segunda-feira, 22 de abril de 2013

Isto vai companheiros, isto vai!..

Depois, mandaram a conta aos aos trabalhadores (públicos e privados…), reformados, pensionistas, desempregados e doentes…

Coisas de um Portugal porno, onde gestores amadores de nomeação política, com o fetiche "administrador de uma grande empresa", ávidos em apresentar resultados que lhe permitam saltar para o privado, e que tratam as empresas públicas como objectos de recreação

Em tempo.

De repente, a Figueira do século XX, parece-me muito mais interessante...



domingo, 21 de abril de 2013

O futebol é assim...

O Benfica deu esta noite um passo de gigante rumo à conquista do título. 
Frente ao Sporting, no Estádio da Luz, as "águias" foram mais eficazes e venceram por 2-0.
Arbitragem duvidosa de João Capela, que não assinalou três possíveis lances de grande penalidade a favor do Sporting.
Tinha-o visto arbitrar quarta feira na Figueira o jogo entre a Naval e o Marítimo B e não gostei.
Falta-lhe muita coisa para ser um árbitro, sobretudo falta-lhe saber marcar penaltis.

Dos Açores à Figueira vai ser só um saltinho…


Nos Açores, em setembro passado, Berta Cabral, a candidata do PSD nas eleições regionais, em plena campanha eleitoral, dizia a demarcar-se do líder do partido.
Agora,  passados pouco mais de seis meses, Berta Cabral, que perdeu as eleições,  foi nomeada secretária de Estado da Defesa...
Miguel Almeida, candidato do PSD à Câmara Municipal  e também na  qualidade de  actual vereador PSD,  disse, logo a seguir ter sido nomeado candidato cabeça de lista do PSD às próximas autárquicas, nitidamente a demarcar-se do líder do partido, em finais de março passado: “sou vereador para defender os interesses dos figueirenses e  não o partido (que lidera a coligação do actual Governo)”.
Querem continuar a acreditar no pai natal?...  
Pois continuem…

Na despedida de Proença

Diz-me quem te elogia, dir-te-ei quem és...

Não é só na imprensa regional que estas coisas acontecem...

Testemunho de uma jornalista que teve de despedir-se por causa do Barclays, e não só.

Porque hoje é dia de Sócrates


“Ninguém que saiba um pouco de economia, ou mesmo de ciências sociais, alguma vez se lembraria de tentar avaliar o papel de De Gaulle no crescimento económico francês. Ou o papel de Edward Heath na crise que atingiu a Grã-Bretanha no início dos anos 1970. Ou o papel de Salazar na idade de ouro da economia portuguesa (1950-73). Visto com alguma distância, tudo isto parece - e é - absurdo. A razão é que, com alguma perspectiva histórica, as pessoas rapidamente se apercebem que o número de factores em jogo, em qualquer momento histórico, ultrapassa a acção de um primeiro-ministro, ou mesmo de um governo. Se essas coisas fossem fáceis de interpretar, tudo seria sempre claro, taxativo e sem lugar a discussão. Ora o mesmo se passa no tempo presente. A discussão sobre a responsabilidade de um primeiro-ministro é sempre fortuita. Os que gostam dele dizem que ele foi bom e apresentam uns factos e uns números, e os que dele não gostam apresentam outros factos e outros números, numa discussão necessariamente inconclusiva. Sócrates, ao vir à televisão defender o seu consulado, armou a melhor armadilha que podia ter armado. Com dois anos de preparação, uma grande ambição e, porventura, alguma ajuda, só poderia trazer factos e números verdadeiros. Algo tão fácil como dizer crescimento ou dívida. E todos os opositores lhe caíram em cima, com outros factos e outros números. É uma discussão sem fim, pois o exercício será sempre inconclusivo. Ao fazer o que fez, Sócrates conseguiu pôr-se no centro das atenções e colocar a discussão no terreno que mais lhe convém. E, pelo caminho, desviar-nos daquilo que verdadeiramente deve ser escrutinado. Um político deve ser avaliado, em primeiro lugar, pela sua forma de fazer política.”

Bom domingo

sábado, 20 de abril de 2013

Toda a gente se engana. Até as mães!..


Fado


Já tenho idade para ter juízo.
Contudo,  há qualquer coisa que sempre me  inquietou e me continua a impelir  a não ficar parado e a tentar inovar permanentemente.
Melhor.
Talvez não se trate de inovar, mas de lidar no presente, com as ferramentas de hoje.
Só que,  o hoje,  está sempre a mudar.
E quem vive o hoje, corre o risco de ser acusado de progressista. Por vezes, também de comunista.
Confesso:  há uma  parte do passado, do meu País, da minha cidade e da mina Aldeia, que não me interessa.
Mas, que não esqueço.
Continuamos um País  atrasado.
Cada vez mais atrasado, velho, retrógrado e cinzento.
Mas,  gosto de Fado. 
De  ouvir, entre outras e outros,  Aldina Duarte… 
E com ela  lá vem o Fado. O Fado de hoje. Que é igual ao de ontem.
Mas completamente diferente.
O mesmo, infelizmente,  não se passa com o País, que está a ficar cada vez mais igual ao antigamente.

Troca

No próximo dia 21 a  UGT troca de liderança.
Entra um tal de Carlos Silva e sai o tal João Proença.
Durante cerca de 18 anos,  Proença teve um papel importante: foi a marioneta de serviço no  suporte do regime para cortar nos direitos dos trabalhadores.
Chegou a hora de mudar alguma coisa, para tudo poder continuar na mesma por aqueles lados…

A não perder


sexta-feira, 19 de abril de 2013

SE O PARTIDO SOCIALISTA FOSSE VIVO TINHA COMEMORADO HOJE 40 ANOS!..

Daqui

Autárquicas 2013 na Figueira... (da série, o que já lá vai e o que ainda aí vem…)


Para o ano de 2013, foram  estabelecidos os seguintes períodos de defeso para a Pesca no rio Mondego de lampreia.
- Para a pesca de lampreia, de 24 de fevereiro a 5 de março e de 16 de abril a 20 de dezembro;
- O período de defeso da lampreia estabelecido no Despacho n.º 31596/2008, de 26 de novembro de 2008, termina, em 2012, a 20 de dezembro, iniciando-se a safra a partir do dia seguinte.
- Entre 24 de fevereiro e 5 de março e entre 22 de abril e 1 de maio, para além da interdição da captura, manutenção a bordo, descarga e primeira venda de exemplares das espécies em defeso capturadas em águas interiores não marítimas no Rio Mondego, é interdito calar redes de tresmalho de deriva e de fundo e as asas das estacadas dirigidas à pesca de lampreia e devem ser retiradas ou unidas e a rede levantada por forma a impedir a captura de peixes. (Clique para ver Despacho n.º 1313 de 2013 de 22 de Janeiro).
Entretanto, em finais de Fevereiro passado, Miguel Almeida veio à boca de cena.
Hoje, li o seguinte no Diário de Coimbra.
Isto, quando toda a gente, minimamente conhecedora do assunto,  sabe que “depois de Abril, por já ter desovado, a lampreia deixa de ter valor.

Em tempo.
Às vezes a política é feita com autenticidade, sinceridade e verdadeiramente, mas é raro tal acontecer.
Ás  vezes a política tem coerência, mas é raro tal acontecer.
Ás  vezes os políticos são genuínos, mas é raro tal acontecer.
Percebem, agora, porque, em meu entender, certos políticos não passam de "bimbos"?..

Os câmara boys

A estrutura de recursos humanos está invertida. 
O profissionalismo foi dizimado pelo clientelismo.

Em tempo.
O que nos vale é que existem excepções...
A Figueira, digo eu, é, portanto, neste caso, também, o contraponto contra natura. 
Repito, digo eu...
Mas gostava de saber se mais alguém pensa assim...

Túnel ao fundo do túnel

«O nosso destino é falhar. Vamos falhar todos juntos. E sem estrebuchar. Há que educar o gosto para a beleza do falhanço colectivo. Imagine que vai ser devorado por um tigre. Não seja lírico. Já lhe disseram que não há alternativa. Lutar com o tigre é inútil (recordo que não há alternativa). O melhor é ficar quieto e deixar-se devorar. E, já agora, deitar uma pitada de sal no lombo, que o tigre gosta da carne apaladada. O trabalho do Governo é tratar deste tempero. Não se preocupe com nada.» 

Crónica na íntegra aqui.
Ricardo Araújo Pereira, na Visão desta semana, sobre alternativas e falta delas.

Ai Naval, Naval...


«Vir dizer que os jogadores, que não recebem há quatro meses - depois de incumprirem todos os prazos e todas as obrigações, depois de incumprirem com todas as promessas feitas, depois de cheques devolvidos do presidente da Naval -, cometeram um ato ilegal pelo facto de não treinarem, eu acho que isto é de alguém completamente desavergonhado, é perder completamente a vergonha», disse Joaquim Evangelista.
O dirigente sindical desafiou o presidente da Naval a esclarecer a situação, designadamente a vir dizer se há realmente algum investidor interessado no clube da Figueira da Foz.
«Então quem são os sérios? Os sérios são os que não pagam e não honram os compromissos? No mínimo, devem ter respeito pelos jogadores. Já está na hora de o presidente da Naval dar a cara e dos dirigentes que lá estão assumirem a verdade», sustentou.
Evangelista desafiou mesmo os dirigentes da Naval a dizerem se há, de facto, um investidor e a «deixarem-se de brincadeiras com os jogadores profissionais de futebol».

Gaspar já está a obter resultados...

"A faculdade de Medicina Dentária de Lisboa é a primeira a suspender as aulas clínicas, a partir de hoje, por estar impedida de comprar materiais de higiene."

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Aldrabões..

Dívida pública superou 126% do PIB em Fevereiro...
Estão a ver o problema que foram os 0.6% do PIB devidos ao chumbo do TC!..
Haja Deus...

O génio da banalidade


O Presidente da República, Cavaco Silva, ignorou o Nobel José Saramago na inauguração da Feira do Livro de Bogotá, onde o nosso país é o convidado de honra.

6% baralha e volta a... tirar...

"É puxar a brasa à minha sardinha, pois é. Estou desempregada e vejo este yo-yo da que já não é fortuna nenhuma. Se o meu coração, por este e outros motivos, sobreviver a 2012/13 podem estudar-me... 
Custa, não se pense que é viver à sombra da bananeira. Sabem-me bem os primeiros dias de sol, poder aproveitá-lo. Experimentei fazer coisas que fui adiando enquanto trabalhava, pude fazer babysitting e não o trocava por nada. Mas custa bastante ser diariamente confrontada com a situação, com os 6% que afinal eram meus mas agora já não. Custam os olhares de pena e segue a vidinha (prefiro que a sigam logo), custam as não respostas, custa o subsídio comparado com o que se recebia a trabalhar. E custa-me ser só um número, isso é o que me custa mais."

Em tempo.
Peço desculpa à Marta Spinola, pois ela vota desde os seus 18 anos. 
Mas este post não tem cor política, ou não pretende ter. É uma coisa mais egoísta, é sobre ela.

Não somos a Grécia… Não somos a Irlanda…

“Portugal foi o país periférico onde as previsões do défice mais falharam”.

Que grandes profissionais: “paguem aos Homens”!..


Os jogadores da Associação Naval 1º. de Maio, época de 2012/2013, são um exemplo de dignidade, superação e profissionalismo, como ontem tive oportunidade de ver ao vivo.
Numa altura em que a equipa vive um período conturbado, com salários em atraso e com a recente decisão de subtração de 12 pontos na classificação, a equipa figueirense ganhou um novo fôlego com a vitória ontem arrancada a ferros. Só a  um minuto do final do tempo regulamentar, a Naval conseguiu dar a volta ao marcador através de Marcelo Santiago, no lance mais bem conseguido e vistoso de todo o encontro, que envolveu, além do marcador do golo, Pedro Moreira e Carlitos.
A equipa da Madeira tinha inaugurado o marcador aos 19 minutos, na  sequência de uma lance de bola parada. A Naval igualou aos 57, também num lance de bola parada.
Os jogadores da Naval, apesar de todas as dificuldades, inclusive o ostracismo da cidade – ontem, com muita boa vontade, estariam no Bento Pessoa 100 espectadores – nunca desistiram e conseguiram dar a volta ao resultado a 1 minuto do final.
“Paguem aos Homens” -   este foi o grito que se ouviu ontem no Municipal Bento Pessoa no decorrer da partida com o Marítimo B.

Em tempo.
Que sorte tem a Naval em, neste momento, ter um treinador com a dimensão de Álvaro Magalhães.
«Quem é sério no trabalho merece felicidade. Vamos lutar dia a dia para que esta instituição fique pelo menos na II Liga e esperar que surjam novidades positivas, porque todos temos família».
Álvaro Magalhães, tem já um percurso longo no futebol e não consegue encontrar paralelo na sua carreira para uma situação como a que está a atravessar nesta sua passagem pela Naval...
«Nem em África?» 

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Nem tudo o que reluz é oiro…


A verdade é o que já se sabia da jogada…
Basta  pensar uns segundos. A troika percebeu que o novo Estado novo do gasparismo não iria poder suspender a democracia, até porque, pelo menos até aqui, a UE exige que os seus membros sejam estados democráticos…
É fácil de pereceber,  que um projecto de destruição do Estado Social, no decorrer de vários anos,  só poderá  ser lançado e concretizado com o apoio de todos os partidos daquilo que chamam arco da governação, seja lá isso o que for.
Enquanto o PS não contou nas sondagens, a troika tratou  Seguro abaixo de cão…
Mas, agora, ao perceberem que estão apoiados, no interior de Portugal, por um governo cada vez mais fantoche,  lembraram-se de que o PS também existe...
Vai daí, da noite pró dia, o subserviente Passos, perante a troika, mas arrogante, perante os portugueses em geral, passa a querer ser  dialogante  com Seguro, note-se,  no mesmo dia em que a troika o ia fazer…
Mas, atenção, digo eu que há muito deixei de acreditar no Pai Natal: entre aquilo que se diz em privado e o que se diz  à comunicação social, podem existir grandes diferenças...

Modernices…



Deus guiou Moisés.
A Estrela guiou os Reis Magos.
O  Espírito Santo guiou Pedro, o primeiro Papa.
O Excel, ainda por cima “marado”, guiou Victor Gaspar.
Resultado da “modernice”
Quem se lixou fomos nós!..

Linha da Beira Alta: o futuro a Deus pertence?..



Dentro de um mês «haverá um encontro com vários parceiros regionais, incluindo potenciais clientes interessados numa linha de transporte de mercadorias», no sentido de «avaliar a sustentabilidade económica» do ramal ferroviário da Figueira da Foz/Pampilhosa. 
A revelação foi feita por Jorge Bento, presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego (CIM-BM), após uma reunião mantida com os responsáveis da Refer.

Via Diário de Coimbra

A ofensiva continua e hoje está previsto ...


Logo mais, vamos ter boas novas...

Daqui

terça-feira, 16 de abril de 2013

Ordens da "troika" cumprem-se e não se discutem...

A troika ordenou que Pedro Passos Coelho escrevesse uma carta a António José Seguro a ordenar-lhe que esteja presente numa reunião amanhã. A direcção de António José Seguro diz que a carta é uma encenação, mas... vai
Ordens são ordens e lá nisso o rapaz é cumpridor.

Via O país do Burro

Estacionamento no Hospital Distrital da Figueira da Foz, sito na Aldeia da Gala, vai passar a ser pago!..


Para já, esta, é a notícia do dia,  na Figueira.
“Para a próxima semana, talvez, nos vejam na televisão.
E porque, o Conselho de Administração do Hospital da Figueira, EPE, decidiu atribuir à Figueira Parques EPE, a concessão do estacionamento vedado.
Assim se informa que os utentes do Hospital passarão a pagar, que os visitantes, como se de um parque de diversões se tratasse, passarão a pagar, que os funcionários passarão a pagar.
Isto tudo em nome da defesa e segurança dos utilizadores!!!!!!!
Boa questão para os Amigos do Hospital se pronunciarem. 
A continuar por este caminho o Hospital e sua respectiva Administração, amigos, certamente achará muitos.
E já agora, nem numa fábrica de chouriços, qualquer Administração, teria a coragem de impôr tais regras, quer a visitantes, quer a funcionários.”

Necessidade de tempo inteiro para os negócios?..


“Miguel Relvas demitiu-se do cargo de ministro no princípio do mês, agora resolveu cortar com o Parlamento.” 
Pelos vistos, Relvas, resignado, resolveu afastar-se de São Bento. 
Registe-se a decisão. 
Relvas, perdido, nos Passos Perdidos, seria tudo menos um espectáculo bonito...

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Momento ecuménico


É bonito ver que somos todos irmãos…

Em tempo.
Há quem diga, que nós somos o que conseguimos comer... 

clube do Aprígio Santos em maus lençóis...

Jogadores da Naval não treinaram em protesto contra salário
O treino no estádio José Bento Pessoa, na Figueira da Foz, estava marcado para as 10:00, mas os jogadores reuniram-se uma hora antes e, segundo uma fonte do plantel, decidiram tomar esta posição colectiva face ao atraso de pagamento de quatro meses de salários. In Expresso

Liga confirma perda de 12 pontos 
A Naval perdeu esta segunda-feira 12 pontos na Segunda Liga, por dívidas a dois clubes brasileiros, após a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) ter dado sequência à decisões do Comité Disciplinar da FIFA. In Record


Comentário político, ou conversa de tasca?..

Marcelo Rebelo de Sousa, ontem, na TVI: "Gaspar não tem a categoria política de Salazar"!..

Em tempo.
Embora isto seja difícil de decifrar, alguém terá de ficar mal na fotografia.
Será  Salazar,  Vítor Gaspar, ou Marcelo Rebelo de Sousa?..