segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

O salva-vidas Rainha D. Amélia, está no porto da Figueira para substituir o Patrão Macatrão

Está desde a semana passada na Figueira a embarcação salva-vidas Rainha D. Amélia, que veio  para substituir o salva-vidas Patrão Macatrão, que se encontra em reparação nos estaleiros do Alfeite. 
Foto José Teixeira, via O Palhetas


Recorde-se: em Agosto passado a Figueira estava a viver uma situação que já não era nova: o porto da nossa cidade encontrava-se já há oito meses sem embarcação salva-vidas de grande capacidade.
«O alerta para a situação do salva-vidas Patrão Macatrão partiu do PSD da Figueira da Foz, que se manifestou preocupado com a possibilidade deste município do litoral do distrito de Coimbra - que para além do porto comercial, possui porto de pesca e actividade de náutica de recreio - estar sem aquele equipamento nos próximos meses. "A Figueira da Foz arrisca-se a passar o outono e o inverno sem a lancha salva-vidas. Mas uma situação de emergência pode acontecer a qualquer altura, até pode acontecer agora, o mar é imprevisível", disse à agência Lusa o líder concelhio do PSD, Ricardo Silva. O presidente da concelhia social-democrata lembrou, por outro lado, o histórico de acidentes, alguns mortais, ocorridos nos últimos anos na zona da barra do porto, como o naufrágio do arrastão Olivia Ribau, em outubro de 2015, que provocou cinco mortos. "Na altura, o Patrão Macatrão também estava avariado e não pôde ser utilizado", recordou na altura Ricardo Silva.»

Sem comentários: