terça-feira, 6 de agosto de 2024

A margem esquerda do estuário do Mondego vive um “processo de erosão extrema”...

Registe-se: “Big Shot” vai mesmo avançar. 
Ontem, foi tornado público pelo vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Pimenta Machado, que o concurso público internacional para a transposição de 3,3 milhões de metros cúbicos de areia (“Big Shot”), de norte para sul da barra da Figueira da Foz, será lançado na primeira semana de setembro.  

Em declarações aos jornalistas, à margem da assinatura de dois protocolos na Câmara da Figueira da Foz, a ministra do Ambiente, por seu lado, afirmou que estão reunidas as condições para a empreitada ser lançada. “Tem todas as condições para avançar. Tem o Estudo de Impacte Ambiental positivo e tem o financiamento garantido [27,7 milhões de euros, 85% do Programa Operacional e 15% a dividir pelo município figueirense, pelo Porto da Figueira da Foz e pela APA. Assim sendo, frisou Maria da Graça Carvalho, “é só trabalhar.

Fica a pergunta: e o bypass? 
Na cerimónia realizada ontem, Agosto de 2024o presidente da Câmara da Figueira da Foz, Santana Lopes, questionou Pimenta Machado sobre a necessidade de se avançar também com o bypass mecânico permanente de areias. O vice-presidente da APA adiantou que em breve será iniciado o “projeto complexo”, seguindo-se a candidatura a fundos europeus.
Recorde-se: a pouco mais de um mês da realização das eleições autárquicas de 26 de Setembro de 2021, o ministro do Ambiente assumiu que a transferência de areias para combater a erosão costeira a sul da Figueira da Foz com recurso a um sistema fixo (bypass) era a mais indicada, e será realizada. “Avaliada esta solução [da transferência de areias] não há qualquer dúvida de que o bypass é a mais indicada e, por isso, vamos fazê-la”, disse à agência Lusa João Pedro Matos Fernandes.
Continuamos à espera de quê?

Sem comentários: