foto sacada daqui
“Pés descalços na areia branca, que abria sempre caminhos
para o mar.
Olhar de muitas lutas, de coragem e sofrimento...
Luto infinito por alguém, que também por estas areias passou
e ao horizonte da vida já chegou.”
O trabalho pesado não
era ainda o pior – o pior era o sobressalto constante da sua vida.
Sentiam o coração oprimido, mas calavam-se. Sabiam perfeitamente,
pelas outras, o futuro que as esperava. Quantas conheci sempre
de luto – a começar na minha casa, com a minha avó Rosa Maia!..
As mulheres da Cova-Gala que eu conheci...
Coube-lhes sempre o pior quinhão da negra vida. Trabalhavam
o dobro dos homens e, quase sempre, viviam mais do que eles - talvez, porque sofriam muito mais.












