quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Último cortejo deste ano realiza-se no próximo sábado à tarde, contando também com o desfile infantil

«O primeiro grande desfile do Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz realizou-se ontem. Começou como acabou, ou seja, com neblina. Pelo meio, meteu água, mas a chuva, que era “suave”, não afastou os milhares de pessoas que assistiam ao cortejo, a maioria prevenida para o mau humor do tempo. Desfilaram grupos vindos de Bom Sucesso (um), Buarcos (dois), Lares (freguesia de Vial Verde, um) e outro da Chã (freguesia de Tavarede) e sete carros alegóricos. O Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz não se realizaria sem as três escolas de samba do concelho da Figueira da Foz - Unidos do Mato Grosso, A Rainha e Novo Império. Nem sem os foliões espontâneos. Ao todo, desfilaram na avenida do Brasil cerca de um milhar de figurantes. Os reis, a ex-concorrente do “Big Brother” Bruna Gomes e o buarcosense Álvaro Maia, não defraudaram as expetativas de quem assistia ao corso carnavalesco. Foi festa, do princípio ao fim. 
O último desfile do Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz realiza-se este sábado, a partir das 14H30, para compensar o adiamento do cortejo de domingo, 11, devido ao mau-tempo. Inclui o Carnaval infantil, programado para o dia 9, que as condições meteorológicas também adiaram.
Em declarações aos jornalistas, o presidente da Câmara da Figueira da Foz, que assistiu ao cortejo de ontem, salientou “a qualidade [dos grupos e das escolas de samba], que vai aumentando, de ano para ano”. Santana Lopes defendeu, por outro lado, que, “no mundo de hoje, [é importante] as terras viverem com intensidade as suas tradições, pela alegria e pelo respeito da sua história”
Falando ao DIÁRIO AS BEIRAS, Santana Lopes esclareceu que o valor do contrato pago pela Associação do Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz a Bruna Gomes é menos de metade do que aquele que, nos últimos dias, foi avançado por alguns órgãos de comunicação e nas redes sociais. “Quero que os figueirenses saibam que aqueles valores que vieram a público são completamente falsos. A comissão de Carnaval não paga nem metade dessas verbas que vieram a público”, afiançou Santana Lopes. A organização do Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz, a cargo da citada associação, com o apoio do município, contratou Bruna Gomes por 12 mil euros.»

Sem comentários: