sexta-feira, 10 de maio de 2013
Profissão: político
![]() |
Uma crónica de Rui Curado da
Silva, no diário AS BEIRAS
|
"Numa democracia saudável não existem políticos de profissão.
Cidadãos independentes ou com filiação partidária são
eleitos para mandatos que têm um
princípio e um fim. Antes do 25 de Abril não era assim, os mandatos dos
detentores de cargos políticos sucediam-se sem escrutínio, o próprio Salazar foi
um presidente do conselho vitalício. A noção de mandato era desvirtuada a
favor de um tacho certamente vitalício se o detentor do cargo fosse obediente
ao partido único.
Quase 40 anos depois, encontramos personagens com a mesma
ambição.
Formam-se nas “jotinhas” relegando para segundo plano os
estudos e, como a formação é fraca, esperam a sua vez fingindo que trabalham em
empresas muito implicadas com o próprio partido.
Geralmente obtêm o primeiro mandato graças a um lugar
secundário numa lista para um órgão político, lugar, esse, elegível nos partidos
do arco do poder.
Os mais habilidosos saltitam entre mandatos municipais, a
Assembleia da República, secretarias de estado e direcções de empresas
públicas.
São indivíduos sem profissão, que não sabem fazer quase
nada, mas que ambicionam fazer da política uma profissão, como no tempo do
Salazar. Miguel Relvas, Passos Coelho e
José Seguro são três exemplos dessa forma de estar na política.
Por bons e maus motivos, os portugueses estão agora mais atentos a esta
realidade.
A nível local, os figueirenses também já toparam esses
artistas, mas o melhor é que os próprios artistas estão a perceber que estão a
ser topados..."
Nós
Não há liberdade onde há medo. Não importa de que medo falamos – medo de não comer, medo de não ter onde dormir, medo de perder o emprego, medo de ficar sem acesso aos cuidados de saúde, medo de falar, medo de tomar posição, medo de lutar – se falamos de medo não falamos de liberdade. E hoje o medo sufoca-nos a todos, menos a uma elite que fez da riqueza roubada a sua segurança social particular e ilusória.
Manuel Gouveia
Manuel Gouveia
Grande verdade....
Passos Coelho: "Nós conseguimos fazer neste dois anos, o que ninguém conseguiu em 15. A irresponsabilidade começou há muitos anos"...
A não perder
Mostra do espólio fotográfico de Manuel Santos pertencente ao Museu Municipal Santos Rocha
Estrada gratuita
Estrada gratuita
quinta-feira, 9 de maio de 2013
Próximo da extinção da espécie?..
“Em tempos, lá pelos idos de 2009, pensou-se, cá pela santa terrinha,
que as coisas poderiam ser assim....
Dentro do Movimento 100%, como independente que é (seja lá isso o
que for…), não irá haver luta entre facções, como dentro dos
partidos, não existirá luta pelos
lugares, como dentro dos partidos, não haverá imposições que
contrariem e choquem com a vontade dos aderentes ao projecto, como
dentro dos partidos, não ocorrerão melindres susceptíveis de magoarem
militantes com provas dadas, como dentro dos partidos, ninguém acabará
por sair magoado por desconsiderações, como dentro dos
partidos, nem terão lugar as desgastantes lutas intestinas pelos
lugares, como dentro dos partidos...
Enfim, seria um oásis, politicamente falando!..
Pois… Mesmo assim, apesar de todas estas elevadas intenções, apenas 3(três) anos decorridos, já se chegou à conclusão que “um movimento independente não nasce para viver toda a vida”...
Resta, pois, aguardar por mais esta inevitabilidade: a extinção da espécie…”
“A assembleia geral da
Associação Cívica Figueira 100% realizada na passada terça-feira à noite foi
anulada, porque a convocatória que a antecedeu foi publicada fora do prazo
legal, com dois dias de diferença, informou Daniel Santos, líder da comissão executiva.
Foi um dos sócios que alertou para a irregularidade e, pouco depois, a sessão
foi cancelada.
Cerca de 30 de sócios, num universo de 270, participaram reunião que se realizou na Assembleia Figueirense. Segundo adiantou ainda
Daniel Santos, vai ser convocada uma nova sessão.
Lembre-se que a reunião anulada destinava-se a votar o
relatório e contas de 2012, que foram aprovados, mas sem validade, e a eleição
de novos órgão sociais.
Contudo, não
foram apresentadas candidaturas. No decurso da assembleia foi equacionada a
possibilidade de ser elaborada uma lista de recurso para as diferentes
estruturas da associação, mas o prazo legal para a apresentação expirara 24
horas antes.
A anulação da reunião magna da Figueira 100% impediu
portanto que fosse debatido o ponto da agenda destinado a assuntos diversos. Um
deles era o processo eleitoral que se avizinha.
Neste ponto, deverá porém prevalecer a possibilidade do
movimento com o mesmo nome da associação não apresentar candidaturas às próximas
eleições autárquicas. Por outro lado, se na próxima assembleia também não aparecerem
listas,deverá iniciar-se o processo de extinção da Figueira 100%.”
Em tempo.
Sem ironia, os meus sinceros parabéns a Miguel Almeida.
Para já, a meu ver, ele
é o vencedor em todo este processo.
Como não há “almoços grátis”, ele como político experiente e
profissional que é, limitou-se a fazer o
que tinha a fazer…
Mais uma vez: parabéns Miguel...
Dignidade
«Quem quiser quer prepare a próxima época. É impossível
continuar a trabalhar nestas condições», afirmou ontem à tarde Álvaro Magalhães,
treinador da Naval, depois do jogo com o
Freamunde, após assegurar a permanência
do clube na II Liga, referindo-se aosvários meses de salários em atraso no clube.
«Já tinha conversado com os administradores da SAD para
continuar na Naval, mas tive que repensar essa situação por causa da falta
de garantias», acrescentou.
Carlinhos, agora diz adeus aos nossos colaboradores *
"Foi um trimestre difícil. Os prejuízos foram
determinados pela recessão económica, o que dificultou a geração de receitas
pelo aumento das insolvências e do desemprego e agravou os custos com as
imparidades: o produto bancário diminuiu 14,2% e o reforço de provisões
aumentou 25,9%", afirmou Ricardo Salgado, presidente do BES, na
conferência de imprensa da apresentação dos resultados trimestrais.
Portanto, "vamos ainda encerrar cerca de 20 balcões até ao final
do ano e reduzir 200 colaboradores"...
* Título do post e imagem via O sítio dos desenhos
A purga do troikista mais troikista que a própria troika…
Gaspar, em 2011…
Na altura, como sempre, Gaspar explicou devagar, com a sua voz
irritante e característica, que esta
medida seria uma alternativa terrível e
não exequível aos cortes então decididos e executados.
Recusava-a, portanto.
Mas, como agora se verifica, não é que não a desejasse…
Entretanto, agora, milhares de milhões de euros de cortes
depois, as rescisões passaram a ser totalmente exequíveis.
Em tempo.
Eu não notei nada, mas o erro pode ser meu.
Alguém deu, dois anos passados, pela prosperidade do país e dos portugueses ao ponto de poder arcar, agora, com esta despesa e com mais este atentado a
quem vive do seu salário?
quarta-feira, 8 de maio de 2013
O director-geral ( sem Visão)
Tarde de uma sexta-feira ainda a cheirar a Verão. Passa pouco das 17 horas quando o director geral se despede da secretária, desejando-lhe bom fim de semana. Pede-lhe que fique no gabinete até às 20 horas, “porque pode vir alguma chamada do gabinete” e nesse caso ela terá de lha passar.
“ Está a ouvir-me? A chamada está má?”
Refeita da surpresa, a secretária responde:
Depois, com a voz irritada, responde:
“Isso é uma maçada! A tabacaria aqui já está fechada e tenho de ir a Cascais”.
“ O sr doutor desculpe, mas não pode pedir ao seu filho, ou à sua esposa que lha levem? A sua esposa telefonou para aqui há cinco minutos a perguntar pelo senhor doutor, ainda está a trabalhar, por isso lembrei-me...”
( Parece ficção, mas não é…esta cena ocorreu mesmo! Na segunda-feira, porém, o DG não pediu o reembolso do preço pago pela Visão. Do mal o menos…)
Desce as escadas do edifício. À porta já está o motorista que o irá levar a casa, nos arredores de Cascais. Enquanto o DG se desloca, a secretária fica a arrumar papéis e a dar umas voltas na Internet.
Cerca das 19 horas toca o telefone. É o DG.
“ Esqueci-me da Visão em cima da secretária! Quando o motorista chegar aí, peça para ele vir cá trazer-ma a casa.”
Estupefacta com o pedido, a secretária fica sem resposta“ Está a ouvir-me? A chamada está má?”
Refeita da surpresa, a secretária responde:
“Estou a ouvir perfeitamente, mas estava a pensar se não ficaria mais barato o senhor doutor comprar aí uma e depois pedir o dinheiro na segunda-feira…”
Silêncio.Depois, com a voz irritada, responde:
“Isso é uma maçada! A tabacaria aqui já está fechada e tenho de ir a Cascais”.
“ O sr doutor desculpe, mas não pode pedir ao seu filho, ou à sua esposa que lha levem? A sua esposa telefonou para aqui há cinco minutos a perguntar pelo senhor doutor, ainda está a trabalhar, por isso lembrei-me...”
“ Boa ideia, não me tinha lembrado dessa hipótese. Vou telefonar-lhe a ver se ainda a apanho… Então bom fim de semana e até segunda-feira”.
Do êxito ao fracasso?..
Não devíamos odiar a política porque a política é feita por hipócritas...
Devíamos amar a política porque a política, tal como o Natal, mostra os hipócritas.
terça-feira, 7 de maio de 2013
Tão fofinho!.. (II)
Gaspar…
Emissão de dívida foi um “grande sucesso”...
O Governo
criou um cabaz que incluía dois funcionários públicos prontos para trabalhar,
laranjas do Algarve e um sortido de queijinhos…
Maquiavel faria melhor?..
Portas, no
domingo passado, querendo fazer crer que o cenário poderia ser bem pior…
Mas, “os fins
justificam os meios”?.. Como se pode ler hoje no no jornal i "Portas vetou a TSU dos reformados, mas escondeu que o Estado vai cortar 18,6% nas pensões até 2015...
Os reformados da função pública vão perder em média
9,3% do seu rendimento em 2014, 740 milhões de euros, e outros 9,3% em 2015,
também no valor de 740 milhões de euros. Esta percentagem, muito próxima dos
20% defendidos pelo FMI em Janeiro, consta do mapa de cortes enviados
juntamente com a carta do primeiro-ministro à troika sexta--feira e corresponde
à rubrica da convergência da Caixa Geral de Aposentações com a Segurança Social
(ver gráfico ao lado).
No total, Pedro Passos Coelho avança com reduções na despesa pública da ordem dos 6,114 mil milhões de euros até ao final de 2016, de que 4,788 mil milhões constam do documento que os peritos da troika começam hoje a negociar em Lisboa. Os outros 1326 milhões correspondem ao chumbo do Tribunal Constitucional a quatro normas do Orçamento do Estado deste ano e serão incluídos no Orçamento Rectificativo que será aprovado até ao final do mês.
Omapa, já na posse da troika, abrange o ajustamento da dimensão da administração pública (224 milhões este ano, 1,3 mil milhões no próximo e 1,6 mil milhões em 2015), o ajustamento da política de remunerações no Estado (445 milhões em cada um dos próximos dois anos), medidas sectoriais (505 milhões este ano, 1,1 mil milhões em 2014 e 1,2 mil milhões em 2015) e a reforma do sistema de pensões (1,4 mil milhões no próximo ano e 1,4 mil milhões em 2015)."
No total, Pedro Passos Coelho avança com reduções na despesa pública da ordem dos 6,114 mil milhões de euros até ao final de 2016, de que 4,788 mil milhões constam do documento que os peritos da troika começam hoje a negociar em Lisboa. Os outros 1326 milhões correspondem ao chumbo do Tribunal Constitucional a quatro normas do Orçamento do Estado deste ano e serão incluídos no Orçamento Rectificativo que será aprovado até ao final do mês.
Omapa, já na posse da troika, abrange o ajustamento da dimensão da administração pública (224 milhões este ano, 1,3 mil milhões no próximo e 1,6 mil milhões em 2015), o ajustamento da política de remunerações no Estado (445 milhões em cada um dos próximos dois anos), medidas sectoriais (505 milhões este ano, 1,1 mil milhões em 2014 e 1,2 mil milhões em 2015) e a reforma do sistema de pensões (1,4 mil milhões no próximo ano e 1,4 mil milhões em 2015)."
Portas, tal como Maquiavel sabe que "há três espécies de cérebros: uns entendem por si próprios; os outros discernem o que os primeiros entendem; e os terceiros não entendem nem por si próprios nem pelos outros; os primeiros são excelentíssimos; os segundos excelentes; e os terceiros totalmente inúteis."
Fica a interrogação: com actores desta categoria
será que há cenário que nos salve?..
PUBLICIDADE INSTITUCIONAL
Três anos depois de tentar implementar, na Figueira, o aforismo "faz politica por ti mesmo", o Movimento, que entretanto se tornou Associação, colaborou, na prática, em tornar a 100%, nos dias que passam no nosso concelho, a politica a coisa mais chata e desinteressante que há para fazer.
No momento de realizar o balanço, se não conseguir suportar o tédio, a meu ver, tem muitas possibilidades de enveredar pelo caminho do suicídio politico...
No momento de realizar o balanço, se não conseguir suportar o tédio, a meu ver, tem muitas possibilidades de enveredar pelo caminho do suicídio politico...
segunda-feira, 6 de maio de 2013
Quem não os conhecer que vote neles...
No noticiário de ontem da TSF das 15 horas, como pode ser ouvido aqui, ou seja, quatro horas antes de Portas falar, passou a notícia de que uma fonte governamental não identificada mas ligada a estas questões garantia que já tinha sido encontrada alternativa para a taxa adicional sobre as reformas, designadamente através de mais cortes nas «despesas dos ministérios».
Ora, Paulo Portas não pode ter deixado de saber desta notícia (que, ao menos aparentemente, só pode ter sido para esvaziar um ponto importante do seu discurso) mas não lhe convinha alterar uma vírgula à sua comunicação e daí que tenha vindo anunciar o que a taxa sobre as pensões «é fronteira que não posso deixar passar».
Tudo considerado, só vejo duas hipóteses: ou a coligação está mesmo pelos arames e as deslealdades e recíprocas golpaças de um parceiro para outro passaram a pão nosso de cada dia, ou isto é tudo jogo combinado entre uma cambada geral de farsantes.
Via O tempo das cerejas
Ora, Paulo Portas não pode ter deixado de saber desta notícia (que, ao menos aparentemente, só pode ter sido para esvaziar um ponto importante do seu discurso) mas não lhe convinha alterar uma vírgula à sua comunicação e daí que tenha vindo anunciar o que a taxa sobre as pensões «é fronteira que não posso deixar passar».
Tudo considerado, só vejo duas hipóteses: ou a coligação está mesmo pelos arames e as deslealdades e recíprocas golpaças de um parceiro para outro passaram a pão nosso de cada dia, ou isto é tudo jogo combinado entre uma cambada geral de farsantes.
Via O tempo das cerejas
Perante a gravidade do desfecho a que chegamos, muitos já se questionam (imaginem!..) se estamos melhor que no tempo do Estado Novo!..
Porquê isso começa a surgir?..
Afinal, o 25 de Novembro foi uma "revisão" ou uma "alteração" ao 25 de Abril?
Confesso que fiquei incomodado
Não vai ficar pedra sobre pedra.
Passo a passo vão-nos tirando tudo...
Quase já nem vejo televisão.
Cansa andar
sempre com o sobrolho carregado e franzido e a barafustar…
Mas, o que é que eu posso fazer: fingir que não vivo cá?..
Ontem, foi "o dia do filho da sua mãe"...
Por isso, fiz uma excepção e vi e ouvi "o ministro que comenta as medidas por si aprovadas em Conselho de Ministros na sede do partido, saiu apressadamente da sala para se esquivar às perguntas incómodas dos jornalistas, apresentando como justificação ir celebrar o dia da mãe em casa de sua mãe."
Confesso que fiquei incomodado.
“Só há duas hipóteses, sair do euro a bem ou a mal”
As políticas de austeridade fazem sentido quando o problema é estritamente financeiro. Veja-se o caso da Irlanda, em que o problema não estava na estrutura económica, mas no facto de os seus bancos se terem metido em coisas em que não deviam ter metido. Aí faz sentido que as medidas sejam financeiras, embora graduais: há um erro em tentar equilibrar tudo de um dia para o outro. Agora quando o desequilíbrio, como o nosso, é devido a uma situação estrutural do próprio tecido produtivo, a gente pode fazer os sacrifícios financeiros que quiser que os problemas vão continuar lá. E os sacrifícios não vão servir para nada. Foi esse o grande erro da Comissão Europeia, que tinha a responsabilidade de conhecer a situação. Costumo dar este exemplo: se os Estados Unidos tivessem encarado a situação na Europa após a Segunda Guerra Mundial como a Comissão Europeia encara esta crise, ainda hoje a Europa estava destruída. Tiveram o génio de perceber que o plano Marshall tinha como objectivo, não o equilíbrio orçamental, mas o investimento nos sectores produtivos.
João Ferreira do Amaral, via DECLÍNIO E QUEDA, numa entrevista que pode ser lida na íntegra aqui.
João Ferreira do Amaral, via DECLÍNIO E QUEDA, numa entrevista que pode ser lida na íntegra aqui.
domingo, 5 de maio de 2013
O Portas de sempre...
Acabei de ver e ouvir Paulo Portas.
Confirmei o que esperava dele: foi o demagogo de sempre.
Nas próximas eleições legislativas saberemos se o provo continua a premiar os golpes baixos de Paulo Portas ou se volta a meter o CDS no lugar que merece: um táxi...
Concluindo...
O interesse de Portas é o de sempre: tentar salvar a pele dele e do seu partido, mas, evidentemente, como ele gosta, ficando...
“Os Patos”…
Que é feito dos “100%”?..
Lembrei-me deles,
hoje, perto do fim da manhã, ao cruzar-me com o eng. Daniel Santos, que corria
na estrada paralela ao campo de futebol do Cabedelo em direcção à Cova…
Volvidos cerca de 4 anos,
verifica-se agora que os 100% foram dos melhores alunos da escola política
figueirense, tendo cumprido todas as
regras gerais e abstractas que, ao longo dos quase 40 anos anos que leva esta democracia, foram sendo impostas a todos.Todos nos lembramos do caso ainda recente das freguesias…
Não obstante, os 100%
lá continuaram, pequeninos, e agora, ao
que julgo saber, em risco de extinção…
É que, na Figueira,
os partidos do arco do poder, apesar de
não cumprirem todas as regras, perdão, os pactos, continuam no arco do poder.
Para além disso ( óh injustiça
cruel!..), como o status quo é imposto
maioritariamente (pelo menos em percentagem de volume global...) pelos do arco do
poder, não é que estes nunca são castigados
por não cumprirem as regras em vigor!..
Será que os “100%” nunca pensaram
que, numa cidade tão selecta e selectiva tal exemplo de favorecimento pudesse acontecer?..
Nem os 100%, nem outros
da nossa aldeia, que, por serem
assim arranjadinhos e bem comportados e por estarem perto da água vão passar a ser conhecidos como "Os Patos"…
A gente sabe...
![]() |
| foto sacada daqui |
A gente sabe, que cerca de 70% desta dívida é resultante de
especulação imobiliária e apenas 15% deriva da aquisição de bens de consumo...
A gente sabe, que na
hora de pagar as contas da crise foram os trabalhadores, os desempregados, os
doentes e os pensionistas, que são
chamados a expiar os pecados que não cometeram...
A gente sabe, que se
o estado quer diminuir a despesa deveria
reduzir brutalmente os gastos com juros da dívida pública, baixar as rendas
pagas nas parcerias público-privadas ou poupar em custos absurdos como rendas
imobiliárias de favor...
A gente sabe, que se os políticos queriam mobilizar os
portugueses deveriam começar por dar o
exemplo nos cortes salariais e na redução da frota automóvel ao seu serviço...
A gente sabe, que o
governo optou pelo caminho da redução salarial...
A gente sabe, que o governo
implementou políticas geradoras de desemprego, através da dispensa de
professores necessários nas escolas ou até de medidas fiscais que provocam
encerramento de empresas e, por essa via, mais desemprego...
A gente sabe…
Mas, será que não vai esquecer na hora do voto?..
Em tempo.
A gente sabe, como a dívida da Câmara da Figueira chegou aos 90 milhões de euros no final dos mandatos de Santana Lopes e Duarte Silva…
A gente sabe…
Mas, será que em outubro próximo não vai esquecer?...
Em tempo. (II)
Do meu ponto de vista, é sempre positivo e mesmo desejável que, na vida política, a nível local ou nacional, surja renovação de ideias, de métodos e, sobretudo, de nova gente.
Mas, a gente sabe que, na Figueira, em tempos ainda não muito recuados, até o fogo de artificio, pelo S. João, era de encher o olho...
Em tempo. (III)
A gente sabe, que na Figueira e em outros pontos do País, os candidatos autárquicos deste PSD de Passos Coelho estão, em desespero de causa, a fingir descolagens de ocasião ...
A gente sabe...
Em tempo. (III)
A gente sabe, que na Figueira e em outros pontos do País, os candidatos autárquicos deste PSD de Passos Coelho estão, em desespero de causa, a fingir descolagens de ocasião ...
A gente sabe...
Nogueira Leite revela: "Passos Coelho convidou-me para presidir à CGD e «desconvidou-me» uma semana depois"…
Os portugueses sabem bem como Nogueira Leite se deve estar a
sentir…
Passos Coelho, mesmo
antes de ser eleito, também prometeu
tudo e mais alguma coisa….
Logo a seguir, descomprometeu-se
com tudo!...
Em tempo.
Entretanto, dado que isto está mal para (quase) todos, trata
de garantir o futurozinho…
Elogia a "maturidade democrática" de António José
Seguro…
Não sabem nada do país real...
Não é só incompetência deste primeiro ministro e deste governo...
É também, e acima de tudo, mais um exemplo do total desconhecimento dos dossiers e das matérias...
A Segurança dos Pescadores… e o Vandalismo do Futebol… Inacreditável, e Absurdo…!
![]() |
| foto Pedro Agostinho Cruz |
E explicou: “primeiro vai-se à capitania e fica-se umas horas para escrever o requerimento – não entregam no mesmo dia, claro. Volta-se quatro dias depois e, com a autorização do capitão, desloca-se à PSP do distrito, que no nosso caso é em Aveiro, Pede-se então a licença que, claro, também não é logo emitida, temos de lá voltar, no meu caso, uma semana depois, para a levantar. Só aí é que pode ir à loja comprar os Very Lights.”
Mas a loucura não acaba aqui. “Esta licença da PSP apenas dura um ano, findo o qual temos de refazer isto tudo.”
Pensa o leitor que terminou? Não. A duração de um Very Light é estimada em dois anos, findo os quais se tem de proceder a um processo semelhante para o desativar.
Acresce o fato dos very lights custarem apenas seis euros, porém, o processo para os poder adquirir sai muitíssimo mais caro.
Se é compreensível que o acesso a estes dispositivos seja dificultado para as claques de futebol, é completamente inacreditável o processo que se engendrou para quem necessita deles para salvar a vida em caso de aflição. Isto é que foi ligar o complicómetro!
Com as devidas vénias ao nosso Exº. Amigo Senhor José Vieira, da Praia de Mira (presidente da associação destes pescadores a nível nacional), que agora teve o mérito de dar uma entrevista em que contou esta história, inacreditável e absurda (mas de "regular funcionamento das instituições", à portuguesa…), e ao nosso Exº. Amigo Prof. Ricardo Salomão (da associação cultural "A Gandaia", da Costa da Caparica), que teve o mérito de a publicar na sua newsletter de "A Gandaia", aqui reproduzimos a entrevista em que o presidente desta associação de pescadores conta que eles têm que andar numa via-sacra, de requerimentos, viagens, dias de espera, idas a várias repartições públicas, novas viagens, e mais semanas perdidas, entre a Capitania e a PSP, para conseguirem obter o papelinho legal que lhes irá dar direito a depois poderem ir comprar nas lojas comerciais os very-lights que são tão essenciais e tão importantes (e obrigatórios, em termos legais…) para a sua segurança, no mar, no caso de acontecer algum naufrágio…! E, depois, têm que repetir tudo isso, outra vez, no ano seguinte, para poderem continuar a ter licença para terem very-lights…!! E, depois, têm que submeter-se a um processo semelhante, de dois em dois anos, para desactivarem esses mesmos very-lights, que tiveram na sua posse (pois são obrigados a tal desactivação, quando terminar o prazo de validade de tais dispositivos, cuja duração de vida útil é essa de dois anos)…!!!
E, sempre, a pagar…
A segurança dos Pescadores… e o vandalismo do Futebol… desleixada e rotineiramente colocados no mesmo pé… como se fossem comparáveis…! Sem que o Estado português tenha pensado que deveria ter assegurado mais eficazmente e menos burocraticamente a distinção das situações, entre os Pescadores, que legitimamente precisam (e legalmente são obrigados!) a possuir esses projécteis de sinalização, para com eles poderem assegurar a sua perigosa vida no mar e para poderem desenvolver a sua útil actividade produtiva, e os energúmenos dos ambientes dos clubes de Futebol, que, como toda a gente sabe (e toda a gente finge que não vê...), são um dos principais cancros da sociedade portuguesa, hoje pior do que nunca em qualquer outra época da História de Portugal (mas, sempre, merecendo honras televisivas e políticas...), em tudo o que significam de improdutividade, de má-educação e impunidade, de especulação e criminalidade.
Recebido por mail do Centro de Estudos do Mar - CEMAR
sábado, 4 de maio de 2013
Recordando o dia de ontem pelas 20 horas...
O mágico apareceu, fez um gesto, e desapareceu a fome, fez outro e desapareceu a injustiça, fez um terceiro e desapareceram as guerras.
Passos, o político apareceu, falou em nome de Vitor Gaspar, e desapareceu o que ainda restava da magia...
Passos, o político apareceu, falou em nome de Vitor Gaspar, e desapareceu o que ainda restava da magia...
Subscrever:
Mensagens (Atom)



















