"... onde vi, até hoje, o ministro da Educação ser mais assertivo foi com um seu ex-colega de Governo que estava de saída."
Daqui
sexta-feira, 14 de junho de 2013
Muito bem: eles que limpem a própria merda…
“O PS, a CDU e o Bloco de Esquerda recusaram fazer parte das
comissões instaladoras das freguesias que viram o território alterado no âmbito
da reorganização administrativa. O executivo da Junta de Buarcos também não se
faz representar.
A decisão foi anunciada na conferência de líderes da
Assembleia Municipal (AM) da Figueira da Foz. Esta posição da esquerda
transfere o ónus político para os autores da proposta conjunta aprovada pela
assembleia em outubro último, que se saldou pela eliminação de quatro
freguesias (S. Julião, Brenha, Santana e Boda do Campo) e alterações
geográficas noutras quatro.”
Via AS BEIRAS
A vida continua
Nenhum dia é igual ao outro.
As pessoas continuam a surpreender-me.
Contudo, hoje estou particularmente bem disposto.
Contudo, hoje estou particularmente bem disposto.
Sinto-me cada vez mais paciente.
Com as pessoas.
Com a Figueira.
Com a minha Aldeia.
Até com o estado do tempo neste mês de junho.
Não consigo é arranjar
paciência para esta classe política do mais do mesmo.
Continua a inércia. A receita é sempre a mesma.
Em todos os partidos. Da direita à esquerda.
A malta, nota-se, anda desmotivada.
E, os escassos que se
manifestam, fora das capelinhas
partidárias, não têm efeito absolutamente nenhum: andam a pregar no deserto.
Pior: ainda têm de gramar com o sorriso cínico e jocoso da
classe política e "mordidelas" dos “cães de fila”.
Tenho pena por
constatar que o sentimento vigente é de que não há nada a fazer.
Não se vislumbra uma luz ao fundo do túnel.
Os políticos não são
todos iguais, mas quando é que a justiça
chama a contas os responsáveis do estado
em que nos encontramos?
Como entender, que haja pessoas sem possibilidades financeiras, até para enterrar um familiar?
Como entender, que a
comunicação social dê tempo de antena
àqueles que nunca tiveram dificuldades na vida e ainda dão palpites sobre como
sobreviver neste país?
Estou farto destes gajos todos. Já nem consigo ver
televisão e ouvir rádio.
E cada vez tenho
menos paciência para olhar para os jornais.
Gostavas de ter o Gaspar em presidente da câmara?..
Se assim o quiseres, vota
PSD + CDS nas próximas autárquicas.
Se não queres, é fácil: não votes nestes partidos.
Nas próximas autárquicas, a 29 de Setembro, não vou votar em
Gaspar para presidente da Câmara.
Mas, isso sou eu. Cada um é que sabe da sua vidinha…
quinta-feira, 13 de junho de 2013
Cabras na cidade?.. Credo!.. Cimento, cimento, cimento…cimento...
Num texto magnífico, hoje publicado no jornal AS Beiras, que
eu li na edição papel e vou tentar trazer aqui um resumo tanto quanto possível fiel, fiando-me na minha
memória, Rui Curado da Silva lembra “que nos anos 60 do século passado a Figueira
teve o privilégio de ter o aquitecto Alberto Pessoa e o paisagista Ribeiro
Telles a pensar a cidade”.
Imaginaram “2 corredores verdes a acompanhar 2 pequenos
cursos de água com origem na Serra. Um, atravessava as Abadias, terminando no rio; o
outro, corria até ao mar, atravessando o Vale da Ponte do Galante”.
No mesmo texto que estou a tentar resumir de memória, Rui Curado
da Silva ressaltava que “os espaços verdes, em que a natureza trabalha por sua
conta, são naturais e comuns em cidades alemães e na Europa do norte”.
Aqui na Figueira, ao que parece, outro dia foi um escândalo,
para certas pessoas, ver cabras a pastar
nas Abadias!..
“Curiosamente – continuando a citar de memória Rui Curado da Silva – houve quem
se escandelizasse com as cabras, mas aprovou a urbanização e o hotel que
assassinaram o corredor verde do Galante”.
Em tempo.
Polémicas à parte,
quando é que a nova e moderna
unidade hoteleira de quatro estrelas, com vistas para o mar e com a praia no
outro lado da rua entra em funcionamento?
Com cerca de cinco dezenas de metros de altura, o edifício
impõe-se à paisagem urbana da marginal oceânica, pelas dimensões e pela
arquitectura.
A estalagem de 4 estrelas está mesmo a fazer falta, pois com
a desmesurada procura que por aí anda, carradas de hóspedes (hoje, chama-se
cliente a este tipo de freguesia…) poderão ser devidamente albergados e
deliciar-se com a panorâmica sobre a marginal da cidade, a cavalo em 50 andares – que
deve ser formidável, não nego,
pelo menos enquanto não há mamarrachos iguais a empecê-la.
O mais será uma
questão de gosto urbanístico. Ou de falta dele.
E se te olhasses ao espelho?..
Passos critica troika por dar “espectáculo público” com divergências internas...
Em dia de Santo António
Ó Santo António, meu velho,
Sei que gostas de animais
Pede lá ao coelho
Que não nos roube mais
Anda daí bailar
Nesta noite de folia
Ma não queiras p'ra teu par
O marido da Maria
És um santo popular
Tens fama de casamenteiro
Serás capaz de casar
O Portas trampolineiro?
Já não posso mais rimar
Estou muito mal disposto
Avistei ali o Gaspar
Vem aí mais um imposto...
Daqui
Sei que gostas de animais
Pede lá ao coelho
Que não nos roube mais
Anda daí bailar
Nesta noite de folia
Ma não queiras p'ra teu par
O marido da Maria
És um santo popular
Tens fama de casamenteiro
Serás capaz de casar
O Portas trampolineiro?
Já não posso mais rimar
Estou muito mal disposto
Avistei ali o Gaspar
Vem aí mais um imposto...
Daqui
Marcação da data das autárquicas 2013
“Maioria PSD/CDS quer eleições autárquicas a 22 de Setembro”.
“O PS prefere a data de 13 de Outubro, assim como o BE…”
“O PCP considera que
o dia 6 de Outubro seria a data ideal, já que no dia 13 muito católicos se
deslocam em peregrinação a Fátima…”
“Para o PEV, qualquer
um dos dois domingos de Outubro é uma boa data…”
Santana amigo, no domingo o povo da Figueira vai estar contigo...
Uma das observações interessantes que se podem tirar, desde
já, das próximas eleições autárquicas,
na Figueira, é que os partidos no poder caíram
em descrédito.
O candidato Miguel Almeida tenta a todo o custo
apresentar-se como candidato apartidário, apagando, na medida do possível, o apoio do PPD/PSD (o seu partido desde
pequenino…) e o CDS/PP.
Nos dias que correm, é vulgar ouvir as pessoas a criticarem os
partidos como se eles fossem a raiz de todos os males.
É natural que isto aconteça.
Quer o PSD de Passos Coelho,
quer o CDSS de Paulo Portas, depois de ganharem as eleições legislativas fizeram
tudo ao contrário do que tinham prometido.
Há cerca de 2 anos, que me lembre, talvez um dos únicos militantes do PSD que não
tenha alinhado muito nisto foi Santana Lopes e, por acaso, ou talvez não, foi
rapidamente colocado na Misericórdia de Lisboa.
Mas, voltando à Figueira.
quarta-feira, 12 de junho de 2013
E pronto...
António Baião é o candidato à Câmara Municipal da Figueira da Foz pela CDU.
Silvina Queiroz encabeça a lista à Assembleia Municipal.
Via Figueira na Hora
Porque sim e porque não..
Prémio de Caricatura para Fernando Campos
A Caricatura acima de Fernando Campos (OUTRA MARGEM orgulha-se de contar com a colaboração do artista figueirense desde 2006) foi Prémio Especial do Júri "Correia Dias", no XV Salão Luso-Galaico de Caricatura/Douro 2013.
Ao certame concorreram 74 trabalhos de 40 artistas.
Parabéns.
Cova-Gala: novo fôlego (II)
Depois de um período de indefinição directiva o "Grupo Desportivo Cova-Gala está vivo e bem vivo”.
ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: Fernando Costa
Vice-Presidente: António Agostinho
DIRECÇÃO
Presidente: Fábio Silva
Vice-Presidente: Pedro Mano
CONSELHO FISCAL
Presidente: João Camarão
Vice-Presidente: Rui Camarão
Não sei se alguém já sonhou algo igual…
Em tempo.
O efeito impediu-o de realizar algumas atividades do
dia-a-dia, como ir buscar o jornal ou andar de mota, e comparecer em eventos familiares
em que o “homo-erectus” não se sentisse constrangido.
Confiar na sorte
Por vezes, dou por mim a pensar que, certos figueirenses,
olham a Figueira, como eu jogo no euromilhões: deixo a mão ser comandada por essa outra
qualquer coisa que me é alheia.
Até hoje, os números por mim escolhidos não têm sido mais
que sequências frustradas, semana após semana, ou quando me lembro de tentar a
sorte.
No entanto, nas vezes que jogo, tenho esperança que esses palpites me levem um dia a um porto desconhecido.
Abastado, sem dúvida alguma.
Temos de continuar a confiar na sorte.
Como eu entendo certos figueirenses…
Reabriu o café Nau
Depois de alguns meses encerrado, reabriu na passada
terça-feira a “velha Nau”, um dos cafés
míticos da Figueira da Foz.
terça-feira, 11 de junho de 2013
Desilusão…
Na Figueira, não vivemos tempos nada optimistas.
Os tempos estão difíceis para gente que queira teimar em confiar no
futuro.
A Figueira é pior que
“merda de cão”, que é coisa que, aliás, abunda nos passeios…
Só quando a Figueira está claramente a cheirar mal é que, então,
o figueirense olha para as cartas que tem e, mesmo assim, pensa que pode ser que o baralho lhe traga
qualquer coisita...
Sempre foi assim: nunca mexemos uma palha para modificar o rumo
do jogo.
Mais uma vez, uma
verdadeira alternativa autárquica para a Figueira ficou adiada...
Face aos cenários previsíveis - uma coligação de direita, camuflada de Somos
Figueira!.., e uma direita conservadora do PS -
os figueirenses não terão direito a uma verdadeira alternativa...
A meu ver, era inadiável, necessário, útil, imprescindível e
urgente uma coligação de esquerda: CDU + BE + Cidadãos Independentes.
Eleger um vereador, pelo menos, dependia de nós...
Não quiseram…
Isso, vai continuar a pagar-se caro…
Mas, um dia isso vai acontecer…
No bom caminho
“Tavares já é militante do PS”, é notícia hoje no jornal AS
Beiras.
“Sentia alguma injustiça da parte de alguns militantes do PS,
partido para que trabalho há muitos...”, disse o vereador.
Em tempo.
Esta notícia, para além de contrariar o cenário pessimista
que – não eu... - muitos vinham pintando sobre os partidos na Figueira, demonstra que o nosso suposto atraso cultural não é mais do que uma mera falácia.
Esta preciosa notícia
faz-me acreditar que o nosso concelho, afinal, está no bom caminho...
O Grupo Desportivo Cova-Gala foi o grande vencedor do Torneio de Iniciados Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz que se realizou no fim-de-semana passado no Centro de Estágio Rosa Náutica
1º Grupo Desportivo Cova-Gala/2º Grupo Desportivo Samora Correia
3º União Desportiva da Gândara/4º Atlético Clube Montemorense
3º União Desportiva da Gândara/4º Atlético Clube Montemorense
Provedor da Misericórdia da Figueira dispensa presença de candidatos no Santo António
O provedor da Misericórdia – Obra da Figueira dispensa a
presença dos candidatos às próximas eleições autárquicas nas festas de Santo
António, organizadas pela instituição.
“Além dos devotos de Santo António, que nunca faltaram, de
quatro em quatro anos, em tempo de eleições, aparecem os “de votos”, cuja
presença oportunista dispensamos de boa vontade”, disse Joaquim de Sousa.
“Como há vários anos que vou aos festejos de Santo António,
também acho que ele tem razão”, respondeu Miguel Almeida, candidato da
coligação “Somos Figueira”. João Ataíde, candidato do PS, optou por não
pronunciar-se sobre o assunto.
Via AS BEIRAS
segunda-feira, 10 de junho de 2013
"A nobre arte de pilhar as palavras dos outros está em todo o lado"...
Eu, pecador me confesso: não resisti a esta "Citação".
domingo, 9 de junho de 2013
Sabe bem estar vivo
Estar vivo, é ter a capacidade de conseguir continuar a manter a possibilidade de surpreender
e a surpreender-se todos os dias.
Todos vivemos momentos de
desânimo e de tristeza.
Mas, mesmo nesses momentos mais difíceis, estar aberto e disponível à surpresa é fundamental.
Obriga a um esforço
redobrado, temos de persistir em acreditar que a vida vale a pena, que a vida continua a ter sentido e
objectivo.
Sem isso, ficamos
obcecados pelo controlo de tudo o que se desenrola à nossa volta…
É SÓ DEIXA-LOS POUSAR
"Alguns dos que mais
rasgaram as vestes quando, em protesto contra os desvios políticos e
programáticos no PSD, coloquei o símbolo do partido de pernas para o ar (na
realidade eram eles que o viravam do avesso...), hoje fazem campanhas
eleitorais fugindo como o Diabo da cruz de serem identificados pelo símbolo do
PSD e pelas suas cores. Não posso deixar de notar a ironia do destino, assim
como a sólida verdade... de que o material tem sempre razão."
Cova-Gala: novo fôlego
Depois de um período de indefinição directiva o "Grupo Desportivo Cova-Gala está vivo e bem vivo”: Fábio Silva vais ser o novo presidente.
Para a próxima época o clube da margem sul vai contar com
seis equipas e cerca de 120 atletas.
A saber: Traquinas,
Benjamins, Infantis, Iniciados, Juvenis e Seniores.
Rui Camarão será o treinador dos seniores. O plantel será composto na sua maioria por atletas que já passaram pelo clube, explicou Fábio Silva: “Rui Camarão é o meu treinador. Ganhei com ele e vamos voltar a ganhar. O plantel será formado por jogadores que já passaram pelo Cova-Gala, e claro por jogadores da Terra. É um regresso a casa.”
Para além das naturais dificuldades financeiras as instalações do clube têm necessidade de algumas obras devido aos danos causados pelo temporal de 13 de Janeiro passado, nomeadamente "o arranjo da iluminação, o muro norte e a bilheteira”.
Subscrever:
Mensagens (Atom)















