quarta-feira, 18 de março de 2020

À atenção do Senhor Presidente da Câmara

Vivemos momentos péssimos na Figueira.
É nesses dias que um  presidente tem de tomar decisões difíceis. Precisa de ter confiança e acreditar em si para as tomar.
Precisa também de incentivar e motivar os seus concidadãos.
Felizmente que, tanto quanto sei, o nosso concelho é ainda (e espero que assim continue) um oásis, no que ao coronavírus diz respeito.
Os figueirenses,  citadinos e aldeãos,  pelo que me tenho apercebido, têm dado um excelente contributo cívico.  Muitos empresários encerraram. Os trabalhadores e a população em geral tem cumprido a quarentena.
Os profissionais do nosso Hospital, os bombeiros, as forças de segurança, os profissionais das farmácias, dos supermercados, dos lares de idosos, etc. - no fundo todos os funcionários expostos ao público,  têm dado um contributo precioso, arriscado e fundamental na "guerra" que estamos a travar -  e que está ainda longe de ser ganha.

A Figueira (e o concelho) é um deserto.
Tudo isto, sublinhe-se, por vontade própria das pessoas. Por cidadania. E também por sentido de responsabilidade. 
É nestes momentos, quando existem situações inesperadas,  que é preciso tomar decisões rápidas. É aqui que se torna importante uma palavra de estímulo e de esperança de quem lidera, pois é importante o que vem a seguir.
  
Saber gerir ânimos e emoções, é uma das capacidades que se exigem a um líder concelhio. Além de contribuir para manter o optimismo possível para outras tarefas e para as que vêm a seguir, o líder concelhio estará também a mostrar que confia nos cidadãos. E - o que não é coisa pouca - a mostrar que sabe identificar os seus pontos fortes.
Para que uma comunidade não sucumba, num período excepcional como o que estamos a viver, é importante que um presidente se foque no principal, para tomar as melhores decisões.

Nestes últimos dias, por onde tem andado o presidente da câmara da Figueira da Foz? Alguém ouviu a sua voz? Alguém sabe o que pensa?
Acredite senhor presidente, que há figueirenses que esperavam já ter ouvido uma palavra de si. No mínimo, há muitos a pensar assim, já deveria ter deixado uma palavra de incentivo e coragem aos figueirenses. Já deveria, igualmente, ter manisfestado aos figueirenses uma palavra de reconhecimento e agradecimento, pela elevação cívica que os cidadãos que representa têm demonstrado.

É positivo que quando estávamos em normalidade, quando havia o anúncio de um evento, ou abria uma empresa, o presidente da câmara estivesse presente. Mas já é tempo de, neste tempo de excepção, que os figueirenses sintam que têm um líder presente e capaz de dar tudo pelo concelho.
Que têm um presidente corajoso, eficaz, próximo e correto na forma de agir. Isso, acredite, contribuirá para elevar a moral, o que certamente será motivação extra para  os figueirenses continuarem a superar-se para manter à distância, o mais possível, a pandemia do coronavírus.
Senhor presidente Carlos Monteiro: haja o que houver no futuro, os figueirenses já são credores de uma palavra sua de reconhecimento e agradecimento no momento grave que todos atravessamos.
Vamos a isso Senhor Presidente?

1 comentário:

R.Coelho disse...

A Figueira e as suas freguesias mereciam alguém que realmente que as representa-se com mais garra, não só nesta altura menos boa mas sempre..