (e que, recentemente, no ano de 2012, ainda estava a ser mais perseguido e asfixiado).

Nota:
Esta postagem só foi possível graças às informações  enviadas por Alfredo Pinheiro MarquesDirector da associação científica privada sem fins lucrativos Centro de Estudos do Mar e das Navegações Luís de Albuquerque-CEMAR (Figueira da Foz e Praia de Mira), que, desde há dezoito anos, se tem preocupado com esta temática, e desde há dezasseis (16) anos a transformou numa das suas principais bandeiras e num dos seus principais campos de acção — a salvaguarda daquilo que considera uma parte importante, quantitativamente tão pequena, mas qualitativamente tão grande, do Património Cultural e da Alma Marítima Portuguesa.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

AOS 50 JÁ NÃO SE TOMA BANHO DE BOXERS

”crescemos com o mito do tamanho, e com a idade, que o tamanho não importa, o que é verdade. No entanto, não há um homem que optasse por ter um chouricito manhoso. Mesmo as mulheres, que são quem divulga mais a tese que o tamanho é secundário, se conhecerem um rapaz "azarado", são capazes de ir contar às amigas mais próximas, a "míngua" que lhes apresentaram.

O tamanho não conta, mas foi dos temas mais falados e satirizados de sempre. Tanto que existe a necessidade de dizer repetidamente que não importa. Já repararam que quando se vê um homem com um "coisito", toda a gente se ri ou brinca, sejam homens ou mulheres? Se for um grande, "eláaaaaaaa"! Não há sorrisos! Só admiração, respeito e até incómodo! "Sim senhor, isto faz mossa...". Depois do primeiro impacto, as mulheres dizem que é muito grande, porque fica mal dizer o contrário, e os homens, porque 90% ficam abaixo "humilhado"daquele registo, não se manifestam ou dizem, "não é trabalhador"... O homem deprecia sempre. Ninguém gosta de ser ". O que fica calado ou sorri é porque aos 12 anos, o nudismo para ele, numa praia apinhada, não oferecia incómodo, só orgulho.”

Comunicado da Naval SAD

Para ler clicar aqui.

Gostava de poder rir, mas o assunto é trágico...

É altura de "levantar a voz" à troika, pede o CDS ...

Enfim, junho... e continua a chover!..

imagem sacada daqui

Gaspar, há pouco, no Parlamento: 

Ora digam lá que não tenho bom gosto...

Já gostava de Ana Drago.
Mas, sendo assim, o que desconhecia, gosto muito mais!