sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Carlos Monteiro já está noutro patamar: ascendeu à elite da dança de cadeiras de ex-políticos entre gestores públicos...

 Via Diário as Beiras

Nota de rodapé.
Três questões prévias.
-Todas as nomeações, feitas por este Governo PS, ou por outro, são politicamente legitimadas com base na competência técnica e não na mera posse de cartão de militante?
- Todas as nomeações, feitas por este Governo PS, ou por outro, a partir da sua posse, são feitas sob condição de cessarem em caso de novas eleições legislativas, sem custos para o Estado?
- Se assim acontecesse, alguém teria legitimidade para insinuar que este Governo PS, ou outro, de promover jobs for the boys?

Posto isto.
Os portos de Aveiro e Figueira da Foz, não se vão tornar ingovernáveis, porque Santana Lopes descobriu em Carlos Monteiro, seu antecessor na presidência da Câmara e ex-professor, um especialista em gestão portuária, ao ponto de ter sugerido o seu nome ao ministro Pedro Nuno Santos.
O problema, que não pode ser pessoalizado, nem reduzido à gestão deste caso em concrecto, não é de ontem nem de hoje. 
Existe, pelo menos há décadas, e é outro e mais complexo e abrangente: o sinal que estas nomeações enviam é de partidarização completa da gestão dos interesses do Estado pelos governos.

Isso, é claramente entendido por quase todos como a baliza e uma das regras do jogo protagonizada no Portugal pós 25 de Abril pelos partidos do "arco do poder"
E o jogo é impuro e as regras inaceitáveis numa democracia que se quer e deseja limpa.
Na gestão de portos, como noutros sectores, há gente estudiosa, trabalhadora e competente em Portugal, fora dos partidos políticos. Contudo, continuar a não premiar a competência, o profissionalismo e o estudo, na vida real, é dar sinais errados ao Povo e à sociedade em geral. 
Esse sim, é um problema estruturante para o futuro de Portugal como país desenvolvido, europeu e democrático.

Sem comentários: