segunda-feira, 22 de abril de 2013
Depois, mandaram a conta aos aos trabalhadores (públicos e privados…), reformados, pensionistas, desempregados e doentes…
Coisas de um Portugal porno, onde gestores amadores de
nomeação política, com o fetiche "administrador de uma grande
empresa", ávidos em apresentar resultados que lhe permitam saltar para o
privado, e que tratam as empresas públicas como objectos de recreação…
Em tempo.
domingo, 21 de abril de 2013
O futebol é assim...
O Benfica deu esta noite um passo de gigante rumo à conquista do título.
Frente ao Sporting, no Estádio da Luz, as "águias" foram mais eficazes e venceram por 2-0.
Arbitragem duvidosa de João Capela, que não assinalou três possíveis lances de grande penalidade a favor do Sporting.
Tinha-o visto arbitrar quarta feira na Figueira o jogo entre a Naval e o Marítimo B e não gostei.
Falta-lhe muita coisa para ser um árbitro, sobretudo falta-lhe saber marcar penaltis.
Frente ao Sporting, no Estádio da Luz, as "águias" foram mais eficazes e venceram por 2-0.
Arbitragem duvidosa de João Capela, que não assinalou três possíveis lances de grande penalidade a favor do Sporting.
Tinha-o visto arbitrar quarta feira na Figueira o jogo entre a Naval e o Marítimo B e não gostei.
Falta-lhe muita coisa para ser um árbitro, sobretudo falta-lhe saber marcar penaltis.
Dos Açores à Figueira vai ser só um saltinho…
Nos Açores, em setembro passado, Berta Cabral, a candidata
do PSD nas eleições regionais, em plena campanha eleitoral, dizia a demarcar-se do líder do partido.
Agora, passados pouco mais de seis meses, Berta Cabral, que perdeu as eleições, foi nomeada secretária de Estado da Defesa...
Miguel Almeida, candidato do PSD à Câmara Municipal e também na qualidade de
actual vereador PSD, disse, logo a seguir ter sido nomeado candidato cabeça de lista do PSD às próximas autárquicas, nitidamente a
demarcar-se do líder do partido, em finais de março passado: “sou vereador para
defender os interesses dos figueirenses e
não o partido (que lidera a coligação do actual Governo)”.
Querem continuar a acreditar no pai natal?...
Pois continuem…
Porque hoje é dia de Sócrates
“Ninguém que saiba um pouco de economia, ou mesmo de
ciências sociais, alguma vez se lembraria de tentar avaliar o papel de De
Gaulle no crescimento económico francês. Ou o papel de Edward Heath na crise
que atingiu a Grã-Bretanha no início dos anos 1970. Ou o papel de Salazar na
idade de ouro da economia portuguesa (1950-73). Visto com alguma distância,
tudo isto parece - e é - absurdo. A razão é que, com alguma perspectiva
histórica, as pessoas rapidamente se apercebem que o número de factores em
jogo, em qualquer momento histórico, ultrapassa a acção de um
primeiro-ministro, ou mesmo de um governo. Se essas coisas fossem fáceis de
interpretar, tudo seria sempre claro, taxativo e sem lugar a discussão. Ora o
mesmo se passa no tempo presente. A discussão sobre a responsabilidade de um
primeiro-ministro é sempre fortuita. Os que gostam dele dizem que ele foi bom e
apresentam uns factos e uns números, e os que dele não gostam apresentam outros
factos e outros números, numa discussão necessariamente inconclusiva. Sócrates,
ao vir à televisão defender o seu consulado, armou a melhor armadilha que podia
ter armado. Com dois anos de preparação, uma grande ambição e, porventura,
alguma ajuda, só poderia trazer factos e números verdadeiros. Algo tão fácil
como dizer crescimento ou dívida. E todos os opositores lhe caíram em cima, com
outros factos e outros números. É uma discussão sem fim, pois o exercício será
sempre inconclusivo. Ao fazer o que fez, Sócrates conseguiu pôr-se no centro
das atenções e colocar a discussão no terreno que mais lhe convém. E, pelo
caminho, desviar-nos daquilo que verdadeiramente deve ser escrutinado. Um
político deve ser avaliado, em primeiro lugar, pela sua forma de fazer
política.”
sábado, 20 de abril de 2013
Fado
Já tenho idade para ter juízo.
Contudo, há qualquer
coisa que sempre me inquietou e me continua
a impelir a não ficar parado e a tentar inovar
permanentemente.
Melhor.
Talvez não se trate de inovar, mas de lidar no presente, com
as ferramentas de hoje.
Só que, o hoje, está sempre a mudar.
E quem vive o hoje, corre o risco de ser acusado de
progressista. Por vezes, também de comunista.
Confesso: há uma parte do passado, do meu País, da minha cidade
e da mina Aldeia, que não me interessa.
Mas, que não esqueço.
Continuamos um País atrasado.
Cada vez mais atrasado, velho, retrógrado e cinzento.
Mas, gosto de Fado.
De ouvir, entre
outras e outros, Aldina Duarte…
E com
ela lá vem o Fado. O Fado de hoje. Que é
igual ao de ontem.
Mas completamente diferente.
O mesmo, infelizmente, não se passa com o País, que está a ficar cada
vez mais igual ao antigamente.
Troca
No próximo dia 21 a UGT troca de liderança.
Entra um tal de Carlos Silva e sai o tal João Proença.
Durante cerca de 18 anos, Proença teve um papel importante: foi a marioneta de serviço no suporte do regime para cortar nos direitos dos trabalhadores.
Chegou a hora de mudar alguma coisa, para tudo poder continuar na mesma por aqueles lados…
sexta-feira, 19 de abril de 2013
Autárquicas 2013 na Figueira... (da série, o que já lá vai e o que ainda aí vem…)
Para o ano de 2013,
foram estabelecidos os seguintes
períodos de defeso para a Pesca no rio Mondego de lampreia.
- Para a pesca de lampreia, de 24 de fevereiro a 5 de março
e de 16 de abril a 20 de dezembro;
- O período de defeso da lampreia estabelecido no Despacho n.º 31596/2008, de 26 de novembro de 2008, termina, em 2012,
a 20 de dezembro, iniciando-se a safra a partir do dia seguinte.
- Entre 24 de fevereiro e 5 de março e entre 22 de abril e 1
de maio, para além da interdição da captura, manutenção a bordo, descarga e
primeira venda de exemplares das espécies em defeso capturadas em águas
interiores não marítimas no Rio Mondego, é interdito calar redes de tresmalho
de deriva e de fundo e as asas das estacadas dirigidas à pesca de lampreia e
devem ser retiradas ou unidas e a rede levantada por forma a impedir a captura
de peixes. (Clique para ver Despacho n.º 1313 de
2013 de 22 de Janeiro).
Entretanto, em finais de Fevereiro passado, Miguel Almeida veio à boca de cena.
Hoje, li o seguinte no Diário de Coimbra.
Isto, quando toda a gente,
minimamente conhecedora do assunto, sabe
que “depois de Abril, por já ter desovado, a lampreia deixa de ter valor.”
Em tempo.
Às vezes a política é feita com autenticidade, sinceridade e verdadeiramente, mas é raro tal acontecer.
Ás vezes a política
tem coerência, mas é raro tal acontecer.
Ás vezes os políticos
são genuínos, mas é raro tal acontecer.
Percebem, agora, porque, em meu entender, certos políticos não passam de "bimbos"?..
Os câmara boys
A estrutura de recursos humanos está invertida.
O profissionalismo foi dizimado pelo clientelismo.
Em tempo.
O que nos vale é que existem excepções...
A Figueira, digo eu, é, portanto, neste caso, também, o contraponto contra natura.
Repito, digo eu...
Mas gostava de saber se mais alguém pensa assim...
O profissionalismo foi dizimado pelo clientelismo.
Em tempo.
O que nos vale é que existem excepções...
A Figueira, digo eu, é, portanto, neste caso, também, o contraponto contra natura.
Repito, digo eu...
Mas gostava de saber se mais alguém pensa assim...
Túnel ao fundo do túnel
«O nosso destino é falhar. Vamos falhar todos juntos. E sem estrebuchar. Há que educar o gosto para a beleza do falhanço colectivo. Imagine que vai ser devorado por um tigre. Não seja lírico. Já lhe disseram que não há alternativa. Lutar com o tigre é inútil (recordo que não há alternativa). O melhor é ficar quieto e deixar-se devorar. E, já agora, deitar uma pitada de sal no lombo, que o tigre gosta da carne apaladada. O trabalho do Governo é tratar deste tempero. Não se preocupe com nada.»
Crónica na íntegra aqui.
Ricardo Araújo Pereira, na Visão desta semana, sobre alternativas e falta delas.
Crónica na íntegra aqui.
Ricardo Araújo Pereira, na Visão desta semana, sobre alternativas e falta delas.
Ai Naval, Naval...
«Vir dizer que os jogadores, que não recebem há quatro meses
- depois de incumprirem todos os prazos e todas as obrigações, depois de
incumprirem com todas as promessas feitas, depois de cheques devolvidos do
presidente da Naval -, cometeram um ato ilegal pelo facto de não treinarem, eu
acho que isto é de alguém completamente desavergonhado, é perder completamente
a vergonha», disse Joaquim Evangelista.
O dirigente sindical desafiou o presidente da Naval a
esclarecer a situação, designadamente a vir dizer se há realmente algum
investidor interessado no clube da Figueira da Foz.
«Então quem são os sérios? Os sérios são os que não pagam e
não honram os compromissos? No mínimo, devem ter respeito pelos jogadores. Já
está na hora de o presidente da Naval dar a cara e dos dirigentes que lá estão
assumirem a verdade», sustentou.
Evangelista desafiou mesmo os dirigentes da Naval a dizerem
se há, de facto, um investidor e a «deixarem-se de brincadeiras com os
jogadores profissionais de futebol».
quinta-feira, 18 de abril de 2013
Aldrabões..
Dívida pública superou 126% do PIB em Fevereiro...
Estão a ver o problema que foram os 0.6% do PIB devidos ao chumbo do TC!..
Haja Deus...
6% baralha e volta a... tirar...
"É puxar a brasa à minha sardinha, pois é. Estou desempregada e vejo este yo-yo da que já não é fortuna nenhuma. Se o meu coração, por este e outros motivos, sobreviver a 2012/13 podem estudar-me...
Custa, não se pense que é viver à sombra da bananeira. Sabem-me bem os primeiros dias de sol, poder aproveitá-lo. Experimentei fazer coisas que fui adiando enquanto trabalhava, pude fazer babysitting e não o trocava por nada. Mas custa bastante ser diariamente confrontada com a situação, com os 6% que afinal eram meus mas agora já não. Custam os olhares de pena e segue a vidinha (prefiro que a sigam logo), custam as não respostas, custa o subsídio comparado com o que se recebia a trabalhar. E custa-me ser só um número, isso é o que me custa mais."
Em tempo.
Peço desculpa à Marta Spinola, pois ela vota desde os seus 18 anos.
Mas este post não tem cor política, ou não pretende ter. É uma coisa mais egoísta, é sobre ela.
Custa, não se pense que é viver à sombra da bananeira. Sabem-me bem os primeiros dias de sol, poder aproveitá-lo. Experimentei fazer coisas que fui adiando enquanto trabalhava, pude fazer babysitting e não o trocava por nada. Mas custa bastante ser diariamente confrontada com a situação, com os 6% que afinal eram meus mas agora já não. Custam os olhares de pena e segue a vidinha (prefiro que a sigam logo), custam as não respostas, custa o subsídio comparado com o que se recebia a trabalhar. E custa-me ser só um número, isso é o que me custa mais."
Em tempo.
Peço desculpa à Marta Spinola, pois ela vota desde os seus 18 anos.
Mas este post não tem cor política, ou não pretende ter. É uma coisa mais egoísta, é sobre ela.
Que grandes profissionais: “paguem aos Homens”!..
Os jogadores da Associação Naval 1º. de Maio, época de
2012/2013, são um exemplo de dignidade, superação e profissionalismo, como
ontem tive oportunidade de ver ao vivo.
Numa altura em que a equipa vive um período conturbado, com
salários em atraso e com a recente decisão de subtração de 12 pontos na
classificação, a equipa figueirense ganhou um novo fôlego com a vitória ontem arrancada a ferros. Só a um minuto do final
do tempo regulamentar, a Naval conseguiu dar a volta ao marcador através de Marcelo
Santiago, no lance mais bem conseguido e vistoso de todo o encontro, que
envolveu, além do marcador do golo, Pedro Moreira e Carlitos.
A equipa da Madeira tinha inaugurado o marcador aos 19
minutos, na sequência de uma lance de
bola parada. A Naval igualou aos 57, também num lance de bola parada.
Os jogadores da Naval, apesar de todas as dificuldades,
inclusive o ostracismo da cidade – ontem, com muita boa vontade, estariam no
Bento Pessoa 100 espectadores – nunca desistiram e conseguiram dar a volta ao
resultado a 1 minuto do final.
“Paguem aos Homens” - este foi o grito que se ouviu ontem no
Municipal Bento Pessoa no decorrer da partida com o Marítimo B.
Em tempo.
Em tempo.
«Quem é sério no trabalho merece felicidade. Vamos lutar dia a dia para que esta instituição fique pelo menos na II Liga e esperar que surjam novidades positivas, porque todos temos família».
Álvaro Magalhães, tem já um percurso longo no futebol e não consegue encontrar paralelo na sua carreira para uma situação como a que está a atravessar nesta sua passagem pela Naval...
«Nem em África?»
quarta-feira, 17 de abril de 2013
Nem tudo o que reluz é oiro…
A verdade é o que já se sabia da jogada…
Basta pensar uns
segundos. A troika percebeu que o novo Estado novo do gasparismo não iria poder
suspender a democracia, até porque, pelo menos até aqui, a UE exige que os seus
membros sejam estados democráticos…
É fácil de pereceber, que um projecto de destruição do Estado Social,
no decorrer de vários anos, só poderá ser lançado e concretizado com o apoio de
todos os partidos daquilo que chamam arco da governação, seja lá isso o que for.
Enquanto o PS não contou nas sondagens, a troika tratou Seguro abaixo de cão…
Mas, agora, ao perceberem que estão apoiados, no interior de
Portugal, por um governo cada vez mais fantoche, lembraram-se de que o PS também existe...
Vai daí, da noite pró dia, o subserviente Passos, perante a
troika, mas arrogante, perante os portugueses em geral, passa a querer ser dialogante com Seguro, note-se, no mesmo dia em que a troika o ia fazer…
Entretanto, Seguro já falou: «no essencial, não houve nada de novo nas reuniões com o primeiro-ministro e com a troika».
Mas, atenção, digo eu que há muito deixei de acreditar no
Pai Natal: entre aquilo que se diz em privado e o que se diz à comunicação social, podem existir grandes
diferenças...
Modernices…
Deus guiou Moisés.
A Estrela guiou os Reis Magos.
O Espírito Santo
guiou Pedro, o primeiro Papa.
O Excel, ainda por cima “marado”, guiou Victor Gaspar.
Resultado da “modernice”…
Quem se lixou fomos nós!..
Linha da Beira Alta: o futuro a Deus pertence?..

Dentro de um mês «haverá um encontro com vários parceiros regionais, incluindo potenciais clientes interessados numa linha de transporte de mercadorias», no sentido de «avaliar a sustentabilidade económica» do ramal ferroviário da Figueira da Foz/Pampilhosa.
A revelação foi feita por Jorge Bento, presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego (CIM-BM), após uma reunião mantida com os responsáveis da Refer.
Via Diário de Coimbra
terça-feira, 16 de abril de 2013
Ordens da "troika" cumprem-se e não se discutem...
A troika ordenou que Pedro Passos Coelho escrevesse uma carta a António José Seguro a ordenar-lhe que esteja presente numa reunião amanhã. A direcção de António José Seguro diz que a carta é uma encenação, mas... vai.
Ordens são ordens e lá nisso o rapaz é cumpridor.
Via O país do Burro
Ordens são ordens e lá nisso o rapaz é cumpridor.
Via O país do Burro
Estacionamento no Hospital Distrital da Figueira da Foz, sito na Aldeia da Gala, vai passar a ser pago!..
Para já, esta, é a
notícia do dia, na Figueira.
“Para a próxima semana,
talvez, nos vejam na televisão.
E porque, o Conselho de Administração do Hospital da Figueira, EPE, decidiu atribuir à Figueira Parques EPE, a concessão do estacionamento vedado.
Assim se informa que os utentes do Hospital passarão a pagar, que os visitantes, como se de um parque de diversões se tratasse, passarão a pagar, que os funcionários passarão a pagar.
Isto tudo em nome da defesa e segurança dos utilizadores!!!!!!!
Boa questão para os Amigos do Hospital se pronunciarem.
A continuar por este caminho o Hospital e sua respectiva Administração, amigos, certamente achará muitos.
E já agora, nem numa fábrica de chouriços, qualquer Administração, teria a coragem de impôr tais regras, quer a visitantes, quer a funcionários.”
E porque, o Conselho de Administração do Hospital da Figueira, EPE, decidiu atribuir à Figueira Parques EPE, a concessão do estacionamento vedado.
Assim se informa que os utentes do Hospital passarão a pagar, que os visitantes, como se de um parque de diversões se tratasse, passarão a pagar, que os funcionários passarão a pagar.
Isto tudo em nome da defesa e segurança dos utilizadores!!!!!!!
Boa questão para os Amigos do Hospital se pronunciarem.
A continuar por este caminho o Hospital e sua respectiva Administração, amigos, certamente achará muitos.
E já agora, nem numa fábrica de chouriços, qualquer Administração, teria a coragem de impôr tais regras, quer a visitantes, quer a funcionários.”
Necessidade de tempo inteiro para os negócios?..
“Miguel Relvas demitiu-se do cargo de ministro no princípio do mês, agora resolveu cortar com o Parlamento.”
Pelos vistos, Relvas, resignado, resolveu afastar-se de São Bento.
Registe-se a decisão.
Relvas, perdido, nos Passos Perdidos, seria tudo menos um espectáculo bonito...
segunda-feira, 15 de abril de 2013
Momento ecuménico
É bonito ver que somos todos irmãos…
Em tempo.
Há quem diga, que nós
somos o que conseguimos comer...
clube do Aprígio Santos em maus lençóis...
Jogadores da Naval não treinaram em protesto contra salário
Liga confirma perda de 12 pontos
O treino no estádio José Bento Pessoa, na Figueira da Foz, estava marcado para as 10:00, mas os jogadores reuniram-se uma hora antes e, segundo uma fonte do plantel, decidiram tomar esta posição colectiva face ao atraso de pagamento de quatro meses de salários. In Expresso
Liga confirma perda de 12 pontos
A Naval perdeu esta segunda-feira 12 pontos na Segunda Liga, por dívidas a dois clubes brasileiros, após a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) ter dado sequência à decisões do Comité Disciplinar da FIFA. In Record
Via Pessoal da Corda
Comentário político, ou conversa de tasca?..
Marcelo Rebelo de Sousa, ontem, na TVI: "Gaspar não tem a categoria política de Salazar"!..
Em tempo.
Embora isto seja difícil de decifrar, alguém terá de ficar mal na fotografia.
Será Salazar, Vítor Gaspar, ou Marcelo Rebelo de Sousa?..
Em tempo.
Embora isto seja difícil de decifrar, alguém terá de ficar mal na fotografia.
Será Salazar, Vítor Gaspar, ou Marcelo Rebelo de Sousa?..
Subscrever:
Mensagens (Atom)

















