sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Lamento

Como português, resta-me lamentar  que a família, o povo sul-africano, todos os que lutaram no mundo pela emancipação dos povos tutelados e oprimidos, não tenham sido poupados, na circunstância, a uma mensagem de condolências assinado por Aníbal Cavaco Silva.
Hoje,  ao recordarmos essa figura maior de generosidade, carácter e desapego do poder, não podemos deixar de lembrar outra bem menor que, em tempos, alinhou ao lado de outros de má memória e considerou Mandela, um terrorista.

Mandela, 1918/2013

Tinha a sabedoria da paz. 
Preferiu a reconciliação ao ódio e devolveu a África do Sul à comunidade internacional. 
Esteve apenas cinco anos no poder efectivo, mas promoveu o perdão e conseguiu unir um país ferido por décadas de apartheid.
"Morrer é apenas não ser visto", escreveu um dia Fernando Pessoa.
Quanto ao resto,  fica cá tudo.
Lembrar Mandela,  é lembrar o melhor que há em nós.
Até sempre, Madiba.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Figueira desaparecida

Foto sacada daqui

Não é um post sobre protecção de coelhos...

É apenas mais uma prova de que vivemos momentos,  digamos assim, únicos, neste nosso Portugal. 

Mad in Cova-Gala

PEDRO, UM FILHO DO MONDEGO

Vive na fronteira que separa as ciências das letras mas acredita que serão as ciências a pagar-lhe as contas. Tem 26 anos e é estudante de Engenharia Civil. Divide-se entre a Figueira da Foz, de onde é natural, e Coimbra, onde estuda. Pedro Rodrigues escreve e sonha, um dia, viver só da escrita. É autor do blogue Os Filhos do Mondego e conta já com quase 300 mil visualizações. O seu primeiro livro está disponível no mundo digital e o segundo já tem alicerces.
Eu hei-de amar uma puta foi o primeiro romance de Pedro Rodrigues. 

No País do “desenrascanço”...

"Eu não tenciono colocar o meu lugar à disposição no curto prazo. Tenciono, antes pelo contrário, apresentar a minha recandidatura à liderança do PSD dentro de muito pouco tempo", declarou ontem Pedro PassosCoelho.
Pedro Passos Coelho é o português típico:  “o político desenrascado”, que quer continuara a ser eleito pelos “portugueses desenrascados”.
Os portugueses sempre tiveram de se desenrascar  - e muito...
Ser pobre, ter fome, ter carências de toda a ordem e, ainda por cima, continuar analfabeto político,  exige muito “engenho e arte”... 
Quantas vezes não temos ouvido elogios, nos últimos tempos, às capacidades de sacrifício dos portugueses?..
Tem sido com "os políticos desenrascados", eleitos pelos "portugueses desenrascados" que, nos últimos cerca de 40 anos, bem nos temos lixado... 

Banca ameaça de novo taxar utilizadores do multibanco...

A utilização gratuita do multibanco pode ter os dias contados. Bruxelas vai limitar as taxas aplicadas a comerciantes e a banca está a tentar arranjar alternativas.
Para Faria de Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), a solução tem de passar por uma nova taxa a aplicar ao consumidor. Uma ideia que acabou por não avançar na primeira vez que surgiu, em 1994.
É preciso  muita falta de vergonha e ter memória curta por parte dos banqueiros!..
Com a implementação  das máquinas de multibanco, milhares de empregados bancários foram despedidos, lembram-se?
Aliás, a intenção da aplicação destas máquinas, foi a desculpa de que obviariam custos operativos na distribuição (entrega) do nosso dinheiro...
Nesse tempo,  foi-lhes  vantajosa a ideia das máquinas.
Agora, os “mamões",  lamentam-se!..
O habitual...
Não tarda nada – se nos mantivermos  impávidos e serenos, como é habitual... - e   estaremos a pagar ainda mais por facilitamos a vida aos bancos para nos entregarem o dinheiro que é nosso!..

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Vivemos?..

 "Vivemos dias de esperança e crescente confiança" - Pires de Lima.

A política não é para santos...

...  e o PS é para socialistas?..

Problemática da arte xávega hoje em discussão em Lisboa

foto sacada daqui
A comissão mista para o acompanhamento da arte xávega reúne-se, hoje, em Lisboa.
Esta reunião, para José Vieira,  presidente da Associação Portuguesa de Xávega,  com sede na Praia de Mira, tem na apreciação do relatório preliminar como o ponto mais importante  da agenda.  Entre outras propostas, o dirigente vai tentar focar a questão importantíssima de não serem englobados nas quotas gerais, pois na sua opinião “esta problemática está mais do que explicada.”
Este é um ponto vital para a xávega, pois se não for rapidamente  aplicada, poderá representar a  morte imediata desta secular arte de pesca.
A venda directa ao público é outra reivindicação da associação.
A este respeito, José Vieira defende  que “os compradores (intermediários) continuam a pagar um valor irrisório pelo peixe, o que torna injusta a remuneração do trabalho dos pescadores”. No fundo, os armadores desta arte piscatória ancestral reclamam da Comissão Europeia, via Governo português, um regime de excepção, o que não tem sido fácil de fazer entender  aos  decisores de Bruxelas, pois estes,  concentrados na gestão dos stocks de peixe, têm-se mostrado poucos sensíveis às reclamações dos pescadores de arte xávega.
Para Raul Almeida, presidente da Câmara de Mira, “se Bruxelas não tiver em conta as especificidades da arte xávega, a comunidade piscatória da Praia de Mira , a maior do litoral Centro, será severamente afetada”, o que, em última análise, seria uma questão grave, pois  “se a arte xávega acabasse, teríamos um grave problema social”.

Maçães (II)

«Governo está cheio de tontos do género.»

«Estamos a falar de um lunático [Bruno Maçães] e estes lunáticos têm preponderância no Governo. É esta gente que tem como único objetivo, nestes dois anos e tal, ser o bom aluno da Alemanha (nem sequer é da Europa, é da Alemanha), julgando, se calhar, que ganhamos alguma coisa com isso. (...) Não consigo entender como é que um país pobre da periferia vai defender os mesmos pontos de vista da Alemanha»

- Constança Cunha e Sá 

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

“Câmara de Águeda investe dinheiro dos parcómetros na animação de Natal”... *

foto sacada daqui


Será que o Hospital de Águeda também já tem estacionamento pago?.. 
* P.S. - O título desta postagem, foi retirado daqui.

Os que se safam sempre...

"A Martifer tornou pública a sua intenção de criar 1000 postos de trabalho nos Estaleiros de Viana do Castelo. Modéstia a deles. Lembro-me de um que para aí andou que prometeu 150 mil novos empregos. Também me lembro dos 130 milhões que, porque os senhores do anterior Governo o classificaram segredo de Estado, nunca cheguei a saber se foram ou não doados aos manos Martifer para fazerem o favor ao país de explorarem as pirites alentejanas. Mas disto que se lê aqui lembro-me bem. José Sócrates pôs-nos a pagar aos mesmos irmãos os 50% de desconto que ofereciam na aquisição das suas bombas de calor. Entretanto, os manos têm mais de 300 milhões em dívidas às costas. Mas estes manos são daqueles que pouco se importam se é o PS ou o PSD que está no poder. Eles safam-se sempre. São empreendedores e, como tal, estão sempre a empreender. Agora, dizem eles, vão criar 1000 empregos na construção naval, embora saibam tanto de construção naval como eu de financiamentos partidários. Sei o que toda a gente sabe, que há quem receba dez para montar um negócio na condição de, mal receba o dinheiro, transferir 5 para o partido A e/ou para o partido B. Mais que isto não sei, mas também não sou polícia."

Filipe Tourais, no facebook

Maçães..

"Leio pelos jornais que um membro do Governo de Passos Coelho, chamado Maçães, foi à Grécia envergonhar o nosso país...

A imprensa grega não tem razão ao chamar "alemão" a Maçães. Os alemães não se confundem com o seu Governo conjuntural, como os portugueses não podem ficar ostracizados pelo trágico episódio desta coligação. O seu problema foi diagnosticado por La Boétie, no século XVI: só há tirania porque há demasiada gente pronta à "servidão voluntária". Este Governo é um equívoco dos "lugares naturais". Os lacaios passaram do anexo para o palácio. Importa devolvê-los ao seu lugar, antes que a pilhagem seja irreversível."

VIRIATO SOROMENHO-MARQUES

Paulo Morais lembra os casos na Expo-98, Euro-2004, dos submarinos e os casos do BPN e BPP...

Torre do Relógio vai poder ser visitada

Foto Pedro Agostinho Cruz
A Torre do Relógio, cuja concepção remonta ao ano de 1942 e se fica a  dever  ao arquitecto João António de Aguiar, mas cuja inauguração só ocorreu cinco anos mais tarde, após as obras de restauro actualmente em curso, vai poder ser visitada pelo público.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Fiquemos pelos ideais...

O Mauro Correia é o autor desta foto, que mostra o Pedro nas alturas (para ver melhor, é só clicar em cima da imagem), conseguida no sábado passado,  durante o Raid Fotográfico dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz.
Apanhou o Pedro nas alturas, a ver o mundo virado ao contrário – isto é, de cima para baixo.
Não sei o que o Pedro viu – sei apenas o que fotografou, lá nas alturas.
Pelas fotografias, dá para ver que, vista do ar, na Figueira pouca coisa parece estranha, errada, fora do lugar.
Todavia, pelo que acompanhamos cá em baixo no dia-a-dia da nossa cidade, sabemos que muitas das  coisas que nos rodeiam estão, de facto, fora do seu lugar, diríamos mesmo completamente de pantanas...
Mas isso nada tem de especial, pois como sei, há muitos anos, que não existe uma mulher perfeita, também sei que a Figueira não é uma cidade perfeita...
Limito-me, portanto, também a ficar por um ideal de cidade perfeita... 
Contudo, tendo o "perfeito", na mulher, o sentido de satisfazer todos os requisitos que procuramos, o que poderia ser perfeitamente conseguido pela amálgama de duas ou mais mulheres (o que, naturalmente, aponta para uma cada vez maior aversão à monogamia, por consequência, ao casamento...), em relação a uma cidade, por motivos óbvios,  isso parece-me mais difícil de ser conseguido...

Derrama a cobrar na Figueira em 2014 é de 1,5%...

A derrama a cobrar no ano de 2014 foi um dos pontos da ordem de trabalhos da Assembleia Municipal da Figueira da Foz que se realizou na passada sexta-feira.
Na sessão, foi aprovada a proposta do executivo socialista, com 24 votos a favor, 15 contra e uma abstenção.
A proposta de Ataíde, recorde-se, “propôs a manutenção de uma taxa máxima de 1,5 por cento para valores tributáveis acima dos 150 mil euros e de um por cento abaixo daquele valor”.
Já os vereadores da coligação Somos Figueira haviam proposto uma derrama de 0,5 por cento.
Entretanto, na AM, os deputados da CDU apresentaram um requerimento, que foi chumbado, onde propuseram que, “face ao contexto social do país, a derrama a cobrar deveria ser de zero por cento".

Lei das Finanças Locais é “vingança” da direita


A nova Lei das Finanças Locais vai levar à morte por asfixia financeira vários municípios e é uma vingança da direita contra o 25 de Abril, foi dito ontem na Figueira da Foz no decorrer de um encontro de eleitos e activistas da Coligação Democrática Unitária (CDU) do nosso concelho.
"O que está em cima da mesa é o acelerar de um caminho no sentido da destruição do poder local democrático. O Governo cumpre uma função, ao serviço da grande banca internacional e nacional e dos interesses da direita, e vê nisto uma oportunidade de se vingar, de alguma maneira, do 25 de Abril”.

sábado, 30 de novembro de 2013

“Que frio”?..

No decorrer desta semana, a frase que mais se ouviu por aí, foi: “que frio!..”
Só me apetecia perguntar: lembram-se de alguma vez ter ido nos fins-de-semana de novembro à praia apanhar uns banhos de sol e dar uns mergulhos no mar?.. 
Lembram-se de alguma vez nos fins–de-semana de novembro ter  feito piqueniques ao ar livre na Serra da Boa Viagem de manga curta e calções?
Lembram-se?..
Eu não...
Então, se está frio, tomem as devidas precauções: vistam-se de acordo com a temperatura e a época...
Amanhã, ainda só começa dezembro...
Em janeiro vai ser bem pior!..
Agora, resta agasalharem-se - e bem!
Quando a cabeça não tem juízo o corpo é quem paga!
Para a próxima, não se esqueçam de votar em condições.
Pode ser que em novembro não faça tanto frio como neste ano...

Trabalhadores dos Estaleiros de Viana exigem “gesto patriótico” a Cavaco Silva

Em moção aprovada em plenário, os trabalhadores voltaram a exigir a demissão de Aguiar-Branco por “incompetência” na gestão deste dossier. Acusam Aguiar-Branco de ter “mentido aos trabalhadores e aos portugueses” por ter prometido “salvar os estaleiros e garantir o maior número de postos de trabalho”.
“Verificamos agora que o senhor ministro mentiu aos trabalhadores e ao país. Nesse sentido, entendemos que não tem condições para continuar no alto cargo que ocupa e deve demitir-se por incompetência”, lê-se na moção aprovada por unanimidade e aclamação.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

"Estado de direito"....

....  todavia,  ao que parece, uns têm mais direitos do que outros.

Óptimas notícias para os afilhados...


“A política não é para Santos. Mas pode fazer grandes Homens!”

foto Pedro Agostinho Cruz
Tenho um  agradecimento e um elogio a fazer ao vereador António  Tavares, por ter-me proporcionado uma noite inesquecível e uma conversa memorável...
Ontem à noite na   Biblioteca Municipal da Figueira ad Foz,  Louzã Henriques, um enorme conversador, que esteve várias vezes preso por razões políticas, durante a ditadura fascista, falou de valores simples, mas tão raros nos tempos que se vivem hoje no nosso desgraçado País: Solidariedade, Fraternidade, Amizade, Heroísmo, Luta - persistente e anónima pela construção de um Portugal melhor.
Falou de  uma geração que deu tudo – alguns até a vida – pelo seu  Povo:  a dos comunistas e outros de outras esquerdas, que nos anos negros do fascismo, até ao 25 de Abril de 1974, alguns desde jovens,  se arriscavam  e  afrontavam a ditadura salazarista e toda a sua mesquinhez quotidiana.
Falou das vidas deploráveis dos trabalhadores portugueses desse tempo iníquo -  época das grandes fomes, das grandes explorações, da miséria, das grandes greves e repressões do fascismo, das cisões e das mulheres e do seu importante papel nas casas de apoio.
Falou, também, de casos e coisas reais e humanas de muitos que viveram aquelas vidas: o tédio, o desconforto, a solidão, a renúncia, o engenho, a arte, o medo, o heroísmo.
A iniciativa, que juntou várias dezenas de pessoas,  aconteceu  no âmbito do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, que está também a ser comemorado na Biblioteca Municipal, até 30 novembro, através de uma mostra documental sobre a sua vida e obra, que inclui desenhos e caricaturas realizados por alunos de escolas do concelho.
Hoje, mais do que nunca, é preciso acabar com a mentira que se vive em Portugal. Hoje, mais do que nunca, continua a ser necessário e cada vez mais urgente humanizar este País. Hoje, mais do que nunca, é preciso ter memória.
Por isso, fica registado o meu agradecimento e  o meu elogio ao vereador António Tavares.

Sessão da Assembleia Municipal

A Assembleia Municipal  da Figueira da Foz,  reúne-se hoje, pelas 16H30, no salão nobre da autarquia figueirense.
Na sessão extraordinária de hoje fazem parte da ordem de trabalhos, entre outros assuntos,  a derrama a cobrar no ano 2014 e o imposto municipal sobre imóveis de 2013.

Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz

Pormenores aqui.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Quase todos nós temos o mesmo problema...

"Tenho pena de si porque tem de ganhar a vida", disse o deputado socialista, ex-ministro de Sócrates e ex-jornalista, Pedro Silva Pereira, que pelos vistos não precisa de "ganhar a vida", a uma jornalista da CMTV que lhe fazia perguntas. 

"PROCURA-SE: TRANSPARÊNCIA"

Um crónica de Pedro Silva. 
Para ler clicar aqui.

X&Q1191


Problema de imagem!..

A crise que o CDS-PP  atravessa está bem patente neste episódio figueirense que pode ser lido no Figueira na Hora.
Vânia Baptista é candidata à presidência da Comissão Política Concelhia do CDS-PP.
Com a candidatura, Vânia Baptista espera “trazer uma nova imagem pública e, acima de tudo um partido mais interventivo.”
Há dias, como o de hoje,  que são chatos e frios  “pra caraças”.
Nestas alturas,  um tipo que não seja de ferro, pode desanimar e tudo.
É uma chatice!
Para dias como o de hoje recomendo uma boa dose de internet.
Não há nada que não cure. A sua generosidade é imensa e sempre pronta e disponível a ajudar a levantar o ânimo alheio.
Obrigado Vânia Baptista, por também tu usares a internet para auto-promoção.

Business as usual…

"O governo confirma as suas invulgares aptidões para o negócio. Nunca será de mais relevar a invulgar mestria deste governo na arte de bem vender a coisa pública, uma mestria forjada nas artes do talhante. Desta vez são os Estaleiros Navais de Viana do Castelo, onde o governo voltou a fazer tudo como bem sabe: pegou na peça, abriu-a e separou carne para um lado e ossos para o outro. Pegou na carne e entregou-a a um grupo privado; os ossos - já se sabe - ficam para nós!
Business as usual…"