quarta-feira, 10 de outubro de 2012
Marcha contra o desemprego passou pela nossa cidade
A Marcha contra o desemprego (que pode ser acompanhada clicando aqui), tem vivido momentos emocionantes.
Da parte da tarde, na Figueira da Foz, às 14.30 horas, Arménio Carlos proferiu uma intervenção. A Marcha teve um percurso pela cidade, com passagem pela Câmara Municipal até à Doca Pesca (17.00 horas) onde houve encontros com os trabalhadores da COFISA (conservas de peixe) e dos estaleiros Navais do Mondego.
Antes, porém, nos Carritos, os trabalhadores da Unitefi, que estão neste momento a atravessar graves dificuldades, com salários de vários meses em atraso, bem como os seus subsídios de férias, recebem de forma emocionada a Marcha da CGTP.
Um momento que marca indelevelmente a história desta Marcha Contra o Desemprego e que o vídeo acima dá conta.
terça-feira, 9 de outubro de 2012
Não percebo nada de política, mas…
Conforme já disse, escrevi e repito, não percebo nada de política.
Mas, confesso, perturba-me esta história, que nos querem impingir, dos partidos da governação, os chamados “partidos do arco do poder”, leia-se PS, PSD e CDS.
A ver se nos entendemos: os auto intitulados partidos do "arco do poder" explicam-nos que devemos continuar a votar neles porque são eles que têm governado o país, e votar noutros partidos é um voto desperdiçado, sem utilidade.
Nós chegámos onde chegámos, porque estes partidos nos governaram de tal forma mal que voltámos a estender a mão ao FMI (pela terceira vez desde que nos governam), mas devemos voltar a votar neles porque são eles que nos têm governado e que estão em melhores condições de o continuar a fazer.
Simples: na sua douta opinião, os portugueses devem votar nas mesmas políticas que nos levaram ao actual buraco, porque são precisamente elas que nos vão voltar a fazer sair dele!..
Mas, confesso, perturba-me esta história, que nos querem impingir, dos partidos da governação, os chamados “partidos do arco do poder”, leia-se PS, PSD e CDS.
A ver se nos entendemos: os auto intitulados partidos do "arco do poder" explicam-nos que devemos continuar a votar neles porque são eles que têm governado o país, e votar noutros partidos é um voto desperdiçado, sem utilidade.
Nós chegámos onde chegámos, porque estes partidos nos governaram de tal forma mal que voltámos a estender a mão ao FMI (pela terceira vez desde que nos governam), mas devemos voltar a votar neles porque são eles que nos têm governado e que estão em melhores condições de o continuar a fazer.
Simples: na sua douta opinião, os portugueses devem votar nas mesmas políticas que nos levaram ao actual buraco, porque são precisamente elas que nos vão voltar a fazer sair dele!..
Este “arco”, “da governação” ou da “governabilidade” – que
sendo conceitos diferentes tendem a ser amalgamados no mais extremista –
pretende estabelecer a fronteira intransponível entre os partidos agraciados
com o poder de governar e os outros, ditos de “contestação” e que servirão para
assegurar o pluralismo formal assim se respeitando, para descanso das
consciências, o funcionamento da democracia.
Percorrendo este caminho autoritário, os políticos que
mandam enchem a boca com a palavra democracia, aviltando a democracia.
Pelos resultados concretos obtidos nos últimos 37 anos,
quanto a mim, que como já escrevi e repito, não percebo nada de política, mais
do que partidos da governação, PS, PSD e CDS foram e são, partidos da
desgovernação.
O que divide os blocos que formam o “arco”?
As designações, os passados, divergências tácticas dependendo
das situações de governo e oposição.
O que os une?
O sistema de alternância e de convergência governamental
quando esta é necessária, a subserviência em relação às “leis do mercado” e a
prática económica e política neoliberal, realidade cada vez mais óbvia quando
observamos como a austeridade, uma política intocável independentemente dos
rótulos de quem governa, vai liquidando os Estados Sociais, ou o que deles
resta.
Este é o “arco da governação” ou da “governabilidade”.
Conclusão e moral da história para os portugueses (se é que
esta história tem moral!...): quando a cabeça não tem juízo, o corpo é que paga…
Para mim, que repito e confesso, não percebo nada de
política, o “arco” “da governação” ou “da governabilidade” não passa de uma versão mitigada da mentalidade de partido
único.
E de manhã, ao acordar...
Todos os membros do governo telefonam às suas secretárias e perguntam...
"Onde é que é hoje a vaia?
Daqui
"Onde é que é hoje a vaia?
Daqui
segunda-feira, 8 de outubro de 2012
Para já, o "negócio" funcionou...
| foto sacada daqui |
Os votos do PSD, Movimento
Figueira 100% e os presidentes de junta independentes (Lavos e S. Pedro)
chumbaram a única proposta apresentada hoje na Assembleia Municipal da Figueira da Foz…
Até agora, funcionaram os arranjinhos feitos no segredo dos gabinetes.
Sexta-feira alguém se vai
tramar…
Lá estaremos para assistir…
Esperemos que, desta vez, existam
condições para o povo poder estar presente e acompanhar os trabalhos em condições minimamente dignas…
«MARCHA CONTRA O DESEMPREGO – TRABALHO COM DIREITOS - PORTUGAL COM FUTURO» passa amanhã pela Figueira da Foz
* 14h30 – Plenário de trabalhadores junto às instalações da Unitefi (Carritos), com intervenção de Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP-IN
* 15h00 – Marcha até C. Municipal Figueira da Foz
* 15h30 – Tribuna pública junto à C. Municipal
* 16h00 – Encontro com Prés.. Câmara – entrega de dossier c/situação social do Distrito/Concelho
* 16h15 – Marcha até Doca Pesca
* 17h00 – Doca Pesca
– encontro com trabalhadores da COFISA (conservas de peixe)
– encontro com trabalhadores do ex-Estaleiros Navais do Mondego
* 17h15 – Conferência de imprensa
Via O Figueirense
* 15h00 – Marcha até C. Municipal Figueira da Foz
* 15h30 – Tribuna pública junto à C. Municipal
* 16h00 – Encontro com Prés.. Câmara – entrega de dossier c/situação social do Distrito/Concelho
* 16h15 – Marcha até Doca Pesca
* 17h00 – Doca Pesca
– encontro com trabalhadores da COFISA (conservas de peixe)
– encontro com trabalhadores do ex-Estaleiros Navais do Mondego
* 17h15 – Conferência de imprensa
Via O Figueirense
Alguém se vai tramar...
Apesar de ter deixado de ligar muito ao poder local na Figueira,
estou algo curioso quanto à sua putativa mudança de formato.
Logo mais, sem que os figueirenses ou os fregueses de cada
freguesia dessem por isso, o concelho da Figueira pode perder 6 freguesias.
Como habitualmente, tudo foi feito nas costas do povo.
Que eu tenha conhecimento, não houve uma autarquia figueirense que tenha feito uma reunião para esclarecer, alertar e mobilizar a população...
Ok... Eu sei que isso teria a ver com a democracia participativa e eles lá estão no seu pedestal para decidir e tomar conta de nós...
Pronto...
Vamos ver, daqui a umas horas, quem se vai lixar com os
arranjinhos feitos no segredo dos gabinetes, entre as forças políticas representadas
na Assembleia Municipal da Figueira da Foz.
Enfim...
Segundo o jornal Público
“a Tecnoforma, uma empresa de que Passos Coelho foi consultor e administrador,
dominou por completo, na região Centro, um programa de formação profissional
destinado a funcionários das autarquias que era tutelado por Miguel Relvas,
então Secretário de Estado da Administração Local.
Os números são
esmagadores: só em 2003, 82% do valor das candidaturas aprovadas a empresas
privadas na região Centro, no quadro do programa Foral, coube à Tecnoforma. E
entre 2002 e 2004, 63% do número de projectos aprovados a privados pelos
responsáveis desse programa pertenciam à mesma empresa.
Ao nível do país,
no mesmo período, 26% das candidaturas privadas que foram viabilizadas foram
também subscritas pela Tecnoforma.”
Mais um caso...
E é esta rapaziada, sem memória, nem passado, o que dá imenso jeito, pois dá para esquecer o que se fez e como se governou a vidinha, que tem o supremo topete de acusar, quem toda a vida trabalhou honradamente para sobreviver, que viveu acima das suas possibilidades e agora o caminho único é empobrecer…
É nosso dever, enquanto cidadãos, questioná-los e exigir explicações.
Este Jornalismo faz falta..
E é esta rapaziada, sem memória, nem passado, o que dá imenso jeito, pois dá para esquecer o que se fez e como se governou a vidinha, que tem o supremo topete de acusar, quem toda a vida trabalhou honradamente para sobreviver, que viveu acima das suas possibilidades e agora o caminho único é empobrecer…
É nosso dever, enquanto cidadãos, questioná-los e exigir explicações.
Este Jornalismo faz falta..
domingo, 7 de outubro de 2012
O truque de Seguro...
"A redução de deputados, proposta por Seguro, é aquilo que se pode chamar um prémio para o prevaricador. Aproveitando o enorme desapontamento dos portugueses com os políticos, os partidos do centrão - que mais responsabilidades têm por esse desapontamento - pretendem garantir o quase monopólio da representação parlamentar, livrando-se de concorrentes à esquerda e à direita. É o dois em um. Isto, graças ao ambiente de desconfiança que eles próprios criaram. Uma boa lição para quem acha que o "combate aos políticos" é um bom caminho. Os do costume agradecem. Acrescente-se uma nota: não deixa de ser curioso que, num momento em que cada vez mais gente pede entendimentos à esquerda, Seguro escolha uma proposta que tem como principal alvo os partidos à sua esquerda. Sectários há-os em todo o lado. E nunca duvidei que Seguro, mais interessado em blocos centrais, fosse um deles."
Daniel Oliveira
Daniel Oliveira
PS...
A nível nacional
A nível local
Em termos nacionais, o PS prepara-se para propor a redução do
número de deputados na Assembleia da República.
Com isso, visa piorar, ainda mais, a já desequilibrada proporcional representação democrática do parlamento nacional.
Mas visa mais: é óbvio que António José Seguro tem em mente reduzir não o número total de deputados mas o número dos que se sentam à sua esquerda.
De forma clara, o PS assume a deriva fascista e populista anti-partidos que tantos cavalgam e alimentam!..
A nível local, o PS, igualmente de forma clara, cavalga e alimenta a deriva populista, em versão figueirense, ao propor deixar tudo como está…
De forma clara, o PS figueirense assume uma posição de completo imobilismo!..
Quem quiser desfrutar deste PS que desfrute. Bom proveito...
A nível local
Em tempo.
| imagem sacada daqui |
Com isso, visa piorar, ainda mais, a já desequilibrada proporcional representação democrática do parlamento nacional.
Mas visa mais: é óbvio que António José Seguro tem em mente reduzir não o número total de deputados mas o número dos que se sentam à sua esquerda.
De forma clara, o PS assume a deriva fascista e populista anti-partidos que tantos cavalgam e alimentam!..
A nível local, o PS, igualmente de forma clara, cavalga e alimenta a deriva populista, em versão figueirense, ao propor deixar tudo como está…
De forma clara, o PS figueirense assume uma posição de completo imobilismo!..
Quem quiser desfrutar deste PS que desfrute. Bom proveito...
sábado, 6 de outubro de 2012
O melhor barbeiro do mundo...
Olímpio Fernandes, o barbeiro da Cova-Gala, caricaturado pelo Fernando Campos.
AJS atrofiado?..
A ideia de através de engenharia eleitoral encolher a representação parlamentar das minorias, lançada em dia de República, só poderia vir da cabeça de quem anda nas nuvens.
Faz parte da demagogia nacional mandar para cima do número de deputados a responsabilidade de se eleger gente que ninguém conhece e só ficará a conhecer quando ocasionalmente abrir a boca e sair grossa asneira.
Que S. Bento está cheia de inúteis é um facto, sentados nos grupos parlamentares do PS e do PSD, colocados ali por quem vota neles.
É óbvio que António José Seguro tem em mente reduzir não o número total de deputados mas o número dos que se sentam à sua esquerda. Entendi-te. Só que nos tempos que correm bem se poderia lembrar do que aconteceu ao partido irmão do PS na Grécia. Com tanta abstenção ainda vai buscar lã e sai tosquiado.
Vítor Gaspar está completamente equivocado…
Não somos mesmo o melhor povo do mundo...
O melhor povo do mundo nunca elegeria um governo onde ele pudesse ser ministro!..
Totalmente de pantanas…
Num Portugal virado
ao contrário e completamente de pantanas, pouca coisa já poderia acontecer verdadeiramente estranha…
Aconteceu ontem, como esta primeira página documenta!..
Nós, aqui, falamos de
coisas mais leves…
Aqui, falamos
daquilo que nos preocupa no dia-a-dia, que nos faz pensar que as coisas que nos
rodeiam estão, de facto, de pantanas.
Posto isto, o grande lamento, em jeito de questão, que eu
gostava de deixar, hoje, aqui, é o seguinte: por que raio é que nos querem continuar a fazer crer que o PS é um partido de esquerda?
26 anos depois
Aos 58 anos, tenho a vida
que quero - não a que desejo.
Há 26, quando tinha 32 anos, tudo me parecia diferente...
sexta-feira, 5 de outubro de 2012
Pior é mesmo sempre possível
“O Presidente da República não poderia ter sido mais claro sobre o que pensa e sobre o que tem para oferecer à miséria que graça nesta República de pernas para o ar. Quando lho perguntaram, virou as costas. Quando a miséria reclamou, os seus capangas expulsaram-na, magoando-a. E logo Cavaco. Não foi ele que há bem pouco tempo se queixou das suas "misérias"? Ninguém o expulsou, ninguém o agrediu. E queixou-se de um múltiplo bastante apreciável dos 200 euros com que esta cidadã tem que sobreviver todos os meses.”
Pior ainda é possível?..
Bandeira da República de pernas para o ar em plena Praça do Município!..
De acordo com os códigos militares, a bandeira ao contrário significa que o local está tomado pelo inimigo.
Vídeo aqui.
Será que Cavaco não acredita que este "é o melhor povo do mundo e o melhor activo de Portugal"?..
Passos pôs-se ao fresco...
E a pedido do Presidente da República, que invocou razões de segurança, as comemorações do 5 de outubro não terão lugar, como habitualmente, nos Paços do Concelho da câmara de Lisboa.
O Pátio da Galé [que tem sido palco dos desfiles da Moda Lisboa] é o local escolhido para os discursos por ser mais "resguardado" e por ser um pátio interior que pemitirá controlar todas as entradas, ao contrário do que aconteceria na praça aberta dos Paços do Concelho. A solução terá sido consensualizada com António Costa, presidente da Câmara de Lisboa. Os discursos da festa da República estarão, assim, reservados aos convidados oficiais. Apenas as honras militares e o hastear da bandeira terão lugar em espaço aberto e público. Fonte da autarquia desvalorizou, porém, a questão da segurança, dizendo que a opção pelo Pátio da Galé se deveu exclusivamente ao conforto dos convidados da cerimónia. No ano passado, disse a mesma fonte, "as pessoas foram sujeitas a um calor insuportável na Praça do Município e, tendo em conta as cerimónias do 10 de Julho, optou-se, com o acordo da Presidência, transferir para o Pátio Galé a parte dos discursos, mantendo-se as honras militares e o hastear da bandeira nos paços do concelho".
Via DN
E a pedido do Presidente da República, que invocou razões de segurança, as comemorações do 5 de outubro não terão lugar, como habitualmente, nos Paços do Concelho da câmara de Lisboa.
O Pátio da Galé [que tem sido palco dos desfiles da Moda Lisboa] é o local escolhido para os discursos por ser mais "resguardado" e por ser um pátio interior que pemitirá controlar todas as entradas, ao contrário do que aconteceria na praça aberta dos Paços do Concelho. A solução terá sido consensualizada com António Costa, presidente da Câmara de Lisboa. Os discursos da festa da República estarão, assim, reservados aos convidados oficiais. Apenas as honras militares e o hastear da bandeira terão lugar em espaço aberto e público. Fonte da autarquia desvalorizou, porém, a questão da segurança, dizendo que a opção pelo Pátio da Galé se deveu exclusivamente ao conforto dos convidados da cerimónia. No ano passado, disse a mesma fonte, "as pessoas foram sujeitas a um calor insuportável na Praça do Município e, tendo em conta as cerimónias do 10 de Julho, optou-se, com o acordo da Presidência, transferir para o Pátio Galé a parte dos discursos, mantendo-se as honras militares e o hastear da bandeira nos paços do concelho".
Via DN
quinta-feira, 4 de outubro de 2012
Sá Pinto, tenho muita consideração por ti, mas faz um favor ao Sporting a ti próprio e volta para a bancada do Estádio do Sporting...
Oh pá, não me chamem nomes feios, mas já concordei com Paulo Portas!...
Afinal, Paulo Portas era contra carga fiscal excessiva e chegou a criticar de forma veemente as novas medidas de austeridade!..
"Isto é um bombardeamento fiscal de um governo sem palavra", disse em 13 de Maio de 2010 Paulo Portas.
Tal como Paulo Portas, também eu, desde então, "lamento profundamente que os portugueses cheguem à conclusão que o Governo não tem palavra em matéria fiscal".
Tal como então, concordo igualmente com Paulo Portas, quando disse: "nenhuma das medidas toca nas questões estruturais da despesa" e "não há garantia que o Estado não fique na mesma um ano e meio depois".
Em tempo.
Uma coisa, porém, me separa de Paulo Portas, neste momento.
Neste momento - e sempre -, nunca poderia concordar, ou participar, foder os portugueses, por este, ou outros charlatões, para continuar a ser ministro...
"Isto é um bombardeamento fiscal de um governo sem palavra", disse em 13 de Maio de 2010 Paulo Portas.
Tal como Paulo Portas, também eu, desde então, "lamento profundamente que os portugueses cheguem à conclusão que o Governo não tem palavra em matéria fiscal".
Tal como então, concordo igualmente com Paulo Portas, quando disse: "nenhuma das medidas toca nas questões estruturais da despesa" e "não há garantia que o Estado não fique na mesma um ano e meio depois".
Em tempo.
Uma coisa, porém, me separa de Paulo Portas, neste momento.
Neste momento - e sempre -, nunca poderia concordar, ou participar, foder os portugueses, por este, ou outros charlatões, para continuar a ser ministro...
O que nos vale é que, "com o recuo do governo em matéria de TSU, talvez nos fique mais barato contribuir para não termos reforma...".
Ciclovia do Mondego perde verbas comunitárias e vai ter de aguardar por melhores dias...
Confesso que foi sem surpresa que acabei de ler no Diário AS BEIRAS, que “a reprogramação estratégica do Quadro de Referência
Estratégico Nacional (QREN) deixou
cair o projeto da ciclovia que permite ligar Coimbra à Figueira da Foz.
A garantia foi ontem dada por Jorge Bento, presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego (CIM-BM).”
A garantia foi ontem dada por Jorge Bento, presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego (CIM-BM).”
Há
muito que sei como isto funciona pelos lados do Baixo Mondego: “ideias até existem... Não têm passado é do papel!..”
À "espera"?..
Para além de estar a aguardar a mensagem do “Gaspar explica devagar” no Facebook, na qualidade de pai e de cidadão, também estou à espera da realização do próximo Conselho nacional do CDS, para ficar a conhecer o resultado da encenação mediática
final, pois o País deve estar a aguardar a posição de Portas, quanto a mais este brutal esticão
fiscal...
Do PS, já não espero nada, para além de mais uma “abstenção violenta”…
Do PS, já não espero nada, para além de mais uma “abstenção violenta”…
quarta-feira, 3 de outubro de 2012
Depois da exibição, hoje, pelas 3 da tarde...
| imagem sacada daqui |
Resumo da fita:
Em tempo.
Aguarda-se, a todo o momento, a mensagem do Gaspar explica devagar no Facebook, na qualidade de pai e de cidadão.
Temos de continuar a ser optimistas, pois isto não é nada de novo...
Há dois
dias, escrevi que “O PS tinha a oportunidade de mostrar de que lado estava”: se do lado do povo, que nas ruas exige a
renegociação do memorando e o abandono da trilha austeritária que acrescenta
crise à crise, se do lado da troika e do Governo, que nos saqueiam o presente e
nos roubam o futuro.
A resposta
está dada: o
PS vai abster-se.
Não
está nem com o povo, nem com os troikos, antes pelo contrário: está com a
treta.
Uma
treta a que chamam, e têm toda a liberdade para lhe darem o nome que quiserem,
de "alternativa responsável".
Pensarão
eles que a sua treta agradará a ambos os lados.
O PSD
há-de ir buscá-los para juntos formarem
o tal Governo de "salvação" nacional que já é completamente
desnecessário para vos fazer cair a máscara.
Ela já
caiu.
Chama-se a um partido destes, o partido da treta.
® Vagamente relacionado: contas feitas à PSD, as perdas que o
Estado português já assumiu com o BPN elevam-se a 3,5 mil milhões de euros, uma
verba astronómica que dava para pagar cinco meses de salários dos funcionários
públicos. Contas bem feitas, essa verba eleva-se a 5,743
mil milhões de euros, o equivalente a quase 9 salários, seguindo o
mesmo padrão de comparação,.
Depois de exibida em várias cidades estrangeiras, a estreia nacional é mais logo. Do mesmo argumentista e realizador da “defunta TSU”, esta fita deve ser a maior comédia trágica do ano. A não perder…Minhas senhoras e meus senhores: aos seus lugares!..
Imagem sacada daqui
Gaspar, o realizador, já mostrou a fita em Bruxelas e adoraram...
Agora, está em pulgas para mostrar a fita aos portugueses...
Subscrever:
Mensagens (Atom)











