sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

EM DEFESA DO HOSPITAL DISTRITAL DA FIGUEIRA DA FOZ

Tomei conhecimento no facebook, via António Jorge Pedrosa  do seguinte:

Na Assembleia Municipal da nossa cidade, realizada ontem, dia 29 de Dezembro de 2011,  foi "Aprovada por unanimidade (e aclamação) "Resolução em Defesa do Hospital Distrital da Figueira da Foz".

Notícias de um concelho adiado (Retomaremos logo que possível)... III

Realizou-se ontem, dia 29 de Dezembro de 2011, “uma reunião de Câmara extraordinária tendo por ponto único da ordem de trabalhos o tema "Reabilitação e exploração turística do Paço de Maiorca - reestruturação do contrato de financiamento".
Momentos antes da reunião ter início, os jornalistas foram informados que não poderiam assistir aos trabalhos.
A reunião decoreu à porta fechada.

AVISO

A paltil de Janeilo pala sua maiol comodidade pague as fatulas da EDP num dos muitos milhales de postos de coblança existentes no Pais .... 
A LOJA DO CHINÊS MAIS PLÓXIMA !...

Notícias de um concelho adiado (Retomaremos logo que possível)... II

SIGA...

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

aF188

Raiz da crise figueirense detectada… Depois queriam que houvesse dinheiro?... Só fazem reclames!..

Imagem, com a devida vénia, sacada daqui.
Para ler, clicar em cima da imagem.

Balanço final da operação Natal: causa da morte - “falta de cooperação”!..

E se o pessoal, depois de morto, pudesse ver  televisão?..

Balanço de 2011...

Notícias de um concelho adiado... (retomaremos logo que possível)

"Nove meses depois de ter sido chumbado o Relatório e Contas de 2010 da Empresa Municipal Figueira Domus, este mesmo ponto voltou hoje à discussão em reunião de câmara, ficando adiada a sua votação. Não vendo qualquer alteração a este documento, os vereadores da oposição, PSD e Movimento Figueira 100%, manifestaram a intenção de manterem o sentido de voto, ou seja, contra.
“É o mesmo relatório que foi apresentado em Março deste ano.
Solicitado um parecer à Inspecção Geral de Finanças, este veio comprovar ilegalidades. Não havendo nenhuma alteração nas contas estão a pedir-nos para alterar o nosso sentido de voto”, disse o vereador Daniel Santos (Movimento Figueira 100%).

O vereador Miguel Almeida (PSD), referiu que perante a existência de “dúvidas” a bancada social-democrata «não» se sente confortável para “votar a favor das contas referentes a 2010 sem saber se, posteriormente, se pode ou não fazer alterações às mesmas”.

Apesar do executivo considerar que “detém todos os elementos para se poder pronunciar sobre as contas e em conformidade aprová-las, ou seja, em perfeita sintonia com o Conselho de Administração da Figueira Domus”, foi aprovado, de forma consensual, “um pedido de esclarecimento” à IGF sobre a legalidade da aprovação deste relatório e, caso se verifique necessário, a sua posterior alteração.

De realçar que o IGF emitiu, em Novembro do corrente ano, um parecer no qual exige a devolução dos cerca de 125 mil euros que a Figueira Domus transferiu em 2010 para a sua participada Figueira Paranova. Estas são duas das empresas municipais figueirenses, sendo que a Domus tem a seu cargo a habitação social e a Paranova a reabilitação urbana. Esta última é uma parceria público-privada."

Via O FIGUEIRENSE

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Literatura





Ler   aqui.

Segundas soluções para os portugueses (IV)


Vão para a Suiça ou para Angola. Mas não só. Só o Brasil concedeu mais de 52 mil vistos de residência nos primeiros seis meses deste ano.
Entre 100 mil a 120 mil portugueses emigraram em 2011. O número é lançado pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, que explica que não existem dados concretos sobre as saídas de Portugal, mas sabe-se que estão a aumentar.

Via jornal i

Algo de bom...

Hotelaria da Figueira da Foz passa ao largo da crise no reveillon.


Via As Beiras

aF187

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Um dia depois do Natal, a azia é natural...


Os assuntos do estômago e as necessidades mais íntimas têm direito a um tratamento especial.
Portanto, todo o cuidado é pouco... Recomendo "extracto de casca de laranja normalizado, 96% d-limoneno
Ajuda a aliviar os refluxos gástricos ocasionais"...  Pode ser adquirido aqui.
Posologia e precauções a ter em conta: "adultos. Tomar uma cápsula de gelatina mole de dois em dois dias, meia-hora antes ou após a refeição, durante 24 horas e uma cápsula de gelatina mole adicional, se necessário, ou seguir as indicações do seu terapeuta. Atenção: não tomar d-limoneno em caso de úlcera gástrica."
Para quem os tiver, as melhoras dos problemas do estômago...

Actual

«(…) os partidos reaccionários, pela natureza inconfessável dos seus fins, são os partidos da mentira.
Nenhum dos governos de direita e nenhum dos partidos seus componentes ousou dizer a verdade acerca dos objectivos da sua política. Todos os seus actos e todas as suas medidas foram e são apresentados com extenso rol de mentiras elaboradas, planeadas e sistematizadas. (…)
A mentira é parte integrante, constitutiva, intrínseca, permanente, da política dos governos de direita e dos partidos que nestes participam. Tornou-se uma prática que se insere com desfaçatez e cinismo na completa falta de escrúpulos morais desses governos e partidos.»
Palavras escritas por Álvaro Cunhal, em 1985, no ensaio «O Partido com paredes de Vidro». Hoje, passados 26 anos, estão mais actuais que nunca.

"Pensões inferiores a 247 euros arriscam-se a ficar congeladas"!..

"...alguém que acumule uma pensão de sobrevivência (viuvez) com outra prestação (mesmo de valor mínimo) arrisca a ter ambas as pensões congeladas em 2012. Basta que receba mais de 246 euros mensais do Estado e/ou da Segurança Social. Se o valor acumulado superar os 600 euros, o pensionista será penalizado pela medida que elimina gradualmente os 13.º e 14.º mês."

Via DN

Natal...

domingo, 25 de dezembro de 2011

E que tal deixarem os pobres em paz?...

É Natal!..
"Porque não vão entrevistar o Américo Amorim e acompanham a sua triste consoada? porque não tem Ricardo Espírito Santo direito a uma perguntinha sobre o bacalhau e se estava bem servido? porque não se questiona Belmiro de Azevedo sobre o frio de dezembro e se confirma se teve agasalhos que o abrigassem na noite da consoada?
É mais fácil ir para a rua e para as cozinhas económicas deste mundo entrevistar voluntários muito cristãos (excepto na soberba, no ódio ao franciscano e no esquecimento do velho princípio de que a caridade não se exibe) e sobretudo os desgraçados que além da indigência ainda levam com a devassa da sua privacidade, e essa é a miséria do jornalismo desta quadra. Mas será só por ser mais fácil?"

X&Q1090

Boas Festas do OUTRA MARGEM

Bom domingo

sábado, 24 de dezembro de 2011

O fulano abaixo, também conhecido por “a carranca”, é tão cínico que até se espirrar deve haver algo de falso na putativa gripe…


"Gostava que no próximo ano de 2012 todos os portugueses tivessem um SNS com qualidade". 

X&Q1089

Feliz Natal!...

Tenho cada vez mais  dificuldade em lidar com esta época…
E por uma razão simples: sempre tive dificuldade em lidar com a hipocrisia.
Especialmente neste Natal, quem deveria nascer de novo era o Robin dos Bosques, o tal que sacava aos ricos para devolver aos pobres…
Isso, sim, é que seria Natal!..
A hipocrisia natalícia, este ano, está a mexer ainda mais comigo.
Reconheço que o Menino Jesus nunca me prejudicou.
 Coitado, desde que nasceu, calhou-lhe em sorte, tal como à maioria de nós, burrinhos e vaquinhas…
Tal como nós, desde o nascimento, veio ao mundo para sofrer…
E, como o sentimos na pele  neste ano - e sem esperança…

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Portugal, terra de oportunidades (para alguns...)

Aos 21 anos, André Wilson da Luz Viola, tem como função ser motorista da Secretaria de Estado da Cultura, ganhando por mês 1.610,01 euros (brutos). É uma das nomeações do actual governo. O mais curioso é que, quando o seu contrato foi publicado pela primeira vez no site do governo, apresentava um salário de 1.866,73 euros. Para se ter uma ideia da discrepância, ao serviço do primeiro-ministro existem motoristas a ganhar 675,78 euros (brutos).


Via blogue Má Despesa Pública 

Segundas soluções para os portugueses (III)

Passos Coelho: em 2013 Portugal terá dobrado o cabo das tormentas".
Ainda Passos Coelho: “2012 será o «passaporte» para a recuperação económica."
Novamente Passos Coelho: "todo o ano muito difícil que vamos enfrentar será o nosso passaporte para vencermos as dificuldades em que estamos".
Finalmente Passos Coelho: "polémica em torno do seu conselho para que os professores desempregados emigrem, é um episódio lateral."

Via Antena 1

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Segundas soluções para os portugueses...(II)

Neste post, demos conta de uma sugestão do eurodeputado do PSD Paulo Rangel...
"A próxima sugestão será a criação de uma Agência para o Suicídio Assistido para doentes crónicos e reformados?.."

Publicidade institucional...

Mensagem de boas festas do Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde, aos Figueirenses. Aqui.

Segundas soluções para os portugueses...

Uma sugestão de Paulo Rangel, deputado europeu do PSD, "emigrante" de luxo, que é, ao mesmo tempo, um incentivo aos que ainda podem trabalhar ou, tenham algumas competências: "uma agência nacional para ajudar os portugueses que queiram emigrar"!..
Fica a pergunta: "como pensam estas bestas recuperar a economia de um país falido, sem cérebros nem braços para tal."

E o pior não será amanhã!..

"Parece que há excesso de portugueses em Portugal. Para remediar tão desgraçada contrariedade, o Governo decidiu minguar-nos tomando decisões definitivas. Há semanas, um secretário de Estado estimulou a emigração de estudantes. Há dias, o primeiro-ministro alvitrou que os professores desempregados ou com dificuldade em empregar-se deviam encaminhar-se para os países lusófonos, nos quais encontrariam a felicidade que lhes era negada na pátria. O dr. Telmo Correia, sempre inteligente e talentoso, elogiou, na SIC-Notícias, a sabedoria cristã de tão arguta ideia.
Acontece um porém: e os velhos? Que fazer dos velhos que enchem os jardins e a paciência de quem governa? Os velhos não servem para nada, nem sequer para mandar embora, não produzem a não ser chatices, e apenas valem para compor o poema do O'Neill, e só no poema do O'Neill eles saltam para o colo das pessoas. Os velhos arrastam-se pelas ruas, melancólicos, incómodos e inúteis, sentam--se a apanhar o sol; que fazer deles?"

Para continuar a ler a crónica de Baptista Bastos clicar aqui.

Direito à vida?.. Ok. Mas, sempre para os mesmos?.. (XXVI)

Para ver melhor, clicar em cima da imagem

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Figueira da Foz, rumo ao futuro! (IV)

Siga...  Reunião de Câmara realizada esta manhã.
Orçamento e GOP aprovados com as abstenções da oposição
“No valor de 51.627.953 euros, o Orçamento para 2012 apresenta uma previsão de 30.397.775 euros de receitas correntes e 21.230.178 euros de receitas de capital. As despesas correntes foram orçadas em 27.909.130 euros, e as de capital são no valor de 23.718.823 euros. Em relação a 2009, o orçamento municipal diminuiu 32%.”
Hugo Rocha assume presidência do Conselho de Administração da Figueira Domus
“Foi aprovada, com as abstenções dos três vereadores do PSD e dos dois vereadores do Movimento Figueira 100%, a nomeação do novo conselho de administração da empresa municipal Figueira Domus. Assim, Hugo Rocha presidirá ao CA da empresa municipal de habitação social (e por inerência também da Figueira Paranova), com Matos Rodrigues como administrador-executivo (sendo substituído nas suas anteriores funções na autarquia por Graça Vasco) e a antiga vereadora (PSD) Anabela Gaspar como vogal.”

X&Q1088

Figueira da Foz, rumo ao futuro! (III)

Siga...

"O orçamento possível” para 2012 da Câmara da Figueira da Foz é votado logo mais!...

Via AS BEIRAS

Informação da Figueira 100% recebida por mail

Cumpre-me informar que o nosso associado Vítor Coelho comunicou à Comissão Executiva na reunião ontem realizada, a sua vontade em renunciar por razões de ordem pessoal ao desempenho das funções de Vereador da Câmara Municipal da Figueira da Foz.
É altura de agradecer a dedicação com que exerceu o seu mandato durante o qual representou a Associação na estrita observância daqueles que são os princípios e os valores que foram definidos para a defesa dos interesses da Figueira da Foz.
Estou certo que, na acção do exercício das suas funções de 1º Vice-Presidente da Associação, continuará a colocar as suas capacidades ao serviço da Figueira da Foz.
Segue-se-lhe na lista e tomará o seu lugar a Dr.ª Ilda Simões, personalidade com provas dadas na defesa da Figueira da Foz e de quem muito se augura no desempenho das funções que agora irá iniciar e a quem se desejam as maiores felicidades na certeza de que pugnará pelos princípios da Associação Figueira 100%.

O Presidente
Daniel Santos

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

(A escola) Borda do Rio

E a seguir?..

No Correio da Manhã de ontem, o primeiro-ministro sugeriu “aos professores desempregados para emigrarem para países como o Brasil e Angola…”
Entretanto, o PSD não comenta - à excepção de Marcelo Rebelo de Sousa …
Pereante isto, das duas uma: ou o Primeiro Ministro não sabe!.. Ou o Primeiro Ministro não tem condições para governar!..
Estou é para ver quando terminar a concessão dada pelos portugueses a estes meninos, quem irá explorar Portugal?..

Também a mim, Pedro, também a mim...

"Se há coisa que me assusta é a morte. Não a minha. Assusta-me a morte daqueles que amo. São poucos. Se quisesse, aposto que os conseguiria contar pelos dedos. Estes mesmos dedos que tremem de cada vez que penso nisso. Folhas outonais a tremelicar com o vento."

Para continuar a  ler "Cinco minutos", mais um excelente texto de Pedro Rodrigues, basta clicar  aqui.

Ser ou não ser, eis a questão...

Havendo Deus, se um dia me quiser fazer um juízo final, como é que vou pagar tudo quanto Lhe devo, depois de sofrer as consequências da passagem deste ministro pelo Governo de Passos Coelho?..
Mando cobrar aos portugueses que o elegeram e lhe mantém a popularidade em alta?...

Figueira da Foz, rumo ao futuro! (II)

Siga:
para ler, clicar
em cima da imagem

Via Klepsýdra

domingo, 18 de dezembro de 2011

Prémio Literário Joaquim Namorado

Luís Melo Biscaia, no blogue Lugar para Todos:

"O Prémio Joaquim Namorado teve sempre concorrentes relevantes, que quiseram participar na homenagem devida àqule intelectual e poeta de muito valor.
Mas, inesperadamente, e sem razões aceitáveis, a Câmara, há anos, acabou com o referido Prémio Literário.
Também eu, pois, estou com o Dr. Jorge Tocha Coelho, entendo que será de toda a justiça que a atual Câmara recupere o Prémio Joaquim Namorado."

Recorde-se, que  foi Santana Lopes na sua passagem pela Figueira, como Presidente de Câmara que chegou e acabou com o Prémio do Conto Joaquim Namorado.
Para um antigo Secretário de Estado da Cultura, nada mau…
Joaquim Namorado morreu a 29 de Dezembro de 1986...  Mesmo quase 25 anos decorridos sobre o seu desaparecimento físico, sempre O Poeta de Incomodidade. !

S. Pedro, ajuda lá o "puto" que ele merece

Pedro Cruz, o aniversariante de
 hoje, no seu melhor, há uns anos atrás!..
Parabéns Pedro!.. Aquele abraço.

Figueira da Foz, rumo ao futuro!

Siga: "os passageiros vão deixar de circular na Linha do Oeste, entre a Figueira da Foz e as Caldas da Rainha, mantendo-se contudo o transporte de mercadorias.
Por outro lado, a CP deixa de assegurar os transportes rodoviários entre a cidade-praia e a Pampilhosa, no troço da Linha da Beira Alta encerrado há vários anos “para obras”, segundo a tutela da altura.
Resumindo, o novo ano vai deixar a cidade da foz do Mondego com apenas uma das três vias ferroviárias para passageiros: a ligação a Coimbra."
Via  AS BEIRAS

O gosto

foto de Pedro Cruz
O gosto é complexo, difícil, problemático, instável, imprevisível, surpreendente, delicado, frágil, raro, trabalhoso, lírico, eventualmente improvável: “Lobo Antunes é fã do Tony”!...

Bom domingo

Cesária Évora, 1941/2011

sábado, 17 de dezembro de 2011

Teorias da "elite blogosférica local"

Naturalmente que nunca existiu, na filosofia, um solipsista puro.
Contudo, existem algumas formas atenuadas de solipsismo.

Se não confiarmos na "troika", vamos confiar em quem?.. Nas pessoas?...



Paz e amor?... Pelos vistos, Natal não é nada disso…

Pelo que li, vi e ouvi em diversos órgão de comunicação social, votos de “sexo incrível” resultaram  na suspensão de Euclides Santos, do cargo de director da Polícia Municipal de Coimbra!..
Citando o próprio.  “E basta de farsas e de palavreado inútil! O que eu desejo, de todo o coração, é que tenhas relações sexuais incríveis, uma vida alegre e feliz, que trabalhes muito e que te paguem bem!”
“E agora não digas que não sou um teu grande amigo”.
O presidente da câmara, o social-democrata João Paulo Barbosa de Melo, e a vereadora que tutela a PM, é que não acharam graça e terão considerado que o facto de a mensagem ter sido enviada para todos os funcionários, em horário de trabalho e através do e-mail de serviço tornava incomportável manter Euclides Santos no cargo. Ainda durante a tarde de ontem, o comandante foi convidado a apresentar a demissão. Por volta das 21h30, segundo o Público, este informou o gabinete da presidência de que não o faria.
Oh Senhor Presidente da Câmara de Coimbra e Senhora Vereadora da tutela da PM façam justiça à época que atravessamos e sejam tolerantes…
Afinal, o director Euclides Santos só nos fez recordar o paraíso perdido e o tempo anterior à vergonha de estar nu…

Se, porventura, alguém lhe perguntar o que significa "lata", conte-lhe esta "estória" que acabei de ler no "Marcha do Vapor" ...

"Casino da Figueira da Foz vai reforçar a protecção colocada em redor das fachadas do edifício, para evitar que a queda de vidros possa causar acidentes no solo, disse hoje o presidente da Câmara.

"O que ficou assente é que aceitamos como boa a solução existente [tapumes em rede metálica colocados em redor do edifício]. Terá é de salvaguardar uma linha de protecção para evitar que os vidros que eventualmente venham a cair na via pública atinjam pessoas e bens", disse à agência Lusa o autarca João Ataíde.

A solução fica, no entanto, aquém da preconizada num relatório da Protecção Civil, divulgado na terça-feira, que apontava para a colocação de tapumes "em material rígido, resistente e liso" com um mínimo de dois metros de altura e a colocação de redes de protecção abrangendo a totalidade das fachadas, com recurso a andaimes presos às paredes.

De acordo com o autarca esta intervenção, que deverá estar concluída até à Páscoa de 2012, poderá passar por novas fachadas ou pela reabilitação das existentes, revestidas com centenas de vidros, há cerca de uma década, com finalidade decorativa."

Sacada daqui

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Porque terá sido?...

Notícia de ontem do Jornal Público, a que cheguei via Aldeia Olímpica.
“A habitual ceia de Natal dos militantes da concelhia de Viana do Castelo do PSD, prevista para sexta-feira, foi cancelada devido à falta do número suficiente de inscrições.
A informação foi confirmada à Agência Lusa por fonte do partido, sendo que a organização deste encontro, que deveria contar com a presença de um membro do Governo, pertence à Comissão Politica Concelhia do PSD.”
Terá sido porque cear (mesmo no Natal) com membros deste Governo pode prejudicar gravemente a saúde?...
Terá sido porque cear (mesmo no Natal) com membros deste Governo pode bloquear as artérias e provocar ataques cardíacos e enfartes?..
Terá sido para protecção das criancinhas?..
Terá sido porque já não são mais que as mães?..
Terá sido derivado da crise?..
Porque terá sido?...

Lions oferece donativo ao Centro Social da Cova e Gala

para ver melhor clicar em cima da imagem

Uma águia que não conhece o dono!..


"O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, foi ontem "atacado" pela mascote do clube, durante o almoço de Natal.
Quando Luís Filipe Vieira se levantou para ir fazer o tradicional discurso a águia Vitória aproveitou a ocasião para o "atacar", prendendo as garras ao casaco de Vieira que se virou para trás e exclamou um “ Ai, ai” em tom reprovador"...

Direito à vida?.. Ok. Mas, sempre para os mesmos?.. (XXV)


aF186

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

É lá!...


Via Crónicas do Rochedo

E os submarinos?..



Ah, os submarinos!..
"Os submarinos são como as bruxas. Não se vêem, mas lá que os há, há."

Golfinho morto na praia da Cova-Gala

para ver melhor
clicar em cima da imagem
Diário AS BEIRAS

Será que eu complico?..

Num blogue vizinho e que muito aprecio – DASS – leio.
“ Não estando eliminado o risco de um qualquer transeunte ficar cortado em dois pelos vidros da fachada do casino, uma vez que o relatório da Protecção Civil diz que as protecções ali colocadas não são suficientes para garantir a segurança, o senhor Presidente da Câmara pretende marcar reunião com a administração do casino para esclarecer bem o teor da notificação que lhes foi feita e evitar mais mal entendidos.
A partir de agora sempre que um munícipe cumprir mal uma notificação, não acatando ou cumprindo todo o seu conteúdo, aguarda-se reunião de esclarecimento antes de qualquer mal maior. Desde logo o esclarecimento de: o senhor sabe ler? o senhor tem bom senso e respeito pela vida humana?”
Por mais que tente, confesso que não consigo perceber o teor do post…
Mas, juro que achei muita piada e que me pareceu assustadoramente acertado.
DASS, desculpe lá. Eu sei que você explicou, mas será que eu complico?...

A crise e o crime

"Magistrado foi filmado a desviar documentos da caixa de correio de um vizinho, médico", pode ler-se no Correio da Manhã de hoje.
Houve tempos em que se disse que notícias destas, sensacionalistas,  era tudo “invenção” da comunicação social.
A verdade, porém, é que em Portugal os roubos e outros crimes acontecem - e cada vez mais - com ou sem comunicação social a divulgar.
É a crise, dizem agora…
Naturalmente que uma crise com a profundidade desta que estamos a viver agravou a prática criminosa. O que, presumo, não deve o caso da manchete do Correio da Manhã de hoje.
Mas, o certo é que Portugal tem de enfrentar o problema. As forças de segurança precisam de mais e melhor apoio por parte do poder político. A Justiça tem de ser eficaz a investigar e “cega” a julgar e a aplicar as penas.
A Justiça em Portugal enfrenta um grande desafio: ser uma Justiça igual para todos – sejam políticos, ricos ou pobres.
Isto é, ser uma Justiça digna de um Estado de Direito.

A Figueira vista da Cova-Gala

foto de Pedro Cruz