domingo, 6 de outubro de 2019

MEMÓRIAS

Via Daniel Santos

"Estas grades, em boa hora mantidas nas proximidades do seu local de origem, têm uma história de guerrilha política entre os regeneradores e progressistas que se alternaram nos executivos da Câmara da Figueira. Foram colocadas para protecção entre o nível das praças Nova e Velha e a doca.
Esta, como outras memórias existentes na cidade, são referências históricas cujo conhecimento permitirá perceber o presente e ajudará a fundamentar o futuro. O modo de respeitar a sua autenticidade está muito para além da vontade de um qualquer que, acabado de chegar ou sendo autóctone, se encontra a prazo no exercício de um poder efémero.
Já aqui foi escrito, e por outros corroborado, que adjacentemente à doca se situava a então designada PRAIA DA SARDINHA, junto a cujo local foi colocada uma “memória” que lhe alterou a designação e ali se mantém, apesar das chamadas de atenção de alguns figueirenses.
Agora que o município é presidido por um figueirense nado e criado, talvez seja a ocasião para corrigir o erro, sob pena de se manter mal informados os vindouros. É só uma questão de respeitar a letra do Regulamento de Toponímia. E não tem custos significativos."

Nota: 
Via OUTRA MARGEM de 3 de Novembro de 2016: reponham a memória e a verdade histórica: praia da sardinha, se faz favor...

Sem comentários: