quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Sul do 5º molhe, praia do Orbitur, entre a Cova e Costa de Lavos, um dos locais em maior risco...

Neste local, a zona do areal recuou largas dezenas de metros, a água já galgou a duna, como a foto bem o documenta, entrou pelo pinhal dentro e o mar vai continuar a bater na duna primária. 
Foto de Pedro Agostinho Cruz
Quem olha para sul, a partir do Cabedelo, fica com a sensação de que o mar fustigou tanto as praias da Cova-Gala, nos últimos dias, que  pouco sobrou.
Todavia, só foi surpreendido quem prefere esconder o sol com uma peneira. 
Como sabemos, desde a construção dos molhes no porto da Figueira da Foz, na década de 60, que nas povoações a sul do Cabo Mondego a erosão está a avançar. 
O troço a sul do Porto da Figueira da Foz está na rota da erosão costeira, o que coloca  em perigo os aglomerados populacionais da Cova e da Gala, Costa de  Lavos, Leirosa e, por aí fora,  mais a sul, como, por exemplo, S. Pedro de Moel e Pedrógão.
O prolongamento, em 400 metros, do molhe norte só veio agravar a situação. No  troço costeiro Cova-Gala, Costa de Lavos, Leirosa,  a sul, nos últimos anos, a areia tem vindo a desaparecer assustadoramente. A norte, frente à Figueira, o areal cresce  com a retenção de sedimentos pelos molhes. A primeira praia, localizada imediatamente a norte da obra portuária, tinha crescido 440 metros, segundo dados de 1980; a segunda, mais a norte, tinha engordado 180 metros. Com o prolongamento do molhe norte do porto comercial, agora concluído, o areal da Figueira já deverá ter aumentado mais de 100 metros.
Entretanto, a sul, as praias têm emagrecido a olhos vistos.  O recuo da linha da costa tem vindo agravar-se. Como recordou  há uns tempos, o geógrafo José Nunes André, investigador em Geomorfologia do Instituto o Mar (IMAR) em duas décadas, esta zona recuou 100 metros.
Não admira, portanto, que ainda hoje a zona esteja classificada como de risco elevado e que o Plano Litoral 207-2013 previsse novas intervenções, que não foram executadas...
“Durante a visita o ministro dará a conhecer as medidas de protecção do litoral nas áreas afectadas em todo o país e nas regiões a visitar em particular”, refere o gabinete do ministro do Ambiente, em nota de imprensa.
Não há ninguém que os consiga convencer  a virem ver também  a zona sul da orla costeira figueirense?

Sem comentários: