domingo, 8 de outubro de 2023

Mar Maior, amanhã, segunda-feira, pelas 23 horas na RT1

 «Mar Maior», documentário de Rui Bela & Senos da Fonseca, é uma jornada cinematográfica emocionante, que mergulha na história e na cultura da pesca à linha do bacalhau, destacando a dedicação e a coragem dos pescadores portugueses que enfrentavam os desafios de uma actividade extremamente dura e perigosa.

É um documentário que mergulha nas profundezas dos mares da Terra Nova e da Gronelândia retratando a fascinante tradição da pesca à linha do bacalhau, mantida pelos pescadores portugueses ao longo de cinco séculos de história, bem como as relações entre portugueses e canadianos e ainda a construção naval em madeira. São revelados alguns dos segredos da pesca, plasmando a luta quotidiana dos pescadores enquanto embarcavam nos seus frágeis dóris, nas suas jornadas extremamente perigosas, em busca do cobiçado bacalhau, e a imponência dos famosos lugres bacalhoeiros concebidos por afamados mestres construtores navais portugueses.

Esta obra pretende ser um tributo não apenas à pesca à linha do bacalhau, mas também ao espírito de perseverança e resiliência dos pescadores portugueses, que enfrentavam tempestades e condições adversas, mantendo viva uma tradição secular.

Tem testemunhos do pescador figueirense Adelino Agostinho, gravados no Núcleo Museológico do Mar.
Adelino António Pereira Agostinho é irmão do meu Pai - dos cinco, o único vivo. Portanto, meu tio. Adelino Agostinho, tem 88 anos de idade e é oriundo de uma família tradicional da Cova-Gala ligada ao mar e à pesca. Ainda frequentou a Escola Industrial na Figueira, mas desde a adolescência que a sua vida foi o mar. Teve uma longa carreira de mar, repartida pela pesca longínqua (14 anos) e pela marinha mercante (24 anos). Está reformado desde 1992. Dono de uma rara capacidade para trabalhos manuais, é um estudioso das coisas marítimas, sua vivência e cultura, sobretudo das embarcações tradicionais, artes, redes e nós de todo o tipo – isto é, tudo o que tenha a ver com a marinharia. Os seus modelos de barcos, caracterizam-se por serem fiéis às embarcações que os originam. Afinal, "o mais importante na vida é ser-se criador - criar beleza".

Nota:
Entretanto, a RTP1 antecipou o início do programa para as 22 horas e 53 minutos.

Sem comentários: