quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Cabedelo, um lugar perigoso e deprimente

Recordando um post de 11 DE ABRIL DE 2008:

“O prolongamento em 400 metros do molhe norte do porto da Figueira da Foz foi hoje adjudicado, um ano depois do lançamento do concurso público que sofreu reclamações dos concorrentes e atrasos na análise das propostas.
A obra, considerada fundamental pela tutela e comunidade portuária, vai permitir a melhoria das condições de acessibilidade ao porto da Figueira da Foz e deverá estar concluída até Fevereiro de 2010.
Com um preço base de 12,5 milhões de euros, a intervenção compreende a extensão do molhe em 400 metros, bem como a ampliação do canal de navegação.”
Mas, será que alguém sabe, porque estudou, as REPERCUSSÕES QUE MAIS 400 METROS NO MOLHE NORTE terão na zona costeira na margem a sul do Mondego."

Passados mais de 14 anos a realidade está aí e não pode ser mais escondida.
Um estudo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), apresentado ontem no Desportivo Clube Marítimo da Gala, alerta para o risco de inundações no Cabedelo. O trabalho foi realizado ao abrigo do “Projeto Mosaic.pt – Relevância e contributo para a análise de risco de inundação costeira”.
Imagem via Diário as Beiras

Entretanto, foram feitas aquelas obras no Cabedelo... O resultado está à vista:
A Figueira, em Setembro de 2022, depois da passagem durante 12 anos do PS pelo poder autárquico, é um caso sério e visível de destruição gratuita de uma cidade. 
Ao mesmo tempo, é um caso extremo de incompetência recheado de mentiras. 
Buarcos, a "baixa da cidade" e também o Cabedelo são prova disso. 
Sem esquecer o Jardim Municipal.
Como escrevi em 9 de Abril de 2017, muito antes do início das obras, "longe dos olhares, no silêncio dos gabinetes, o Cabedelo está a ser alvo de um atentado." 
O resultado está aí. A herança deixada no Cabedelo pelos executivos de João Ataíde e Carlos Monteiro, não vai ser fácil de concluir e gerir por Santana Lopes.
Espero que quando for a inauguração, a placa faça a devida justiça a quem "obrou" tal disparate.

Sem comentários: