"...a economia interna está longe da recuperação milagrosa de que fala o dr. Passos. Se juntarmos a isto o protagonismo do CDS nas pastas económicas e a ‘ortodoxia germânica' da dr. Albuquerque nas Finanças, não custa imaginar de onde virá a próxima crise conjugal.
A harmonia de agora faz parte da lua-de-mel. Mas, como lembrava o sábio Millôr Fernandes, a lua-de-mel é apenas aquele pequeno período entre o casamento e as dívidas para pagar."
Via CM
sexta-feira, 26 de julho de 2013
A lei n.º 46/2005…
És autarca? Tens mais
de 3 mandatos?
Se respondeste sim a estas duas perguntas, devias ter-te posto a pau desde
agosto de 2005!..
Desde 29 de agosto de 2005, a lei n.º 46/2005 determinou
e foi publicado, que "o presidente
da câmara municipal e presidente da junta de freguesia só podem ser eleitos
para três mandatos consecutivos".
O mesmo diploma refere que "depois de concluídos"
os três mandatos, os presidentes de câmara e de junta "não podem assumir
aquelas funções durante o quadriénio imediatamente subsequente ao último
mandato consecutivo permitido".
Lei é lei.
A política legislativa não pode funcionar ao jeito do interesse pessoal e casuístico dos presidentes da câmara ou da junta…
Sessão com Marisa Matias vai ter lugar no Café Nau...
A eurodeputada Marisa Matias estará presente hoje, pelas 18h30m no café Nau para divulgar o seu trabalho no Parlamento Europeu.
De seguida será apresentado o cabeça de lista do BE à junta de Buarcos/São
Julião.
Recorde-se que esta iniciativa esteve inicialmente prevista para ter lugar no café do Centro de Artes e Espectáculos.
De seguida será apresentado o cabeça de lista do BE à junta de Buarcos/São
Julião.
Recorde-se que esta iniciativa esteve inicialmente prevista para ter lugar no café do Centro de Artes e Espectáculos.
Apesar dos dias que passam, para acabar a semana com um sorriso, uma anedota...
O Pedro estava feliz. Ia sair do manicómio, pois estava curado.
Enquanto fazia a barba, ia cantarolando com a sua voz de barítono.
Olhava-se ao espelho, radiante.
De repente, num gesto desastrado, deu um piparote no espelho que cai ao chão e parte-se.
O Pedro olha para a parede vazia, aterrado.
Corre como um alucinado até ao gabinete do médico.
-Doutor, doutor!
-Então Pedro, que se passa?
-Oh doutor, veja bem o meu azar, agora que estava curado, que ia sair livre deste manicómio, não é que fiquei sem cabeça.
João Moura, eleito pelo PSD, presidente da Câmara de Cantanhede, crítica fusão de freguesias...
Poiares Maduro, presente na inauguração da Expofacic, afirmou que Cantanhede "é um exemplo"...
Para ver melhor clicar na imagem.
Para ver melhor clicar na imagem.
quinta-feira, 25 de julho de 2013
Swaps
Troca de emails confirma que ex-director-geral do Tesouro informou Maria Luís Albuquerque.
No primeiro email, datado de 29 de Junho de 2011, o então director-geral do Tesouro refere perdas potenciais de 1.294 milhões de euros. Um mês depois, em 26 de Julho, dá conta de perdas de 1.549 milhões de euros. Em 1 de Agosto, as perdas já ascendiam a 1.646 milhões de euros. São números que constam dos emails de Pedro Felício a que a Lusa teve acesso.
Em tempo.
Esta merece música.
No primeiro email, datado de 29 de Junho de 2011, o então director-geral do Tesouro refere perdas potenciais de 1.294 milhões de euros. Um mês depois, em 26 de Julho, dá conta de perdas de 1.549 milhões de euros. Em 1 de Agosto, as perdas já ascendiam a 1.646 milhões de euros. São números que constam dos emails de Pedro Felício a que a Lusa teve acesso.
Em tempo.
Esta merece música.
CTT já foram...
Na sua primeira reunião em conselho de ministros, tomou a
primeira decisão...
E que decisão, a privatização dos CTT.
E que decisão, a privatização dos CTT.
Como não sou egoísta...
... eis uma oportunidade para conhecerem o background empresarial do novo ministro da Economia através da perspectiva de Rafael Marques: "UNICER: As cervejas da corrupção em Angola".
Honório Novo
Ontem, um Homem íntegro, bom, sério, honesto e um
deputado sempre frontal, activo, interveniente, acutilante e competente deixou a Assembleia da
República.
19 anos depois de ter vestido a camisola de deputado, sempre com a foice e o martelo ao peito, a sua despedida do Parlamento foi aplaudida de pé.
Honório Novo, como ele próprio disse, vai «andar por aí,
mas do lado certo».
Não havia necessidade...
Ontem, Pires de Lima deixou “uma palavra de muito apreço” ao
seu antecessor no cargo, Álvaro Santos Pereira, que não esteve presente na
cerimónia de tomada de posse dos novos membros do Governo, naquela que foi a
sétima alteração à composição do executivo PSD/CDS-PP liderado por Pedro Passos
Coelho.
Não havia necessidade de mais este exercício de hipocrisia - aliás, cortesia..."Rabos de palha", quem os não tem no arco do poder?..
Ontem, depois de ter tomado posse como ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, novo elemento do Governo, reagiu assim aos que criticam a sua entrada para o Governo, devido às ligações que teve aos bancos BPN e BPP: são reflexo da “podridão dos hábitos políticos”.
Conclusão e moral da "estória" - se esta "estória, porventura, tem alguma conclusão ou moral...
Em última análise, quem passou pelo BPN ou pela SLN, no mínimo, deve ter direito a ser devidamente recompensado pelo incómodo.
quarta-feira, 24 de julho de 2013
Marisa Matias na Figueira
Na próxima sexta, dia 26 de Julho pelas 18:30, a eurodeputada Marisa
Matias estará presente no café do Centro de Artes e Espectáculos para divulgar o seu trabalho no Parlamento Europeu, integrado na série de sessões do BE: "O Deputado Presta Contas".
De seguida será apresentado o cabeça de lista de à junta de Buarcos/São Julião .
Novos ministros do Governo de Portas acabam de tomar posse...
Que nos acompanhe sempre a resiliência para a travessia que hoje recomeça.
Pouca vergonha..
Já tinha sido informado aqui: "novo ministro dos Negócios Estrangeiros com fortes ligações ao BPN e ao BPP".
Segundo o Público, o Governo diz que da biografia constam apenas as funções públicas.
É a segunda vez que uma biografia de um membro deste governo é omissa quanto a ligações ao BPN: o primeiro caso foi o de Franquelim Alves, secretário de Estado da Inovação e do Empreendedorismo.
Será que não tem interesse a opinião pública saber o que é que os governantes andaram a fazer no intervalo preenchido entre desocuparem cargos públicos e ocuparem cargos e públicos, ocupado em funções privadas, cujo relatório e contas, coluna "Deve", é para ser depois nacionalizado pelo Estado, que temporariamente administram antes e depois da passagem pelo privado, e suportado com dinheiros públicos. E até porque quando se "candidatam" a cargos no privado omitem no currículo a sua passagem pelos cargos públicos, e nem sequer foi devido a essa passagem pelo público que deram o salto para o privado. Nada disso. Foi pelos seus lindos olhos, no anonimato privado, à sombra do dinheiro público.
Segundo o Público, o Governo diz que da biografia constam apenas as funções públicas.
É a segunda vez que uma biografia de um membro deste governo é omissa quanto a ligações ao BPN: o primeiro caso foi o de Franquelim Alves, secretário de Estado da Inovação e do Empreendedorismo.
Será que não tem interesse a opinião pública saber o que é que os governantes andaram a fazer no intervalo preenchido entre desocuparem cargos públicos e ocuparem cargos e públicos, ocupado em funções privadas, cujo relatório e contas, coluna "Deve", é para ser depois nacionalizado pelo Estado, que temporariamente administram antes e depois da passagem pelo privado, e suportado com dinheiros públicos. E até porque quando se "candidatam" a cargos no privado omitem no currículo a sua passagem pelos cargos públicos, e nem sequer foi devido a essa passagem pelo público que deram o salto para o privado. Nada disso. Foi pelos seus lindos olhos, no anonimato privado, à sombra do dinheiro público.
A RENDIÇÃO
JOÃO GONÇALVES
Bué de fixe...
"Novo ministro dos Negócios Estrangeiros com fortes ligações ao BPN e ao BPP"
Como convém e a prudência aconselha, "a passagem do ministro nomeado dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, pela SLN, sociedade gestora do BPN, não consta na biografia enviada aos órgãos de comunicação social pelo gabinete do primeiro-ministro."
Na biografia elaborada pelo Expresso, Rui Machete já foi tudo e mais alguma coisa, só não foi presidente do Conselho Superior da Sociedade Lusa de Negócios, com poderes de fiscalização, nem membro do Conselho Consultivo do BPP, liderado por Francisco Balsemão, do Expresso...
Na biografia elaborada pelo Expresso, Rui Machete já foi tudo e mais alguma coisa, só não foi presidente do Conselho Superior da Sociedade Lusa de Negócios, com poderes de fiscalização, nem membro do Conselho Consultivo do BPP, liderado por Francisco Balsemão, do Expresso...
O vice-primeiro-ministro Portas coordena as áreas económicas. E negoceia com a troika. Pires de Lima é ministro da Economia e vice do vice-primeiro-ministro. Paulo Núncio ensanduicha a ministra das Finanças nos Assuntos Fiscais. Lobo Xavier lidera a reforma fiscal. Mota Soares fica na Segurança Social, Cristas na Agricultura. E Nuno Fernandes Thomaz assume a vice-presidência da Caixa. Enquanto esfregávamos os olhos, perplexos com a crise política, o CDS ficou a mandar nisto. Passos Coelho é o primeiro primeiro-ministro a ficar para segundo.
terça-feira, 23 de julho de 2013
"Governo corta no valor dos exames no SNS e paga mais a privados"...
Ao que dizem, de todos os ministros que integram o Governo, Paulo Macedo é o mais competente.
Paulo Macedo pode ser muito competente, mas existe um pormenor importante, que convém não esquecer: ao serviço de quem está ele?
Figueira da Foz quer transferir milhares de toneladas de areia para a outra margem...
"Transferir areia da margem direita do rio Mondego para a outra margem, na Figueira da Foz, é um projecto que o presidente da Câmara Municipal, João Ataíde, adopta como seu. O autarca defendeu hoje a realização de um estudo técnico e económico para um “bypass” de areias de norte para sul do rio Mondego, projecto lançado por um movimento cívico da cidade.
O projecto do movimento cívico SOS Cabedelo / Cidade Surf preconiza a construção de um canal de areias entre as margens do rio para fazer face à crescente deposição de sedimentos na praia da Figueira da Foz – o maior areal urbano da Península Ibérica – e, paralelamente, compensar a falta de areia nas praias a sul e manter a onda da praia do Cabedelo." - Via AS BEIRAS
Em tempo.
Não se esqueçam que estamos a cerca de 2 meses da realização de eleições autárquicas...
O projecto do movimento cívico SOS Cabedelo / Cidade Surf preconiza a construção de um canal de areias entre as margens do rio para fazer face à crescente deposição de sedimentos na praia da Figueira da Foz – o maior areal urbano da Península Ibérica – e, paralelamente, compensar a falta de areia nas praias a sul e manter a onda da praia do Cabedelo." - Via AS BEIRAS
Em tempo.
Não se esqueçam que estamos a cerca de 2 meses da realização de eleições autárquicas...
Salve-nos o humor!
Man: decida-se!..
Afinal, gastámos muito, ou gastámos pouco?
Man: porque não
aproveita e vai brincar também para as Selvagens...
Pode ser que as cagarras gastem mais que nós…
Em tempo.
Assim, não há coligação que resista: "CDS vai chumbar subida do salário mínimo"!..
Em tempo.
Assim, não há coligação que resista: "CDS vai chumbar subida do salário mínimo"!..
Coesão e solidariedade governamental...
A partir de agora, todas as reuniões do conselho de ministros vão iniciar-se com uma colecta a favor de Assunção Cristas e Álvaro Santos Pereira ( até ser substituído por Pires de Lima)
Marques Guedes irá dizer, no final da próxima reunião ministerial, que esta é uma forma de mostrar aos portugueses que o governo está coeso e é solidário.
Via crónicas do rochedo
Marques Guedes irá dizer, no final da próxima reunião ministerial, que esta é uma forma de mostrar aos portugueses que o governo está coeso e é solidário.
Via crónicas do rochedo
Cavaco, o "amigo" a médio prazo…
Cavaco, a médio
prazo, depois de dez dias completamente
inúteis, acabou por dar, certamente sem o querer, o euromilhões ao PS.
Vejamos:
1 – neste momento, prevê-se que este governo vai continuar até ao fim dos dias
que lhe foram destinados por Cavaco, embora com a bênção contrariada do mesmo Cavaco!
2 - com a incompetência conhecida e que lhe é genética,
o governo (e o PSD e o CDS-PP…) vão continuar a fritar em lume brando até às
próximas eleições.
3 - os votantes, cansados dos partidos que agora governam e
achando que a política caseira é bi-partidária (se não é o PSD tem de ser o PS…), vão votar nos socialistas, só para castigar quem tanto os causticou nos
últimos e próximos dois anos…
4 - assim sendo, não
é muito arriscado vaticinar, que em 2015, os socialistas podem obter uma maioria
absoluta, mesmo com Seguro, se lá chegar...
Será que só pode ser assim e não pode ser de outra
maneira?..
A salvação nacional é a democracia
"... a divergência, em questões essenciais, entre diferentes partidos, diferentes políticos e diferentes cidadãos, não é apenas normal em democracia. Não é apenas saudável. Não é apenas importante. É a justificação para considerarmos a democracia a melhor forma de organizarmos a nossa convivência política. A democracia só é necessária porque as coisas são assim. E as coisas são assim porque o ser humano é dotado de inteligência e liberdade de pensamento. A democracia resolve estas divergências com a liberdade de expressão, organização e reunião, com a organização do conflito social e com eleições. Fora dela, estas divergências resolvem-se com armas e prisões.
Quem olha para estas divergências como um problema, e não como uma enorme vantagem, não se limita a não compreender a democracia. É, no essencial, antidemocrático. Porque é nesta incompreensão que se baseiam todas as ditaduras. Dão-se nomes diferentes ao que deve prevalecer à divergência: os nacionalistas chamam-lhe Pátria, os teocratas chamam-lhe Deus, os comunistas chamam-lhe vanguarda, os sonsos chamam-lhe "salvação nacional". Mas todos acreditam no mesmo: que a sua posição é indiscutível. E que quem dela discorda apenas se pode mover por interesses mesquinhos, sejam eles pessoais ou partidários."
Daniel Oliveira
Quem olha para estas divergências como um problema, e não como uma enorme vantagem, não se limita a não compreender a democracia. É, no essencial, antidemocrático. Porque é nesta incompreensão que se baseiam todas as ditaduras. Dão-se nomes diferentes ao que deve prevalecer à divergência: os nacionalistas chamam-lhe Pátria, os teocratas chamam-lhe Deus, os comunistas chamam-lhe vanguarda, os sonsos chamam-lhe "salvação nacional". Mas todos acreditam no mesmo: que a sua posição é indiscutível. E que quem dela discorda apenas se pode mover por interesses mesquinhos, sejam eles pessoais ou partidários."
Daniel Oliveira
Plano de ajustamento de Gaspar, de Passos, de Portas, de Cavaco e da Troika é isto...
| Psicólogo Daniel Kahneman, "Pensar, Depressa e Devagar" |
Uma pequena loja de fotocópias tem um empregado que lá trabalha há seis meses e ganha 9 dólares por hora. O negócio continua a ser satisfatório, mas houve uma fábrica na zona que fechou e o desemprego aumentou. Outras lojas semelhantes contrataram agora empregados de confiança a 7 dólares à hora para desempenharem tarefas semelhantes às realizadas pelo empregado da loja de fotocópias. O proprietário da loja reduz o salário do empregado para 7 dólares.
O país despolitizado e não ideológico sonhado por Cavaco...
Ontem,
enquanto viajava de carro, ouvi António Jorge Pedrosa, num programa de rádio da
Figueira da Foz, ter este comentário a propósito de não ter havido acordo para
a tal “salvação nacional” .
Vou
citar de memória: “claro que se tivesse havido acordo sentia-me mais
confortável”, deixou escapar AJP.
Cavaco
teria dito doutra maneira: «Mais cedo ou mais tarde, um compromisso
interpartidário alargado será imposto pela evolução da realidade política,
económica e social do País.»
E
teria acrescentado: «Estou igualmente convicto de que os cidadãos se encontram
agora mais conscientes da necessidade de um consenso entre os partidos que
subscreveram o Memorando de Entendimento.»
António
de Oliveira Salazar, teria comentado assim.
«E
na unidade resultante da sua integração e da concordância profunda dos seus
interesses, ainda que às vezes aparentemente contrários, não há que separá-los
ou opô-los, mas que subordinar a sua actividade ao interesse colectivo. Nada
contra a Nação, tudo pela Nação.»
Em
tempo.
Claro
que não estou a afirmar ou a insinuar que o António Jorge Pedrosa é cavaquista ou fascista. Estou apenas a
alertar para o facto de que esta coisa de comentar em público tem muito que se
lhe diga, mesmo numa rádio local.
Não podemos esquecer o difícil contexto cultural e a triste
e preocupante realidade social e política que vivemos em Portugal, que, aliás, se
agravou nos últimos tempos. António Guerreiro retratou-a bem, no Ípsilon do
passado dia 19:
«A política, naquilo que dela ainda existe, já não são os
partidos que a fazem: são os comentadores os magistrados, os jornalistas etc. Veja-se, aliás, como os homens de partido se
tornam comentadores para saírem do espaço despolitizado e entrarem no espaço –
exíguo, mas o único que resta – da política. Algum governo, nos últimos anos,
se formou com base num projecto de sociedade? Os governos são cada vez mais
técnicos e cada vez menos políticos. Maiorias políticas parlamentares elegem e
apoiam conselhos de administração da empresa-país, que por sua vez nomeiam
burocratas (sempre com uma grande aura de "competência", nem sempre
confirmada) para gerir a coisa pública.»
Já há Palácio?..
Acabei de ver na RTP1, o primeiro-ministro anunciar uma
remodelação no Governo "muito em breve".
Passos Coelho confirmou que Paulo Portas será
vice-primeiro-ministro, ficando, por delegação de competências suas, com a
coordenação das pastas económicas e com a coordenação das relações com a
troika.
Será que Portas já encontrou moradia digna para o gabinete de vice-primeiro-ministro?
Subscrever:
Mensagens (Atom)









.jpg)


.jpg)





