quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Paz interior

Sempre gostei de estar atento ao que se passa à minha volta - evidentemente, o que se passa à vinha volta em termos sociais e políticos. 
Por isso, não fui bem-sucedido em quase nada. Contudo, naquilo que considero o  essencial da vida, considero-me um gajo bem sucedido. 
Ao longo dos anos sempre soube lidar com intrigas, intriguistas e provocações gratuitas, interesseiras, ou imbecis. 
Não suporto a violência, mas sei lidar com ela. Mesmo as tempestades nascidas do vácuo absoluto, jamais me incomodaram. 
Foi sempre assim. Que me lembre, desde a escola primária. 
Importante, foi sempre estar em paz interior. Isso, raramente alguém me roubou. 
E, nas raras vezes que isso me aconteceu, não foi por causa das intrigas, dos intriguistas, ou das provocações interesseiras ou imbecis, de que sou alvo por causa das minhas inquietações sociais e políticas.

 
Zorba, O Grego, é um filme de Michael Cacoyannis (1964) que sublinha o valor da vida. Tem na dança, uma metáfora da vida vivida em toda a sua essência, quando o espírito renasce através da amizade e da confiança e consegue vencer todos os obstáculos.

Sem comentários: