domingo, 2 de dezembro de 2012

O dr. Gil pode ficar descansado: não falhou, comentar a actualidade figueirense é um acto falhado, porque a actualidade figueirense é, ela própria, um acto falhado...

Dr.  Joaquim Gil,
Director de O Figueirense

“Quero também aqui expressar gratidão àqueles que, por aí, me foram interpelando, uns cumprimentando-me pelo jornal e pelos editoriais, outros cumprimentando-me pelos “editoriais muito bem escritos”, que é como quem dizia não gostar assim tanto do conteúdo deles.
Não posso esquecer aquele grupo de leitores fieis que perscrutavam, sempre nos meus escritos, uma agenda secreta, fantasmas vários de sentido oposicionista, eu sei lá… mas, curiosamente, um a um, sempre sozinhos e afastados do grupo, vinham ter comigo sugerindo “Oh, Gil, escreva sobre isto ou sobre aquilo!”.
Como imaginam os leitores eu também retirei algum gozo – é este o termo certo, certíssimo! – do exercício da direção de O Figueirense.
Por fim, uma nota de especial carinho para aqueles que tenho como os meus mais fieis leitores, pois que nos últimos três anos não passou uma sexta feira sem que logo pelas nove da manhã não estivessem a devorar ferozmente “o quadradito” que encima a pág. 2 de O Figueirense. Para, de seguida, percorrerem os gabinetes do edifício público que transitoriamente ocupam, fazendo a interpretação autêntica das maléficas intenções subjacentes aos meus editoriais.
Tenho pena, pois agora têm, pelo menos, onze longos e penosos meses de ociosas manhãs de sexta feira.
Termino declarando ter a noção perfeita de que gente há que não gostou dos meus escritos.
Esses terão que ter a paciência por mais um mês, depois do que suspirarão de alívio: Vêem-se livres de mim!” 

Sem comentários: