quinta-feira, 5 de agosto de 2021

PS, PSD e Figueira A Primeira, querem ser canibais nas autárquicas 2021, na Figueira. Vamos permitir isso?...

A questão, à direita é esta: se o CDS, neste processo autárquico, tivesse posições iguais às do PSD, para que serviria? Qual seria a sua utilidade?
Uma coligação entre dois partidos só faz sentido se os dois tiverem uma base comum de entendimento, mas diferenças de opinião relativamente a vários temas.
Se um dos partidos renuncia às suas opiniões, a coligação deixa de ter sentido.
Não se pode falar de coligação mas de «deglutição».
Isto é: se tivesse havido uma coligação à direita, o PSD estaria a engolir o pouco que sobra do CDS na Figueira.
Sendo ainda mais claros: como Mattos Chaves não iria conseguir meter Machado no bolso, teria alguma vantagem em ser ele a ir meter-se no bolso de Machado?

O que se coloca à direita em relação ao PSD e ao CDS, coloca-se à esquerda com PS, CDU e BE.
Uma putativa coligação à esquerda na Figueira, só serviria os interesses deste PS municipalista.
CDS, CDU e BE, com as suas diferenças, são importantes opções no espectro político figueirense, pois alargam o leque das escolhas. 
Em Democracia, isto é fundamental.
Desenho de António Jorge Gonçalves, com a devida vénia

Em 2021, na Figueira, PS, PSD e Figueira A Primeira, quais canibais autárquicos, têm um objectivo claro e importante para a sua estratégia eleitoral: tentar subalternizar no concelho da Figueira as 4 restantes candidaturas para condicionar o sentido do voto dos figueirenses, reduzindo as opções a 3 forças políticas, quando no boletim de voto vão aparecer 7 opções paar escolha do futuro presidente e vereadores.
Essa, neste momento, é uma ameaça emergente e perigosa para a livre escolha do eleitorado figueirense. 

Isso não é inocente, nem acontece por acaso. A grande e maior ameaça aos figueirenses é o passado dos últimos 30 anos: PS e PSD, canibalizaram o poder local. Antes, até à década de 80, CDU e CDS chegaram a eleger vereadores, que tiveram pelouros distribuídos e fizeram um bom trabalho.
Se olharmos atentamente para os últimos 30 anos de poder local na Figueira, podemos verificar que, afinal, não houve grandes diferenças entre a gestaão do PS primeiro, do PSD, depois, e estes 12 últimos anos novamente do PS. Houve alternância, não houve alternativa. Os resultados falam por cima.
A Figueira é um concelho que tem vindo a definhar. Os números dos censos falam por si. A verdade é que somos poucos, cada vez menos,  pobres, os ordenados roçam o mínimo nacional,  e moramos longe de tudo (onde está a rede de transportes públicos?). 

Não há nenhum ângulo em que a demografia não tenha um papel decisivo, nem vale a pena tentar nomeá-los a todos (economia, emprego, Segurança Social, território). 
De forma resumida, tomemos a economia e o emprego, o motor de tudo o resto, como exemplo. É com emprego desqualificado, miseralvelmente pago e precário que queremos fixar jovens no concelho da Figueira da Foz?
Onde é que está a qualidade de vida e o futuro para a Figueira?
Os figueirenses que forem votar a 26 de Setembro têm de estar atentos: a escolha não está reduzida a 3 opções de escolha para a eleição do futuro executivo Figueirenses. Existem 7 escolhas, SETE.

Sem comentários: