segunda-feira, 19 de março de 2012

No momento em que tomei conhecimento que Custódio Cruz deixou de ser Presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado da nossa cidade...

para ler clicar na imagem
Fadiga, é melhor que nada...
Enfraquecimento, é melhor que nada...
Pausa, é melhor que nada...
Espera, é melhor que nada…
Tentar, é melhor que nada...
Experimentar, é melhor que nada...
Lutar,  é melhor que nada...
Arriscar, é melhor que nada...
Falhar, é melhor que nada…
Saber aguardar, é melhor que nada...
Sonhar, é melhor que nada…
Medo, é melhor que nada…
Tudo é melhor que nada…
Nada, é sempre nada….
Tudo, poderá ser...
Tudo, ou nada…

José Pereira Agostinho

17 de Abril de 1927/6 de Junho de 1974 

domingo, 18 de março de 2012

Os périplos dos políticos...

foto sacada daqui

Entre aqueles que estão atentos na Figueira, não constitui qualquer surpresa, mas talvez surpreenda ainda alguns leitores: “PS quer solução imediata para a vala de Buarcos”!..
Esta declaração, que pode ser lida hoje no Diário de Coimbra, vem na consequência de mais um périplo da Comissão Política Concelhia do PS pelas 18 freguesias do concelho, que começou ontem Buarcos.
É uma forma algo rotineira e fria de estar, ver e trabalhar a proximidade, de políticos instalados e sem ideias inovadoras sobre os problemas do concelho, que dará, mais uma vez,  os resultados habituais: zero.
Um olhar sobre a notícia revela tudo: palavras repetidas, conhecidas, previsíveis e de circunstância…
“A vala é uma quesão de saúde pública”?.. Claro que sim, aos anos que isso se sabe
Afinal, que havia a dizer se não há resposta para o fundamental?...
Alguém sabe quando vai ficar resolvido este problema?..
Caros leitores, tenho todo o respeito por quem frequenta consultas astrológicas - mas, parece-me, que quem o faz só se decide por essa via quando anda perdido, e quem anda perdido sente-se confortado com qualquer orientação - aconselho, por isso,  que a Maya seja ouvida sobre a previsão do ano em que estará resolvido o problema da vala de Buarcos!..

A questão figueirense

Há dois tipos de figueirenses: os que são e os que não são. 
Por sua vez, os que não são, dividem-se em dois tipos: os que deixaram de ser e os que nunca o foram. 
E os que deixaram de o ser, ainda podem ou não voltar a ser, assim como os que nunca o foram, podem, talvez, vir a ser, ou nunca o serão. 
Já os que são, são, ou então não são. 
Ser ou não ser, eis a questão…

Bom domingo

sábado, 17 de março de 2012

O que se segue?..



“Santana diz “não” a Lisboa e admite candidatar-se a Belém”. 
Santana na Presidência!.. 
Seguro em São Bento!.. 
Por quem devem os portugueses, ansiar mais?... 
Futre, presidente da Assembleia da República?..

sexta-feira, 16 de março de 2012

"À Benfica"!...




Ao contrário do Sporting que ontem, num feito muito justamente celebrado, se limitou a eliminar unicamente os milionários do Manchester City, Vale e Azevedo conseguiu que a sua defesa seja feita a expensas de todos os contribuintes ingleses.
Os de Manchester, os de Liverpool, os de Londres e até os das Malvinas.
Ou seja, o homem fodeu os bifes todos.
Ora digam lá se isto não é “à Benfica”.


Via O Sítio dos Desenhos

Publicidade enganadora?..

Otelo Saraiva de Carvalho, na passada quarta-feira, em Coimbra: "só as Forças Armadas, em nome do povo, poderão resolver o problema da perda de soberania de Portugal, como a que actualmente se verifica, derrubando o Governo."

A extinção da enguia: uma crónica de Rui Curado da Silva que merece atenção…




Para ler, clicar em cima da imagem.


 Via Klepsýdra.

Mercado Municipal

Amanhã, sábado, dia 17 de Março de 2012 
Assembleia Geral da Associação dos Comerciantes do Mercado Engenheiro Silva da Figueira da Foz 
Auditório do Museu Municipal Dr.Santos Rocha pelas 15h 30m

quinta-feira, 15 de março de 2012

Grande Sporting

Chuva na Figueira?...

Nem com missas isto lá vai!..

Nos 18 anos do Diário As Beiras

Não estão fáceis os tempos para o negócio da Imprensa. Tão-pouco para o exercício do jornalismo. Mas à angústia dos dias prefiro inquietação de sempre. Eu, que escrevo As Beiras todos os dias desde o primeiro. As Beiras é um caso raro de sobrevivência empresarial e editorial.

Em Coimbra, cidade e região de tradições na edição de jornais, mas também no cenário nacional, em que os diários de difusão local e regional se contam pelos dedos. No início, a energia militante de fazer uma cidade e um mundo novos foi determinante no romper de uma barreira de imobilismos locais. À frente, o Diário de Coimbra acumulava 60 e tal anos e não parecia disposto a arrojos. Ao lado, outro título valioso, o Jornal de Coimbra, vivia já o seu estertor. À parte, alguns cabeçalhos de quase nicho apenas existiam. A todos As Beiras trouxe desafios que nem todos souberam ou lograram vencer.

 Em 18 anos, o mundo e Coimbra mudaram e As Beiras também. É hoje um espaço de mais partilha e de muito mais responsabilidade. E é também uma referência incontornável de modernidade, num sector que, a este nível, se fica pela prudência.

Os desafios, agora, são ainda para o exterior, onde a presença interventiva e inovadora de As Beiras vai continuar a merecer receios e a provocar reacções concorrenciais nem sempre dignas. Mas são também para o interior, para os jornalistas e para todos os profissionais que sabem que só os mais inteligentes e os mais lúcidos são capazes de dotar-se da rija têmpera que os tempos difíceis exigem.

Paulo Marques, Jornalista, via Aventar

Em dia de Sporting-Manchester City - parte dois

Não são só os homens ou as mulheres que gostam de uma bola.
Qualquer cão, gato, ou até golfinho, tem interesse pelo objecto que rola.
Por outro lado, animais - racionais e irracionais -  mostram muitas vezes o seu desinteresse por outras formas, como por exemplo, cubos, pirâmides e paralelepípedos.
Intimamente, a natureza despreza a previsibilidade.
Portanto, vamos lá Sporting: continuem a não esquecer o viagra…

Sonhar, sonhar, sonhar - é tudo o que resta...

O sonhado Centro de Congressos da Figueira da Foz. Imagem sacada daqui. 
Na Figueira, ao autarca talentoso resta-lhe sonhar.
Sonhar, sonhar, sonhar - sempre mais alto.
Na ultima reunião de câmara, Miguel Almeida criticou a forma como foi feito o concurso de ideias para o areal da praia, uma vez que não se balizou os termos do concurso. Assim, segundo Miguel Almeida, “o projecto vencedor apresenta propostas com que todos concordamos, mas que, como foi assumido pelo executivo, não tem hipóteses de ser realizado uma vez que custaria 102 Milhões de euros.”
António Tavares, na oportunidade, lembrou o sonhado Centro de Congressos da Figueira da Foz, (ante)projectado pelo arquitecto catalão Ricardo Bofill e nunca concretizado.
"Estávamos em 2001... e a desistência do sonho de Santana Lopes, orçado nuns valentes 14 milhões, custou, mais tarde, ao erário público umas centenas de milhar. Diz-se! Que transparente foi coisa que o processo (de desistência) nunca foi... com acordos sigilosos à mistura, como convém!”
E, assim, vai de sonho em sonho o talentoso autarca figueirense, desperdiçando muito do tempo que poderia aproveitar para a sua arte!..
Deles, o futuro dirá que poderiam ter sido quase tudo - por exemplo, génios, boémios ou mulherengos, mas não passaram de autarcas sonhadores.
Não há glória maior. Os talentosos autarcas figueirenses não foram génios, boémios ou mulherengos, porque não quiseram…
E nem têm de o provar…
Alguém gostaria, por exemplo, que dele dissessem, no futuro, que poderia ter sido um grande génio, boémio ou mulherengo, mas preferiu ser um autarca sonhador?...

quarta-feira, 14 de março de 2012

Pieguices...



De acordo com a consciência política de muitos portugueses e alguns figueirinhas, esta opinião de António Jorge Pedrosa é, por si só, um nosso auto retrato exemplar.
Se no País, em geral, é o que sabemos, como diria alguém que eu conheço, “na Figueira, nem os comunistas prestam!..”

Em tempo.    
Para ler a crónica, aconselho a que cliquem em cima da imagem.

Está a acontecer muita coisa ao mesmo tempo na Figueira!..



Está a ser-me muito difícil de acompanhar o ritmo da vida política na Figueira…
Será que a minha actividade cerebral está cada vez mais lenta?...
 “O presidente da Câmara bem queria, na reunião de ontem, aprovar a abertura de concurso público para a construção do quartel dos Bombeiros Municipais, mas a oposição de Miguel Almeida levou à sua retirada. João Ataíde bem explicou que o processo está concluído há meses, que a candidatura já havia sido aprovada, que a obra de cerca de 800 mil euros terá uma comparticipação de cerca de 70% e que a ideia seria poder lançar o concurso lá para o fim do ano e iniciar os trabalhos, em princípio, no início de 2013.”
“Processo do quartel dos Bombeiros Municipais adiado por pressão do PSD”?...
Não estou a conseguir dar vazão…
Mas, o problema deve ser só meu, por ser um atraso de vida!..

Desde o dia 12 de Março de 1982...

foto de Pedro Agostinho Cruz, sacada daqui
... que atravessamos duma margem para a outra do Mondego por esta ponte!

terça-feira, 13 de março de 2012

Metade...

“Concelho da Figueira da Foz pode perder cerca de metade das freguesias”
No fundo, tudo quanto este governo faz está dependente de um olhar. 
Metade das coisas, são feitas na esperança de que a troika esteja a ver...  
A outra metade, esperando que nenhum português veja.

Hoje...


... quem pode, ri...

Não é que sinta a falta da Figueira de 1997… Depois disso, passei foi a ter grandes dificuldades em sentir algo pela Figueira, em geral…

Na foto sacada daqui, Santana no "Pecado", (o bar "Pé de Salsa"), 
na Morraceira, a despedir-se do verão de 2000.

Percorrer a cidade, diariamente, sem motivo nem propósito, caminhar apenas, pode ter este contratempo: dum momento para o outro estamos sujeitos a dar de caras com a Figueira de 1997!..
 “Lembram-se do Pé de Salsa (ou "Pecado"), um bar-discoteca que Santana decidiu abrir na Morraceira? Pois bem, Santana e Miguel - co-autor da coisa – gastaram 300 mil euros em palmeiras e decoração do bar; pagaram, durante anos, uma renda milionária, de 3500 euros, por um armazém”!..
Em verdade vos digo: “A Figueira ainda vai ser a Cuba Livre da Europa!...” 
Compete ao Miguel a decisão de tentarmos ser quem éramos em 1997. Em caso de derrota, na comparação, é para nós próprios que perdemos. Uma derrota é apenas uma derrota.
E, meu caro Miguel, recuso-me a aceitar que aquele homem (Santana) era bem melhor que nós. Até porque, passados todos estes anos, o que falhou foi cousa pouca: “o Figo nunca apareceu e os 300 mil euros foram para o lixo”.
Mas, convém ter bem presente este aspecto agradável e positivo: “as cubanas eram bem boas!”

segunda-feira, 12 de março de 2012

Só eu sei...



... o prazer que me deu, neste primeiro dia de férias, ter dado esta manhã uma volta pelos cafés da Cova-Gala,  depois de um 5-0...

12 de Março de 2011...

foto Pedro Agostinho Cruz
Faz hoje precisamente um ano, que a manifestação da Geração à Rasca surpreendeu pelo número de enrascados que reuniu. O pessoal desceu a avenida, gritou umas palavras de ordem, houve umas canções e uns discursos e depois foi tudo à sua vidinha… Enfim, isto da Geração à Rasca podia ter sido muita coisa… Acabou por não servir para nada!..

Era uma vez um quartel para os bombeiros da Figueira...

foto sacada daqui

Diário de Coimbra, hoje: 
"Novo quartel dos bombeiros “preso” por questões financeiras"...
E não é por o multibanco, junto à  Câmara, estar com dificuldades de comunicação! 
Portanto, nem dá para tentar a caixa mais próxima...

domingo, 11 de março de 2012

No país da mansidão


De mansinho, conforme se pode ler na circular ao lado (para ler melhor clicar em cima da imagem), “Manso nomeia Manso”…
Dois dias depois, porém, “Manso demite Manso”…
Resumindo.
Manso (Ana) demitiu Manso (Francisco), dois dias depois de o ter nomeado e algumas horas depois de ter tido uma conversa com o Ministro da Saúde.
Há quem diga que foi o Ministro que mandou Manso demitir Manso.
Há, também,  a versão "romântica":  Manso demitiu Manso por ter chegado à conclusão de que tinha errado ao nomear o marido para auditar o Hospital que a mulher comanda.
Mas,  afinal, Manso só terá demitido Manso, porque o Ministro lhe disse que ou ela o demitia ou seria demitida também!
Entretanto, soube-se outra notícia: Manso (Francisco), que trabalhava como administrador hospitalar em Castelo Branco, foi transferido em Janeiro para a ULS da Guarda, que Manso (Ana) dirige.
Isto, só no país da mansidão...

Post cozinhado a partir daqui


E se na Figueira fosse sempre carnaval?..

foto Pedro Agostinho Cruz
Além da festa,  propriamente dita, o comércio figueirense deveria ser o mais próspero do País!..
Ou do ano passado?.. 
Ou do anterior ao do ano passado?..
Etc., etc. etc. etc. etc.
Deixem lá...
Se calhar na Figueira é mesmo sempre carnaval!..

Para quem não acredita no milagre da multiplicação...

foto Pedro Agostinho Cruz
O Governo vai aumentar em cerca de 10 mil as vagas nos lares de idosos. 
Como? 
Construindo ou incentivando a construção de novos lares? 
Nada disso. 
Alterando administrativamente de 60 para 120 o número autorizado de residentes em cada instituição e duplicando o número de pessoas por quarto...

Em tempo.
Para continuar a ler clicar aqui.

Bom domingo

sábado, 10 de março de 2012

De mestre...

 Miguel Relvas




"TAP e CGD não são excepções mas sim adaptações"!..

Lisboa

foto Pedro Agostinho Cruz

"Tenho em mim todos os sonhos do mundo. Sonhar é muito mais prático que viver”.
(Fernando Pessoa)

Parabéns dr. Melo Biscaia

foto sacada daqui
Luis Fernando Argel de Melo e Silva Biscaia nasceu na Figueira da Foz em 8 de Março de 1928, numa família de filantropos e de homens dedicados à causa pública. 
Completou há dois dias, portanto, 84 anos de vida. 

Caridadezinha (VI)


Sem muitos darem conta, estamos a retornar acelaradamente aos tempos da caridadezinha hipócrita da consciência tranquila, que quem viveu antes do 25 de Abril de 1974 em terras onde a miséria  campeava,  bem se recorda.
Mas isto está a piorar... "O Governo vai disponibilizar, a partir do próximo mês, 100 milhões de euros para o programa de cantinas e emergência alimentar de apoio aos mais carenciados", disse ontem, sexta-feira,  o secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social."

sexta-feira, 9 de março de 2012

Cavaco

Haverá em política alguma coisa mais desleal do que um titular de um Órgão Político (o Presidente da República), ainda em exercício, revelar publicamente a sua “verdade” metendo ao barulho um outro Órgão Político para desferir um ataque pessoal de ajuste de contas ao titular por ele exonerado?

Como reagiria Cavaco Silva e toda a sua camarilha se agora, ainda com Cavaco no poder, Sócrates resolvesse escrever um livro onde relatasse o seu relacionamento com Cavaco?

Este texto não é uma defesa de Sócrates. Pretende ser um apontamento para que se entenda de que massa é feita o homem que se julga o mais ético de todos os políticos e que tem a pretensão de que para se ser tão sério como ele, qualquer cidadão teria de nascer duas vezes.


Via A Barbearia do Senhor Luís

Para depois do actual deserto (também de ideias…) em que vive a Figueira há anos?...

foto sacada
daqui
Pergunta d´O Figueirense.
"E na política local, qual é a diferença entre PS e PSD?" 
Resposta de Miguel Almeida:
"Eu tenho muita dificuldade em falar de um PS na Figueira, porque uma coisa é o PS e outra é a equipa que está na Câmara. São coisas muito diferentes, como se tem verificado nos últimos dois anos. As pessoas que estão na Câmara esqueceram-se, quando chegaram ao poder, de tudo o que tinham dito e defendido quando estavam na oposição. E nem é tanto o presidente, que tem uma história muito recente no partido, mas principalmente o vereador António Tavares, que se pôs especialmente a jeito porque até escreveu um livro, e agora faz e defende tudo ao contrário. Podem dizer que é natural que na oposição se façam propostas que depois, no poder, se percebe que não são viáveis, e críticas que só depois se tem consciência de que são injustas… mas uma oposição responsável tem de ter essa consciência. Nunca me ouviram defender nada, mas mesmo nada, que eu não saiba que faria, e que teria condições para fazer, se estivesse no poder. É essa oposição responsável que o PSD tem feito, e o presidente não se pode queixar de um único obstáculo criado pela nossa bancada naquilo que são decisões ou projetos estruturantes para o concelho. Não estamos cá para fazer oposição destruindo ou bloqueando instrumentos e ferramentas que são essenciais para a gestão camarária, como orçamentos ou o Plano de Saneamento Financeiro (PSF). Pelo contrário, nós temos sido, em muitos dossiês, parte da solução. No PSF, por exemplo, não tenho dúvida nenhuma em afirmar que foram as nossas propostas, que reduziram drasticamente o que era proposto inicialmente, a permitir que fosse aprovado… porque de outra forma o Tribunal de Contas teria confrontado o PSF com o orçamento da Câmara e não passava, porque não batia a cota com a perdigota. E fizemo-lo mesmo correndo o risco de estar a ajudar a uma solução que depois acaba por ser reivindicada e capitalizada pelo atual presidente. Porque o que interessa ao PSD é que os problemas da Figueira sejam resolvidos da melhor forma possível. Claro que quando temos de fazer oposição ou levantar questões, fazemo-lo." 

Em tempo.
Eu sei que o Miguel Almeida, como politico experimentado, não irá cometer os erros das pessoas que estão na Câmara que, quando chegaram ao poder, esqueceram-se, de tudo o que tinham dito e defendido quando estavam na oposição.
Eu sei que o Miguel Almeida, como politico experimentado, não irá escrever um livro sobre a actual gestão autárquica, pois como politico experimentado que é, jamais iria correr esse risco.
Eu sei que o Miguel Almeida, como politico experimentado que é, nunca irá defender nada, mas mesmo nada, mesmo em campanha eleitoral, que  saiba que não faria quando estiver no poder.
Eu sei que o Miguel Almeida, como politico experimentado que é, jamais irá aparecer com uma ideia melhor do que ele.
Eu sei.

Go, Álvaro...



A confirmar-se o que está hoje no jornal i,  “Álvaro Santos Pereira pode ser o próximo embaixador na OCDE”.
O cargo está vago quase há um ano, desde que Ferro Rodrigues saiu de Paris para integrar as listas do PS, e vai ser preenchido “em breve”…
Neste Portugal, "mais vale ser ministro por mais alguns meses, que "bloguer" toda a vida." 
Isto, é uma pouca vergonha...
Bem gostaria de saber reprimir o sentimento. Mas não consigo.
Go, Álvaro.