segunda-feira, 13 de maio de 2024

Santana vai a eleições na Figueira em 2025?

Na passsada sexta-feira, o Nascer do Sol noticiava que Santana Lopes «foi convidado pelo Governo para subsituir Ana Jorge, ainda antes da exoneração da actual provedora. 0 presidente da Câmara da Figueira da Foz terá respondido que só estaria disponível para ocupar o lugar no final do mandato, em Outubro de 2025. Santana quer apagar a imagem de alguém que não cumpre os mandatos até ao fim, como aconteceu anteriormente na Figueira da Foz, na Câmara de Lisboa e na própria Santa Casa - que abandonou antes da data prevista para fundar e ser candidato pelo partido Aliança.»
Perante esta notícia, Santana Lopes, na sua página do facebook, prestou o seguinte esclarecimento:
«Por conversa hoje de manhã com o Diretor do Sol já compreendi a notícia de primeira página sobre o suposto convite para eu voltar à Santa Casa. Percebi que lhes foi dito por fonte autorizada que eu não seria o novo Provedor porque não queria sair da Figueira. O Diretor do Sol enviou- me uma mensagem na terça - feira dizendo “já me disseram que não quer sair da Figueira”. Eu nada respondi porque essa parte é verdadeira. Deu por adquirido que o convite tinha sido mesmo feito, só queria saber se eu não aceitava mesmo. Sempre agiu corretamente comigo. Ontem no Expresso da Meia- Noite perguntaram- me se eu tinha sido convidado. Eu só podia responder a verdade: não. Mas o Sol não mentiu. Pelo respeito que tenho, quero fazer este esclarecimento.»

Vivi 20 anos em ditadura. Sabemos o que era Portugal antes do 25 de Abril de 1974: havia guerra nas colónias, fome, bairros de lata, analfabetismo, pessoas descalças nas ruas, censura prévia na imprensa, nos livros, no teatro, no cinema, na música, presos políticos, tribunais plenários, direito de voto limitado. 
E havia medo, muito medo. E apesar do medo, houve sempre quem lutasse para que as coisas mudassem. 
E aconteceu o Dia das Surpresas.
E as coisas, por breve período, para quem tinham de mudar, mudaram.
Agora, 50 anos passados, olhamos para o futuro com apreensão. Aliás, penso que não sou só eu a pensar, que o cenário no país pode piorar. 
E tem piorado. 

Na Figueira aconteceu o mesmo. 
Todavia, de vez em quando, temos uma ou outra pequena supresa, sobretudo apreciada pelos pessimistas, como só eles têm a capacidade de o fazer.
"A intelectualidade" nunca gostou de Pedro Santana Lopes: "considera-o um demagogo volúvel"
Essa, foi uma vantagem que se revelou perversa para quem o menosprezou. 
O país (e a Figueira)  também não gosta da "intelectualidade" com o seu ar jactancioso, convencido e superior, as suas indignações e a sede de mordomias e de prestígio.
Santana Lopes, apesar das confusões com os títulos dos livros e o nome das peças musicais, do seu passado de homem do futebol, da sua herança de sedutor com um rasto de hipotéticos corações destroçados, conquistou a Figueira e depois Lisboa - essa Lisboa da "intelectualidade" e da "opinião esclarecida".

E em 2021 conquistou de novo a Figueira...
2025 está bater-nos à porta.
Santana "já não vai ser recandidato?", perguntava um leitor do OUTRA MARGEM um dia destes.
Caso vá a eleições na Figueira, Santana Lopes vai disputá-las em pleno.
Esta, é a única certeza que, a meu ver, existe na Figueira em Maio de 2024.

Sem comentários: