quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A “novidade” João Ataíde das Neves

João Ataíde das Neves, vai tomar posse no próximo dia 30 do corrente. Como ele próprio disse, logo após ter conquistado, para o PS, a Câmara Municipal da Figueira da Foz, derrotando o PSD, que a liderava desde 1998, "é um grande desafio".
Entretanto, o presidente eleito com maioria relativa, reuniu na passada segunda-feira com a oposição. Durante a manhã, falou com Daniel Santos e Victor Coelho, vereadores do Figueira 100%. Da parte da tarde, conversou com Teresa Machado, Miguel Almeida e João Armando do PSD (Duarte Silva, renunciou ao mandato). Como é normal, estas conversas meramente exploratórias, correram bem...
Nestas horas de expectativa sobre o que valerá, ou não valerá, como presidente de câmara, o magistrado João Ataíde das Neves, creio que o grande capital político que teve a seu favor, e foi decisivo na sua eleição, foi precisamente não ter passado politico conhecido, isto é, ser a novidade que se apresentou às eleições autárquicas na Figueira.
Por enquanto, não ter passado político e autárquico, continua a ser o seu maior trunfo, mas também a sua maior responsabilidade, pois os figueirenses de tão desiludidos que estavam com o PSD, dificilmente perdoarão mais um "balde de água fria".
Neste momento, Ataíde das Neves, é para os figueirenses sinónimo de poder. E, por isso, o actual PS figueirense, que presumo irá mudar de vida em breve, vai ter de engolir tudo o que Ataíde quiser, pois, neste momento, se quiser manter o poder nos próximos tempos, Ataíde é o seu talismã.
Todavia, este PS figueirense é o que é, por isso, nunca se sabe… Tiros nos pés, é a sua especialidade.
Mas, agora, que Ataíde das Neves, mesmo contra a vontade de altos responsáveis da concelhia do PS figueirense, conseguiu ser eleito, o que sobraria, se o capital do efeito talismã Ataíde das Neves, fosse prematuramente desbaratado?
Será que a “novidade” João Ataíde das Neves vai conseguir ter espaço de manobra e tempo para confirmar as expectativas?..

Actualização às 12 hora e 6 minutos:

Já depois de escrito e publicado o post acima, li no diário As beiras que “Daniel Santos ainda não havia decidido se aceitava ou não a oferta de pelouros para um dos seus dois vereadores”.
A proposta havia sido apresentada na reunião entre as duas partes, realizada na passada segunda-feira.
Segundo o mesmo jornal, “Victor Coelho terá garantido que não está interessado em aceitar a oferta”. Afirmou, porém, “que poderá mudar de ideias caso os interesses do movimento possam ser postos em causa”.
Todavia, aparentemente as coisas não estão a correr bem, pois “as tensões geradas entre o PS e o Figueira 100% durante as conversações para a formação do executivo da Junta de S. Julião (não houve acordo) terão contribuído para a tomada de posição de Daniel Santos e os restantes elementos do núcleo duro do movimento independente”.
Para a Assembleia Municipal, também não está a ser fácil o entendimento. O Movimento Figueira 100% ameaça avançar com uma lista para a presidência da Assembleia Municipal, à semelhança, aliás, do que deverá fazer o PSD.

ACTUALIZAÇÃO ÁS 15 HORAS E 30 MINUTOS

Segundo o que conseguimos apurar de fonte completamente fidedigna,
não há acordo entre PS e Movimento Independente Figueira 100%.
Os Vereadores eleitos por este Movimento - Daniel Santos e Vitor Coelho - não aceitaram pelouros. Resta a João Ataíde entender-se com o PSD, ou, em alternativa, governar em minoria, negociando os dossiers caso caso.

1 comentário:

Migdar disse...

Vamos ver qual vai ser o preço a pagar por estes arranjos.
Que estas realidades sirvam para se alterar a aberrante legislação autárquica que temos.