domingo, 28 de outubro de 2012
sábado, 27 de outubro de 2012
Lugre «Santa Maria Manuela" pode ser visitado no cais comercial da nossa cidade...
O lugre histórico de quatro mastros «Santa Maria Manuela» está atracado no porto da Figueira da Foz este fim de semana.
Hoje e manhã, os figueirenses têm a oportunidade de visitar o navio entre 10 às 22h00.
Hoje e manhã, os figueirenses têm a oportunidade de visitar o navio entre 10 às 22h00.
foto sacada daqui
A importância da rádio em 2013...
A Foz do Mondego Rádio (FMR) vai mudar de estúdios, deixando as antigas instalações da Escola Profissional de Figueira da Foz para se instalar na rua de Trás da Alfândega.
O novo espaço deverá ser inaugurado no início de dezembro. As mudanças não se limitam às instalações e às melhorias técnicas de produção e emissão. A informação, com vários blocos noticiosos ao longo do dia, e a cobertura de eventos desportivos também estão de volta à Foz do Mondego.
“Vamos ter uma boa dose de informação e estar no terreno, junto das populações. Esta aproximação aos ouvintes deve ser constante”, avança Jorge Nogueira, director de estação.
Via AS BEIRAS
sexta-feira, 26 de outubro de 2012
Esperança!..
Será que não vai acontecer nada depois da chuva e do vento forte dos últimos três dias?..
É que, como todos sabemos, o vento limpa e a chuva lava…
Devagar se vai ao longe..
Eng. Daniel Santos, no jornal O Figueirense:
“Na vida política não podemos estar de bem com Deus e com o
Diabo”!..
Na minha juventude ouvi uma “estória”, de que, para
abreviar, evito contar os pormenores, que terminava com a seguinte constatação:
“se Deus é bom, o Diabo também não deve ser mau!”
"Não aceitamos coligações" – disse também o eng.
Daniel Santos.
Calma, senhor engenheiro: devagar se vai ao longe...
Daqui a mais ou menos um ano, lá teremos de ler isto, para
ver se vai ou não vai acontecer.
É que o futuro a Deus a pertence!..
Não é assim senhor engenheiro?..
O que resta aos figueirenses?..
![]() |
| imagem sacada daqui |
Infelizmente, através
da maneira de sempre: o habitual “golpaço" interno dos instalados nos partidos
políticos do chamado arco do poder figueirense.
O resultado final é fácil de adivinhar: alguém vai atingir os
seus objectivos pessoais, com graves prejuízos para os interesses públicos
municipais.
Infelizmente, os
cidadãos figueirenses, como tem acontecido ao longo dos anos, têm
sucessivamente desistido de exercer o seu direito de cidadania, o que tem
facilitado a vida aos instalados na política local.
Infelizmente, porém, a realidade social e económica figueirense mudou e vai mudar ainda
mais...
Já nos fizeram crer
que éramos modestos e simples, mas competentes e trabalhadores (um pouco doidos
talvez) - e realizaram algumas coisas
notáveis na Figueira; já nos convenceram que éramos, cosmopolitas, ricos e vaidosos (estávamos
na moda) – e concretizaram todas as asneiras
possíveis e imaginárias na Figueira, que estamos a pagar com língua de palmo;
agora, que voltámos a ser pobres e provincianos (a nossa realidade de sempre), o que resta aos figueirenses – enlouquecer de vez?..
Há sempre alternativa…
Francamente imaginativo.
Em tempo.
Leia e ouça, clicando aqui, a crónica de Fernando Alves, na TSF, "Teoria geral do desprezo".
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
Acabei de ouvir na RTP2 que Miguel Relvas pode perder a licenciatura!..
“A Universidade Lusófona irá reanalisar todos os processos
de creditação profissional, o que poderá implicar a nulidade de graus
académicos atribuídos, como é o caso da licenciatura do ministro Miguel Relvas.”
(JN)
Isto pode aquecer…
Portanto, vou esperar sentado…
Estranho...
Em comunicado divulgado na quarta-feira à noite, depois da
aprovação do pagamento da nova tranche, o FMI considerou que as perspetivas
externas e o desemprego em Portugal dificultam o cumprimento dos objetivos do
programa de ajustamento, sublinhando que "são precisos esforços adicionais" para consolidar as contas e impulsionar o crescimento.
"As fracas perspetivas externas e o aumento do desemprego aumentaram os riscos ao cumprimento dos objetivos do programa. São necessários esforços adicionais, com o apoio dos parceiros da zona euro, para fazer avançar a consolidação orçamental e impulsionar o crescimento de longo prazo", afirmou Nemat Shafik, director do Fundo, citado na nota.
Como se pode inferir, nem o FMI, dá crédito às medidas contidas no OE2013 para
atingir os objectivos anunciados por Vitor Gaspar, “o tal que explica devagar”.
Ontem, no Parlamento, Vítor Gaspar, “o tal que explica devagar”, admitiu que o
governo de que faz parte subestimou, durante mais de um ano, os efeitos
recessivos da austeridade.
Isto não é nada de novo: muita gente alertou, desde o início
desta governação PPD/PSD/CDS, para os perigos das medidas tomadas sobre a
evolução da economia portuguesa…
Não vos parece estranho e grave que um ministro das finanças, como
Vitor Gaspar, “o tal que explica devagar”, só agora venha admitir o erro?..
Não vos parece ainda mais estranho e grave que um ministro das
finanças, como Vitor Gaspar, “o tal que explica devagar”, continuar a insistir que não há outra saída e insiste e reforça a
dose, sempre com mais do mesmo?..
Leia-se, mais austeridade...
Leia-se, mais austeridade...
Que objectivos estarão por detrás de tudo isto?..
quarta-feira, 24 de outubro de 2012
É preciso ter mesmo pouca sorte...
O azar de Portugal e dos portugueses é indescritível...
Até temos "O governo provocador"!..
Até temos "O governo provocador"!..
"O ministro das Finanças trata o “melhor povo do mundo” abaixo de cão, tanto ao nível das medidas que escolhe como pelos comentários que faz e que não tinha nada que fazer, pois um tecnocrata daquele calibre não devia experimentar falar. Devia exprimir-se através de comunicados escritos por alguém com um pingo de humanidade.
E o ministro da Segurança Social também lança atoardas cuja gravidade do conteúdo merecia, pelo menos, um mínimo de certeza. Se uma medida como a redução do valor mínimo do subsídio de desemprego pode não avançar, como se anuncia como certa para depois dizer que é só uma hipótese?"
Só vídeo!..
Miguel Relvas tem carradas de razão. Depois, chegou a ministro. Folgazão como é, não me espantaria que mostrasse este vídeo aos amigos e dissesse, sufocado de riso: “Ó pá, as coisas que um gajo diz para ganhar eleições!”
Via Aventar
Já agora, deixo a minha proposta...
Acabei de ouvir em directo na SIC notícias, o senhor ministro Mota Soares...
Já agora, fica a minha proposta, para este governo levar à concertação social.
Que tal um “corte de 80% na remuneração global dos membros do governo”, a substituição dos carros de luxo, pagos por todos nós e usados por eles e pelas famílias, por passes sociais dos transportes públicos e bicicletas sem motor auxiliar e a retirada dos motoristas, guarda-costas, cartões de crédito e outras mordomias neste momento especial que o País vive, perfeitamente dispensáveis.
Não fique assustado nem melindrado senhor ministro: isto não passa de uma proposta!..
Já agora, fica a minha proposta, para este governo levar à concertação social.
Que tal um “corte de 80% na remuneração global dos membros do governo”, a substituição dos carros de luxo, pagos por todos nós e usados por eles e pelas famílias, por passes sociais dos transportes públicos e bicicletas sem motor auxiliar e a retirada dos motoristas, guarda-costas, cartões de crédito e outras mordomias neste momento especial que o País vive, perfeitamente dispensáveis.
Não fique assustado nem melindrado senhor ministro: isto não passa de uma proposta!..
Vítor Gaspar, um político de *carreira...
"Vivemos tempos de patologia acelerada no modo de fazer política"...
Mas, aos velhos, às crianças, aos doentes e aos desempregados, porque lhes dais tanta dor?..
Mas, aos velhos, às crianças, aos doentes e aos desempregados, porque lhes dais tanta dor?..
*“O político de carreira é aquele que faz
de cada solução um problema”? - Woody Allen
ATENÇÃO
HOJE, PREVÊ-SE QUE SEJA UM DIA PERIGOSO NA FIGUEIRA...
"Entre as 08H00 e as 20H00 está prevista a ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada."
"Entre as 08H00 e as 20H00 está prevista a ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada."
terça-feira, 23 de outubro de 2012
Com tantos problemas no País…
… é mesmo o tempo de
se falar numa eleição que só acontecerá daqui a mais de quatro anos!..
Entretanto, e no entanto, o importante é que, putativamente, lá para 2016, pode acontecer algo ao Professor Marcelo
Rebelo de Sousa, que, e parafraseando o
próprio Professor, "não lembraria nem ao careca"!..
Será desta que o político que em Portugal mais campanha política tem feito, de forma regular,
rotulada de opinião, e ainda por cima bem
remunerada – dez mil euros mensais, ao que dizem -, vai finalmente dar-se à maçada de se sujeitar a eleições?..
Eu tenho apenas uma curiosidade: voltará a mergulhará no
Tejo, frente a Belém?..
Hipocrisia, medo ou vergonha ideológica?..
Neste País, a seguir ao 25 de Abril de 1974, tirando Diogo Freitas
do Amaral, então Presidente do CDS, a quem ouvi dizer, aí pelos idos de 1976, que era de direita, nunca mais ouvi nenhum político afirmar que é de direita.
Isso, marca a diferença entre a esquerda e a direita.
Conheço muita gente,
incluindo Mário Soares, que diz que tem
«orgulho em ser de esquerda»!..
Todavia, excluindo o
caso acima citado, nunca ouvi ninguém a dizer que tem «orgulho em ser de
direita».
O que significa que, apesar de tudo, aparentemente, em termos
ideológicos, a direita ou é hipócrita, medrosa ou envergonhada… Ou, mesmo, tudo isso!
Comparemos agora a actual doutrina neoliberal, que tem sido levada a cabo pelo governo de Passos Coelho, com o
pensamento arcaico do «fascista» Oliveira Salazar, em 13 de Abril de 1929.
Escrevia então o ditador. A reforma tributária (então publicada) guia-se, entre
outros, pelo princípio da quase uniformidade das taxas dos vários impostos,
«com as excepções que favorecem, em todos os países civilizados, os rendimentos
provenientes só do trabalho do contribuinte». (A reorganização financeira, Coimbra Editora, 1930, p. 102).
"Como pode então um democrata neoliberal dos dias de hoje situar-se mais à direita do que um
ditador «fascista» de há 80 anos?!...
Fica a pergunta de Diogo Freitas do Amaral, na Visão nº. 1022, de 4 a 10 de Outubro
de 2012, p. 46...
E pergunto eu: será que a ciência política tem explicação para isto?..
Velhos?..
Não sou reformado
ou pensionista.
Neste momento, porém, os sinais que me chegam da sociedade
portuguesa, dizem-me que sou velho para voltar a procurar emprego, mas ainda
jovem para poder meter os papéis da
reforma, apesar de ter já uma carreira
contributiva para a Segurança Social de 41 (quarenta e um anos).
Somos muitos, muitos mesmo, nesta fase da vida - e também estamos a ficar indignados.
Alguns de nós não temos nada, portanto também não temos nada
a perder.
Resta-nos continuar a
lutar para não perdermos o que nos
resta.
Não estamos dispostos
a abdicar dos direitos pelos quais e para os quais descontámos toda
uma vida.
A situação política abriu a porta a todas as possibilidades e
a austeridade acabou com o que restava de silêncio envergonhado.
Eles somos nós.
Nós somos eles.
Resta-nos lutar juntos
- uns pelos outros, naturalmente.
segunda-feira, 22 de outubro de 2012
Pedro Coimbra tem razão….
Pedro Coimbra, o líder socialista distrital, ao dizer que João
Ataíde á a “personalidade melhor colocada e mais prestigiada para continuar a governar o concelho da Figueira da Foz”, no fundo, a meu ver, está a admitir que considera que o cargo de presidente da câmara
da Figueira da Foz, não será um cargo
político fácil e apetecível nos próximos tempos…
Pedro Coimbra tem razão...
Não será fácil encontrar alguém, dentro do PS figueirense, para
governar a Figueira, depois da passagem do PSD pela autarquia figueirense e de
presidentes como Santana Lopes e Duarte Silva…
Mais uma derrota...
Parece que estava a adivinhar e como já não estou para me maçar com futebol, ao intervalo abandonei o chamado "Núcleo Sportinguista da Cova-Gala", o café Avenida, e fui espairecer até ao Largo Eng. Aguiar de Carvalho, pois pelo que tinha visto na primeira parte, o pressentimento não era o melhor...
A seguir, fui para casa e adormeci sem saber o resultado do Moreirense-Sporting...
Há momentos, via televisão fiquei a saber que o primeiro objectivo do Sporting, para esta época futebolística tinha acabado!..
Sim, a Taça de Portugal foi à vida aos pés do modesto Moreirense...
Sim, a Taça de Portugal foi à vida aos pés do modesto Moreirense...
Moral da «estória»... Li aqui e estou de acordo.
"Apesar dos resultados, a "pré-época" do Oceano está a decorrer de forma bem mais prometedora e positiva do que a do Sá Pinto. Continuamos a perder, mas no ar fica já uma certa sensação de injustiça, o que não acontecia com os jogos orientados pelo Sá.
Daqui a um mês ninguém nos pára!
Conhecendo o meu clube como conheço, já estou ansioso por saber como (e quando) irá ser a "pré-época" do treinador Dominguez!"
Mas, porra!
É o SPORTING! Perder com o Moreirense?
Mas, porra!
É o SPORTING! Perder com o Moreirense?
domingo, 21 de outubro de 2012
Simplesmente obsceno
A pensão do fundador do Banco Comercial Português continua a causar reacções de indignação.
Jardim Gonçalves, o bandalho da foto ao lado, recebe uma reforma mensal de 175 mil euros, com direito a motorista, guarda-costas e avião privado.
Frei Fernando Ventura diz (aqui) que apenas um mês dessa reforma dava para sustentar uma creche durante 17 anos.
Jardim Gonçalves, o bandalho da foto ao lado, recebe uma reforma mensal de 175 mil euros, com direito a motorista, guarda-costas e avião privado.
Frei Fernando Ventura diz (aqui) que apenas um mês dessa reforma dava para sustentar uma creche durante 17 anos.
Terá sido tudo um equívoco?..
Tal foi ouvido no “Governo Sombra”, porventura, o melhor programa de análise política e que, por
acaso, também para mim, o melhor programa de humor neste momento em Portugal…
Em tempo.
"Segundo Carlos Vaz Marques, moderador do programa, foi-lhe
proposta uma avença, a qual ele recusou."
PSD e PS voltam a ter suores frios.
sábado, 20 de outubro de 2012
Inevitabilidade a 100%...
Em tempos, lá pelos idos de 2009, pensou-se, cá pela santa terrinha, que as coisas poderiam ser assim....
Dentro do Movimento
100%, como independente que é (seja lá isso o que for…), não irá haver luta entre facções, como dentro dos partidos, não existirá luta pelos
lugares, como dentro dos partidos, não haverá imposições que contrariem e choquem com a vontade
dos aderentes ao projecto, como dentro dos partidos, não ocorrerão melindres susceptíveis de magoarem militantes com provas dadas, como dentro dos partidos, ninguém acabará por sair magoado por desconsiderações, como dentro dos partidos, nem terão lugar
as desgastantes lutas intestinas pelos lugares, como dentro dos partidos...
Enfim, seria um oásis, politicamente falando!..
Pois… Mesmo assim, apesar de todas estas elevadas intenções,
apenas 3 (três) anos decorridos, já se chegou à conclusão que “um movimento independente não nasce para viver toda a vida”...
Resta, pois, aguardar por mais esta inevitabilidade: a extinção
da espécie…
Isto, apesar de alguns focos de resistência terem sido,
entretanto, erradicados.
É que, senhor eng. Daniel Santos e meu caro Amigo António Jorge Pedrosa, à malta interessa pouco o que está por dentro.
Em política, o embrulho, é que conta.
Em política, o embrulho, é que conta.
sexta-feira, 19 de outubro de 2012
Morreu Manuel António Pina
Há dias assim: tristes e desoladores.
Escritor e jornalista, Manuel António Pina tinha 68 anos. Morreu hoje.
Em tempo.
"Isto está mau... Com o silêncio do Manuel António Pina perde-se a voz que nunca quis erguer-se acima das outras, que nos fustigava com doçura e que nos afagava com rigor, que carregava o espelho em que cabemos todos. Não digo mais nada, que as palavras todas ficavam-lhe melhor a ele.."
Escritor e jornalista, Manuel António Pina tinha 68 anos. Morreu hoje.
Em tempo.
"Isto está mau... Com o silêncio do Manuel António Pina perde-se a voz que nunca quis erguer-se acima das outras, que nos fustigava com doçura e que nos afagava com rigor, que carregava o espelho em que cabemos todos. Não digo mais nada, que as palavras todas ficavam-lhe melhor a ele.."
A democracia a funcionar... Miguel Almeida é bem capaz de ser eleito pelo povo, aqui bem perto...
Eu, tal como o Fernando Campos, penso que só um bandalho está condenado a obedecer a uma lei iníqua. É evidente que uma tal lei também condena um homem decente, mas apenas à desobediência.
Penso, tal como o Fernando Campos, que ser-se um bandalho
não é uma inevitabilidade, é uma escolha; uma questão de carácter. E de
liberdade. De livre-arbítrio, portanto. Também penso, tal como o Feranndo Campos,
por inerência, que a única inevitabilidade que uma lei iníqua impõe a um homem
decente é o imperativo da sua revogação.
Mas não sou só eu, ou
o Fernando Campos, que pensamos
assim.
Os redactores da Constituição da República Portuguesa também
o pensaram e até o consagraram, no artigo 21º - "todos têm o direito de resistir a qualquer ordem que ofenda os seus direitos, liberdades e garantias e de repelir pela força qualquer agressão, quando não seja possível recorrer à autoridade pública".
Mas concedo, tal como o Fernando Campos, que seja natural que, por ter sido eleito
deputado pelo pêpêdê tal como outros palermas, que Miguel Almeida o desconheça.
É que Miguel Almeida e seus “muchachos”, até ao momento, não explicaram suficientemente a inevitabilidade
da agregação de 4 freguesias na Figueira
da Foz.
Uma coisa eu sei: não foi por falta de alternativa.
Só que a alternativa faz-se na luta…
A realidade já está a ultrapassar a ficção?..
José Castelo Branco
pretende candidatar-se à presidência da câmara de Sintra e já estará a recolher
as assinaturas necessárias para oficializar a candidatura.
Ao site SapoFama, Castelo Branco afirmou que “os meus fãs da
zona querem que eu seja o presidente, e eu sei que fico bem num palácio”.
“Quero acabar com a pobreza escondida. Quero ajudar e pôr as
pessoas a trabalhar. Há pessoas que passam fome e ninguém sabe”, disse ao mesmo
site.
Castelo Branco pretende candidatar-se como independente e já
revelou que conta com o apoio da sua mulher Betty, “uma autêntica e verdadeira
primeira-dama”. (Via jornal i)
Em tempo.
Onde está a piada disto, perguntarão vocês?..
Confesso que também não sei!..
Gostava era de saber como se estará a sentir Fernando Seara?..
quinta-feira, 18 de outubro de 2012
Quando o Jerónimo e o Louçã defenderam isto, caiu o Carmo e a Trindade...
Miguel Cadilhe, ministro das Finanças nas décadas de 80/90, defendeu hoje, durante as III Jornadas AEP/Fundação de Serralves, que Portugal deve tentar renegociar a dívida com a "troika", para um prazo "muito mais alargado" e com uma "taxa de juro mais suportável".
Via DN
Via DN
Porque o jornalismo é um serviço que está no coração da democracia...
Leia, clicando aqui, o "MANIFESTO PELO JORNALISMO, PELA DEMOCRACIA".
PSD já se está a preparar para as próximas eleições
António José Seguro, depois
de acusar líder da maioria de dar "espetáculo degradante", afirma
hoje ao DN que "o PS assume as suas responsabilidades em qualquer circunstância da vida nacional e está pronto para eleições", embora recuse pronunciar-se "sobre cenários".
Com Passos Coelho "indisponível para ser cozido em lume brando" (depois do número de circo que está a protagonizar, Portas vai aprovar o OE para 2013...), segundo o CR, Jorge Moreira da Silva e Miguel Relvas vão-se reunir este fim de semana, com o seu
staff, tendo como ponto de partida a seguinte ideia base, tendo em vista o acto eleitoral que se advinha…
"Durante estes primeiros anos de mandato, quisemos mostrar aos portugueses como
se vive em regimes totalitários, como a Albânia, ou a Coreia do Norte, tão do
agrado dos comunistas e do Bloco de Esquerda, mas a partir de agora, se o PSD
conseguir a maioria absoluta, vamos mostrar a todos os portugueses como se vive
nos Estados Unidos ou no Canadá...
Continua a votar PSD"
Continua a votar PSD"
quarta-feira, 17 de outubro de 2012
Subscrever:
Mensagens (Atom)














