sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Terá sido apenas para atirar barro à parede?

«O aumento do imposto sobre os automóveis com matrícula anterior a 2007 deixou a bancada do PS agitada, pelas consequências que pode ter para os mais desfavorecidos. E já querem que Costa e Medina aceitem mudanças – pelo menos deixando claro que teto ao aumento progressivo do imposto se mantenha no futuro. Costa e Medina parecem irredutíveis.»
A ARTE DE BEM AUMENTAR OS IMPOSTOS
"O aumento do IUC das viaturas mais antigas quase não se falou aquando da apresentação do orçamento, mas dias depois quase fez esquecer a tão falada redução do IRS. Não tanto pelos montantes que estão em causa, mas por se tratar de uma medida que atinge em cheio os mais pobres, porque é de pobres que falamos quando se aumentam os impostos sobre os carros velhos.
Está claro que a medida até é apresentada com uma boa intenção ambientalista, aliás este tem sido um argumento muito usado desde há alguns anos para aumentar alguns impostos. Nunca é a intenção de aumentar as receitas fiscais, é sempre a boa intenção de proteger a saúde, de proteger o ambiente ou proteger qualquer coisa.
É por isso que este aumento de impostos é uma medida fiscal cínica, pensada por gente que gosta se apresentar como muito bem intencionada, preocupada com as pessoas e o com o ambiente e que para isso não encontrar melhor solução do que penalizar precisamente as pessoas com menos recursos, que são os que compram carros velhos ou não conseguem substituir o seu carro a cair aos bocados por um novo ou mesmo por um menos velho." 

Sem comentários: