domingo, 5 de junho de 2011

RTP, uma estação paga pelos portugueses

A RTP anunciou um debate plural…
… e convidou Maria João Avillez, Emídio Rangel, João Marcelino e José Eduardo Moniz!..

Via 5dias.net

Nota:
Mudei para a TVI e apanhei com o Marcelo Rebelo de Sousa... E agora Rui Manchete!.. Vou desistir..

Vem aí a realidade!

Mais tarde, as últimas semanas  vividas em Portugal, talvez venham a constituir um case study de organização política.
Mergulhados numa crise profundíssima, não tivemos nem governo, nem Parlamento, nem oposição!..
Os portugueses viveram na doce inconsciência dos seres a quem basta existir para serem felizes.
Além do ruído, não se passou nada!..
Mas, tudo o que é bom acaba depressa.
Vem aí a dura e triste realidade...
Acordar vai ser um pesadelo.
O próximo governo vai ser um susto.
Entretanto, um resto de bom domingo e boa sorte para todos nós, que bem precisamos!..

das 8 às 8...

Bom domingo

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Cabedelo: dias cinzentos...

Obrigadinho pá!.. Proença convenceu-me de vez: vou votar CDU...


Voto desde que vivemos em democracia.
A meu ver, votar é muito  mais do que um dever: é uma obrigação.
Votar, é colaborar na definição das prioridades necessárias para todos nós.
Gostaria de estar completamente enganado, mas a prioridade, nos próximos 4 anos em Portugal, passará por  tentar amenizar o sofrimento agravado dos que sempre mais têm sofrido.
Já que as pessoas não fazem o que deveriam fazer – tornarem-se sujeitos da história e serem elas o verdadeiro motor das transformações sociais e politicas para mudar as suas vidas - o partido que melhores garantias me dá de continuar a lutar pela  prioridade acima referida é o PCP.
No Portugal de 2011, olhando  com atenção todo o espectro partidário, sem sectarismos, verifico que o espaço politico que ainda  me merece respeito é o da CDU: por ser um espaço que, não sendo perfeito, continua a ser o  mais solidário e honesto.
Neste tempo difícil, de apreensão,  de desorientação, de medo e de angústia com que se olha o futuro, mais uma vez, são os únicos em condições de defender quem na realidade tem necessidade e tem forçosamente de ser defendido nos penosos dias que em breve vão chegar...
Nada, nem ninguém,  nos deve desviar da obrigação e  dever de votar. Este, é o momento,  de simultaneamente julgar e escolher. Em Liberdade e em consciência.
Proença, o da da UGT, aquela que também fez greve geral no passado dia 24 de Novembro, convenceu-me de vez. Nas eleições de 5 de Junho, não sendo militante de nenhum partido, e existindo como na realidade existem, várias hipóteses de escolha para a alternância, foi  preciosa a ajuda de Proença na escolha do sentido do meu voto: CDU.
Obrigadinho pá!..

Isto é mesmo só para rir!..


Pois, foi assim...

"João Portugal lança suspeitas sobre antiga presidente da Figueira Domus"!..
Li isto já há alguns dias no diário AS BEIRAS e fiquei à espera que acontecesse alguma coisa!.. Que eu saiba nada...   Tudo como dantes!..
Percebem como chegámos aqui?..
Vou fazer um desenho: se o regime tem continuado, é bem possível que este personagem tivesse chegado ao governo!..
Ah pois!...

Nem tudo está perdido!..

Ainda é possível "ultrapassar a crise" e salvar Portugal!
Se querem ficar a saber como,  bastar clicar aqui!..

Mar

foto de Pedro Cruz

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Pedro Tadeu, a excepção à regra

"O jornalista, como qualquer outro cidadão, não se limita a observar a sociedade, participa nos seus movimentos e, mais até do que a generalidade dos cidadãos, influencia a evolução dos acontecimentos.
E se é verdade que a moderna técnica de narrativa jornalística pode limpar, nas notícias e nas reportagens, uma parte (só uma parte) das ideias pessoais dos jornalistas - políticas, culturais e morais -, quando se passa para a coluna de opinião, o caso muda de figura."
Esta verticalidade e este profissionalismo não está ao alcance de todos. Por isso, o exemplo do jornalista Pedro Tadeu, é digno de referência.
Mais à frente, no  artigo de que reproduzimos um excerto (que pode ser lido na íntegra clicando aqui) faz o que muitos poucos jornalistas portugueses teriam coragem de fazer:   assume as suas opções políticas e informa os seus leitores do seu vínculo partidário.

"A cinco dias das eleições é meu dever, dado o que nos últimos meses aqui escrevi, informar os leitores: sou, há mais de duas dezenas de anos, militante do PCP e vou votar CDU. Sou jornalista há mais de 25 anos. Trabalhei no Avante!. Desde 1996 ocupo sucessivos lugares de topo, de chefia ou de direcção, na imprensa generalista de circulação nacional, apartidária. Nunca aí fui acusado de favorecer o meu partido. Também nunca fui acusado de não pensar pela minha cabeça. Nos artigos de opinião escrevo, apenas, o que penso, usufruindo em pleno da liberdade que me dão no local onde trabalho. Ora, o que penso e o que escrevo, nestes artigos, repito, de opinião, num jornal que dá muita atenção à política, não podem ser dissociados do que voto. O leitor tem direito, para fazer o seu juízo, para o bem ou para o mal, a saber destes factos..."
Isto, não é a regra, é a excepção.

Dia Mundial da Criança

... A criança,
Toda a criança.
Seja de que raça for,
Seja negra, branca,
vermelha, amarela,
Seja rapariga ou rapaz.
Fale que língua falar,
Acredite no que acreditar,
Pense o que pensar,
Tenha nascido seja onde for,
Ela tem direito...

A Razão primeira da sua luta.

(excerto de um poema de Matilde Rosa Araújo)

aF168

Há que acreditar na juventude

 Beatriz Cruz, Diana Figueiredo, Inês Santos e José Ajuda,  entregaram ontem um donativo de 3 100 euros ao Centro Social da Cova e Gala, fruto de um sonho concretizado.
Bem hajam miúdos.