quinta-feira, 14 de novembro de 2013
Alfredo Paredes
"O Funeral do nosso grande guitarrista Alfredo Paredes irá realizar-se no próximo dia 15 de Novembro, Sexta-Feira, na Igreja da Misericórdia em Buarcos, pelas 15 horas."
Mar e fados
A eterna demagogia de Santana Lopes
«Não tenho a vocação de
Marcelo para fabricar candidatos», escreve Pedro Santana Lopes em artigo de opinião hoje publicado no jornal Negócios.
Mas, o que vale a coerência de Pedro Santana Lopes?..
Como já estamos carecas de
saber, nada...
No mesmo artigo, o antigo
presidente da câmara da Figueira da Foz, indica Manuel Braga da Cruz como a pessoa
indicada para correr a Belém...
A ironia da questão em torno da transparência figueirense
No passado dia 24 de Outubro de 2013, na reunião de Câmara
realizada nessa manhã, os figueirenses ficaram a saber que “foi aprovada a proposta para realização de
reuniões de Câmara às primeira e terceira segunda-feiras de cada mês. Como novidade, a primeira reunião de Câmara
ficará vedada à presença de público e imprensa.
Nesse
dia, ficámos também a saber
que a primeira reunião não terá transmissão via internet, só a segunda."
Há coisas que acontecem
na Figueira que, pelo menos para mim, são estupidamente irónicas.
Pelo menos, é assim que eu apenas as quero ver.
Passados seis dias, no dia 30 do mesmo mês de Outubro de 2013, aparece na imprensa o seguinte: “O município da Figueira
da Foz é o melhor classificado num 'ranking' de transparência municipal onde a
média das 308 câmaras é de apenas 33 pontos num máximo de 100, revelou hoje a
Transparência e Integridade Associação Cívica (TIAC).”
Não acham isto, no mínimo, estupidamente irónico?..
Eu, confesso que achei...
Ontem, ao fim da tarde, em conversa com um figueirense, meu
Amigo de há longos anos - e dos mais informados e atentos que conheço, disse-me ele, a propósito das reuniões à porta fechada: “isto é
engraçado, no momento em que a Figueira apareceu como a cidade mais
transparente, o presidente da câmara quis a primeira reunião à porta fechada!..”
E, logo de seguida, surge a dúvida: “já não me recordo bem, primeiro foi a decisão
da reunião da câmara, ou primeiro foi a notícia da transparência?..”
Como vimos acima - e pode ser comprovado através dos links: a reunião da câmara foi a 24 de outubro e
a notícia surgiu a 30 do mesmo mês.
Confusão desfeita, hoje ao ler As Beiras – outra coincidência
irónica –, deparo-me com uma oportuna crónica assinada pelo Rui Curado da
Silva.
Dado o seu manifesto interesse e oportunidade, não resisto a citá-la.
Dado o seu manifesto interesse e oportunidade, não resisto a citá-la.
![]() |
| Rui Curado da Silva |
Justamente por ler essas atas, reforcei a convicção que
durante a última década deveria ter havido muito mais transparência na política
do município. E essa forma de transparência é bem mais importante do que a
transparência da página internet.
Em nome da verdadeira transparência porque não criamos uma
comissão de inquérito interpartidária para analisar ao detalhe quem ganhou e
quem perdeu nos negócios do Vale do Galante ou do Foz Village? Vamos ouvir
pessoas, analisar documentos, identificar para onde fluiu o dinheiro (no caso
do Galante um milhão de euros não se esconde debaixo de um tapete). As
personagens envolvidas estão mais ricas ou mais pobres? Fugiram ou continuam
por cá? Isto é que seria transparência a sério.
Como é que o cantor Mico da Câmara Pereira passa pela
Figueira deixando um rasto de dívidas atrás de si? Houve algum responsável
político a dar-lhe cobertura? E as campanhas partidárias milionárias que se
praticam na Figueira são financiadas por quem e com que intenções?
Há negócios brilhantes na Figueira que dão muito mais lucro
do que o esperado ou trata-se apenas de enriquecimento ilícito?”Ora confessem lá: depois de terem lido este texto do Rui Curado da Silva, não acham a transparência, na Figueira, uma "coisa" muito irónica?..
O "May be man"
Existe o "Yes man". Todos sabem quem é e o mal que causa. Mas existe o May be man. E poucos sabem quem é. Menos ainda sabem o impacto desta espécie na vida nacional. Apresento aqui essa criatura que todos, no final, reconhecerão como familiar.
quarta-feira, 13 de novembro de 2013
Pronto, não se amofinem comigo, preferem que fale da Bárbara e do Carrilho? Eu falo...
Um gajo esfalfa-se para tentar centrar a atenção dos
figueirenses na sua cidade e de repente recebe destas: “OH CAMARADA E SE
FALASSES DA BÁRBARA E DO CARRILHO?...”
Pronto, este blogue não é propriamente uma publicação de
textos a pedido, mas como até estou bem disposto e o problema está resolvido, uma vez sem exemplo, para demonstrar também as minhas putativas potencialidades como
cronista mundano, lá vai...
Carrilho tem há 12 anos uma mulher que qualquer um gostaria
de ter.
Há 12 anos que olhamos para o Manuel Maria e para a Bárbara
e interrogamo-nos: como foi possível?...O que viu ela nele?
Há 12 anos que estas
interrogações de 99% dos portugueses, Homens com dor de cotovelo e roídos de inveja, têm contribuído para uma coisa difícil, diria
mesmo, praticamente impossível: inflacionar ainda mais o enorme ego de Manuel Maria Carrilho.
Este pormenor, que em princípio deveria pertencer à esfera
da sua vida privada, mas que, por opção
dos dois, sempre foi pública, marcou as sua vidas: Manuel Maria Carrilho, que até poderia ter chegado a primeiro-ministro deste país, era o marido da Bárbara Guimarães.
Daí, penso eu, que a rejeição de que, pelos vistos foi alvo, tornou-se, para
ele, penosa, insuportável e inaceitável.
Foi uma parte de si –
talvez a melhor, mas, certamente, a mais bonita - que se evaporou.
Porventura, está aí a explicação para a aparente loucura em que o professor Carrilho,
eminente pensador e filósofo, pareceu
viver nos últimos tempos.
Amor, ódio, frustração, ou incapacidade para lidar com a
realidade?...
Tudo isso e, porventura, um
Carrilho tomado pela ira do coitadinho, do rejeitado, do homem que perdeu
a sua “mais que tudo”.
Entretanto, passou tempo...
Carrilho já deve estar, neste momento, arrependido de muita
coisa que fez e disse no último mês.
Porventura, já deve estar a ter mais raiva de si próprio, do
que a raiva que tem da Bárbara.
Entretanto, a Bárbara, uma deslumbrante mulher de quarenta e poucos anos, vai ultrapassar tudo isto, recompor-se e vai continuar e ser uma Mulher desejada...
O folhetim segue
dentro de momentos...
Portanto, a culpa foi da Nossa Senhora...
Paulo Portas, já em 27/02/2013, tinha
previsto: a culpa do naufrágio do Prestige não foi dos homens.
Alguma dúvida sobre a competência de Portas como advinho?..
“Situação perigosa em qualquer circunstância e em qualquer lugar...”
“Os
resultados eleitorais na Figueira conduziram a uma solução de governo em que a
maioria absoluta, isto é, o poder de tudo decidir, se encontra concentrado num
partido que representa pouco mais de 20 por cento dos eleitores inscritos!”
terça-feira, 12 de novembro de 2013
Figueira: uma cidade extraordinária e única!..
Esta manhã, coisa muito rara na minha pessoa, deu-me para a
cusquice. Comprei a edição impressa do jornal As Beiras e li a crónica de opinião de Mafalda Azenha, advogada.
O título era sugestivo: “A mais, a melhor, acima”.
Depois, veio o melhor, a crónica propriamente dita, que convido a ler...
Há uns meses a Figueira recebeu o prémio de município com a
melhor programação cultural. Recentemente, ouvimos que a câmara foi distinguida
como a mais transparente pela sua página da internet.
Esta semana ficámos a saber que a Figueira está entre os
seis destinos portugueses na lista dos 100 mais valiosos do mundo. A isto ainda
temos que aliar o que ficámos a saber a propósito das comemorações do 47.º
aniversário do Porto da Figueira da Foz, ou seja, que este tem tido um desempenho num movimento
em contraciclo, com um crescimento acima das previsões e do próprio crescimento
da economia.
Mas ainda há mais. É que a esta informação junta-se uma
outra em que ficamos a saber: o Porto tem capacidade para receber navios de
cruzeiro, de 500 a 600 pessoas, e que estão a ser envidados esforços com demais
entidades para que essa vertente turística possa vir a ser uma realidade na Figueira.
O que quer isto tudo dizer?
Que apesar do muito que pode e deve ser diferente e que
ainda está por fazer, há sinais que nos devem deixar otimstas. A questão é
saber trabalhar estes factos para os transformar em marcas da Figueira,
conjugando os que tem sentido conjugar, como a distinção de destino valioso com
a capacidade para receber cruzeiros, por exemplo. É bom perceber que temos
potencialidades.”
Não sei o que pensam depois de ler esta prosa.
Eu, logo que terminei esta leitura, não sei porquê, a Figueira
lembrou-me uma anã: comeu, comeu, comeu,
mas não cresceu!..
Pensei: que cidade tão sacana...
Uma coisa aprendi hoje, que espero não esquecer tão cedo.
Ter mais cuidado com as leituras matinais.
Por este andar não é preciso morrer para saber se a alma
sobrevive ou não. Um dia destes vomito-a sanita abaixo...
segunda-feira, 11 de novembro de 2013
A tradição é: em Dia de S. Martinho, assa as castanhas e bebe o vinho...
Hoje é Dia de S. Martinho.
A tradição é comer castanhas e beber vinho novo.
Mas, há uma lenda sobre este dia 11 de Novembro, Dia de S.Martinho.
Diz que certo dia, um soldado romano chamado Martinho, estava a caminho da sua terra natal quando encontrou um mendigo cheio de frio que lhe pediu esmola. Martinho rasgou a sua capa em duas e deu uma ao mendigo, de repente o frio parou e o tempo aqueceu...
Este acontecimento acredita-se que tenha sido a recompensa por Martinho ter sido bom para com o mendigo.
A tradição é comer castanhas e beber vinho novo.
Mas, há uma lenda sobre este dia 11 de Novembro, Dia de S.Martinho.
Diz que certo dia, um soldado romano chamado Martinho, estava a caminho da sua terra natal quando encontrou um mendigo cheio de frio que lhe pediu esmola. Martinho rasgou a sua capa em duas e deu uma ao mendigo, de repente o frio parou e o tempo aqueceu...
Este acontecimento acredita-se que tenha sido a recompensa por Martinho ter sido bom para com o mendigo.
Manchete voltou a falar...
... e alterou a narrativa do governo!
Entretanto, Seguro e Marcelo já criticaram declarações de Machete ...
Em tempo.
"Se não consegues pensar antes de falar, escreve. Se não consegues pensar antes de escrever, lê. Se não consegues vai ao médico." – Aldina Duarte
Entretanto, Seguro e Marcelo já criticaram declarações de Machete ...
Em tempo.
"Se não consegues pensar antes de falar, escreve. Se não consegues pensar antes de escrever, lê. Se não consegues vai ao médico." – Aldina Duarte
domingo, 10 de novembro de 2013
Baixo
Chama-se a isto, não olhar a meios para atingir os fins...
“Seguro não quer
consensos porque tem medo da reacção de Soares e Sócrates”.
sábado, 9 de novembro de 2013
Quando é que reúne o gabinete de crise da Câmara Municipal da Figueira da Foz com o Conselho de Administração da empresa municipal Figueira Parques?..
Os milhares de leitores que acompanham este espaço, já sabem
que “sem custos para o HDFF, a exploração do estacionamento foi entregue à empresa municipal Figueira Parques”.
Portanto, quem investiu no equipamento necessário à cobrança do parqueamento fomos nós, via Câmara Municipal da Figueira da Foz, que é quem tutela a empresa municipal Figueira
Parques.
Esta foto foi obtida cerca das 15 horas e trinta minutos de
hoje, sábado, dia 9 de Novembro de 2013, cinco dias depois de se começar a pagar estacionamento no Parque do Hospital Distrital da Figueira da Foz.
Já sabíamos que a economia portuguesa estará entre as 20
piores de todo o mundo no que respeita ao crescimento económico, desde há anos a
esta parte...
Temos agora mais um meio para constatar os reais efeitos da
crise em lume brando em que vivemos – o estacionamento
do parque de estacionamento do HDFF, em pleno fim semana, dia que se presume de visita aos doentes internados, ficou deserto!..
Alfredo Cunha, fotojornalista
"Cai sobre os Portugueses um imenso manto de miséria e tristeza, e é por isso que fotografo incessantemente, sem saber o que fazer e onde publicar as minhas fotografias, mas hoje, só me interessa fotografar em Portugal, alguém tem que ser testemunha deste crime imenso, que é a liquidação de um País."
Alfredo Cunha
Alfredo Cunha
São só mais 10, 15, 20 anitos!..
Se a emigração continuar acrescer, o desemprego vai continuar a diminuir em todas as variáveis
comparativas com que os entendidos na matéria andam a bombardear os portugueses.
É esperar mais uns anitos
(dez, quinze, vinte?..) e já devemos estar abaixo dos 10% de desemprego e dos 9
milhões de habitantes.
Seremos então um agradável, mas falido, país
de velhos...Portanto, a caminho do pleno emprego...
Não será ironia dos que responderam ao inquérito?..
Pode ler-se hoje no Expresso.
“Surpreendentemente, apesar da grande crise económica que abala o país, a maioria dos portugueses revela-se feliz: 55% dos inquiridos dizem que, olhando para a sua situação actual, estão felizes, e 12% mesmo muito felizes. Apenas 26% respondem "nem feliz, nem infeliz", o equivalente ao tão típico "vai-se andando" português; 79% consideram-se optimistas ou moderadamente optimistas, contra apenas 18% que vêem o copo meio vazio; 69% respondem mesmo que estão tão ou mais felizes do que há três anos, quando começaram a sentir-se os efeitos da crise económica e da austeridade.”
(Ficha técnica. O inquérito foi realizado pela GFK, com 1211 indivíduos com 18 ou mais anos, residentes em Portugal Continental, proporcional por região. Os trabalhos de campo decorreram entre 13 e 24 de setembro.)
Já sabia que algo estava a mudar... Mas, assim tanto, não acham que dá muito nas vistas?...
Segundo o que julgo saber, 50.000 pessoas vão tomar as refeições diárias nas chamadas "cantinas sociais", mas o que é isso comparado com a felicidade estampada na rua pelos restantes 8.950 000 portugueses!..
Segundo o que julgo saber, devem estar desempregados cerca de 1 milhão e 300 000 mil portugueses, mas o que é isso comparado com a felicidade dos restantes 7 milhões e 600 000 mil portugueses!..
Segundo o que julgo saber, lixaram dinheiro à reforma de cerca de 1 milhão de portugueses com a reforma minima, mas que é isso comparado com os restantes 9 milhões!..
Bom é melhor ficar por aqui... Se continuar a preocupar-me com o que julgo saber, ainda chego à conclusão que, felizes, sobram só os portugueses da ficha técnica desta sondagem!..
“Surpreendentemente, apesar da grande crise económica que abala o país, a maioria dos portugueses revela-se feliz: 55% dos inquiridos dizem que, olhando para a sua situação actual, estão felizes, e 12% mesmo muito felizes. Apenas 26% respondem "nem feliz, nem infeliz", o equivalente ao tão típico "vai-se andando" português; 79% consideram-se optimistas ou moderadamente optimistas, contra apenas 18% que vêem o copo meio vazio; 69% respondem mesmo que estão tão ou mais felizes do que há três anos, quando começaram a sentir-se os efeitos da crise económica e da austeridade.”
(Ficha técnica. O inquérito foi realizado pela GFK, com 1211 indivíduos com 18 ou mais anos, residentes em Portugal Continental, proporcional por região. Os trabalhos de campo decorreram entre 13 e 24 de setembro.)
Já sabia que algo estava a mudar... Mas, assim tanto, não acham que dá muito nas vistas?...
Segundo o que julgo saber, 50.000 pessoas vão tomar as refeições diárias nas chamadas "cantinas sociais", mas o que é isso comparado com a felicidade estampada na rua pelos restantes 8.950 000 portugueses!..
Segundo o que julgo saber, devem estar desempregados cerca de 1 milhão e 300 000 mil portugueses, mas o que é isso comparado com a felicidade dos restantes 7 milhões e 600 000 mil portugueses!..
Segundo o que julgo saber, lixaram dinheiro à reforma de cerca de 1 milhão de portugueses com a reforma minima, mas que é isso comparado com os restantes 9 milhões!..
Bom é melhor ficar por aqui... Se continuar a preocupar-me com o que julgo saber, ainda chego à conclusão que, felizes, sobram só os portugueses da ficha técnica desta sondagem!..
Uma ocorrência inevitável, devida à acção das políticas ancestrais aplicadas...
Passos Coelho (com a ajuda troika e de Paulo Portas...), anda
há dois anos e meio a criar excêntricos em Portugal!..
Vejamos: em 2012 eram 785. Este ano são 870.
São mais 85 os “afortunados”...
Têm em comum uma fortuna superior a 30 milhões de dólares
(perto de 25 milhões de Euros). São 0,009% da população. Mais do que milionários,
são ultra-milionários. Portugal é hoje um país mais pobre e mais desigual, mas
com mais ultra-milionários.
Essa é que é essa, como diria o Eça!..
Quem sabe, sabe...
Miguel Almeida, ontem numa entrevista ao jornal AS BEIRAS.
“O filho do sapateiro poder ser presidente da câmara dói a alguns”...
Não teve pais ricos nem ganhou a lotaria...
Foi para o PSD.
Quem sabe, sabe...
"Perdemos a câmara sendo a única candidatura que apresentou um programa. O doutor (João) Ataíde ganha sem apresentar uma ideia do que pretende fazer. Sentir-me-ia envergonhado ganhar as eleições nos termos em que João Ataíde as ganhou, sem explicar às pessoas o que vai fazer. Só com base naquilo que fez, é curto."
“O filho do sapateiro poder ser presidente da câmara dói a alguns”...
Não teve pais ricos nem ganhou a lotaria...
Foi para o PSD.
Quem sabe, sabe...
"Perdemos a câmara sendo a única candidatura que apresentou um programa. O doutor (João) Ataíde ganha sem apresentar uma ideia do que pretende fazer. Sentir-me-ia envergonhado ganhar as eleições nos termos em que João Ataíde as ganhou, sem explicar às pessoas o que vai fazer. Só com base naquilo que fez, é curto."
Se eu não conhecesse o Miguel há muitos anos, desconfiava que ele anda a aprender umas coisas com o PCP!..
Como sabemos, só os comunistas é que que gozam da fama de conseguirem transformar uma derrota, em vitória, com aquela naturalidade.
Como sabemos, só os comunistas é que que gozam da fama de conseguirem transformar uma derrota, em vitória, com aquela naturalidade.
Modéstia à parte, suspeito que o Miguel também ande a ler este blogue...
sexta-feira, 8 de novembro de 2013
“Sem custos para o HDFF, a exploração do estacionamento foi entregue à empresa municipal Figueira Parques” - o presidente do conselho de administração do HDFF, Pedro Beja Afonso... (O que é que a Câmara Municipal da Figueira da Foz tem a responder a isto?..)
Num documento enviado à agência Lusa, o presidente do
conselho de administração do HDFF, Pedro Beja Afonso, garante que a via de “acesso
gratuito e prioritário” utilizada por ambulâncias
“poderá igualmente ser utilizada por viaturas particulares que transportem utentes
com mobilidade reduzida ou em situações de emergência, sem prejuízo de pagarem
o parqueamento se for caso disso”.
A via de acesso para situações de emergência está situada na
entrada sul, junto à rotunda “A Varina”, que era o antigo acesso rodoviário ao
HDFF. A decisão de passar a taxar o estacionamento na unidade de saúde foi
tomada pelo anterior conselho de administração, recentemente substituído, e
será mantida, afirma Pedro Afonso. “Não podendo conformar-se com o uso indevido
do espaço de parqueamento e circulação, entendeu tomar medidas destinadas a
disciplinar o tráfego e estacionamento nos parques do Hospital”, sustenta.
Sem custos para o HDFF Pedro Afonso explicou ainda que a
exploração do estacionamento – que é gratuito nos primeiros quinze minutos e
tem uma tarifa de 60 cêntimos por cada hora – foi entregue à empresa municipal
Figueira Parques “sem quaisquer encargos de investimento para o hospital”.
O contrato de exploração, adiantou, tem a duração de cinco
anos, “durante o qual a Figueira Parques arrecadará as receitas
correspondentes”.
No final dos cinco anos, a empresa entregará a concessão ao
HDFF, ficando o hospital com todo o equipamento ali instalado.
A Agência Lusa contactou o presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, que tutela a
Figueira Parques, para obter mais esclarecimentos, mas até à hora do fecho
desta edição, não obteve resposta.
Lido no jornal AS BEIRAS de hoje, edição impressa.
quinta-feira, 7 de novembro de 2013
EDITAL
| Joaquim Namorado |
Foi
afixado
nos locais do costume
que É PROIBIDO MENDIGAR.
Logo mão que se descobre
escreveu a tinta por baixo
MAS NÃO É PROIBIDO SER POBRE.
nos locais do costume
que É PROIBIDO MENDIGAR.
Logo mão que se descobre
escreveu a tinta por baixo
MAS NÃO É PROIBIDO SER POBRE.
Há pessoas que nos estimulam. São as pessoas que nunca se renderam ao percurso da manada.
Joaquim Namorado foi desses raros Homens e Mulheres que conheci.
Considerava-se um figueirense de coração e de acção – chegou
a ser membro da Assembleia Municipal, eleito pela APU.
Teve uma modesta residência na vertente sul da Serra da Boa
Viagem. Essa casa, aliás, serviu de local para reuniões preparatórias da
fundação do jornal Barca Nova.
Muito mais poderia ser dito para recordar Joaquim Namorado,
um Cidadão que teve uma vida integra, de sacrifício e de luta, sempre dedicada
à total defesa dos interesses do Povo.
Nos dias 28 e 29 de Janeiro de 1983, por iniciativa do
jornal Barca Nova, a Figueira prestou-lhe uma significativa Homenagem, que
constituiu um acontecimento nacional de relevante envergadura, onde
participaram vultos eminentes da cultura e da democracia portuguesa.
Na sequência dessa homenagem, a Câmara Municipal da
Figueira, durante anos, teve um prémio literário, que alcançou grande prestígio
a nível nacional.
Santana Lopes, quando passou pela Figueira, como Presidente
de Câmara, decidiu acabar com o “Prémio do Conto Joaquim Namorado”.
Hoje, a cidade que está a ser construída por quem,
pelos vistos, já não quer saber disto para nada, continua a ignorá-lo.
É contra isso que o
continuo a recordar.
Pessoas destas fazem falta.
Subscrever:
Mensagens (Atom)












