sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Depois do Leslie: no fundo, Nuno Osório, acabou por ser o "bode expiatório"...

João Ataíde é a autoridade máxima da Protecção Civil da Figueira da Foz
O Presidente Câmara Municipal, é a autoridade máxima da Protecção Civil da Figueira da Foz.
Todos sabemos o que aconteceu de 13 para 14 deste mês, noite da visita do Leslie.
O substituto, que seria o comandante dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz, João Moreira, por ser o bombeiro mais graduado na ausência do comandante da corporação profissional, garantiu, na altura, que não teve “comunicação ou aviso prévio” da ausência de Nuno Osório e não assumiu, por isso, as funções, ficando a Figueira da Foz “oficialmente sem comandante de operações de socorro” (responsável por todos os bombeiros no terreno), durante várias horas, até ao início da manhã de domingo.
Por sua vez, o comandante operacional distrital [CODIS] de Coimbra da Autoridade Nacional de Protecção Civil, Carlos Luís Tavares, que na noite de sábado, em plena crise da tempestade Leslie, enviou para a Figueira da Foz meios de reforço de Aveiro e da Força Especial de Bombeiros, disse desconhecer que Nuno Osório tivesse abandonado as funções e que este deveria ter comunicado a ausência “e não o fez”.
O próprio presidente da Câmara da Figueira da Foz disse no passado dia 17 aos jornalistas, que o comandante dos Bombeiros Municipais que se demitiu “reconheceu que não tinha condições” para continuar, após se ter ausentado do comando nas horas seguintes à tempestade.
Nuno Osório, era comandante dos Bombeiros Municipais
da Figueira da Foz,  depois de um concurso público no
 qual ficou em primeiro lugar, desde Dezembro de 2011
No fundo, Nuno Osório, que também acabou por ser o "bode expiatório" de muita coisa que se passou, antes, durante e depois da noite de 13 para 14 do corrente, acabou de se demitir de funções de que já se havia demitido na noite do Leslie.

Porém, sabe-se, ele próprio o afirmou, que o presidente da câmara, também a autoridade máxima da Protecção Civil da Figueira da Foz, retirou-se às duas da manhã!
Alguém pediu a demissão do presidente da câmara da Figueira da Foz, também a autoridade máxima da Protecção Civil da Figueira da Foz?
Que eu tenha conhecimento, não. Por várias razões, nomeadamente de taticismo político dos partidos figueirenses....
Na Figueira, a discussão inédita sobre a possível demissão de um presidente de câmara teria de ser uma discussão sobre a salvaguarda da confiança dos cidadãos na dignidade das instituições.
João Ataíde vai-se manter no posto de presidente de câmara, depois do Leslie e da gestão que se seguiu - e vai continuar.
Por mim, a única mensagem de confiança que recebi da instituição que governa o meu concelho, é a de que posso estar seguro de que um político jamais será demitido por razões de gestão política.
Na Figueira, talvez um presidente de câmara possa ser demitido por razões criminais!.. 
Agora, um presidente de câmara ser demitido por ser inoperante nas funções em que o povo o investiu está fora de causa... 
É melhor esquecermos isso...
Na Figueira, cumpriu-se o habitual: a demissão de um responsável, neste caso Nuno Osório, "para que a culpa não morra solteira", foi o primeiro passo para que, de facto, a culpa venha a morrer solteira.

Sem comentários: