Em tempo.
A praia da Figueira da Foz, o maior areal urbano do país, está a crescer, em média, 40 metros por ano, devido ao prolongamento do molhe norte do rio Mondego, afirma um investigador do movimento das areias.
terça-feira, 3 de setembro de 2013
Assuntos que afectam o quotidiano da vila...
O autor deste blogue assume que os assuntos que afectam o
dia-a-dia da vila onde vive lhe interessam.
Daí, com a vénia devida, trazer à colação este naco de prosa e a respectiva foto, intitulado “Cocós
na areia”, publicado no Palhetas da Foz...
“Nas minhas recentes idas à praia do Cabedelo vou-me
deparando, diariamente, com vários cãezinhos a passearem na praia ao lado dos
donos, soltos ou com trela. E lá vão fazendo os seus ‘cocós’ e ‘xixis’ perante
o ar subitamente ausente que os donos fazem nestas ocasiões.
Indaguei a um nadador salvador como é que procediam perante
estas situações, ao que ele me respondeu que “-nós falamos com os donos
dizendo-lhes que os cães não podem fazer as suas necessidades na praia. Também
deveria haver placas indicando essa proibição nos acessos, o que não acontece.”
Ainda perguntei se comunicavam estas situações à polícia marítima. Que não,
pois não tinham instruções para tal.
E eu e mais centenas de utentes daquela praia e também da
praia do hospital, que também vou tentando frequentar, lá vamos vendo o areal
conspurcado todos os dias!
Ainda na passada 5ª feira vi dois pequenitos a abrirem uma
cova na areia e de repente a exclamarem para a mãe: “-Está aqui cocó!...”
Em tempo.
Quando for grande quero ser jornalista online!..
Autárquicas 2013 em S. Pedro (X)
- O voto em 2013...
Este ano nota-se ainda mais o nervosismo de certas pessoas...
A 26 dias do acto eleitoral, o normal funcionamento do mecanismo
do voto, nestas autárquicas, está a deixar alguns políticos locais ainda mais nervosos e
inquietos.
E percebe-se porquê...
Este, é um momento, de há 20 anos a esta data, único.
Aquele que muitos covagalenses esperavam...
Saber que o seu voto pode ser decisivo, pois tem o poder de intervir, de facto, para a mudança.
Estes portugueses...
De harmonia com a opinião de inúmeros portugueses, temos um PR, escolhido por inúmeros portugueses, que tem qualidade duvidosa.
De harmonia com a opinião de inúmeros portugueses, temos um
PM, escolhido por inúmeros portugueses, que nem qualidade duvidosa tem - pura e simplesmente não tem qualidade.
De harmonia com a opinião de inúmeros portugueses, que um
dia ainda o vão escolher para PM, Seguro
tem qualidade duvidosa.
Que felicidade não é viver
em Portugal!..
segunda-feira, 2 de setembro de 2013
Há que reconhecer: nem toda a direita é estúpida...
"A constituição que faz de Passos Coelho primeiro-ministro" - por João Luís Pinto, no Insurgente.
Como escreveu Gabriel Garcia Marques: "a chatice deste país é sobrar demasiado tempo às pessoas para pensarem"...
Outro tema que nos vai entreter nos próximos tempos é a “guerra da Constituição”, uma versão contemporânea das Guerras do Alecrim e da Manjerona, a conhecida obra de António José da Silva. As frases que por aí circulam, na comunicação social, do tipo “o Tribunal criou um problema para o País, uma vez que bloqueou a reforma do Estado” são todo um programa – o programa que o PSD de Passos Coelho escondeu aos portugueses durante a campanha eleitoral. O deboche argumentativo dos “governamentalistas” é tal que, pelo simples facto do governo ser obrigado a cumprir as leis da República e as decisões judiciais já nos ameaçam, como consequência, com mais aumentos de impostos e com um segundo resgate. E há um bom lote de apaniguados que repete isto até à exaustão, como se uma mentira mil vezes repetida se transformasse em verdade. A “guerra da Constituição” é um subproduto antidemocrático, alimentado por este governo para esconder os desaires das suas políticas. Um país sem lei, sem tribunais, nem “forças de bloqueio” era o que a coligação que nos governa desejava, para poder espalhar a miséria à sua vontade. Já conhecemos um país assim. Acabou em Abril de 1974. (Daqui)
O vídeo está no idioma original - tragicamente, desta vez não se pode desconfiar que a culpa seja do tradutor. E os aplausos não parecem gravação de sitcom.
Aqui está um nicho de mercado!
Tem-se é que imprimir a Constituição da República Portuguesa em rolos de papel higiénico...
Devem-se vender como papos-secos!..
O vídeo está no idioma original - tragicamente, desta vez não se pode desconfiar que a culpa seja do tradutor. E os aplausos não parecem gravação de sitcom.
Aqui está um nicho de mercado!
Tem-se é que imprimir a Constituição da República Portuguesa em rolos de papel higiénico...
Devem-se vender como papos-secos!..
domingo, 1 de setembro de 2013
Vergonha
Toda a linguagem do Primeiro-ministro é de vingança, medo, e uma deriva cada vez menos democrática. Alguém lhe explique que em democracia há três poderes, executivo, legislativo e judicial. O executivo desde sempre "engoliu" o legislativo através da domesticação de partidos e deputados. Agora falta o poder judicial. Anote-se na palavrinha "poder", que é o que lhe provoca fúrias. Sem leis tudo seria mais simples.
Via ABRUPTO
Via ABRUPTO
LISP...
É impossível voltar a um tempo que já passou.
Pelo mesmo motivo, não podemos entrar num espaço que já não
existe.
Ambos podem apenas ser visitados à distância, como quem olha
para uma ferida aberta que os dedos não se atrevem a tocar.
Não é isso a memória?..
Um espelho que não reflecte a
realidade?
A iliteracia da direita figueirense...
Tenho acompanhado, também via facebook, a campanha para as autárquicas aqui pela Figueira...
“Segundo a OCDE, Portugal é um dos países do âmbito de acção
deste organismo com maior grau de iliteracia, estando na cauda de 41 nações no
que respeita à efectiva compreensão de um texto. Na Comunidade Europeia é mesmo
o penúltimo.”
E não é que isso fica completamente patente nas polémicas que logo se geram quando
alguém ousa questionar os 12 anos da passagem do PSD pela Câmara da Figueira da
Foz!..
Tal facto não me
surpreende: há muito que sei que os
portugueses, principalmente os jovens, adquirem
cada vez menos livros e deixaram de ter a consulta de jornais e revistas como
um hábito. Substituíram-nos pela televisão e pela Internet, as campeãs do
superficialismo e do facilitismo da mensagem no tratamento da informação.
Pronto: as consequências estão à vista, aqui pela Figueira, na presente campanha autárquica.
O texto não
necessita de conter metáforas ou figuras de estilo... Mesmo com dados concretos,
certas alminhas não conseguem tirar-lhe sentido e significado...
Bom, não podemos é deixar
de escrever e de ler, senão, por este andar, corremos o risco de qualquer
dia, aqui pela Figueira, estarmos de regresso
ao analfabetismo ipsis verbis, com o retorno à Idade Média, apenas com a diferença
de, agora, termos computadores,
iPhones ou telemóveis de última geração, com a possibilidade de uma rede gratuita de Wi-Fi!..
E já estivemos mais longe...
sábado, 31 de agosto de 2013
Mudança de local de apresentação da candidatura da CDU a S. Pedro...
Ao contrário do que foi anunciado pelos responsáveis, a apresentação da candidatura da CDU à freguesia de S. Pedro não irá decorrer no Parque de Merendas, mas sim no CLUBE MOCIDADE COVENSE, amanhã, domingo, pelas 17 horas.
Em tempo.
Esta informação foi-me transmitida pela cabeça de lista, a minha Amiga Lurdes Fonseca.
Em tempo.
Esta informação foi-me transmitida pela cabeça de lista, a minha Amiga Lurdes Fonseca.
Tó: foi bonita a festa, pá...
Foi diferente de tudo
o que tinha visto até aqui na minha Terra: claro que não esqueço o objectivo,
mas sobretudo, neste momento, relevo a atmosfera humanizada que se viveu em
torno do António Samuel.
Foi um genuíno acontecimento popular.
Pela dimensão recreativa, social e cultural, a nível local, e, claro, não o podemos escamotear, pelo seu significado político.
Pela dimensão recreativa, social e cultural, a nível local, e, claro, não o podemos escamotear, pelo seu significado político.
Mas para desespero da direita, a candidatura de António Samuel, até 29 de
setembro próximo, não vai parar de crescer.
Quem esteve ontem à noite no Mocidade Covense – e foram largas dezenas – teve oportunidade de verificar, ao vivo, que apesar de a candidatura do
António Samuel ter uma componente ideológica marcada e forte – é o candidato do
PS à Junta de Freguesia de São Pedro – tal
não impede que reflicta a imagem da diversidade e, sobretudo,
da seriedade e do humanismo do Povo da minha Terra – valores esses facilmente
transparentes e visíveis no carácter e na prática de vida do António Samuel, que eu conheço há 59 anos.
O que faltou ontem à noite na apresentação do António Samuel
ao eleitorado de S. Pedro?
A meu ver, nada. O que não correu tão bem, no que à
organização diz respeito, foi largamente superado pela atmosfera de humanismo, amizade
e fraternidade que, natural e espontaneamente, se gerou em torno do António Samuel, que não
será fácil de repetir em qualquer outra ocasião.
Foi um sentimento colectivo, simples e comovente, que transcendeu a alegria e o contentamento.
A personalidade, a atitude, a autencidade e a simplicidade do António Samuel esteve na
origem deste contágio emocional, forte e
sentido, que invadiu o público e o candidato, no momento do seu discurso.
Ao escutá-lo – e que dificuldades ele não teve para conseguir
articular as palavras, tal era a emoção!.. – renasceu em mim a esperança na Cova-Gala que eu já conheci e que faz parte do seu património natural - uma sociedade
humanizada, melhor e viva.
Essa esperança forte e quente que se sentiu ontem à noite na sala do Mocidade Covense, foi certamente um incentivo para a luta que o António Samuel ainda
terá de travar até ao próximo dia 29 de setembro.
A Cova-Gala, em breve, vai voltar a ser uma sociedade onde voltará a ser normal viver numa
atmosfera de respeito, tranquilidade, paz, amizade, fraternidade e solidariedade entre todos os covagalenses – valores esses intrínsecos e genuínos na realidade social e cultura da nossa
Terra.
«Sintético» do campo de treinos do municipal José Bento Pessoa é inaugurado hoje
PROGRAMA
17H00 - mini-Jogo de futebol entre atuais jogadores da formação da Associação Naval 1º de Maio com pontapé de saída dado pelo presidente da Câmara Municipal
17H40 - mini-Jogo de apresentação pela secção de rugby da Associação Naval 1º de Maio
18H10 - mini-Jogo de futebol entre antigos jogadores da formação da Associação Naval 1º de Maio
18H55 - Hino da Associação Naval 1º de Maio, cantado por Luís Pinto
19H00 – cerimónia protocolar de inauguração
daqui
17H00 - mini-Jogo de futebol entre atuais jogadores da formação da Associação Naval 1º de Maio com pontapé de saída dado pelo presidente da Câmara Municipal
17H40 - mini-Jogo de apresentação pela secção de rugby da Associação Naval 1º de Maio
18H10 - mini-Jogo de futebol entre antigos jogadores da formação da Associação Naval 1º de Maio
18H55 - Hino da Associação Naval 1º de Maio, cantado por Luís Pinto
19H00 – cerimónia protocolar de inauguração
daqui
Subscrever:
Mensagens (Atom)










