terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Desonestidade intelectual

Rui Sá, Engenheiro

«No passado sábado, vinha a conduzir e apanhei, na Antena 1, o programa "Geometria variável", moderado por Maria Flor Pedroso e onde intervém Carlos Coelho, do PSD, e Nuno Severiano Teixeira, do PS.

Um programa que, como tantos outros, junta comentadores do bloco central e em que o moderador mais não faz do que lançar temas sem qualquer espírito crítico. Um dos temas era o XXI congresso do PCP e, como seria de esperar, a tese de que "não saiu nada de novo", pelo que "não houve razão para não o adiar" foi a afirmada. Mas o que me tirou verdadeiramente do sério foi ouvir a seguinte caricatura lá proferida, creio que por Carlos Coelho, com o riso anuente de Nuno Severiano Teixeira e o silêncio cúmplice da moderadora: que disse que Jerónimo de Sousa tinha dito no Congresso que "ser Trump ou ser Biden é a mesma coisa"; e que João Ferreira, confrontado por Miguel Sousa Tavares com esta mesma "citação", teria dito: "Não são iguais, são diferentes, mas não sei se Biden é melhor". 

Como ouvi Jerónimo de Sousa no congresso e vi a entrevista de João Ferreira à TVI, soltei, no carro, uns impropérios à moda do Porto porque sabia que estavam a mentir. E reli o discurso de Jerónimo que diz o seguinte: "Uma realidade [o papel dos EUA na escalada de confrontação e agressão no plano internacional] que não é colocada em causa com a eleição de Joe Biden como presidente, o qual já assegurou que prosseguirá uma política externa que reafirma o objetivo da imposição do domínio hegemónico dos EUA ao nível mundial". E João Ferreira referiu: "Não creio que Biden seja igual a Trump. Não é. Do ponto de vista das medidas que sejam tomadas no plano interno não se pode dizer que seja igual. Do ponto de vista externo há uma dúvida legítima que será validada pela prática". O que não tem nada que ver com o que foi dito no "Geometria variável"

A isto chama-se "desonestidade intelectual". E custa ver como pessoas, que são apelidadas de "senadores" da República, são, afinal, tão rasteirinhos! Recebendo, ainda por cima, dinheiros públicos para o serem...»

Sem comentários: