sábado, 30 de abril de 2011

Cidadania

Luís Carlos, cidadão figueirense que não conheço, mas, ao que li no Diário de Coimbra, fiquei a saber que é um atleta que integrou a equipa portuguesa que,  na categoria de corta-mato M35, ganhou a medalha de bronze no Campeonato da Europa de Veteranos de Pista Coberta e Corta-Mato, na Bélgica, foi ontem à sessão da Assembleia Municipal da Figueira da Foz e falou…
Lamentou que, mesmo representando a Figueira e Portugal, não tenha tido qualquer apoio, viajando a expensas próprias, pelo facto de não integrar qualquer clube.
E aproveitou para dizer o quanto se sente «desolado», pelo estado a que a Figueira chegou. «A praia está imunda, os contentores cheios de lixo, os passadiços levantados e com falta de ripas». O mesmo se aplica, adiantou, «à Serra da Boa Viagem, às Abadias, onde tudo está cheio de lama e onde não há um único corrimão nas escadas», mas onde existem «casas de banho abertas, onde não vai ninguém», quando, em contrapartida, «as de Buarcos estão fechadas e tinham movimento». O atleta falou ainda na «ciclovia, cheia de interregnos», da inexistência «de espaços para estacionar bicicletas», do rio «subaproveitado», do Forte de Santa Catarina «abandonado e cheio de carros estacionados», entre outros reparos.
Esta intervenção foi “elogiada” até por deputados do PS, com João Carronda a considerar que as críticas «feitas em perspectiva de amor ao concelho, devem ser acatadas».
O dr. João Ataíde, o presidente da câmara,  esclareceu que o munícipe «pode dispor de patrocínio, se tiver contabilidade organizada compatível com o procedimento administrativo», que a Serra da Boa Viagem é da responsabilidade da Autoridade Florestal, mas que procurará «intervir», agradecendo que os cidadãos vão dando conta «das fragilidades que encontram».
Quanto à praia, informou ainda o presidente da edilidade figueirense, «estamos num processo de tentar recuperar alguma área territorial a favor do município», e recordou que já decorreu o processo de adjudicação da limpeza. No que diz respeito à ciclovia, «o processo vai ser retomado segunda-feira, para análise de candidatura ao QREN» (evocando o projecto integrado entre os municípios da Figueira, Montemor-o-Velho e Coimbra), e que o assunto «não foi esquecido».
Fica o registo, com o devido agradecimento à jornalista do Diário de Coimbra, Bela Coutinho, pela bela peça jornalística que produziu e pelo relevo dado ao exercício do direito de cidadania exercido pelo munícipe figueirense na reunião de ontem da Assembleia Municipal da Figueira da Foz.

Sem comentários: