quarta-feira, 27 de junho de 2018

Ainda bem que o Palácio abriu as portas



"O Palácio Sotto Maior reabriu ao público a 1 de junho, com visitas guiadas e teatralizadas sobre a história do imponente imóvel que o transmontano de Valpaços Joaquim Sotto Maior construiu entre 1900 e 1920 e das vivências da família que o habitou. A uma semana de se cumprir um mês do programa A Figueira Vai ao Palácio, foram contabilizadas 1200 entradas."
Aquelas portas fechadas faziam lembrar a globalização da indiferença cultural!
Essa, que é a única globalização que, também na Figueira, é um sucesso. 
Essa, é a única globalização que interessou ser concretizada... 
E, eles, também na Figueira venceram! 
Registem-se, contudo, estes pequenos pormenores. 
Vale a pena...

Sem surpresa! Siga o baile... E vai de roda!..

terça-feira, 26 de junho de 2018

"Metam VAR nas Marchas Populares da cidade por favor!.."

"Figueira da Foz. Da Praça. Da Alegria.
O nosso sal, a nossa areia, a nossa gastronomia, a nossa alegria, as marchas, a cultura, o desporto, os eventos, a paisagem, a hospitalidade e tudo o que faz da Figueira da Foz um destino obrigatório, já este verão, estiveram esta manhã em destaque no programa televisivo Praça da Alegria. Aproveitando para falar sobre a Semana Arte Mulher, que em 2019 unirá a Figueira da Foz e a cidade brasileira de Recife numa iniciativa que promove a igualdade género nas Artes, o Presidente da Câmara, João Ataíde, fez-se acompanhar de mulheres que representam parte importante da Alma, História, Cultura e Tradições da Figueira da Foz."
Via Município da Figueira da Foz
Nota de rodapé.
Como é que se compreende que, em representação das marchas populares de S. João, tenham levado ao canal público, num programa de referência e grande audiência, a última classificada pelo ilustre júri que apreciou e votou as três marchas a concurso no ano de 2018?
Podemos analisar, porém, por uma perspectiva optimista: dado o elevado nível de todas as marchas de S. João de 2018, optaram por levar a terceira classificada, sempre um lugar honroso e que dá para ir ao pódio!..
Terá funcionado como prémio de consolação?
No futebol, este ano, até daria até para ter acesso directo à liga europa!..
A Figueira é assim: tudo está bem, quando acaba bem...
Portanto, tudo está no seu lugar. Tal como na série "O Injustiçado", esta história também acaba bem.

6 000 euros por marcha!.. Para as escolas de samba não são 12 000?..

Marchas

Via Diário de Coimbra

Via Beiras

"...a prova de que a Figueira da Foz tem massa crítica, tem recursos humanos de qualidade, tem condições, acessos e infraestruturas para alavancar negócios de sucesso....»

Para ficar a saber, clicar aqui.
Como diria Bernard Shaw: "o sucesso encobre uma infinita quantidade de erros."

Resumindo, é isto...

Portugal, uma terra de Santos, é uma equipa que se fia na Virgem...
"...é uma equipa que joga tão mal que acabou, devido ao convívio, por contaminar o Cristiano. 
Devia ter saído com um vermelho, como pediu usando a sinalética universal do cotovelo no focinho do adversário."

segunda-feira, 25 de junho de 2018

O problema do egocêntrico, é este: pensa que o mundo gira ao seu redor...



Bruno de Carvalho, minuto 3 e 30 segundos: «Íamos e vamos impugnar, exactamente porque há uma série de razões para poder [a assembleia revogatória do Sporting que o destituiu da presidência do clube] ser impugnada. Ela está ferida de legalidade desde o início, desde que foi marcada

PUBLICIDADE INSTITUCIONAL (Não há festa nem festança, a que não vá a D. Constança!)

Não culpem o S. Pedro!.. A culpa foi Herman José...

Via AS BEIRAS. Edição de sábado, 23 de Junho de 2018

Nota de rodapé.
Nem o nevoeiro afastou os milhares de pessoas que celebraram o S. João na Figueira da Foz. 
Sou pouco dado à especulação. 
Portanto, aceito que existiu o fogo, apesar do nevoeiro o ter escondido da  vista dos figueirenses e dos forasteiros...
Contudo, não o conseguiu aniquilar totalmente. 
A culpa, no fundo - e isso é que eu pretendo que fique totalmente esclarecido, e daí também a razão desta postagem - não foi do S. Pedro : foi do Herman José, que na noite de 23 para 24, colocou uma pedrinha na engrenagem ao  "ligar a máquina do fumo"

Lamentavelmente, já chegou a isto:

A frase do S. João da Figueira - edição 2018

domingo, 24 de junho de 2018

S. João da Figueira, marchas, tradição, esforço, recompensa...

As prioridades, os sentidos únicos e os becos sem saída da Figueira da Foz...

"No início de outubro de 2015, à entrada da barra do porto da Figueira da Foz, na sequência do naufrágio do pesqueiro “Olívia Ribau”, cinco pescadores perderam a vida. Uma das recomendações do relatório do grupo de trabalho para a segurança na barra foi o reforço do número de efetivos do posto do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN). O vereador do PSD Miguel Babo vem alertando, nas reuniões de câmara, para a necessidade de haver maior segurança na barra. Na sessão desta semana, o edil da oposição voltou à carga. O referido relatório, frisou, defendia que são necessários, no mínimo, seis elementos no posto de ISN, mas “só” há quatro. “Fico espantado que não denunciem [o executivo camarário] isto”, atirou. Perante aquela afirmação, o presidente da câmara, João Ataíde, reagiu assim: “Já fiz [pressão] e houve um reforço substantivo da prevenção e dos meios técnicos, que resultou do nosso apelo e das sugestões do grupo de trabalho”. Miguel Babo, no entanto, retomou o assunto: “Assinou um relatório a dizer que são seis, e está satisfeito com quatro?!”, indagou. “É demagógico estar a imputar-me responsabilidades, porque sabe bem que isso não é da minha competência. Poderei chamar a atenção para ver a razoabilidade dos recursos humanos, mas com a diplomacia necessária”, ripostou João Ataíde. O presidente, por outro lado, sublinhou, que fez “um apelo público e a Autoridade Marítima reconheceu que teria de reforçar os meios”. Dialética política à parte, neste momento, asseguram o funcionamento do posto do ISN cinco operacionais, mas um deles está de baixa prolongada. Por iniciativa de João Ataíde, a seguir ao acidente do pesqueiro, recorde-se, a autarquia foi anfitriã de uma reunião alargada, na qual participaram representantes de todas as partes envolvidas nas questões relacionadas com a segurança na barra, seguindo-se a criação do mencionado grupo de trabalho, que elaborou um relatório."

Via AS BEIRAS

Nem sempre é conveniente suspender o juízo...

São João sem dívida, uma crónica de João Vaz, consultor de sustentabilidade, publicada no jornal AS BEIRAS.

"A notícia desta semana é a suspensão da aplicação do Plano de Saneamento Financeiro. A Câmara Municipal tem agora mais facilidade em gastar dinheiro e realizar investimento, segundo o presidente. Além disso, os funcionários municipais com a incumbência de “prestar contas” ficam aliviados para outras tarefas. Não sabemos quais são, mas esperemos que sejam produtivas. Por um lado, a Câmara mostra que conseguiu quebrar o ciclo da dívida, iniciado no tempo de Santana Lopes e aumentado por Duarte Silva, até aos 87 milhões de euros ( 2009 ). Louva a “São João Ataíde” que reduziu a dívida para 17 milhões. Ainda assim um fardo de 5 milhões em juros e amortizações a pagar à Banca. Ou seja, na “conta de cada figueirense aparecem” 83 euros de “impostos” pela dívida gerada por más decisões e esbanjamento de recursos. Por outro lado, sair do Plano de Saneamento, implicará menos controlo “interno e externo”. O que é perigoso, pois advinham-se tempos de incerteza económica. Pessoalmente preocupa-me a falta de investimento em políticas de sustentabilidade, desde a eficiência energética até à gestão de resíduos. Tudo continua como estava em 2009, a evolução é pontual e sem estratégia. Permanecem os mesmos tipos de contratos com os prestadores de serviços …e a relva é regada em dias de chuva! A Câmara continua a olhar para o ambiente de uma forma muito burocrática e propagandística. Os resultados da governância na sustentabilidade são fracos, os problemas ambientais do concelho agravam-se."

sábado, 23 de junho de 2018

Viva o Sporting



"...o Sporting não tem à sua volta apenas pessoas que representam interesses. Nada mais enganoso, o Sporting é dos sócios e estes, na sua esmagadora maioria, apenas querem o bem do clube, a sua prosperidade.
... ao ver Rui Calafate, José Pina ou António Moita num debate na TVI24, pude atestar que há razões para não perder o optimismo pois todos eles souberam representar muito bem aquilo que deve ser o sportinguismo, mostrando à saciedade ainda haver uma reminiscência dos nossos valores e pessoas a quem as televisões podem recorrer se quiserem informar correctamente os seus espectadores. Também Samuel Fernandes soube estar à altura, nomeadamente quando se bateu pela defesa intransigente dos superiores interesses do Sporting na matéria das rescisões dos jogadores e mostrou conhecimento profundo dos temas jurídicos abordados. 
Hoje, é dia de decisões no Sporting Clube de Portugal. Seja qual for o resultado, é importante aceitá-lo democraticamente." 

Originalidades figueirenses!..(II)

Muito bem senhor presidente da Câmara: vamos acreditar, com convicção, que, neste caso, o céu será mesmo o limite!

O sonho pode não ser possível, mas é  obrigação de quem gere os destinos de um concelho, mantê-lo e assegurar a vontade de o tornar realizável.
O inatingível, até este momento, neste caso, fazendo fé nas palavras do Senhor Presidente da Câmara, é precisamente o atingível. Não se sabe é quando!.. 
O presidente da Câmara da Figueira da Foz, como é público e notório, sempre foi a favor da abertura da Base Aérea de Monte Real à aviação civil e, por isso, nunca aplaudiu o anúncio do aeroporto de Coimbra, feito pelo seu homólogo Manuel Machado. 
Em declarações ao jornal AS BEIRAS, edição de hoje, João Ataíde afirma que a solução que advoga “não é uma questão de fé, é uma questão de razoabilidade e de dados objectivos”
“O estudo que agora foi apresentado conclui e demonstra, de forma sustentável, que este projeto é exequível com um investimento de 20 milhões de euros”, disse ainda. 
João Ataíde está convicto que, se tudo correr bem, “com os números de hoje, que até pecam por defeito, a médio prazo”, ou seja, daqui a 10 anos, a Base Aérea de Monte Real estará pronta para ser utilizada pela aviação civil. A solução passará por um concurso de concessão ou pela exploração pública, adiantou. 
A última palavra, no entanto, será do Governo, já que os militares, segundo João Ataíde, não se opõem. 

sexta-feira, 22 de junho de 2018

A morte chateia-me...

António Augusto Menano, via jornal AS BEIRAS.

Originalidades figueirenses!..

«Poderá implicar um investimento avultado para fazer um by pass dos afluentes de S. Pedro para a Etar de Vila Verde. Mas isso só poderemos aferir depois do tratamento primário de todas as unidades industriais».
João Ataíde, presidente da Figueira da Foz na reunião de câmara realizada na passada segunda-feira, via Voz da Figueira.

E, assim, na Aldeia lá vamos indo de by pass em by pass: do by pass do Cabedelo ao by pass da merda da ETAR DE S. PEDRO...

A ideia de utopia está sempre presente em nós e funciona como uma válvula de escape, não é assim Senhor Dr. João Ataíde?..