segunda-feira, 13 de maio de 2013
Costa do Litoral Centro é a que tem mais erosão...
"O Governo vai fazer intervenções em algumas praias portuguesas, como derrocadas controladas e reposição de areia, para assegurar uma normal época balnear, indicou o Ministério do Ambiente, adiantando que a região Centro é a mais preocupante."
Via AS BEIRAS
Em tempo.
Para poupar tempo e trabalho, destacamos apenas algumas postagens que temos feito ao longo dos anos de existência deste espaço, sobre o tema da erosão costeira na Figueira, para tentar alertar os diversos "quens" de direito.
Por exemplo, esta, esta, esta, esta, esta, esta.
Mas há mais. Basta escrever no canto superior esquerdo a palavra erosão e clicar.
Via AS BEIRAS
Em tempo.
Para poupar tempo e trabalho, destacamos apenas algumas postagens que temos feito ao longo dos anos de existência deste espaço, sobre o tema da erosão costeira na Figueira, para tentar alertar os diversos "quens" de direito.
Por exemplo, esta, esta, esta, esta, esta, esta.
Mas há mais. Basta escrever no canto superior esquerdo a palavra erosão e clicar.
Finalmente, a primavera…
Nesta Figueira e neste Portugal de hoje, no dia de hoje, muito sereno, primaveril,
luminoso, brilhante, dá para entender que a
desolação em que estamos mergulhados é das ideias e das instituições, mas, sobretudo, da
mediocridade das gentes que escolhemos ao longo de trinta e tal anos...
domingo, 12 de maio de 2013
Nada de novo: a montanha pariu um rato…
“O primeiro-ministro sabe e creio ter compreendido. Esta é a
fronteira que não posso deixar passar”…
“O líder do CDS e ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros
aceitou, a título excepcional, a nova contribuição dos reformados (a taxa de
sustentabilidade), depois de ter admitido que a insistência nesta medida podia
gerar uma crise política.”
Tivessem tido juízo com o Estoril…
Há poucas coisas tão tristes como a desilusão de um
benfiquista no mês de maio.
Ver-se esvair
ingloriamente o investimento emocional de uma época inteira, verificar que a paixão não é correspondida, ter de quebrar a intolerável barreira de egoísmo benfiquista — um egoísmo irritante e quase infantil — não é um
espectáculo bonito.
Ontem, foi deprimente.
Para um benfiquista perder custa sempre, mas perder nos descontos… Haveria lá forma mais cruel e humilhante de ser apeado do primeiro lugar a uma jornada do fim do campeonato?
Aos 90 minutos de jogo ainda estavam em delírio…
Bom, resta recuperar
a equipa física e psicologicamente para
a Final da Liga Europa.
Depois, ganhem ao Moreirense…
Frente ao Paços de Ferreira o Porto não vai poder utilizar Fernando, jogador
sempre muito importante.
Penso, sinceramente, não ser crível que o FC Porto perca o
campeonato na última jornada em Paços de
Ferreira…
Mas, alguém esperava que o Benfica empatasse com o Estoril?..
No meio disto tudo, o mais lamentável foi o Porto ter prejudicado o PIB.
Espero que o Passos e o Gaspar não se aproveitem disso…
sábado, 11 de maio de 2013
Que filme!..
Jardim...
Portugal "não precisa de meninos que nunca fizeram outra coisa da vida senão política"…
Que filme!..
O filme da vida de
muitos que nós conhecemos…
No País e na
Figueira…
Bem, é verdade é
que não percebi o filme todo….
Mas gostei do genérico…
Eles acreditam mesmo que somos "anjinhos"!.. (II)
O recrutamento
governamental nos blogues trouxe à colação (como diria Ângelo Correia…) a nata
dos melhores vira-casacas do espaço electrónico.
Este, divertia-se a gozar com Passos no Blasfémias…
Entretanto, foi para o parlamento…
Agora que é candidato a Vila Nova de Gaia, tenta imitar a Berta Cabral, a nova
secretária de Estado.
Eles acreditam mesmo que somos "anjinhos"!..
O vice-presidente do PSD referiu que Pedro Passos Coelho
"procurou que o partido tivesse vida própria para lá do governo",
criando "condições para que o PSD tivesse actividade e propostas".
Segundo Moreira da Silva, o primeiro-ministro e líder do PSD
"tem pedido às distritais, às concelhias e aos dirigentes do partido, que formulem críticas ao governo e que apresentem dificuldades que identifiquem no exercício da governação", porque "isso é uma forma de qualificar e melhorar a governação".
Em tempo.
Estamos com quase 40 anos de democracia.
Contudo, para
certos políticos, os eleitores continuam
a ser vistos como anjinhos q.b. no
momento de fazer a cruz no boletim de voto para a Câmara Municipal, Assembleia
Municipal ou Junta de Freguesia!..
Uma placa enganadora na Gala...
A freguesia de S. Pedro é
servida por uma farmácia há vários anos.
Funcionou, durante
décadas, na Avenida Remigio Falcão Barreto, 60, na Gala.
A placa informativa da
foto, na altura, cumpriu o seu dever, pois encaminhava as pessoas para onde se queriam dirigir.
Desde Abril de 2010, porém,
a farmácia mudou-se para novas e modernas instalações, sitas na Rua do
Hospital nº 11 e 13, também na Gala.
Decorridos mais de 2 anos a placa informativa da foto lá continua.
Na altura, cumpria o seu dever, hoje serve apenas para
deixar as pessoas que não conhecem os cantos à casa às aranhas…
Já por várias vezes fui abordado por pessoas enganadas pela placa informativa da foto, aflitas por encontrarem a farmácia, pois têm pessoas a
necessitar dos medicamentos com alguma urgência…
sexta-feira, 10 de maio de 2013
Antevendo o dia de amanhã, um momento de (alguma) lucidez...
A bem dizer, este
ano, a Primavera tem andado um tanto ou quanto envergonhada…
Continua no
calendário, mas não mais do que isso…
E isso vê-se nas pessoas: andam irritadiças, tristes e desmoralizadas.
Como se se costuma dizer em gíria popular, “andam com cara de enterro”…
O país está na mesma: triste e desmoralizado.
Coisas dos Pedros - o
do tempo e o do governo…
Temos que mudar...
Só que, pelo andar da carruagem, começo a ver que é mais fácil “despedir” o S. Pedro, que o Pedro “Gaspar” Coelho…
Em tempo.
Num campeonato discutido até à penúltima ou mesmo última
jornada, ninguém perde verdadeiramente, apenas há um que não ganha, digo eu,
que detesto a tralha social que reduz as pessoas à distinção entre winners e
loosers, e não gosto quando gente como eu, que só jogou à bola por gosto, raramente vai aos
estádios, não é sócio de nenhum clube e não tem espécie nenhuma de envolvimento
com o futebol para além da televisão, se põe aos berros no plural e diz
“ganhámos” ou “fomos roubados”.
Quem? Nós? Porquê?
Profissão: político
![]() |
Uma crónica de Rui Curado da
Silva, no diário AS BEIRAS
|
"Numa democracia saudável não existem políticos de profissão.
Cidadãos independentes ou com filiação partidária são
eleitos para mandatos que têm um
princípio e um fim. Antes do 25 de Abril não era assim, os mandatos dos
detentores de cargos políticos sucediam-se sem escrutínio, o próprio Salazar foi
um presidente do conselho vitalício. A noção de mandato era desvirtuada a
favor de um tacho certamente vitalício se o detentor do cargo fosse obediente
ao partido único.
Quase 40 anos depois, encontramos personagens com a mesma
ambição.
Formam-se nas “jotinhas” relegando para segundo plano os
estudos e, como a formação é fraca, esperam a sua vez fingindo que trabalham em
empresas muito implicadas com o próprio partido.
Geralmente obtêm o primeiro mandato graças a um lugar
secundário numa lista para um órgão político, lugar, esse, elegível nos partidos
do arco do poder.
Os mais habilidosos saltitam entre mandatos municipais, a
Assembleia da República, secretarias de estado e direcções de empresas
públicas.
São indivíduos sem profissão, que não sabem fazer quase
nada, mas que ambicionam fazer da política uma profissão, como no tempo do
Salazar. Miguel Relvas, Passos Coelho e
José Seguro são três exemplos dessa forma de estar na política.
Por bons e maus motivos, os portugueses estão agora mais atentos a esta
realidade.
A nível local, os figueirenses também já toparam esses
artistas, mas o melhor é que os próprios artistas estão a perceber que estão a
ser topados..."
Nós
Não há liberdade onde há medo. Não importa de que medo falamos – medo de não comer, medo de não ter onde dormir, medo de perder o emprego, medo de ficar sem acesso aos cuidados de saúde, medo de falar, medo de tomar posição, medo de lutar – se falamos de medo não falamos de liberdade. E hoje o medo sufoca-nos a todos, menos a uma elite que fez da riqueza roubada a sua segurança social particular e ilusória.
Manuel Gouveia
Manuel Gouveia
Grande verdade....
Passos Coelho: "Nós conseguimos fazer neste dois anos, o que ninguém conseguiu em 15. A irresponsabilidade começou há muitos anos"...
A não perder
Mostra do espólio fotográfico de Manuel Santos pertencente ao Museu Municipal Santos Rocha
Estrada gratuita
Estrada gratuita
quinta-feira, 9 de maio de 2013
Próximo da extinção da espécie?..
“Em tempos, lá pelos idos de 2009, pensou-se, cá pela santa terrinha,
que as coisas poderiam ser assim....
Dentro do Movimento 100%, como independente que é (seja lá isso o
que for…), não irá haver luta entre facções, como dentro dos
partidos, não existirá luta pelos
lugares, como dentro dos partidos, não haverá imposições que
contrariem e choquem com a vontade dos aderentes ao projecto, como
dentro dos partidos, não ocorrerão melindres susceptíveis de magoarem
militantes com provas dadas, como dentro dos partidos, ninguém acabará
por sair magoado por desconsiderações, como dentro dos
partidos, nem terão lugar as desgastantes lutas intestinas pelos
lugares, como dentro dos partidos...
Enfim, seria um oásis, politicamente falando!..
Pois… Mesmo assim, apesar de todas estas elevadas intenções, apenas 3(três) anos decorridos, já se chegou à conclusão que “um movimento independente não nasce para viver toda a vida”...
Resta, pois, aguardar por mais esta inevitabilidade: a extinção da espécie…”
“A assembleia geral da
Associação Cívica Figueira 100% realizada na passada terça-feira à noite foi
anulada, porque a convocatória que a antecedeu foi publicada fora do prazo
legal, com dois dias de diferença, informou Daniel Santos, líder da comissão executiva.
Foi um dos sócios que alertou para a irregularidade e, pouco depois, a sessão
foi cancelada.
Cerca de 30 de sócios, num universo de 270, participaram reunião que se realizou na Assembleia Figueirense. Segundo adiantou ainda
Daniel Santos, vai ser convocada uma nova sessão.
Lembre-se que a reunião anulada destinava-se a votar o
relatório e contas de 2012, que foram aprovados, mas sem validade, e a eleição
de novos órgão sociais.
Contudo, não
foram apresentadas candidaturas. No decurso da assembleia foi equacionada a
possibilidade de ser elaborada uma lista de recurso para as diferentes
estruturas da associação, mas o prazo legal para a apresentação expirara 24
horas antes.
A anulação da reunião magna da Figueira 100% impediu
portanto que fosse debatido o ponto da agenda destinado a assuntos diversos. Um
deles era o processo eleitoral que se avizinha.
Neste ponto, deverá porém prevalecer a possibilidade do
movimento com o mesmo nome da associação não apresentar candidaturas às próximas
eleições autárquicas. Por outro lado, se na próxima assembleia também não aparecerem
listas,deverá iniciar-se o processo de extinção da Figueira 100%.”
Em tempo.
Sem ironia, os meus sinceros parabéns a Miguel Almeida.
Para já, a meu ver, ele
é o vencedor em todo este processo.
Como não há “almoços grátis”, ele como político experiente e
profissional que é, limitou-se a fazer o
que tinha a fazer…
Mais uma vez: parabéns Miguel...
Dignidade
«Quem quiser quer prepare a próxima época. É impossível
continuar a trabalhar nestas condições», afirmou ontem à tarde Álvaro Magalhães,
treinador da Naval, depois do jogo com o
Freamunde, após assegurar a permanência
do clube na II Liga, referindo-se aosvários meses de salários em atraso no clube.
«Já tinha conversado com os administradores da SAD para
continuar na Naval, mas tive que repensar essa situação por causa da falta
de garantias», acrescentou.
Carlinhos, agora diz adeus aos nossos colaboradores *
"Foi um trimestre difícil. Os prejuízos foram
determinados pela recessão económica, o que dificultou a geração de receitas
pelo aumento das insolvências e do desemprego e agravou os custos com as
imparidades: o produto bancário diminuiu 14,2% e o reforço de provisões
aumentou 25,9%", afirmou Ricardo Salgado, presidente do BES, na
conferência de imprensa da apresentação dos resultados trimestrais.
Portanto, "vamos ainda encerrar cerca de 20 balcões até ao final
do ano e reduzir 200 colaboradores"...
* Título do post e imagem via O sítio dos desenhos
A purga do troikista mais troikista que a própria troika…
Gaspar, em 2011…
Na altura, como sempre, Gaspar explicou devagar, com a sua voz
irritante e característica, que esta
medida seria uma alternativa terrível e
não exequível aos cortes então decididos e executados.
Recusava-a, portanto.
Mas, como agora se verifica, não é que não a desejasse…
Entretanto, agora, milhares de milhões de euros de cortes
depois, as rescisões passaram a ser totalmente exequíveis.
Em tempo.
Eu não notei nada, mas o erro pode ser meu.
Alguém deu, dois anos passados, pela prosperidade do país e dos portugueses ao ponto de poder arcar, agora, com esta despesa e com mais este atentado a
quem vive do seu salário?
quarta-feira, 8 de maio de 2013
O director-geral ( sem Visão)
Tarde de uma sexta-feira ainda a cheirar a Verão. Passa pouco das 17 horas quando o director geral se despede da secretária, desejando-lhe bom fim de semana. Pede-lhe que fique no gabinete até às 20 horas, “porque pode vir alguma chamada do gabinete” e nesse caso ela terá de lha passar.
“ Está a ouvir-me? A chamada está má?”
Refeita da surpresa, a secretária responde:
Depois, com a voz irritada, responde:
“Isso é uma maçada! A tabacaria aqui já está fechada e tenho de ir a Cascais”.
“ O sr doutor desculpe, mas não pode pedir ao seu filho, ou à sua esposa que lha levem? A sua esposa telefonou para aqui há cinco minutos a perguntar pelo senhor doutor, ainda está a trabalhar, por isso lembrei-me...”
( Parece ficção, mas não é…esta cena ocorreu mesmo! Na segunda-feira, porém, o DG não pediu o reembolso do preço pago pela Visão. Do mal o menos…)
Desce as escadas do edifício. À porta já está o motorista que o irá levar a casa, nos arredores de Cascais. Enquanto o DG se desloca, a secretária fica a arrumar papéis e a dar umas voltas na Internet.
Cerca das 19 horas toca o telefone. É o DG.
“ Esqueci-me da Visão em cima da secretária! Quando o motorista chegar aí, peça para ele vir cá trazer-ma a casa.”
Estupefacta com o pedido, a secretária fica sem resposta“ Está a ouvir-me? A chamada está má?”
Refeita da surpresa, a secretária responde:
“Estou a ouvir perfeitamente, mas estava a pensar se não ficaria mais barato o senhor doutor comprar aí uma e depois pedir o dinheiro na segunda-feira…”
Silêncio.Depois, com a voz irritada, responde:
“Isso é uma maçada! A tabacaria aqui já está fechada e tenho de ir a Cascais”.
“ O sr doutor desculpe, mas não pode pedir ao seu filho, ou à sua esposa que lha levem? A sua esposa telefonou para aqui há cinco minutos a perguntar pelo senhor doutor, ainda está a trabalhar, por isso lembrei-me...”
“ Boa ideia, não me tinha lembrado dessa hipótese. Vou telefonar-lhe a ver se ainda a apanho… Então bom fim de semana e até segunda-feira”.
Do êxito ao fracasso?..
Não devíamos odiar a política porque a política é feita por hipócritas...
Devíamos amar a política porque a política, tal como o Natal, mostra os hipócritas.
terça-feira, 7 de maio de 2013
Tão fofinho!.. (II)
Gaspar…
Emissão de dívida foi um “grande sucesso”...
O Governo
criou um cabaz que incluía dois funcionários públicos prontos para trabalhar,
laranjas do Algarve e um sortido de queijinhos…
Maquiavel faria melhor?..
Portas, no
domingo passado, querendo fazer crer que o cenário poderia ser bem pior…
Mas, “os fins
justificam os meios”?.. Como se pode ler hoje no no jornal i "Portas vetou a TSU dos reformados, mas escondeu que o Estado vai cortar 18,6% nas pensões até 2015...
Os reformados da função pública vão perder em média
9,3% do seu rendimento em 2014, 740 milhões de euros, e outros 9,3% em 2015,
também no valor de 740 milhões de euros. Esta percentagem, muito próxima dos
20% defendidos pelo FMI em Janeiro, consta do mapa de cortes enviados
juntamente com a carta do primeiro-ministro à troika sexta--feira e corresponde
à rubrica da convergência da Caixa Geral de Aposentações com a Segurança Social
(ver gráfico ao lado).
No total, Pedro Passos Coelho avança com reduções na despesa pública da ordem dos 6,114 mil milhões de euros até ao final de 2016, de que 4,788 mil milhões constam do documento que os peritos da troika começam hoje a negociar em Lisboa. Os outros 1326 milhões correspondem ao chumbo do Tribunal Constitucional a quatro normas do Orçamento do Estado deste ano e serão incluídos no Orçamento Rectificativo que será aprovado até ao final do mês.
Omapa, já na posse da troika, abrange o ajustamento da dimensão da administração pública (224 milhões este ano, 1,3 mil milhões no próximo e 1,6 mil milhões em 2015), o ajustamento da política de remunerações no Estado (445 milhões em cada um dos próximos dois anos), medidas sectoriais (505 milhões este ano, 1,1 mil milhões em 2014 e 1,2 mil milhões em 2015) e a reforma do sistema de pensões (1,4 mil milhões no próximo ano e 1,4 mil milhões em 2015)."
No total, Pedro Passos Coelho avança com reduções na despesa pública da ordem dos 6,114 mil milhões de euros até ao final de 2016, de que 4,788 mil milhões constam do documento que os peritos da troika começam hoje a negociar em Lisboa. Os outros 1326 milhões correspondem ao chumbo do Tribunal Constitucional a quatro normas do Orçamento do Estado deste ano e serão incluídos no Orçamento Rectificativo que será aprovado até ao final do mês.
Omapa, já na posse da troika, abrange o ajustamento da dimensão da administração pública (224 milhões este ano, 1,3 mil milhões no próximo e 1,6 mil milhões em 2015), o ajustamento da política de remunerações no Estado (445 milhões em cada um dos próximos dois anos), medidas sectoriais (505 milhões este ano, 1,1 mil milhões em 2014 e 1,2 mil milhões em 2015) e a reforma do sistema de pensões (1,4 mil milhões no próximo ano e 1,4 mil milhões em 2015)."
Portas, tal como Maquiavel sabe que "há três espécies de cérebros: uns entendem por si próprios; os outros discernem o que os primeiros entendem; e os terceiros não entendem nem por si próprios nem pelos outros; os primeiros são excelentíssimos; os segundos excelentes; e os terceiros totalmente inúteis."
Fica a interrogação: com actores desta categoria
será que há cenário que nos salve?..
PUBLICIDADE INSTITUCIONAL
Três anos depois de tentar implementar, na Figueira, o aforismo "faz politica por ti mesmo", o Movimento, que entretanto se tornou Associação, colaborou, na prática, em tornar a 100%, nos dias que passam no nosso concelho, a politica a coisa mais chata e desinteressante que há para fazer.
No momento de realizar o balanço, se não conseguir suportar o tédio, a meu ver, tem muitas possibilidades de enveredar pelo caminho do suicídio politico...
No momento de realizar o balanço, se não conseguir suportar o tédio, a meu ver, tem muitas possibilidades de enveredar pelo caminho do suicídio politico...
segunda-feira, 6 de maio de 2013
Quem não os conhecer que vote neles...
No noticiário de ontem da TSF das 15 horas, como pode ser ouvido aqui, ou seja, quatro horas antes de Portas falar, passou a notícia de que uma fonte governamental não identificada mas ligada a estas questões garantia que já tinha sido encontrada alternativa para a taxa adicional sobre as reformas, designadamente através de mais cortes nas «despesas dos ministérios».
Ora, Paulo Portas não pode ter deixado de saber desta notícia (que, ao menos aparentemente, só pode ter sido para esvaziar um ponto importante do seu discurso) mas não lhe convinha alterar uma vírgula à sua comunicação e daí que tenha vindo anunciar o que a taxa sobre as pensões «é fronteira que não posso deixar passar».
Tudo considerado, só vejo duas hipóteses: ou a coligação está mesmo pelos arames e as deslealdades e recíprocas golpaças de um parceiro para outro passaram a pão nosso de cada dia, ou isto é tudo jogo combinado entre uma cambada geral de farsantes.
Via O tempo das cerejas
Ora, Paulo Portas não pode ter deixado de saber desta notícia (que, ao menos aparentemente, só pode ter sido para esvaziar um ponto importante do seu discurso) mas não lhe convinha alterar uma vírgula à sua comunicação e daí que tenha vindo anunciar o que a taxa sobre as pensões «é fronteira que não posso deixar passar».
Tudo considerado, só vejo duas hipóteses: ou a coligação está mesmo pelos arames e as deslealdades e recíprocas golpaças de um parceiro para outro passaram a pão nosso de cada dia, ou isto é tudo jogo combinado entre uma cambada geral de farsantes.
Via O tempo das cerejas
Perante a gravidade do desfecho a que chegamos, muitos já se questionam (imaginem!..) se estamos melhor que no tempo do Estado Novo!..
Porquê isso começa a surgir?..
Afinal, o 25 de Novembro foi uma "revisão" ou uma "alteração" ao 25 de Abril?
Subscrever:
Mensagens (Atom)


















