Uma frase do Dr. Jorge Tocha Coelho na tertúlia realizada ontem à noite: “a Figueira cometeu suicídio cultural ao acabar com o Festival Internacional de Cinema.”
quinta-feira, 7 de março de 2013
Ainda as “Conversas na Bijou”…
Uma frase do Dr. Jorge Tocha Coelho na tertúlia realizada ontem à noite: “a Figueira cometeu suicídio cultural ao acabar com o Festival Internacional de Cinema.”
Passos Coelho disse que medida mais "sensata" contra desemprego seria baixar salário mínimo…
As pessoas viveriam de quê?..
Em tempo.
“Há uns anos, já demasiados,
quando o salário mínimo subiu pela última vez, depois de me bombardear com uma
série de “não pode ser” e “onde é que este país vai parar”, um pequeno
empresário perguntou-me qual era a minha opinião ao respeito. Pensei: se te
respondo com é bom ou com é mau e se te explicar por quê, passado cinco minutos
hás-de esquecer-te de tudo o que te disser e será uma perda de tempo.
Optei, portanto, por começar
por perguntar-lhe quantos empregados tinha. Respondeu-me três ou quatro, já não
recordo, mas também não faz grande diferença para esta narrativa, como se verá
já a seguir.
Disse-lhe então que seria ele
mesmo a responder à sua própria pergunta e perguntei-lhe o que é que seria
melhor para o seu negócio, se ter mais 40 ou 50 euros na folha de salários de
todos os meses e ficar à espera do aumento na facturação provocado pelo
acréscimo de rendimento dos seus muito mais que 3 ou 4 clientes, se manter
inalterada a folha de salários e ficar à espera da diminuição da facturação
resultante dos efeitos da inflação sobre o rendimento desses mesmos prezados
clientes.
Bem me lixou. Respondeu-me que
a segunda, porque os 40 ou 50 euros a menos na folha de salário estariam
garantidos à partida caso o salário mínimo não fosse actualizado e nada lhe
garantia que os seus clientes comprariam menos, até porque a sua distinta
clientela não era desses que recebem o salário mínimo.
Bem se lixou. Há um par de
meses, passei à porta do seu estabelecimento. Estava fechado. Parece que os
empregadores dos seus clientes, os fornecedores desses empregadores e os
fornecedores desses fornecedores tiveram todos a mesma ideia. É realmente uma
pouca-vergonha que os Sócrates, os Passos Coelhos e respectivos Teixeiras dos
Santos e Gaspares não se tenham empenhado na invenção de um consumo que se faça
sem salários, próprio para empreendedores alérgicos ao risco. Resumindo: “o que
eles querem é tacho”, como dizia o meu empresário montado em toda a sua razão.”
Pedro Saboga… (II)
![]() |
| foto sacada daqui |
A opinião publicada está formatada.
No país, isso gira em torno do prof. Marcelo, do Marques
Mendes, do António Costa, do Jaime Nogueira
Pinto, do Nuno Rogeiro, do Luís Delgado, do Santana Lopes e outros que tais.
Isto, há anos e anos…
Na Figueira, um meio mais pequeno o tédio ainda é maior: seja
nos jornais, na rádio, ou na Tv local, a coisa, em termos de opinião publicada,
gira em torno de meia dúzia de figuras que dizem sempre o mesmo todas as
semanas.
Resumindo: no país ou na minha cidade, para emitir e firmar a
mesma opinião, não basta um comentador,
nem dois, a dizer o mesmo. Exige-se que sejam vários, muitos, a dizer o mesmo,
de preferência em locais diferentes, ficando assim garantida a pluralidade de
vozes e a unicidade da mensagem…
Mas, mesmo na Figueira, de vez em quando, surgem iniciativas
“marginais” às doutas, abrangentes, democráticas e pluralistas análises
que os habituais painéis esmiúçam todas
as semanas nos locais do costume, a que
convém estar atento.
Foi o caso de ontem nas «Conversas da Bijou». Pedro Saboga, que tem obra
feita em prol da Cultura na Figueira - OTubo d’Ensaio, um laboratório de
experimentação artística e um centro de trabalho multifacetado, um espaço de
criação e partilha, potencializando a criação e o desenvolvimento de novos
projectos culturais, de forma independente e ao serviço da comunidade, aí está, desde 2006, para o provar – durante
cerca de 3 horas falou da Figueira, falou da Cultura, falou da vida, mas, a meu
ver, demonstrou que, mesmo "em contraciclo", é possível realizar sonhos que à partida parecem utópicos,
mesmo numa cidade como a Figueira, como se as dificuldades, próprias e
colocadas pelos outros, fossem o combustível necessário para se chegar ao
máximo que sabemos e podemos.
Como vemos, mesmo na Figueira, há mais vida para além da
publicada nos jornais, na rádio e na televisão pelos habituais “paineleiros” de serviço…
quarta-feira, 6 de março de 2013
Pedro Saboga...
... hoje, quarta-feira, 6 de março, às 21h00.
No Restaurante Bijou - Bairro Novo.
A entrada, é livre.
terça-feira, 5 de março de 2013
Hugo Chávez (1954-2013)
![]() |
| Percentagem de população vivendo abaixo do limiar de pobreza |
Este retrato tem vivos que não foram mortos antes de tempo, gente, homens, mulheres e crianças. Este retrato é o quadro que muitos ricos nunca terão em casa. Este é o retrato que ficará para a História de Hugo Rafael Chávez Frías, um homem que lutou para acabar com os pobres, combatendo todas as calúnias, campanhas, golpismos, daqueles que precisam da existência de muitos pobres para serem muito ricos.
Hasta siempre, compañero.
Daqui gráfico via Ladrões de Bicicletas
Filhos da ou de...
O corte de seis por cento sobre o subsídio de desemprego e de cinco por cento nas baixas por doença, que o Executivo inscreveu no Orçamento do Estado para 2013, poderá estender-se no tempo e, no primeiro caso, vir a tornar-se permanente, noticia esta terça-feira o Diário Económico.
Segundo o jornal, esta é uma medida em cima da mesa para integrar a reforma do Estado.
Segundo o jornal, esta é uma medida em cima da mesa para integrar a reforma do Estado.
Autárquicas 2013 na Figueira... (da série, o que já lá vai e o que ainda aí vem…)
Câmara Oculta
Ponto positivo:
1.Conversar sobre política não é tão bom, nem tão sexy, como fazê-la. Mas, é melhor que nada, numa cidade provinciana como a nossa.
Pontos negativos:
1.O programa é, ao que suponho, sobre a actualidade política… Contudo, abordam-se outros 200 e tal temas… Resumindo: fica tudo pela rama e não há a profundidade necessária - o que é sempre mau quando se trata de sexo, ou de política…
2 . O apresentador fala muito, o que acaba por se tornar um pouco cansativo, para quem está do outro lado.
3.O programa pretende ser atrevido, desinibido, moderno, ligeiro e atractivo, tendo por objectivo, presumo eu, interessar pela vida (leia-se a política...) os desiludidos e acabrunhados figueirenses.
4. Porém, o que passa para o nosso lado, realmente útil, fica muito aquém da minha expectativa e, presumo, do objectivo dos intervenientes. Mas, admito, poder ser eu a estar errado...
5. Salvo melhor e mais abalizada opinião, duvido que alguém consiga ainda ficar interessado em ouvir falar de política local depois da cassete (que é sempre a mesma...): a pujança das inciativas do PPD/PSD, de Miguel Almeida e seus apaniguados, as diatribes do PS, de João Portugal e seus muchachos, ou a falta de testosterona dos 100%, do eng. Daniel Santos.
6. Falando por mim, a última coisa que me apetece, depois de ouvir João Carronda, António Jorge Pedrosa (que conheço razoavelmente bem e por quem tenho estima e consideração pessoal) e Teo Cavaco (que não conheço, mas, parafraseando o próprio, me parece “intelectualmente honesto”), moderados pelo j´Alves, é continuar a ligar a essa tal politiquice figueirense que se move em torno da Fonte Luminosa …
7. Eu sei que todos vocês têm competência para tal: seria pedir muito falarem da realidade?..
Em tempo.
A continuarem assim, vão perder um ouvinte...
Ponto positivo:
1.Conversar sobre política não é tão bom, nem tão sexy, como fazê-la. Mas, é melhor que nada, numa cidade provinciana como a nossa.
Pontos negativos:
1.O programa é, ao que suponho, sobre a actualidade política… Contudo, abordam-se outros 200 e tal temas… Resumindo: fica tudo pela rama e não há a profundidade necessária - o que é sempre mau quando se trata de sexo, ou de política…
2 . O apresentador fala muito, o que acaba por se tornar um pouco cansativo, para quem está do outro lado.
3.O programa pretende ser atrevido, desinibido, moderno, ligeiro e atractivo, tendo por objectivo, presumo eu, interessar pela vida (leia-se a política...) os desiludidos e acabrunhados figueirenses.
4. Porém, o que passa para o nosso lado, realmente útil, fica muito aquém da minha expectativa e, presumo, do objectivo dos intervenientes. Mas, admito, poder ser eu a estar errado...
5. Salvo melhor e mais abalizada opinião, duvido que alguém consiga ainda ficar interessado em ouvir falar de política local depois da cassete (que é sempre a mesma...): a pujança das inciativas do PPD/PSD, de Miguel Almeida e seus apaniguados, as diatribes do PS, de João Portugal e seus muchachos, ou a falta de testosterona dos 100%, do eng. Daniel Santos.
6. Falando por mim, a última coisa que me apetece, depois de ouvir João Carronda, António Jorge Pedrosa (que conheço razoavelmente bem e por quem tenho estima e consideração pessoal) e Teo Cavaco (que não conheço, mas, parafraseando o próprio, me parece “intelectualmente honesto”), moderados pelo j´Alves, é continuar a ligar a essa tal politiquice figueirense que se move em torno da Fonte Luminosa …
7. Eu sei que todos vocês têm competência para tal: seria pedir muito falarem da realidade?..
Em tempo.
A continuarem assim, vão perder um ouvinte...
Relvas...
Relvas, embora continue a ir ao gabinete, deixou de ser ministro há praticamente um ano…
Mesmo os seus pares procuram, como podem, ignorar
a sua existência.
Mas as rádios, as televisões e os jornais, continuam a
dar-lhe espaço e o homem pensa que ainda é o ministro que tem a tutela do
sector da comunicação social…
Um dia destes houve notícias de incidentes nos estádios de futebol.
Um dia destes houve notícias de incidentes nos estádios de futebol.
Para Relvas, porém, «havia segurança no Desporto».
Alguém do governo, lá teve que vir corrigir…
Muitas vezes, nem o
próprio governo presta atenção ao que Relvas
diz…
Vejam já isso melhor, 4 000 quilómetros é muito quilómetro...
"As pessoas que fizeram isso não fizeram o seu trabalho de casa. Eu nunca vivi em Toronto, Toronto é a quatro mil quilómetros de onde vivi. Acho que se enganaram no sítio", disse Álvaro Santos Pereira aos jornalistas...
segunda-feira, 4 de março de 2013
Coitada da Lili… São uns bárbaros estes Hunos, é o que é!..
A socialite Lili Caneças, de 68 anos, mostra que nunca é tarde para mudar de vida. Apesar da sua idade avançada, está de malas aviadas para rumar a Los Angeles...
«Estou um bocadinho farta desta pobreza, desta desgraça, de tanta miséria. Vou durante um tempo, sempre gostei muito de Los Angeles, o clima, o ambiente é maravilhoso, tem um vida saudável».
«Estou um bocadinho farta desta pobreza, desta desgraça, de tanta miséria. Vou durante um tempo, sempre gostei muito de Los Angeles, o clima, o ambiente é maravilhoso, tem um vida saudável».
Foz do Mondego, 99.1 FM
Embora com algum atraso fica
o registo - a Rádio Foz do Mondego está de volta.
Em novas instalações
(Rua Detrás da Alfandega ) e com
nova grelha de programas, desde 2 de
Janeiro, na sua habitual sintonia de 99.1, as ondas hertzianas levam o nome da
Figueira da Foz mais longe...
De resto, convém não esquecer como nasceu esta emissora de rádio que, então, se desejava eminentemente local…
E convém não esquecer, também, de dar os parabéns ao ilustre patriarca figueirense Fernando Cardoso...
POEMA
É lixado ser primeiro-ministro,
neste país à beira-mar estragado.
A incompetência é um quisto,
que vai ser extirpado.
Posto isto, meu caro “amigo”,
já sabes como vai ser…
O povo não está contigo,
em 2015 (ou antes) vais ver…
neste país à beira-mar estragado.
A incompetência é um quisto,
que vai ser extirpado.
Posto isto, meu caro “amigo”,
já sabes como vai ser…
O povo não está contigo,
em 2015 (ou antes) vais ver…
Movimento dos Reformados Indignados – APRE?.. Não... ÇHIÇA!..
“Os reformados já tinham uma organização, APRE! (Associação
de Aposentados, Pensionistas e Reformados), e amanhã será fundada outra, o MRI.
Eu teria preferido CHIÇA!, uma interjeição ainda mais dura, embora admita que
fosse difícil encontrar uma palavra com a letra inicial Ç. Mas o momento é de
abandonar as interjeições e ir pela explicação por extenso do estado de alma
dos associados: MRI quer dizer Movimento dos Reformados Indignados. Ora este
MRI - não é de mais repeti-lo: Movimento dos Reformados Indignados - vai ser
presidido por Filipe Pinhal, ex-presidente de banco (BCP) e atual beneficiário
de uma reforma de 70 mil euros mensais. É um pouco como se a Diana Chaves se
tornasse tesoureira da Associação das Feias de Portugal. Ao "ai aguenta,
aguenta!" de um banqueiro, ontem, responde, amanhã, um ex-banqueiro que
não aguenta. Pôr um ex-presidente de banco que ainda há meses foi condenado a
pagar multas de 800 mil euros por deslizes financeiros a liderar pensionistas
que tiveram cortes nas reformas de 1350 euros é contradição das boas, capaz de
gerar unidade nacional. Estamos todos no mesmo barco da indignação: do
banqueiro ao cabouqueiro. Que este, por razões egoístas e prosaicas - ganha
pouco - se indigne, não merece duas linhas de crónica. Admirável é o outro, que
apesar de ter um milhão por ano de reforma ainda se indigna. O único contra que
vejo é irrelevante: faz-me desconfiar de tanta unanimidade.”
A mensagem do prof. Marcelo, depois do 2 de Março…
Resumindo…
"Não se preocupem. Continuem a acreditar
no PSD, no CDS, ou no PS, ou no SLB, ou no FCP, continuem a olhar para a TV e a escutar o que ele diz,
que isto passa…"
domingo, 3 de março de 2013
Por causa das tosses…
Não vou entrar na guerra dos números, mas aos engraçadinhos bem
pagos para tentar salvar a face deste governo, sempre dispostos a justificar toda a
austeridade e toda a regressão política e social que nos estão a ser impostas,
por serem genuinamente interesseiros, retrógrados,
reaccionários, ou saudosos do fascismo, faço uma proposta concrecta…
Convoquem uma manifestação de apoio ao governo e às suas
políticas para o próximo Sábado, em Lisboa, exactamente com o mesmo percurso.
Em tempo.
E que façam o mesmo nas outras 39 cidades.
Aceitam o desafio?..
Entretanto, «1548, 1549, 1550, 1551, 1552, 1553» - continua a contagem do número de manifestantes de ontem…
A manifestação que se lixe a Troika terminou já há muitas
horas, mas o ministro das Finanças
continua no gabinete a contar os portugueses.
O Imprensa Falsa sabe que Vítor
Gaspar até já ia com a contagem muito adiantada, mas Carlos Moedas
interrompeu-o para perguntar se podia ir à casa de banho e o ministro das
Finanças baralhou-se…
«1548, 1549, 1550, 1551, 1552, 1553», contava Gaspar. «Senhor ministro, senhor ministro, posso ir fazer xixi?», interrompeu Moedas. «1554, mil quinhentos e, sim, pode ir, naturalmente, fazer um xixi, e cinquenta e dois... não o 52 já tinha dito. Gaita. 1556? Não. Mil quinhentos e... bom, terei de recomeçar a contagem. Não lhe devia ter tirado as fraldas. Bom, vamos lá outra vez, 1 português, 2, 3, 4, 5, 6...», continuou Gaspar.
«Senhor ministro, senhor ministro, voltei...», avisou Moedas, interrompendo novamente o ministro: «16, está bem, 18... não! Gaita ia no 17... ou no 16? Ó dr. Moedas, não se importa de ir jogar à bola para a garagem?»
sábado, 2 de março de 2013
Hoje é um bom dia para ir a Coimbra (mais uma vez...)
![]() |
| para ver melhor clicar na imagem |
Porque Gaspar diz que somos o melhor povo do mundo...
Porque a coragem dos portugueses merece reconhecimento...
Porque a coragem dos portugueses merece reconhecimento...
Porque Passos Coelho + a troika já me lixaram, que se lixe o Passos Coelho + a troika.
"Desilusão e revolta" saem hoje à rua
É hoje.
É o dia de colocar cá fora a Grândola que há em nós.
É o dia de continuar a acreditar que, apesar de sermos um Povo anestesiado, um dia pode ser.
E é por isso que, hoje, saio à rua.
Porque, apesar das desilusões, quero continuar a acreditar que o meu País pode acordar do sono mais profundo e deixar de encolher os ombros em resignação.
Outra vez.
Porque quero continuar a acreditar e, pelo menos hoje, esquecer o desencanto.
É por isso que, hoje, lá estarei.
Para continuar a acreditar que um dia pode ser.
sexta-feira, 1 de março de 2013
Esta vida de marinheiro tá a dar cabo de mim...
Gaspar: "Portugal é um povo de marinheiros capaz de superar as piores tormentas"...
Apesar da crise, da falta de dinheiro e etc. e tal, cá pela parvónia “continua a parolice de levar embaixadas a ... Lisboa”!..
Ah, e sem a habitual multidão de basbaques.
Sim, porque presumo que uma espampanante festarola auto-promocional como esta terá sempre, como eles dizem, um “público alvo”.
Fotos daqui
Bom aluno
«Uma das exigências feita amiúde no contexto da crise do euro é a de uma maior solidariedade orçamental dos países europeus mais ricos para com os países mais pobres. Curioso observar como o que está a acontecer é exactamente o contrário.
O BCE anunciou na semana passada os seus lucros com a dívida pública dos países periféricos comprada no mercado secundário – no caso português o seu valor é de quase 23 mil milhões de euros. Em 2012, o Banco Central lucrou mil milhões de euros com os juros dos títulos gregos, portugueses, italianos, irlandeses e espanhóis. Não é muito. No entanto, segundo o Financial Times, se se tiver em conta o lucro não só do BCE, mas de todo o Eurosistema - que, no caso, diz sobretudo respeito aos bancos centrais dos países mais ricos -, o seu montante sobe para 14 mil milhões. Os juros pagos pelos países periféricos permitem lucros aos bancos centrais nacionais dos países mais ricos que, por sua vez, os transferirão para os seus orçamentos nacionais. Conclusão, através do negócio da dívida pública os estados periféricos subsidiam os estados do centro. Faz sentido.
Há uma excepção neste esquema, a Grécia. Neste caso, os lucros provenientes da dívida grega serão, em princípio, devolvidos a este país. “Bom aluno”, certo?»
Subscrever:
Mensagens (Atom)





















