Em tempo.
Imagem sacada daqui.
terça-feira, 13 de novembro de 2012
Loira e burra...
Para quem, como eu, nunca teve queda para loiras
("queda", no meu caso, pode e deve também ser lido no sentido da
"desgraça"…), ver a cegueira ideológica do discurso da Merkel, uma loira burra (sim, há loiras
inteligentes – e muito ….) até arrepia.
À semelhança dos
economistas que a aconselham - e infelizmente são a maioria na Alemanha, não
tem consciência de que a política que está a impor à Zona Euro foi a mesma que
criou as condições financeiras, económicas e sociais para a subida ao poder do
Nazismo.
A diferença…
Sabem qual é a diferença entre a crise portuguesa vista pelo
ministro Gaspar e uma licenciatura
tirada pelo ministro Relvas?...
A crise portuguesa, para Gaspar, é uma prova de fôlego e de de fundo, tipo maratona, e as
licenciaturas, para Relvas, são corridas brevíssimas, tipo 100 metros!..
No rescaldo da primeira visita oficial da Senhora Merkel a Portugal...
“Está tudo bem assim e não podia ser de outra maneira” *
Um dia depois, será que
alguém pode explicar o que é que Angela Merkel veio fazer a
Portugal durante 6 horas?..
Em tempo.
«Na Europa, cada manifestação "do orgulho Gay" contou, em média, com 100.000 pessoas. Cada manifestação Contra a Corrupção teve, em média, cerca de 2.500 pessoas! Estatisticamente, fica provado que há mais gente a lutar pelo direito de levar no rabo, do que lutar para não ser enrabado.»
"Dá que pensar", segundo Miguel Esteves Cardoso.
segunda-feira, 12 de novembro de 2012
Já agora, uma clássica de aeroporto...
(Merkel já está em Portugal.
Com Lisboa assim e tendo em conta a importância, a gravidade e a emoção do momento que atravessamos, fica a anedota do dia.)
Com Lisboa assim e tendo em conta a importância, a gravidade e a emoção do momento que atravessamos, fica a anedota do dia.)
- Origem?
- Berlim.
- Nome?
- Merkel.
- Ocupação?
- Não. Desta vez estou só de visita...
Merkel, a senhora que vem aos saldos...
![]() |
para frau Merkel, mas não só... |
Num mundo que se forma, cada vez mais a dois, a poderosa China e os states talvez sejam dois hemisférios. Será neste enquadramento que a Chancelarina quer, com a sua Alemanha, fazer de equador?
Será que é intenção de sua eminência transferir parte da produção a baixo custo, uma espécie de produção à chinesa para o sul da Europa? Pensará esta gente que o futuro da Europa se faz com Portugal, Espanha, Grécia e Itália como fábricas dos ricos do Norte?
Não me parece grande opção e só entendo o ok dos queques de leite do PSD e do CDS a esta ideia porque estão a ver se conseguem um tachito.
No centenário de Álvaro Cunhal, um Homem que esteve sempre ao lado de quem trabalha
![]() |
| foto Egídio Santos |
Uma ironia que alguns, por não passarem de canalhas, não
admitem. Outros que, por puro preconceito, não querem ver. Outros ainda que,
apenas por ignorância ou estupidez... não entendem.
Aparte estes casos particulares, o sentimento geral é de
respeito pela dimensão humana, pelo valor artístico, pela importância política
e pela coerência de vida deste português.
Um punhado de homens e mulheres, escolhido muito
cuidadosamente ainda no tempo em que era um jovem-adulto, conheceu-o como
Duarte. Um número bem maior de amigos e outras pessoas interessadas, conheceu-o
igualmente e mais tarde, como Manuel Tiago. Para todos os restantes (onde eu me incluo), foi Álvaro Cunhal.
Via O Cantigueiro
domingo, 11 de novembro de 2012
Wolfswinkel marcou
Se Wolfswinkel não tivesse marcado, muito provavelmente a frase da noite seria: “os erros em alta competição pagam-se muito
caro”.
Mas, Wolfswinkel marcou e a frase da noite é: “Sporting vence SC Braga com golo solitário de Wolfswinkel.”
Porquê Tzé Maia?..
Com tantos portugueses que, ao longo de séculos, partiram em direcção do sol posto e mar ameno, por que carga de água é que o meu bisavô materno - o Tzé Maia - veio de Ílhavo, à procura de peixe e água potável que lhe permitisse a sobrevivência, para fundar a Gala e ficar na merda deste país?...
Passo a passo, caminhamos para a fundação do Estado esmolar...
Quando entro num supermercado e me deparo com mais uma das promoções do Banco Alimentar Contra a Fome de Isabel Jonet – aproximamo-nos de mais uma – sou possuído por um duplo sentimento de revolta e desconforto porque há quem precise de mendigar para sobreviver.
Depois, à medida que vou fazendo as compras, começo a pensar nos milhões extra que o Belmiro e o Soares dos Santos irão acumular nesse dia, sem encargos suplementares nem promoções. E nos milhões que o IVA da caridade – porque ao contrário do que se pensa esta caridade paga imposto e não dá lugar a quaisquer deduções – irá deixar nos cofres do Estado. Esse mesmo Estado que corta os ordenados, aumenta os impostos e diminui ou retira os subsídios e as pensões. Os mesmos milhões que se multiplicam com as Popotas e as Leopoldinas e mais quejandos que na época do Natal, como a que atravessamos, nos inundam de gigantescas promoções instigando ao consumo supérfluo em nome da exploração sem limites do sentimento de solidariedade que domina a época natalícia. No fim, a troco de uns tostões de solidariedade, ficarão os cofres do Estado e dos Belmiros e Cia cheios de milhões.
Passo a Passo, Passos Coelho caminha para a fundação do seu Estado esmolar. Para já, vai semeando a fome. Depois, proclamará que é Natal todos os dias. (Via abrasivo).
Em tempo.
"Para quem tem uma boa posição social, falar de comida é coisa baixa. É compreensível: eles já comeram."
Bertolt Brecht, há 70 anos...
Depois, à medida que vou fazendo as compras, começo a pensar nos milhões extra que o Belmiro e o Soares dos Santos irão acumular nesse dia, sem encargos suplementares nem promoções. E nos milhões que o IVA da caridade – porque ao contrário do que se pensa esta caridade paga imposto e não dá lugar a quaisquer deduções – irá deixar nos cofres do Estado. Esse mesmo Estado que corta os ordenados, aumenta os impostos e diminui ou retira os subsídios e as pensões. Os mesmos milhões que se multiplicam com as Popotas e as Leopoldinas e mais quejandos que na época do Natal, como a que atravessamos, nos inundam de gigantescas promoções instigando ao consumo supérfluo em nome da exploração sem limites do sentimento de solidariedade que domina a época natalícia. No fim, a troco de uns tostões de solidariedade, ficarão os cofres do Estado e dos Belmiros e Cia cheios de milhões.
Passo a Passo, Passos Coelho caminha para a fundação do seu Estado esmolar. Para já, vai semeando a fome. Depois, proclamará que é Natal todos os dias. (Via abrasivo).
Em tempo.
"Para quem tem uma boa posição social, falar de comida é coisa baixa. É compreensível: eles já comeram."
Bertolt Brecht, há 70 anos...
Passem-no na TVI durante a casa dos segredos e terá enorme audência...
Aquele tal vídeo, em que Marcelo Rebelo de Sousa ia explicar finalmente aos alemães a realidade actual dos portugueses, e os sacrifícios a que estão a ser sujeitos com a aplicação das medidas do memorando da troika», foi proibido na Alemanha.
O local escolhido para a projecção tinha sido uma praça espectacular mas gelada, onde poucos alemães o veriam (vale a pena ler este post da Helena, que vive em Berlim e sabe do que fala)...
Gorduras camarárias com charme...
Paço de Maiorca sem utilidade e com dívidas de 4,2 milhões de euros para a Câmara...
A Assembleia Municipal da Figueira da Foz aprovou, por unanimidade, o aditamento ao contrato-programa para a reabilitação do Paço de Maiorca.
Na prática, foi viabilizada a renegociação do empréstimo do BPI. O banco teve uma participação ativa na promoção da transformação do edifício histórico numa unidade hoteleira de charme de 36 quartos.
O valor inicial do empréstimo era de seis milhões de euros, montante que rapidamente se revelou insuficiente para a conclusão do projeto, cuja derrapagem fez disparar o orçamento para mais de sete milhões de euros.
Agora, com o aditamento, a autarquia figueirense obtém um financiamento de um milhão de euros, do BPI, para pagar aos fornecedores (quase a totalidade) e para fazer as obras necessárias para que o edifício possa continuar encerrado em segurança...
Via AS BEIRAS
Via AS BEIRAS
"PORTUGAL NÃO É ISTO, NEM TEM DE SER ISTO"
A Tecnoforma, empresa de formação que Pedro Passos Coelho
administrou entre 2005 e 2007, foi declarada insolvente pelo 1º Juízo do
Tribunal do Comércio de Lisboa, segundo o jornal "i".
A Tecnoforma está a dever 35 mil euros em salários aos
formadores de dois cursos de educação e formação de jovens que decorreram entre
2010 e 2011 em Espinho e Avintes. A empresa, de que Passos Coelho já foi
administrador, é acusada por estes profissionais de ter gerido mal os fundos
públicos recebidos, cerca de 300 mil euros.
No Diário da República de 9 de Março de 2011 é publicada a
lista dos apoios concedidos pelo Programa Operacional Potencial Humano no
segundo semestre de 2010, onde consta: “Tecnoforma – Serviços e Comércio
Internacionais, S. A. – Cursos de Educação Formação de Jovens – 1 884 611,29
euros”
Nesta altura, o projecto – que já tinha começado – estava
com os dias contados. Tudo porque, a meio do ano passado, os formadores terão
começado a queixar-se de não estar a receber ordenados desde Janeiro e o POPH
decidiu fazer uma inspecção às instalações onde a Tecnoforma ministrava os
cursos. Terão sido encontradas irregularidades que alegadamente conduziram à
suspensão do projecto.
Segundo uma fonte próxima deste caso, além dos ordenados em
atraso, “verificou-se que as instalações de Avintes não tinham as condições
mínimas para o efeito e decidiu-se suspender todo o apoio, bem como pedir a
restituição dos 300 mil euros já pagos”.
sábado, 10 de novembro de 2012
“Maioria PSD/CDS quer aproveitar OE para reduzir carros do Estado”
É para isto que serve uma maioria parlamentar?..
Um ano e meio depois, será que começou a caça às tais "gorduras do Estado", ou isto não
passa de uma manobra populista e inócua, para o
Governo melhorar a imagem junto
dos eleitores?..
Reparem para o que eu digo, não olhem olhem para o que eu faço!..
Com que então os portugueses é que andaram a viver acima das suas possibilidades?..
sexta-feira, 9 de novembro de 2012
Deve ser para competir com a Índia ou com a China...
Tanto barulho. Tanta agitação. Tanta confusão. Tanta especulação...
E a explicação é tão simples: «refundação» = mudar de regime.
E a explicação é tão simples: «refundação» = mudar de regime.
Óh pá…
“Os meus amigos do sportem (sim, tenho vários) devem estar
como eu com o PSD. É morder a bala e deixar passar. De família não se muda...”
José Eduardo Martins, advogado e antigo deputado do
PSD, no «Facebook».
Há aqui qualquer coisa desfocada.
Como pode o homem escrever o nome do Sporting de forma
adulterada e ao mesmo tempo escrever PSD de forma correcta.
Quem anda alterado não é o PSD?..
O Sporting mantém a sua essência: continua um grande
clube, pontualmente com maus resultados na sua principal equipa de futebol.
Mas, isso, é conjuntural…
Ai paulinho, paulinho, quem te viu e quem te vê...
«Redução da despesa evita impostos extraordinários»
Paulo Portas está cada vez mais isolado, sobretudo quando já provou que corrobora uma política fiscal que é precisamente o contrário do que defendeu nos últimos anos como bandeira eleitoral. O líder do CDS-PP e também ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros vem dizer então que «uma redução estrutural da despesa evita impostos extraordinários ou suspensões extraordinárias de pensões ou de subsídios». É pena que não diga que essa tal «redução «estrutural da despesa» é sinónimo de redução do tal Estado social [Saúde, Educação, Justiça e Segurança].Há atestados de estupidez de que não precisamos. Estúpidos já sabemos que somos para vocês, mas há um limite para o desrespeito de cidadania.
Via Platonismo Politico
Que desperdício…
Via Negócios onlinne, fiquei a saber que a Dreambooks vai
dar a Merkel “iguarias como azeite,
vinho do Porto, chouriça, queijo e poncha" compõem o cesto que Angela Merkel
levará para Berlim, caso Passos Coelho entregue a encomenda à destinatária.
Tudo para mostrar que “Portugal é muito mais do que défice, contas e
políticas”, explica a empresa de Marco de Canaveses.
“Queremos mostrar-lhe que somos cultura, tradição, história,
paisagens, praias, gastronomia, clima e, principalmente, as pessoas”, detalhou
Diogo Teixeira, director de marketing do grupo LFM Corporate, que detém a
Dreambooks.
Segundo um comunicado da empresa, além dos petiscos
provenientes de várias regiões do País, a chanceler alemã será também mimoseada
com um álbum repleto de fotografias tiradas por centenas de portugueses no
âmbito da iniciativa “Portugal, o Melhor Destino”, que arrancou em Julho.”
Que desperdício… Uma faiança das Caldas, como por exemplo a da imagem, chegava “para mostrar-lhe que somos cultura, tradição,
história, paisagens, praias, gastronomia, clima e, principalmente, pessoas”…
quinta-feira, 8 de novembro de 2012
A proposta dos "sábios" autárquicos figueirenses
A Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território pronunciou-se a favor da proposta de extinção de quatro das 18 freguesias do concelho da Figueira da Foz.
Assim, a estrutura fez seguir o seu parecer para a Assembleia da República, a quem compete tomar a decisão final.
A proposta foi aprovada na Assembleia Municipal da Figueira da Foz do dia 12 de outubro, com os votos a favor do PSD, Figueira 100% e presidentes das juntas de Lavos e S. Pedro (independentes). A presidente da Junta de Santana (PSD), recorde-se, votou contra.
Se a Assembleia da República aprovar a proposta, a freguesia de S. Julião passa a ser administrada por Buarcos, Brenha por Alhadas, Santana por Ferreira-a-Nova e Borda do Campo por Paião. Por sua vez, a ilha da Morraceira, também disputada por Vila Verde, passa a integrar o território de Lavos.
Via AS BEIRAS
Assim, a estrutura fez seguir o seu parecer para a Assembleia da República, a quem compete tomar a decisão final.
A proposta foi aprovada na Assembleia Municipal da Figueira da Foz do dia 12 de outubro, com os votos a favor do PSD, Figueira 100% e presidentes das juntas de Lavos e S. Pedro (independentes). A presidente da Junta de Santana (PSD), recorde-se, votou contra.
Se a Assembleia da República aprovar a proposta, a freguesia de S. Julião passa a ser administrada por Buarcos, Brenha por Alhadas, Santana por Ferreira-a-Nova e Borda do Campo por Paião. Por sua vez, a ilha da Morraceira, também disputada por Vila Verde, passa a integrar o território de Lavos.
Via AS BEIRAS
E a Grécia aqui tão perto...
O pacote de cortes de 13,5 mil milhões foi aprovado no parlamento grego com 153 votos a favor em 299 deputados. Pasok e Nova Democracia expulsam deputados que não respeitaram disciplina de voto. Em frente ao parlamento, perto de 100 mil pessoas manifestaram-se contra o novo pacote de austeridade no segundo dia de greve geral.
Passavam poucos minutos das 24h (22h em Lisboa) quando foi aprovado, com 153 votos a favor, 128 votos contra e 18 abstenções, este novo memorando, que implica, entre outros, o corte de até 15% nas pensões, cortes parciais nos subsídios de férias, o aumento da idade da reforma da função pública, de 65 para 67 anos, e o despedimento de cerca de 25 mil funcionários públicos.
Entre os votos a favor contam-se 126 votos de deputados da Nova Democracia e 27 votos de deputados do Pasok. Já no que se refere aos votos contra, os mesmos incluem os 71 votos dos deputados da Syriza, 20 dos Gregos Independentes, 12 do KKE, 18 da Aurora Dourada, 3 da Esquerda Democrática, 2 do Pasok e 3 de deputados independentes. Treze deputados da Esquerda Democrática, 3 do Pasok e 1 da Nova Democracia abstiveram-se. Registou-se ainda a ausência de um deputado do Pasok.
Logo após a votação, o PASOK expulsou seis deputados, incluindo o ex ministro Costas Skandalidis, e a Nova Democracia um, por não terem votado a favor.
Ler mais aqui.
quarta-feira, 7 de novembro de 2012
Pois, todo o cuidado é pouco e isto anda tudo doido pá...
O primeiro-ministro defendeu hoje que a Alemanha tem ajudado Portugal e disse esperar que a chanceler alemã, Angela Merkel, que visita o país na segunda-feira, seja bem recebida...
Portanto, não sejam amigos amigos da onça...
Portanto, não sejam amigos amigos da onça...
Isabel Jonet e a caridadezinha mais básica...
Se o actual governo precisar, tem aqui uma bela candidata a ministra...
Por vezes a cura ainda é bem pior que a doença.
Trapalhadas relváticas…
Nuno Ferreira, autor do livro "Portugal a Pé" e
que ontem não teve oportunidade de contar a sua versão, negou hoje ao Expresso, ter qualquer intuito de perseguir o ministro Miguel Relvas ou ter agredido quem
quer que seja, nem tão pouco se deslocou à Horta com outro propósito senão o de
prosseguir, na ilha do Faial, o seu projecto "Açores a Pé Pelas
Nove Ilhas".
O jornalista, que durante uma série de
anos integrou a redacção do "Público" e hoje é "freelance",
também nega ter, "em diversas ocasiões, insultado e ameaçado o próprio
ministro dos Assuntos Parlamentares num hotel da cidade da Horta", como
sugeriam as primeiras notícias sobre a sua detenção.
Nuno Ferreira conta que, só quase no fim da
refeição, viu o ministro Miguel Relvas levantar-se rumo ao hall de entrada do
hotel. Aí, sim, levantou-se e dirigiu-se ao governante para lhe dizer o que qualquer um de nós tem vontade, mas não tem oportunidade:
"Você não tem vergonha na cara de andar por ai depois de tudo o que tem
feito?"
Mas, o Público, que só ouviu uma das
partes, conta a coisa de outra maneira. Assim: um jornalista, residente da
Costa da Caparica, que terá tentado agredir o ministro Miguel Relvas, no final
desta terça-feira num hotel da cidade da Horta, nos Açores, vai ser presente esta
quarta-feira a tribunal.
A notícia foi avançada pelo "Expresso" e confirmada ao
PÚBLICO por fonte do gabinete do ministro, que recusou fazer qualquer
comentário, remetendo declarações para as forças de segurança.
Querem ver que ainda vão ter de deter quase
Portugal inteiro!..
Ou, então, temos de passar a ter muito cuidado.
A liberdade de expressão existe, mas é só para elogiar... Porque, quando for para dizer as verdades na cara das pessoas... Percebem?..
Ou, então, temos de passar a ter muito cuidado.
A liberdade de expressão existe, mas é só para elogiar... Porque, quando for para dizer as verdades na cara das pessoas... Percebem?..
terça-feira, 6 de novembro de 2012
Subscrever:
Mensagens (Atom)












