«As universidades devem renovar-se e atrair novos estudantes a participar activamente nas aprendizagens e nas associações de estudantes, discutindo com os reitores e directores as suas sugestões de mudanças»
"As universidades aumentaram o número de alunos, embora o entusiasmo pelo ensino tenha diminuído (de 2020 a 2023), com menos alunos interessados pelas aulas (abandono no ensino superior). Pode-se argumentar que o período da covid-19 desmotivou os estudantes. A saúde mental perturbou os jovens, com ansiedades e depressões, e também com aprendizagens perdidas. Os jovens querem ter o controlo sobre as suas vidas e sobre a educação, mas falta-lhes a motivação, embora se sintam como trabalhadores submissos, que aceitam as desigualdades e injustiças com grande naturalidade. A educação referente ao ensino superior tem sofrido muitas alterações (há pouca escolha). O sistema educacional enfrentou no ano lectivo passado poucas escolhas ou controlo sobre a sua vida, e por isso os alunos se sentem desmotivados. Há que criar agentes de mudança, saudáveis e com garra para a inovação. E a intervenção deve ser não só dos estudantes, mas também dos professores. As universidades devem renovar-se e atrair novos estudantes a participar activamente nas aprendizagens e nas associações de estudantes, discutindo com os reitores e directores as suas sugestões de mudanças. A procura de novos cursos (úteis para as empresas) devem ser discutidos de molde a torná-los mais interventores na sociedade. Os jovens atravessam o desejo de ter mais controlo sobre a educação e a realização pessoal, avançando com mais ajudas. A intervenção dos estudantes deve alargar-se à construção de livros para todas as disciplinas, pois essa é uma necessidade para aumentar a participação e a discussão dos estudantes. E o maior controlo sobre a educação deve preocupar-nos com a falta de empregos."
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