segunda-feira, 2 de agosto de 2021

"Clubes de homens" impedem mulheres de liderar câmaras. Bases locais dos partidos são a "forte barreira" que trava o aumento de lideranças femininas.


Num país apaixonado por Patrícia Mamona e que vibra com a extraordinária atleta que ela é, com as medalhas que ganha, na política "clubes de homens" impedem mulheres de liderar câmaras. Bases locais dos partidos são a "forte barreira" que trava o aumento de lideranças femininas.
Segundo o Diário de Notícias, a aplicação da paridade deixa as mulheres em lugares secundários. 
Na liderança das autarquias a diferença é substancial. "As mulheres presidentes de câmara também têm habilitações mais altas: 58% tinham cursos universitários, nas quatro décadas em estudo, enquanto nos homens o valor apurado foi de 43%."
Porém, há comportamentos que nem a alta escolaridade resolve. Os dados reduzidos, dado o curto universo, não permitem estabelecer um "padrão de comportamento de género", mas, diz a investigadora Maria Antónia Pires de Almeida, "as mulheres não se destacam pela positiva nos seus comportamentos enquanto representantes das populações nos cargos que ocupam. No poder local as autarcas acabam por ter os mesmos comportamentos dos homens nos mesmos cargos, incluindo nos casos de baixa transparência e mesmo de corrupção".
Maria Antónia Pires de Almeida explica esta diferença com o tempo e o que parece ser uma diferença entre esquerda e direita. "Desde o início do regime democrático, com as primeiras eleições em 1976, os partidos mais à esquerda do espetro político elegeram mais mulheres para as câmaras do que os mais à direita. E o PS pratica, por opção, a regra das quotas de género desde 1988. Provavelmente há uma maior preocupação na sua representatividade de género."
Porém, na análise de José Manuel Leite Viegas, investigador integrado no CIES/ISCTE - Centro de investigação e Estudos de Sociologia, citado no estudo, apesar de o PS obter melhores resultados eleitorais "em termos partidários, o PCP e as coligações eleitorais por ele integradas são a força política que mais tem investido no género feminino".
Este ano na Figueira, todas as candidturas à Câmara Municipal são lideradas por homens. Na Assembleia Municipal, apenas PSD e CDU apostaram em mulheres para primeiro nome das suas listas. No PSD Maria Isabel Coimbra e na CDU Silvina Queiroz.

Sem comentários: