domingo, 11 de setembro de 2022

O caso da ida do espólio do artista plástico Mário Silva para a Tocha explicado às inocentes criancinhas...

Via Município de Cantanhede

"A Câmara Municipal de Cantanhede, a Junta de Freguesia da Tocha e a família do Mestre Mário Silva acabam de assinar, no edifício dos Paços de Concelho, o protocolo de cedência de todo o espólio do artista que vai ficar em exposição no futuro museu com o seu nome.

Esta obra, que será em breve colocada a concurso, vai ficar edificada na entrada da Vila da Tocha, e servirá para homenagear o Mestre Mário Silva pelo seu contributo na arte e cultura do nosso concelho e do país."

Este assunto já vinha desde 2018. Em 2019 o espólio do artista plástico Mário Silva foi para a Tocha.
Imagem via Diário de Coimbra
Segundo o jornal Diário as Beiras, em junho de 2020 «a Câmara de Cantanhede já tinha feito o projeto para a futura Casa-Museu Mário Silva, no antigo posto da GNR da Tocha. 
O espaço será preenchido com obras que estão à guarda da Junta da Tocha desde a tempestade “Leslie”, em outubro de 2018. “Tiveram a amabilidade de acolher as obras que estavam debaixo do palco do CAE, sem as melhores condições. Entretanto, propuseram a ideia da casamuseu e eu aceitei. Na altura, falei com os autarcas de Coimbra e da Figueira da Foz, mas não deram uma resposta [conclusiva]”, contou o filho e homónimo do pintor ao DIÁRIO AS BEIRAS. 
Em Junho de 2020, na reunião de Câmara da Figueira da Foz, o vereador Miguel Babo alertou para a o projeto da Tocha, defendendo que o espólio de Mário Silva devia ficar na cidade. O presidente da autarquia, desde abril de 2019, Carlos Monteiro, admitindo que desconhecia o assunto, sugeriu que parte da obra do artista plástico fosse exposta no Museu Etnográfico de Lavos, freguesia onde o pintor residia. “O espaço é pequeno, mal vai dar para acolher a etnografia de Lavos, quanto mais uma exposição permanente de um pintor consagrado como era o meu pai”, reagiu Mário Silva, filho. “A obra devia ser exposta num espaço condigno da Figueira da Foz ou de Coimbra”, defendeu.»

Espera-se que tenha ficado esclarecido o caso  de "um artista grande e uma cidade pequena", de grandes artistas...

Sem comentários: