domingo, 1 de novembro de 2009

Mãe, um poema de Custódio Cruz

Todos temos, pelo menos, uma faceta desconhecida.
Custódio Cruz, é um nome que logo associamos ao futebol. Quase toda a gente conhece o seu percurso no chamado “desporto-rei”. Passou como treinador, sempre com mérito, por quatro Clubes do nosso concelho. A saber: Associação Naval 1º de Maio (duas vezes), Grupo Desportivo de Buarcos, Grupo Desportivo de Maiorca e Grupo Desportivo Cova-Gala.
De há anos a esta parte, sempre com a competência e conhecimentos na matéria, que sem favor lhe reconhecemos, tem colaborado como comentador aos microfones da Rádio Maiorca e Foz do Mondego Rádio, em diversos programas desportivos.
Pois, é deste homem do futebol, de seu nome Custódio Cruz, que este blogue tem o privilégio de revelar a tal faceta desconhecida: a de poeta.
Neste 1 de Novembro, um dia sempre especial para quem já perdeu pessoas que lhe são queridas, como aconteceu há meia dúzia de meses atrás ao Custódio Cruz, publicamos um seu poema:

Mãe

Espalhou-se no tempo…
e esvaziou-se no imenso ar,
flutua no vento
e sinto que a estou a tocar!..

Já não a vejo,

nem aqueço essa ilusão,
apenas sei
que a encontro no coração!...

Nunca de certo perder te vou,
por doces lembranças que ninguém detém,
este silêncio ninguém mo tira,
e assim perto de ti…
sempre estarei!..

Como um manto estendido na mente,
tão doce e amargo,
tão frio e tão quente!...

Num gelo de sombras fito teus olhos escondidos,
Naquele olhar…
Que apenas sente!..

Por aqui estás
e por ali andas…
numa leve brisa que sei de onde vem,
como sempre foi
e sempre será,
o carinho de minha mãe!...

Custódio Cruz

5 comentários:

Miguel Costa disse...

Custodio Nogueira da Cruz = Inteligência Emocional: conta mais para a excelência do que os conhecimentos técnicos, teóricos ou habilitações académicas. Competência que ao contrário do QI pode continuar-se a desenvolver ao longo da vida.
Significa gerir os sentimentos de tal modo que se exprimam apropriada e eficazmente, permitindo que as pessoas se relacionem sem problemas, em sintonia com os seus objectivos comuns.
A disposição que as pessoas captam umas das outras na vida são ingredientes cruciais para a sua qualidade, seja profissional ou pessoal.
Os nossos conhecimentos técnicos e habilitações académicas são apenas a base para o nosso desempenho e comportamento.
Como as pessoas se gerem a si próprias e se relacionam com aqueles que as rodeiam são os factores determinantes para um desempenho pessoal e profissional excelente.
Estes foram alguns dos ideais (não tão formalizados)que o Custodio tem defendido não só como treinador mas como ser humano. Talvez ele próprio não saiba o quanto tem influenciado os que têm tido o privilegio de com ele desfrutarem alguns momentos da vida.
Eu felizmente fui um destes previligiados, e cada vez mais tenho o sentimento de que conheci e conheço um ser um humano fora do vulgar, que me dá a honra de ser meu amigo.
E como sei que vai ficar chateado por esta minha mensagem, apenas um abraço por todos os que concordam com esta minha opinião.´
P.S.: pois é, existem e vão sempre existir amizades para sempre, contra ventos e marés, este é um valor que incutiste aos teus.

Zéfoz disse...

Ora aqui está um comentário com um excelente e bem fundamentado texto que é um valioso contributo para se perceber o que é importante nas pessoas e como funcionam e interagem na sociedade e no quotidiano da vida. Parabéns!

João Fidalgo Pimentel disse...

Momento de inspiração dolorosa do homem,que perdeu a origem e a presença física de quem lhe deu a vida,o amor o sorriso e o olhar...de uma Mãe.
Um lamento poético sublime,que expressa os sentimentos mais profundos do ser humamo...o amor dedicado a sua Mãe.

Olímpio disse...

Caro Custodio.Ainda no domingo escutei o seu comentário e disse para mim...tenho que falar com aquele"gajo" e dizer-lhe na cara que é mesmo bom a fazer comentários,parece que se nota em campo os esquemas do jogo!Muito bem mesmo e a ganhar tão pouco,ora bolas.Do poema fiquei passado e a pensar ,com que então mais esta de dizer palavras e os sentimentos a marcar a sua alma.Mais uns quilos de respeito por si e olhe que detesto meter as pessoas no coração sem as sentir como pessoas de bem.Vá ao meu blogue e leia o meu lamento de Cuba e tambem as porradas da vida.Sofri muito com aquela pobresa e depois um homem tem o coração ao pé da boca e trama-se.Aquele abraço e obrigado pelo exemplo,face a um poema proprio do seu carácter.

LINDA FIGUEIRA! disse...

Gostei muito do seu poema carregado de emoções e SAUDADE!
Conheci a sua mãe e sei que era uma grande lutadora e uma apaixonada pelos filhos. Uma GRANDE (pequenina em tamanho!) MULHER. Guerreira e inteligente como o filho.