sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Resposta à carta que o Miguel me enviou, na minha qualidade de “caro habitante de São Pedro”

Meu caro Miguel (permite que te trate assim, pois foi assim que me trataste, na carta que me enviaste como habitante de São Pedro.)

Sei que para um candidato do PSD a Presidente da Câmara da Figueira da Foz, em 2013, a vida não está fácil.
Também para mim, com esta política levada a cabo pelo PSD + CDS, nos últimos dois anos, a vida  não está fácil.
Com uma agravante para mim: não percebo nada desta  política.
E tu, Miguel, percebes e tens sido um colaborador activo e actuante e recolhido os merecidos e naturais benefícios pessoais.

A arte desta  política, para os meus inexistentes conhecimentos sobre a matéria, é extraordinariamente complexa.
Já o sabia (até já o escrevi algumas vezes neste blogue), mas reforcei  esta minha constatação,  depois de ler atentamente a carta que o Miguel Almeida me enviou como “caro habitante de S. Pedro”, e que recebi ontem na minha caixa de correio.
Diz o caro Miguel que “o actual Presidente da Câmara não cumpriu 92 das 121 promessas que fez aos Figueirenses, sendo  que, a esmagadora maioria não custava dinheiro”.
Ainda que mal pergunte: é verdade, que nas nossas vidas nem tudo depende do dinheiro, mas então porque é que em 12 anos de executivos PSD a Figueira chegou à conhecida situação financeira – o famoso  buraco de  94 milhões de euros?..
Deixemo-nos de demagogias e sejamos claros e sinceros: o Miguel sabe que isto é verdade. Por diversas razões de ordem política, que nada têm a ver com o ser humano  que é o Miguel, há muito que tinha decidido que não votaria em “Somos Figueira”.
Esta tua carta, porém,  surpreendeu-me pela negativa.
Fiquei a saber que as melhores cartas do Miguel são aquelas que não escreveu.

No teu lugar, tendo como todos sabemos que tens, a legitima ambição de vir a ocupar  o gabinete presidencial do município figueirense,  eu teria tido mais cuidado na carta que me enviaste  na minha qualidade de “caro habitante de S. Pedro”.
A meu ver, foste imprudente. A carta está repleta de demagogia politiqueira, tipo “sempre fui contra a intenção do Governo de eliminar freguesias...” e “São Pedro só continua como freguesia porque tivemos a coragem de fazer uma proposta”.
Miguel:  eu não me esqueço, a maior parte dos  figueirenses não vão esquecer, que “a Figueira anoiteceu no passado dia 12 de outubro de 21012, com um enjoativo cheiro a naftalina”...
Foi nesse dia que a Assembleia Municipal  figueirense votou  o  mapa das freguesias que vai vigorar a partir do próximo domingo.
Nesse dia, foi aprovada a proposta conjunta apresentada pelo PSD, Figueira 100%,  Presidente da junta de freguesia de S. Pedro e Presidente da junta de Lavos.
A  extinção das Freguesias de S. Julião, Brenha, Borda do Campo e Santana foi aprovada com os votos contra do PS,  da CDU e da presidente da junta de freguesia de Santana (PSD).
O presidente da junta de freguesia de Tavarede (PS) absteve-se.
Ficou assim a votação: 22 votos a favor; 19 contra; e 1 abstenção.
Resultado:
BUARCOS  AGREGOU S. JULIÃO;
ALHADAS AGREGOU BRENHA;
PAIÃO AGREGOU BORDA DO CAMPO;
FERREIRA A NOVA AGREGOU SANTANA.

Miguel, todos sabemos que o PSD foi, é e vai continuar a ser o teu partido de sempre. Todos sabemos que Santana Lopes, apesar de ter ameaçado muitas vezes, nunca vai sair do PSD e, muito menos, fundar outro partido. 
Para quê, então, dar a entender que não concordas com a política deste PSD?
Se eu embarcasse na demagogia fácil, diria que o Miguel, um jogador político de bastidores por excelência, com o “golpe de rins” que realizou em outubro de 2012,  pretendeu driblar a populaça figueirense e, ao mesmo tempo, demonstrar aos políticos lá por Lisboa que, mesmo em minoria política, era o Miguel o candidato a presidente de câmara natural em 2013, pelo PSD - pois era quem mandava nos figueirinhas...
Porque não quero entrar neste jogo baixo e demagógico, tenho muita dificuldade em perceber a carta que, como caro habitante de São Pedro, ontem recebi.  
Não havia necessidade...

Na Figueira, em 2013, como o já o foi em 2009, continua  o momento de preparar o futuro, de continuar por um novo trilho.
Como diria Sá Carneiro “a política sem alma é uma chatice, sem ética é uma vergonha”... 
Não sou hipócrita: sabes que não irei votar no “Somos Figueira”, mas sabes também que isso não contém nada de pessoal.
Felicidades pessoais.
Um abraço 
António Agostinho - Freguesia de São Pedro, Figueira da Foz

Algo de novo na politica figueirense (XI)

daqui

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Apliquem a pastilha...


Aquela máquina...

Além da reforma, Rui Machete  acumulou cargos em 31 instituições. 
Cinco das quais eram concorrentes...

Desaparecido em combate?...


"Tribunal e PSP não conseguem encontrar Oliveira Costa"!.. 
Perante a incapacidade da PSP em notificar Oliveira e Costa, o procurador do julgamento do caso Homeland, José Niza, requereu já à Vara Criminal, que está a julgar o caso BPN, que esclareça se Oliveira Costa "ainda tem a mesma morada", tanto mais que qualquer arguido mantém sempre o Termo de Identidade e Residência (TIR), medida que obriga a comunicar ao tribunal qualquer alteração de morada ou residência. 
A fonte admitiu que, neste momento, e apesar de Oliveira Costa ser obrigado a comunicar qualquer alteração de morada, o tribunal não sabe, em rigor, se o antigo presidente do BPN está, ou não, em território nacional.

Integridade

Por vezes, neste desgraçado País, ainda há quem tenha dignidade, integridade e coerência.
Neste Portugal,  onde a mentira é lei e a pulhice regra, onde a “chico-espertice” fez escola, sabe bem sabermos de um caso destes de vez em quando.
Leiam o texto abaixo de Miguel Esteves Cardoso, publicado no jornal Público em 24 do corrente, há 2 dias, portanto.
Poucos, mais ainda temos portugueses de verdade, como António Arnaut.

"Já me tinha esquecido da integridade. Deve ter sido isso que me fez chorar. É aquilo que tem António Arnaut, um dos fundadores do Serviço Nacional da Saúde (SNS) que, sofrendo de cataratas nos olhos, não só recusa todos os favores dos amigos para ser operado no sector privado, como insiste em ser operado pelo SNS, como qualquer utente anónimo.

No PÚBLICO foi justamente elogiado por denunciar a campanha cada vez mais descarada para propagandear as empresas hospitalares com fins lucrativos à custa dos hospitais públicos do SNS.

António Arnaut tem dinheiro e amigos para já estar livre das cataratas há mais de seis meses. Mas escolheu esperar e sofrer para ser igual às ideias dele. Que, no caso dele, foram tornadas em instituições que beneficiam todos os portugueses, salvando as nossas vidas. Há um aspecto, no entanto, que ainda é mais corajoso e honesto: é que António Arnaut, para além de rebelde, ainda acredita na qualidade do SNS que criou. Não é acreditar: sabe que o SNS tem qualidade. Tem é medo que a privatização obsessiva em curso liquide o SNS. Entenda-se: vender a algumas empresas endinheiradas, por um preço baixo, tudo o que pertence a todos os portugueses, por ter sido completamente pago pelos impostos que pagamos.

António Arnaut não é um mártir: é um grande político que usa todos os meios ao dispor dele para conseguir o que deseja para os outros. Para os outros, com ele próprio incluído. Ele quer ser - e é - como todos nós."

aF211


Algo de novo na politica figueirense (X)

daqui

Faltam só 3 dias!


foto sacada daqui
Toda a gente sabe que a coligação “Somos Figueira” é uma ficção.
Na Figueira, existe o PSD. 
O  CDS é residual.
E os outros dois – PPM e MPT - pura e simplesmente não têm modo de vida ou existência conhecida por estas bandas.
Tenho acompanhado algumas actividades de campanha da coligação.
Pelo  que tenho podido observar, ao nível da campanha, a máquina do PSD figueirense tem conseguido mitigar os estragos da governação e a hostilidade ao governo e aos seus partidos, no que ao enfraquecimento da mobilização da candidatura diz respeito.
Porém, não podemos escamotear, nem esquecer,  que este tipo de mobilização interna  é enganador.
O PSD na Figueira deixou de ser poder apenas há quatro anos. 
A nível nacional, na sua verdadeira essência, o PSD é um  partido autárquico, com tudo o que isso significa a nível de interesses de vária ordem.
Nesta campanha figueirense para as autárquicas, nas diversas iniciativas promovidas pela candidatura de Miguel Almeida, falou-se de tudo, menos no nome de Passos Coelho e da sua governação.
Até na internet...
Pelo menos aqui na Figueira, num partido como o PSD, muito assente em lideranças pessoalizadas, isto representa uma visível ruptura com o passado.
Todos nos recordamos do tempo das lideranças de Sá Carneiro e Cavaco Silva, por exemplo, onde o que está a acontecer nesta campanha era completamente impensável...
Estou em crer – fica o desafio - que se algum  orador tiver a ousadia de focar os méritos do actual governo na próxima sexta-feira à noite nos Caras Direitas,  não terá grande acolhimento.
Nas ruas do nosso concelho presumo que deve ter sido pior...
Não estou a dizer que em freguesias habitualmente PSD, a campanha tenha sido mal acolhida.
Mas, fora do conforto dos candidatos e apaniguados indefectíveis, Miguel Almeida não deve ter sentido a empatia dos eleitores. Penso mesmo que, em algumas ocasiões e em alguns locais, terá havido mesmo antipatia e, possivelmente, até algumas  bocas...
Quanto a mim,  a coligação “Somos Figueira” foi um erro e, concomitantemente, mais um contributo importante para a presumível derrota do PSD de Miguel Almeida nestas autárquicas.
Vamos ver no domingo o que isto vai dar. 

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Ruy de Carvalho e a coerência...

"Não apoio mais políticos. Não quero ter mais desilusões" - entrevista ao jornal i em 1 de junho de 2013.

Em tempo.
A imagem foi sacada daqui.
Se calhar serei eu que estarei equivocado e isto não deverá passar simplesmente de uma mera "incorrecção factual"!
Como esta, aliás, que publiquei no dia 17 de corrente!..

Isto não vai acabar bem...

"Enorme aumento de impostos só serve para pagar à troika"... 
Nos primeiros oito meses de 2013, o governo retirou mais 1311 milhões de euros à economia real, fruto do "enorme aumento de impostos" delineado pelo ex--ministro das Finanças Vítor Gaspar. Ao todo, o governo amealhou 22,06 mil milhões de euros em impostos - directos e indirectos - entre Janeiro e Agosto deste ano, valor que compara com os 20,7 mil milhões captados no mesmo período de 2012. Os dados foram ontem revelados no boletim de execução orçamental de Agosto da Direcção-Geral do Orçamento (DGO).

A hora das vedetas... (II)

É tão fácil prever o que é previsível!..
Como escrevemos aqui, Mário Soares estará  hoje pelas 17h00, na Praça 8 de maio,  para intervir numa acção de campanha da recandidatura de João Ataíde.
Como  previmos na altura,  Miguel Almeida iria responder.
E respondeu: Santana Lopes vai estar no comício de encerramento  da campanha “Somos Figueira” no Grupo Caras Direitas, em Buarcos, sexta-feira, às 22H30...
Irá fechar-se, assim, o ciclo...
E, previsível e paulatinamente, cá pela santa terrinha, nos vamos aproximando do fim a campanha.
Oh vida!..

Por S. Pedro

Ou muito me engano, ou  a abstenção vai ser o “grande adversário” dos que concorrem nas eleições autárquicas de dia 29 próximo na minha freguesia.
Neste momento, ainda existe um grande número de indecisos, que é preciso cativar e conquistar para votar.
Nesta recta final, é imperioso ganhá-los para a democracia e a participação cívica na construção de uma freguesia melhor.
Não me atrevo a pedir que  as campanhas não sejam populistas nem demagógicas. Mas, desejava que fossem pedagógicas e sem mentiras...
Nestes dois dias e picos que faltam para o seu términus,  – e esses são os meus votos - espero que decorram pela positiva, de forma construtiva, sem azedumes, sem ataques pessoais e sem invetivas contra quem quer que seja.
“S. Pedro não pode parar”, “por uma COVA-GALA MAIS FELIZ”

As mulheres bonitas, são bonitas ao pé e ao longe. As feias, parecem bonitas ao longe. A Figueira, é bonita fotografada da Ponte...

foto Pedro Agostinho Cruz

Algo de novo na politica figueirense (IX)

daqui

Mais fitas?..

terça-feira, 24 de setembro de 2013

A ler...


"A decadência moral do governo", por Daniel Oliveira

EH, EH, EH, EH, EH, EH...

Doutor da mula ruça... Ao que isto chegou!..
3º. Ciclo = DOUTOR!.. 

Os meninos rabinos...

Portas não perde uma única oportunidade de ser enxovalhado publicamente e Passos Coelho não perde uma única oportunidade para lhe dar um carolo. Já tinha anunciado por interposta pessoa (Moreira da Silva) que a época era de pouco barulho e já havia dito directamente a Portas que tudo iria fazer para lhe assacar responsabilidades caso as coisas viessem a ter um desfecho pouco abonatório para o desempenho do executivo.
Desta vez Coelho, farto de mandar avisos a Portas para se portar com juizinho e deixar de ser piegas, pediu ao seu amigo Draghi para lhe mandar o recado de que quem aqui manda são os "mercados".
Muito se deve rir, na toca onde se escondeu, o primo de Louçã...


daqui

Enfim...

Malhas de uma vida. Foto de Pedro Agostinho Cruz
A primeira sessão do julgamento da morte de dois pescadores, em 2007, no Rio Mondego, na freguesia de S. Pedro, iniciada ontem, foi suspensa, para ser retomada no dia 27 de janeiro próximo. 
O adiamento deve-se a questões levantadas pela seguradora da empresa pública Estradas de Portugal, dono da obra de substituição da Ponte dos Arcos.

Via AS BEIRAS

A hora das vedetas...

Consta  que as vedetas  em final de carreira enfrentam estados depressivos em resultado da diminuição da exposição pública que, durante anos, lhes foi alimentando um ego mais centrado que o do comum dos mortais.
Soares, lembro-me, foi uma grande vedeta. Já encheu a Fonte Luminosa em Lisboa, mas também a Fonte Luminosa na Figueira.
Mário Soares, consta,  é uma referência, o homem a quem Portugal deve não ter sido arrastado para o bloco comunista em 1975, tendo como expoente mais visível a manifestação da Fonte Luminosa, em Lisboa, no chamado Verão Quente.
Na altura, Portugal dirimiu. Portugal sentiu. Portugal decidiu.
Entretanto, Portugal deprimiu. Portugal ressacou.
Resultado: Portugal recuou.
Mas, isso são águas passadas.
Na Figueira, mesmo em final de carreira, Mário Soares continua  a ser uma vedeta.
Pelo menos ainda há quem pense assim...
Para quem gosta, fica a informação: Mário Soares estará  no próximo dia 25 de setembro, quarta-feira, pelas 17h00, na Praça 8 de maio,  para intervir numa acção de campanha da recandidatura de João Ataíde.
Neste momento, aguarda-se a todo o momento a confirmação do que consta à boca cheia pela Figueira: a resposta previsível de Miguel Almeida, isto é, a vinda de Santana Lopes para ajudar na ponta final das autárquicas 2013...
E, assim, cá pela santa terrinha, nos vamos aproximando do fim a campanha.
Oh vida!..

Algo de novo na politica figueirense (VIII)

daqui

Erosão costeira: ainda agora é agora...

... a sul do Mondego e a norte do canhão da Nazaré...


segunda-feira, 23 de setembro de 2013

António Ramos Rosa 1924/2013

«Não posso adiar o amor para outro século 
não posso 
ainda que o grito sufoque na garganta 
ainda que o ódio estale e crepite e arda 
sob montanhas cinzentas 
e montanhas cinzentas

Não posso adiar este abraço
que é uma arma de dois gumes
amor e ódio

Não posso adiar
ainda que a noite pese séculos sobre as costas
e a aurora indecisa demore
não posso adiar para outro século a minha vida
nem o rneu amor
nem o meu grito de libertação

Não posso adiar o coração.»

Morreu um Poeta

Cumpriu-se a previsão de Vitor Gaspar: "tudo falhou"

O inicial e  grande objectivo do governo de Passos Coelho  e a bandeira de Vítor Gaspar, o regresso aos mercados, estava marcado para hoje - dia 23 de setembro de 2013.
Lembram-se?
Hoje, verificamos que tudo não passou de um "colossal embuste"
Estamos precisamente a 23 de setembro de 2013  e em vez de dos mercados a fervilhar de expectativa à nossa espera, ansiosos por nos receberem de braços abertos, temo-los distantes como há muito os não víamos.
É exactamente isso que quer dizer a taxa de juro já bem acima dos 7% nos mercados secundários, ao nível do pior de 2011, quando o resgate era inevitável!
Quer isto dizer, simplesmente,  que  ao contrário do que vinha sendo apregoado pela máquina de propaganda ao serviço do governo, o país não recuperou confiança nenhuma. Os credores não acreditam que Portugal possa alguma vez pagar o que deve, e não há regresso nenhum aos mercados  na data sonhada  por Passos e Gaspar.
Porque, só não vê quem é completamente cegueta ou alienado partidariamente,  no programa da troika não batia certo a bota com a perdigota.
São uns brincalhões é o que são...
A inadiável e  indispensável chamada  reforma do Estado tornou-se numa completa anedota.
Vejamos: a reforma administrativa, reforma da justiça, desburocratização, eliminação de serviços duplicados e triplicados, reforma da administração local, reforma do sistema eleitoral,  e afins, tornou-se  numa mal amanhada junção de umas freguesias (como vimos, pelo que foi feito na Figueira pelo comissário político local deste governo, o candidato à câmara Miguel Almeida, com a conivência dos defuntos do Movimento 100%...) e no corte cego e arbitrário de funcionários públicos.
E quem se lixa, como sempre, é o mexilhão – que, diga-se de passagem, também tem muitas culpas no cartório...

Portugal, o país de sonho de todos os cratos?..

Que o país está a ir de carrinho, quase todos sabemos...
Mas, algo vai mal, muito mal mesmo, quando o trabalho que devia ser feito pelos jornais, rádios e televisões deste país, tem de ser realizado por um blogue.
Tudo isto é grave, muito grave mesmo...

Começa hoje o julgamento da morte dos pescadores da Gala

 Clemente Imaginário, 69 anos. Manuel Pata, 71 anos.
 P
erderam a vida no rio que conheciam desde sempre. 
O Tribunal da Figueira da Foz começa hoje a julgar a morte dos pescadores da Gala, ocorrida em março 2007, na foz do Rio Mondego, perto das obras de substituição da Ponte dos Arcos. Este processo tem natureza criminal e uma componente cível (pedido de indemnizações).
Os queixosos são os familiares das vítimas mortais e o sobrevivente, tendo como arguidos responsáveis da obra da ponte e o administrador-delegado do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) que na altura se encontrava em funções. Fonte próxima do processo adiantou ao DIÁRIO AS BEIRAS que este é um caso “muito complexo”, constituído por várias dezenas de volumes. Ao todo, são sete arguidos. Recorde-se que, em 2012, o processo teve de regressar à fase de instrução (no Ministério Público), por ter sido verificada uma nulidade.

Via AS BEIRAS

Algo de novo na politica figueirense (VII)

daqui

Merkel é apenas uma coisa má?..

A política tem de ser a escolha entre uma coisa má e uma muito pior? 

Em tempo.

Concorrência

Quase todos sabemos, que os partidos do arco do poder foram ocupados pelos jotinhas.
A  estratégia  funciona porque se destina a  um público vasto e abúlico...
Mas nada acontece por mero acaso. A legião de medíocres que pontifica em Portugal  também não existiria sem amigos.
Basta ver o que se passa, por exemplo, nos canais de televisão, na rádio e nos jornais...
Atenção, isto é importante:  os amigos dispensam o mérito...
O mesmo acontece  no estado, nas empresas, nas universidades, nas escolas, etc...
A  gente boa e competente tem, no máximo,  tantas hipóteses de sucesso como a má.
A isto chama-se concorrência...
No fundo, resume-se a isto o verdadeiro problema de Portugal!

domingo, 22 de setembro de 2013

Político à moda antiga, eis a diferença...

"Pai" do SNS está há meio ano à espera de operação num hospital público...

“Figueira da Foz, Aqui Sou Feliz”

Francamente senhores jornalistas, façam lá o favor de não incomodar sua excelência...

Primeiro, como podem ver aqui, pensei que Machete tinha mentido - e desta vez por escrito, o que seria ainda mais grave.
Depois, com o andar da carruagem, fui ficando mais realista e  dei-me  conta que em linguagem política estas coisas não são bem mentiras mas sim inverdades -  o que,  como sabemos, embora em termos práticos seja a mesma coisa, em termos de linguagem dos políticos, não é bem a mesma coisa.
Afinal, constato agora, tratou-se pura e simplesmente de uma mera "incorrecção factual"!
E é por ninharias destas que os senhores jornalistas  incomodam  um primeiro-ministro perguntando-lhe se continua a confiar em Rui Machete?..
Ora, francamente, pensam que Portugal é o quê?..
Nos EUA, é que  caiu um presidente por ter dito  que um bico não era fazer sexo!.. 

Algo de novo na politica figueirense (VI)

daqui

Filosofia política, em modo chinês, num hotel em Pequim...

É uma da tarde e estamos numa sala reservada num hotel em Pequim.
Lá fora, numa avenida de dez faixas e 40 km de comprimento, alguns dos 20 milhões de habitantes da cidade passam em carros, autocarros, bicicletas e pequenas motorizadas, num trânsito intenso e confuso.
Cá dentro, o presidente da EDP fala do país, da empresa, e do maior accionista, os chineses da China Three Gorges.
António Mexia conhece a cidade: vem aqui com alguma frequência desde o final de 2011, quando a empresa dona da maior barragem do mundo entrou no capital da EDP. Os 21,35% vendidos pelo Estado Português a uma empresa controlada pelo Estado Chinês renderam 2700 milhões de euros aos cofres públicos e deram um enorme fôlego financeiro à EDP.
Mas a conversa, neste hotel próximo da praça de Tiananmen, não começou por aí. Começou pelo país.
No fundo, o que interessava verdadeiramente a esta gente,  era não haver Leis nem Tribunais, a não ser as leis necessárias e os tribunais necessários para fazer o que eles desejavam...
Que moral é que um tipo que ganha 6400 salários mínimos tem para falar em direitos que a economia é capaz de suportar?
São 6400 salários mínimos suportados com o meu dinheiro e de todos os clientes da EDP.
Estará Mexia disposto a mexer nos seus direitos por forma a aliviar a factura dos seus clientes? Ou, estará disposto a mexer naquelas tais rendas, apelidadas de excessivas, que a EDP recebe, e que a Troika havia mandado rever? 
Resta-me acreditar que o Tribunal Constitucional vai continuar a defender a Constituição...