quinta-feira, 4 de abril de 2013
quarta-feira, 3 de abril de 2013
Mais um “êxito” para um projecto ganhador...
Derrotada a moção de censura apresentada pelo PS, o
governo de Passos, Gaspar e Portas vai manter-se em funções. Assim o
decidiram os deputados da maioria (PSD/CDS), pelo que estão, de momento, assegurados mais “êxitos” para
este governo…
Em tempo.
Entenda-se por mais "êxitos", mais número de desempregados; mais aumento da pobreza e da exclusão social; mais
aumento da dívida pública; mais queda da
economia; mais aumento de impostos…
Chega, ou querem mais “êxitos” para
abrir os olhos?..
A partir de agora, quem é de direita, não pode ser contra a inefável candidatura do dr. Miguel…
A Comissão Política Nacional do PSD aprovou nove candidaturas autárquicas no distrito de
Coimbra, entre elas a do dr. Miguel Almeida, na Figueira da Foz.
P.S. (1) –
Comissão Política Nacional do PSD?..
Agora a sério…
Mas qual Comissão?
As Comissões são constituídas por pessoas, seres humanos,
gajos e gajas.
A meia dúzia de gajos
que controlam os ténues fios de nylon que fazem com que o dr. Miguel mexa os bracinhos
e as perninhas, dentro do PSD, de vez em
quando, contam…
P.S. (2) -
Ontem, ao cair da
noite, acusaram-me violentamente de ser de esquerda.
Confesso que dormi mal a noite passada.
Espero que este post
me tenha recolocado, aos olhos dos que por aqui passam, no meu devido lugar...
Isto é tudo uma "ganda" fita, mas estamos a ficar cada vez pior na fotografia...
O problema de Portugal não é falta de talento, é a falta de descaramento...
A mais
importante bandeira deste Governo no combate ao desemprego é o programa Impulso Jovem.
Vem do
início de 2012, criado pelo Dr. Relvas
(presumimos que com o conhecimento do ministro da Economia) e o programa consiste sobretudo num impulso à
contratação de trabalhadores com menos de 30 anos. As empresas que se
candidatarem têm um desconto de 75% na TSU se contratarem jovens precários e
100% se oferecerem um contrato efectivo. Como seria de esperar, o programa, uma
genial criação, tem sido um retumbante sucesso. Inicialmente tinha um custo de 344 milhões de euros e pretendia
chegar a 90 000 desempregados. Quase um ano depois, 8000
candidaturas tinham sido aceites e apenas 4500 jovens já tinham sido
iniciado os seus estágios em empresas.
Apenas
alguém mal intencionado poderia ver os 5% do objectivo inicial atingido como um
falhanço.
Por conseguinte, apesar
do brilhantismo do esquema, este não tem
sido tão aliciante e eficaz como o Dr. Relvas previra…
Vai daí,
injectou mais valia à criação: depois de ter visto um vídeo no YouTube (todo um
programa), o Dr. Relvas contratou como "embaixador" do programa um
desses patetas da moda que dão formação de "empreendedorismo", a quem estiver interessado em embarcar na
maravilhosa barca do Portugal futuro.
A criatura é um protótipo exemplar
da loucura que parece ter tomado conta do país. O "homem
novo" é um tipo que um dia viu a luz e desatou a empreender, e que acha
que os estudantes universitários só têm de pagar 100 euros por mês para
conseguirem estudar. Gaba-se de nunca ter enviado um currículo - o que nos pode
levar a pensar que terá recorrido à forma mais comum de empreendedorismo luso,
a "cunha" -, não liga a política, acredita em "sonhos e
super-heróis", quer "bater punho" (o que quer que seja que isso
significa…) e promete levar o programa de combate ao desemprego a "todos
os cantos do país".
Ah, e
afirma-se como um rapaz simples.
Eu diria
que é simplesmente simplório, um Tino de Rans para os tempos modernos…
Tudo isto
existe, tudo isto é triste, tudo isto é fado?..
Ouçam-no "cantar". Cliquem aqui, se querem conhecer o "homem novo"!
Ouçam-no "cantar". Cliquem aqui, se querem conhecer o "homem novo"!
terça-feira, 2 de abril de 2013
Quando Portugal era um país onde havia lugar para a esperança...
Passaram hoje 37 anos que os deputados da Assembleia Constituinte, eleitos em 25 de Abril de 1975, deram por concluída a elaboração da actual Constituição, que entrou em vigor um ano depois.
Estes vídeos devem dizer muito ao figueirense e Deputado à Assembleia Constituinte, Dr. Luís Melo Biscaia.
Passados 37 anos, deve sentir ainda uma emoção muito especial.
Via Entre as brumas da memória
HAMLET 100%!!!
“Avançar ou não avançar, eis a questão”?..
Na minha modesta
opinião, já que a pergunta foi feita publicamente, creio que Figueira 100% foi
assassinada…
Mas, não se sabe se estará definitivamente morta…
Portanto…
Em tempo.
Pedro Daniel Santos:
vê-se que sempre teve um sonho… ser artista.
Que estilo!
A sério…
Man: por onde é que
tem andado?..
O cru humor da realidade…
Ontem, como sabem foi “dia de mentiras”…
Quem frequenta o Outra Margem, facilmente verificou que este
espaço se esforçou, ontem, “dia das mentiras”, por estar ao nível dos restantes
dias que passam neste nosso Portugal…
Hoje, poderia escrever
e fazer chalaças utilizando a
palavra "palhaço", mas confesso que de cada vez que me lembro da palavra, desato a rir até às lágrimas, pelo que nada do
que eu pudesse escrever superaria o cru
humor da realidade...
Reparem só: a UGT quer que o Estado financie uma parte
significativa dos custos decorrentes do aumento do salário mínimo nacional e propõe uma redução da taxa social única para os salários mais baixos.
A proposta foi apresentada por João Proença, líder da
UGT, às confederações da Indústria (CIP) e do Comércio (CCP), durante as
reuniões bilaterais que decorreram ontem e visam concretizar
um entendimento entre sindicatos e patrões em torno do aumento do salário
mínimo.
A UGT, como todos sabemos, em princípio, deveria ser uma Central Sindical…
Quem lhe terá
encomendado a proposta?
A CIP, a CCP ou o próprio Governo?
Parece que foi ontem...
São zero horas de 2 de Abril de 2013.Há 38 anos, tinha início a primeira campanha eleitoral da democracia portuguesa – aquela que se destinou a eleger deputados com a missão de escreverem uma Constituição que viria a ficar concluída um ano mais tarde.
Concorreram doze partidos: CDS, FEC (M-L), FSP, LCI, MDP/CDE, MES, PCP, PPD, PPM, PS, PUP, UDP e uma Associação ADIM (Associação para a Defesa dos Interesses de Macau).
Via Entre as brumas da memória
segunda-feira, 1 de abril de 2013
Uff!...
"Passos Coelho demite-se da direcção do PSD em Conselho Nacional tenso..."
Comentário de Marques Mendes:
"o grande problema não é falar, mas sim cumprir"...
Comentário de Marques Mendes:
"o grande problema não é falar, mas sim cumprir"...
Lol...
Alguns blogues da Figueira têm, hoje, sensacionais furos que qualquer jornal não desdenharia dar em primeiríssima mão:
Marcha do Vapor: Chinês compra Naval… Paulo Futre presidente da administração da SAD.
Aldeia Olímpica: Autárquicas/2013: CDU candidata Rita Rato na Figueira da Foz.
Outra Margem: A gasolina DESCEU esta segunda-feira mais um bocado...
Em tempo.
Não damos relevância à cerca de uma vintena de fotos da Miss
Praia da Figueira 2012, nua e sensual, um exclusivo de O PALHETAS NA FOZ, pois esse há muito que
deixou de ser um blogue para se transformar num Jornal Online!..
Preço da gasolina...
A gasolina desceu esta segunda-feira mais um bocado...
A continuar neste ritmo é de prever que lá para o Verão alcance o preço das casas que, como sabemos, tem vindo a cair todos os dias...
A continuar neste ritmo é de prever que lá para o Verão alcance o preço das casas que, como sabemos, tem vindo a cair todos os dias...
Não desesperem!.. Acreditem na evolução da espécie...
Na Figueira, para onde foram as
pessoas que abandonaram os seus belíssimos blogues?..
domingo, 31 de março de 2013
Em defesa da “punheta de bacalhau”…
Que ninguém ouse pensar em certificar a “punheta de bacalhau”…
Vejam o que aconteceu
em Monção: José Emílio Moreira, presidente
da Câmara quis, à viva força, que o
prato típico da terra, a “foda”, fosse certificada tal e qual é conhecido o
cabrito assado no forno da terra. O processo começou há mais de dois anos e foi
difícil convencer o autarca de que a lei não é suscetível a tradições e que,
como tal, a "foda" teria de cair caso quisesse continuar com o
processo.
Segundo o que li no JN, venceu o braço mais forte da lei!
Se “uma foda já não pode ser uma foda”, também
não podemos correr o risco de ver de transformar uma “punheta”, numa “masturbação” de bacalhau.
Cuidado com a lei.
Lei é lei. Pode ser idiota, mas é a lei!..
O erro que consistia em considerar José dos Santos Barreto como "o primeiro fundador da Cova", em vez de o considerar como aquilo que ele na verdade foi: um elemento da geração seguinte, que nela foi marcante economicamente, e que só por isso ficou mais conhecido para o futuro
Hermínio de Freitas Nunes, um historiador a sério: rigoroso…
Intelectualmente honesto, e frontal.
“As famílias, Barreto e Mano, não foram patriarcas de coisíssima nenhuma no
que toca á historiografia da fundação da Cova.
Como expliquei na ocasião da homenagem ao Cap. Mano, quer os Barretos, quer
os Manos, chegaram já com o século XIX avançado.”
Segundo as pp.
173-176, etc., do excelente livro do Cap. Mano “Terras do Mar Salgado”, que em
1997 tive a honra de editar, paginar e prefaciar, esse Barreto vindo de Ílhavo
deverá ter chegado aos areais ao sul da Foz do Mondego cerca de 1808, quando aí
já estava a começar uma povoação cujo primeiro baptizado havia sido feito em
1791, e o segundo [por sinal de um Pata], em 1793).
Temos todos que ser rigorosos, e estar sempre atentos em
tudo o que fazemos…
Foi assim que eu conheci, há muitos anos (em 1996), o
próprio Cap. João Pereira Mano: com ele a admoestar-me por algo que eu tinha
escrito… e, nessa ocasião, nem sequer era simplesmente uma formulação demasiado
genérica e embrulhada… era mesmo um erro a sério…! (eu estava a escrever que o
CEMAR havia oferecido à cidade um "Barco da Xávega"... em vez de
escrever que havíamos oferecido à cidade um "Barco da Arte"…).”
Excerto de um mail recebido do doutor Alfredo Pinheiro Marques, Centro de Estudos do Mar - CEMAR
sábado, 30 de março de 2013
Os desafios de Santana e a previsível resposta de Sócrates...
![]() |
| imagem daqui |
Como vimos no post anterior, Santana, o nobre defensor dos bons costumes e da moral política e social, desafiou o plebeu Sócrates,
o agora burguês endinheirado e bem motorizado, para um duelo.
Como diria Sócrates esta narrativa já vem de longe...
Desde o desafio para encontros, passando pelo desafio para José
Sócrates “pagar a multa devida por ter tido o "descaramento" de fumar dentro de avião”...
Penso que todos advínhamos a resposta de Sócrates à narrativa de Santana...É só preciso um pouco de paciência para saber esperar para ver...
E já agora: também um pouco de memória...
Portugal tem futuro
Estamos no ano 2013 depois de Jesus Cristo.
Desde 2010, que quase todo o Portugal tem estado livre de Santana e de Sócrates....
Quase todo, porque um pequeno grupo de laranjinhas, alguns da Figueira, composto por irredutíveis santanistas,
tem resistido à sua queda final...
Quase todo, porque um reduzido grupo de saudosos socratistas,
tem evitado o seu ostracismo total…
No PSD, a vida está a complicar-se mais para Coelhistas, Mendistas, Marcelistas e Cavaquistas…
No PS, para já, a vida está a complicar-se para os Seguristas…
Esta importante notícia, para além de contrariar o cenário
pessimista que muitos vinham pintando sobre o futuro próximo de Portugal,
demonstra o que o nosso suposto atraso cultural, não é mais do que uma mera
falácia...
Para os mais pessimistas, os irmãos Moipolai, Ronnie e Kebabonye, mostram como até no Botswana se toca guitarra a 4 mãos...
Para os mais pessimistas, os irmãos Moipolai, Ronnie e Kebabonye, mostram como até no Botswana se toca guitarra a 4 mãos...
Questão chave dos dias que passam...
"... aquele que é hoje o Presidente de Portugal ganhou de um banco, num ano, mais do dobro do que lá tinha depositado - e, depois de ter sido provado que o banco era de bandidos, não devolveu as mais-valias. Essa é a questão-chave, porque reconhecida e aceite, do desconforto dos portugueses com os seus políticos."
Ferreira Fernandes, Sócrates, os outros e ele próprio
Ferreira Fernandes, Sócrates, os outros e ele próprio
sexta-feira, 29 de março de 2013
É PRECISO SALVAR A ARTE…
Os pescadores da Praia de Mira são daqueles homens que
trazem a vida marcada nas mãos. São homens que desde há muitos anos se fazem ao
mar com uma coragem imensa para dar de comer aos filhos, sem nunca saberem como
vai ser o regresso.
São gerações e gerações de homens nascidos e criados para
pescarem a sua sobrevivência, enfrentando a força do mar e o seu destino.
Homens que nunca viraram as costas ao mar e às suas gentes.
Que nunca desistiram de sair para o mar para fazer aquilo que é mais do que um
ganha-pão, é a sua vida.
Uma das expressões mais claras das consequências ruinosas da
adesão de Portugal à União Europeia é a destruição do setor das pescas.
Os princípios e objetivos da Política Comum das Pescas são
profundamente gravosos para a economia nacional. Apesar de termos a maior zona
económica exclusiva da Europa, aos pescadores portugueses é vedada a possibilidade
de exploração adequada e justa dos nossos recursos naturais. Ao longo dos anos,
sucessivos governos do PS, PSD e CDS promoveram o abate das embarcações e a
abertura da zona económica exclusiva a frotas estrangeiras, concretizando uma
política criminosa para o país.
Os pescadores da Praia de Mira, uma crónica de Rita Rato, deputada do PCP.
Para continuar a ler, clicar aqui.
Chamar-lhe imbecil e anormal, é o mínimo...
Domingos Cunha, médico, deputado do PS/Açores e antigo
secretário regional da Saúde.
"ACREDITAMOS QUE NÃO SEJA PELA BARRIGA VAZIA QUE POSSA HAVER
OU NÃO MENOR SUCESSO ESCOLAR ".
Em tempo.
Excerto de uma reportagem da RTP/Açores, emitida no Telejornal de 19 de março de 2013.
Não tenho conhecimento, que algum dirigente nacional do PS tenha criticado as palavras deste... médico e senhor deputado do PS/Açores...
Como diria Sócrates: continua a narrativa...
A vingança é uma coisa tramada. Às vezes leva as pessoas a cometer atitudes infantis. Daquelas capazes de transformar homens de barba feita, e alguns até carecas, em meros adolescentes imberbes e espinhosos. Quem não se lembra de, na nossa meninice, termos exercido actos de retaliação a quem não nos deixava jogar à bola “à frente”, como os avançados?
Foi inevitável lembrar-me desses tempos ao olhar hoje para a primeira página do Correio da Manhã.
Via Aventar
Foi inevitável lembrar-me desses tempos ao olhar hoje para a primeira página do Correio da Manhã.
Via Aventar
Santana comenta regresso de Sócrates
Voltou a boa moeda igual a si próprio.
Criaram-no, agora aturem-no.
Eu conheço a sensação. Sei o que se sente quando apetece estar lá na vez de quem tem José Sócrates pela frente para o desmentir e dizer a verdade.
Pois! É que, se não for na hora, já não é igual. E a mensagem passa até porque é repetida muitas vezes.
Não disse verdades? Disse, algumas e uma ou duas significativas. E disse-as com força e com desassombro, igual a si próprio.
Eu sempre lhe reconheci qualidades, nunca o menosprezei. Mas nunca estive do lado dele, nunca o apoiei, sempre o combati. A diferença é essa.
Porreiro, pá!
Criaram-no, agora aturem-no.
Eu conheço a sensação. Sei o que se sente quando apetece estar lá na vez de quem tem José Sócrates pela frente para o desmentir e dizer a verdade.
Pois! É que, se não for na hora, já não é igual. E a mensagem passa até porque é repetida muitas vezes.
Não disse verdades? Disse, algumas e uma ou duas significativas. E disse-as com força e com desassombro, igual a si próprio.
Eu sempre lhe reconheci qualidades, nunca o menosprezei. Mas nunca estive do lado dele, nunca o apoiei, sempre o combati. A diferença é essa.
Porreiro, pá!
Ler mais, aqui.
Parcerias? Patifaria
| Por Paulo Morais |
Aqui chegados, só há uma solução aceitável: extinguir os
contratos e prender quem os forjou.
Os encargos do estado com as parcerias público-privadas
(PPP) são colossais, comprometem as finanças públicas por toda uma geração e
hipotecam o futuro da economia do país. Mas os governos continuam a ser
cúmplices destes negócios ruinosos. O atual ministro das finanças nem sequer
diminuiu a despesa com as PPP, a que estava obrigado pelo memorando de
entendimento assinado com a troika. Pelo contrário, os custos não cessam de
aumentar.
Nos últimos quatro anos, os encargos líquidos com as PPP
quadruplicaram, atingindo por ano montantes da ordem dos dois mil milhões de
euros. O valor dos compromissos futuros estima-se em mais de 24 mil milhões de
euros, cerca de 15% do PIB anual. Uma calamidade!
Fingindo estar a cumprir o acordo com a troika, que obrigava
a "reavaliar todas as PPP", as Finanças anunciam, aqui e além,
poupanças de algumas centenas de milhões. Valores ridículos, pois representam
apenas cerca de um por cento do valor dos contratos.
Mas, o que é pior, Vítor Gaspar continua a proteger os
privados. Já em 2012 e por decreto-lei, determinou que da nova legislação que
regulamenta as PPP, "não podem resultar alterações aos contratos de
parcerias já celebrados". As rentabilidades milionárias para os privados e
a sangria de recursos públicos continuam como dantes... para pior. No último
relatório disponível pode apurar-se que em 2011 houve, só nas PPP rodoviárias,
um desvio orçamental de 30%. Sendo as despesas correntes de cerca de oitocentos
milhões de euros, os custos com pedidos de reequilíbrio financeiro são de…
novecentos milhões. A variação é maior que o próprio custo! Só ao grupo Ascendi
e seus financiadores foram pagos, a mais (!), quinhentos milhões de euros. Uma
patifaria. As poupanças do estado com a redução salarial da função pública em
2011 foram, afinal, diretamente para os bolsos do senhor António Mota, seus
associados e financiadores.
Aos acordos ruinosos das PPP, vieram, ao longo dos anos,
acrescentar--se custos desmesurados, resultado de negociações conduzidas por
responsáveis públicos corruptos. Aqui chegados, só há uma solução aceitável:
extinguir os contratos e prender quem os forjou.
quinta-feira, 28 de março de 2013
Humor de desempregado
Há sensivelmente cinco meses resolvi abraçar o desemprego. Mas a verdade é que depois de o Pedro [Passos Coelho] ter falado que o desemprego seria uma "oportunidade", desde logo, percebi que me estava a "perder empregado" e que tinha de agir para aproveitar esta benesse governamental, antes que se esfumasse! Se ao início ainda tive algumas dúvidas, elas dissiparam-se quando o Álvaro [Santos Pereira] falou no "coiso". Quem no seu perfeito juízo deixaria passar a "oportunidade" de "coiso"? Em boa hora o fiz. Têm sido cinco meses fabulosos onde "abandonei a zona de conforto" da "cadeira do escritório" e abracei uma zona mais confortável: a zona do sofá de casa, à procura da oportunidade e coiso.
Em tempo.
O Centro de Emprego serve para o desempregado ter um motivo para sair de casa de 15 em 15 dias e para se sentir como um criminoso com apresentação periódica. Talvez uma pulseirinha não fosse má ideia.
Via finalmente sou um gajo desempregado
Em tempo.
O Centro de Emprego serve para o desempregado ter um motivo para sair de casa de 15 em 15 dias e para se sentir como um criminoso com apresentação periódica. Talvez uma pulseirinha não fosse má ideia.
Via finalmente sou um gajo desempregado
E o Cavaco aguenta?.. Pelos vistos, como diria o outro, "ai aguenta, aguenta"...
Como não corro o risco, a não ser perante alguém que não me conheça de todo, de ser confundido com um admirador de Sócrates, este pequeno momento da entrevista em que a canalhice de Cavaco foi chamada pelo nome, como devem ser os bois e as canalhices, tal como ao Samuel, confesso: deu-me um gozo do caraças!
Tanto rigor para quê?..
Em tempo.
Peço desculpa aos
prezados leitores deste espaço, pela
publicação consecutiva de posts negativos...
Mas, entre a não provada corrupção na Figueira, ressurreição de Sócrates, o
estado da economia nacional e as exibições da "nossa" Selecção, estou
com alguma dificuldade em encontrar razões para estar optimista e sorrir...
Estava com esperança
na primavera e na inflexão no peso total
da indumentária feminina que o calor que acompanha aquela costuma provocar...
Mas, nem isso, este ano, me está a correr de feição!..
A terceira miséria...
A terceira miséria é esta:
Será que já ninguém ouve?..
Será que já ninguém se interroga?..
Será que já ninguém recorda?
É impressão minha, ou o nariz do Sócrates está ligeiramente maior?..
Embora nada tenha a ver com isso, achei curioso e peculiar (ao disso ter tido conhecimento hoje de manhã...) que Sócrates depois de sair do governo "de imediato pediu um empréstimo".
Os maus hábitos dificilmente se abandonam...
Os maus hábitos dificilmente se abandonam...
Proposta a atribuição do Crachá de Ouro da Liga Portuguesa dos Bombeiros a Lídio Lopes
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz aprovou por unanimidade, na ausência do presidente, em reunião da direcção, uma proposta para atribuição do Crachá de Ouro da Liga Portuguesa dos Bombeiros a Lídio Lopes.
Como sócio dos Voluntários figueirenses há dezenas de anos, não podia ficar indiferente ao importante e competente trabalho de Lídio Lopes, presidente desde 1997.
Desde aí, já lá vão 15 anos, Lídio Lopes entregou-se com entusiasmo e competência à causa, tendo vindo a encontrar soluções "para a tranquilidade na gestão de todos os seus recursos e para o necessário investimento atempado nas necessidades operacionais do corpo de bombeiros, seja em fardamento ou em equipamento e em viaturas”.
Recorde-se, por ser verdade, que em 1997, os Voluntários figueirenses atravessavam "um momento particularmente difícil, quer a nível financeiro, quer de autoestima e de património".
Como sócio dos Voluntários figueirenses há dezenas de anos, não podia ficar indiferente ao importante e competente trabalho de Lídio Lopes, presidente desde 1997.
Desde aí, já lá vão 15 anos, Lídio Lopes entregou-se com entusiasmo e competência à causa, tendo vindo a encontrar soluções "para a tranquilidade na gestão de todos os seus recursos e para o necessário investimento atempado nas necessidades operacionais do corpo de bombeiros, seja em fardamento ou em equipamento e em viaturas”.
Recorde-se, por ser verdade, que em 1997, os Voluntários figueirenses atravessavam "um momento particularmente difícil, quer a nível financeiro, quer de autoestima e de património".
Subscrever:
Mensagens (Atom)















